Boas, tenho uma Manitou R7 que veio na minha RR 8.2 e acho que está a precisar de uma manutenção.
Tem exactamente 1 ano, 140h de utilização e cerca de 2500 km feitos.
Acontece que tenho notado que a sensibilidade já não é a mesma, está mais dura.
Ainda na semana passada levei-a a uma loja de biclas para fazer a manutenção normal (verificar cabos e bichas, rolamentos...) e fiz um raid de seguida.
Acontece que notei claramente que perdi muito conforto á frente e não sei bem qual a razão. A bicicleta teve parada durante cerca de 4 semanas, suja (shame on me).
Como também troquei de pneu da frente (tinha o racing ralph 2.1 evo á frente e meti o ignitor 2.1 de arame pra maior segurança) pensei que talvez a falta de conforto fosse do pneu (o racing ralph é bastante mais fino que o ignitor e mais confortável também) ainda pra mais que nessa loja (não foi na decathlon) costumam encher os pneus demais para o meu gosto. Quando a fui buscar dei uma pequena volta de 2km pa ver se tava tudo a funcionar bem e achei a tal falta de conforto na frente e pensei que era da pressão dos pneus. Esvaziei o da frente um bocado e só voltei a pegar nela no dia do raid. Acontece que durante a prova achei na mesma que tinha menos conforto que antes e fiquei na duvida se não seria do pneu ser menos confortável, e até me lembrei que nessa mesma loja costumam verificar a pressão da suspensão (que segundo a manitou para o meu peso (68kg) será algo por volta dos 110 psi. Mas como eu prefiro tirar pressão para ela amortecer mais (costumo usar por volta dos 95-100psi) fiquei convencido que eles teriam metido os 110 psi na R7 como já tinham feito antes e daí viria a minha duvida da falta de conforto. No fim da prova e já em casa lá vou eu meter a bomba da suspensão para retirar pressão e fiquei espantado porque ela tava com 95psi e até fui dar uma volta com umas "pancadas" valentes para ver como ela reagia e verifiquei que seria mesmo da suspensão.
Tudo isto para perguntar umas coisas?
Será que a tal diferença de conforto será mais dos pneus serem mais duros, ou será que é mesmo por tar a precisar de uma revisão?
Eu julgo que será mesmo da falta da revisãozita. Acham que é normal ela precisar de uma revisão com o tempo de uso que teve que eu descrevi acima? Ou será que aquelas semanas que ela teve parada influenciaram o funcionamento da mesma? É que antes há pouco mais de um mês não tinha notado tanta dureza na suspensão. Lembro-me que no inicio ela levava porrada forte e feio e passava por tudo com uma suavidade incrivel.
Que acham?
Se for para mandar para a revisão acham que é melhor mandar a r7 para a marca (na loja onde faço a manutenção, eles trabalham com biclas com Manitou, as Merida, e dizem que ma enviam para lá sem custos adicionais) ou seria preferível mandar para o Nuno Duarte? É que o parafuso da tampa vermelha do bloqueador está moído e é mais um problema. Já lhe mandei um mail e ele disse que faz a revisão na boa e inclusivé mandei fotos da tampa danificada e ele disse que resolvia o problema.
Qual acham que é melhor opção, caso achem que devo fazer já a revisão?
Ps: a vantagem de mandar através da loja é que talvez eles me emprestem uma suspa que tenham para lá fracota durante o tempo da revisão.
Cumprimentos e desculpem o testamento,
Tem exactamente 1 ano, 140h de utilização e cerca de 2500 km feitos.
Acontece que tenho notado que a sensibilidade já não é a mesma, está mais dura.
Ainda na semana passada levei-a a uma loja de biclas para fazer a manutenção normal (verificar cabos e bichas, rolamentos...) e fiz um raid de seguida.
Acontece que notei claramente que perdi muito conforto á frente e não sei bem qual a razão. A bicicleta teve parada durante cerca de 4 semanas, suja (shame on me).
Como também troquei de pneu da frente (tinha o racing ralph 2.1 evo á frente e meti o ignitor 2.1 de arame pra maior segurança) pensei que talvez a falta de conforto fosse do pneu (o racing ralph é bastante mais fino que o ignitor e mais confortável também) ainda pra mais que nessa loja (não foi na decathlon) costumam encher os pneus demais para o meu gosto. Quando a fui buscar dei uma pequena volta de 2km pa ver se tava tudo a funcionar bem e achei a tal falta de conforto na frente e pensei que era da pressão dos pneus. Esvaziei o da frente um bocado e só voltei a pegar nela no dia do raid. Acontece que durante a prova achei na mesma que tinha menos conforto que antes e fiquei na duvida se não seria do pneu ser menos confortável, e até me lembrei que nessa mesma loja costumam verificar a pressão da suspensão (que segundo a manitou para o meu peso (68kg) será algo por volta dos 110 psi. Mas como eu prefiro tirar pressão para ela amortecer mais (costumo usar por volta dos 95-100psi) fiquei convencido que eles teriam metido os 110 psi na R7 como já tinham feito antes e daí viria a minha duvida da falta de conforto. No fim da prova e já em casa lá vou eu meter a bomba da suspensão para retirar pressão e fiquei espantado porque ela tava com 95psi e até fui dar uma volta com umas "pancadas" valentes para ver como ela reagia e verifiquei que seria mesmo da suspensão.
Tudo isto para perguntar umas coisas?
Será que a tal diferença de conforto será mais dos pneus serem mais duros, ou será que é mesmo por tar a precisar de uma revisão?
Eu julgo que será mesmo da falta da revisãozita. Acham que é normal ela precisar de uma revisão com o tempo de uso que teve que eu descrevi acima? Ou será que aquelas semanas que ela teve parada influenciaram o funcionamento da mesma? É que antes há pouco mais de um mês não tinha notado tanta dureza na suspensão. Lembro-me que no inicio ela levava porrada forte e feio e passava por tudo com uma suavidade incrivel.
Que acham?
Se for para mandar para a revisão acham que é melhor mandar a r7 para a marca (na loja onde faço a manutenção, eles trabalham com biclas com Manitou, as Merida, e dizem que ma enviam para lá sem custos adicionais) ou seria preferível mandar para o Nuno Duarte? É que o parafuso da tampa vermelha do bloqueador está moído e é mais um problema. Já lhe mandei um mail e ele disse que faz a revisão na boa e inclusivé mandei fotos da tampa danificada e ele disse que resolvia o problema.
Qual acham que é melhor opção, caso achem que devo fazer já a revisão?
Ps: a vantagem de mandar através da loja é que talvez eles me emprestem uma suspa que tenham para lá fracota durante o tempo da revisão.
Cumprimentos e desculpem o testamento,