Revisão Manitou R7

njsfer84

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Boas, tenho uma Manitou R7 que veio na minha RR 8.2 e acho que está a precisar de uma manutenção.
Tem exactamente 1 ano, 140h de utilização e cerca de 2500 km feitos.
Acontece que tenho notado que a sensibilidade já não é a mesma, está mais dura.
Ainda na semana passada levei-a a uma loja de biclas para fazer a manutenção normal (verificar cabos e bichas, rolamentos...) e fiz um raid de seguida.
Acontece que notei claramente que perdi muito conforto á frente e não sei bem qual a razão. A bicicleta teve parada durante cerca de 4 semanas, suja (shame on me).
Como também troquei de pneu da frente (tinha o racing ralph 2.1 evo á frente e meti o ignitor 2.1 de arame pra maior segurança) pensei que talvez a falta de conforto fosse do pneu (o racing ralph é bastante mais fino que o ignitor e mais confortável também) ainda pra mais que nessa loja (não foi na decathlon) costumam encher os pneus demais para o meu gosto. Quando a fui buscar dei uma pequena volta de 2km pa ver se tava tudo a funcionar bem e achei a tal falta de conforto na frente e pensei que era da pressão dos pneus. Esvaziei o da frente um bocado e só voltei a pegar nela no dia do raid. Acontece que durante a prova achei na mesma que tinha menos conforto que antes e fiquei na duvida se não seria do pneu ser menos confortável, e até me lembrei que nessa mesma loja costumam verificar a pressão da suspensão (que segundo a manitou para o meu peso (68kg) será algo por volta dos 110 psi. Mas como eu prefiro tirar pressão para ela amortecer mais (costumo usar por volta dos 95-100psi) fiquei convencido que eles teriam metido os 110 psi na R7 como já tinham feito antes e daí viria a minha duvida da falta de conforto. No fim da prova e já em casa lá vou eu meter a bomba da suspensão para retirar pressão e fiquei espantado porque ela tava com 95psi e até fui dar uma volta com umas "pancadas" valentes para ver como ela reagia e verifiquei que seria mesmo da suspensão.
Tudo isto para perguntar umas coisas?

Será que a tal diferença de conforto será mais dos pneus serem mais duros, ou será que é mesmo por tar a precisar de uma revisão?

Eu julgo que será mesmo da falta da revisãozita. Acham que é normal ela precisar de uma revisão com o tempo de uso que teve que eu descrevi acima? Ou será que aquelas semanas que ela teve parada influenciaram o funcionamento da mesma? É que antes há pouco mais de um mês não tinha notado tanta dureza na suspensão. Lembro-me que no inicio ela levava porrada forte e feio e passava por tudo com uma suavidade incrivel.

Que acham?
Se for para mandar para a revisão acham que é melhor mandar a r7 para a marca (na loja onde faço a manutenção, eles trabalham com biclas com Manitou, as Merida, e dizem que ma enviam para lá sem custos adicionais) ou seria preferível mandar para o Nuno Duarte? É que o parafuso da tampa vermelha do bloqueador está moído e é mais um problema. Já lhe mandei um mail e ele disse que faz a revisão na boa e inclusivé mandei fotos da tampa danificada e ele disse que resolvia o problema.

Qual acham que é melhor opção, caso achem que devo fazer já a revisão?

Ps: a vantagem de mandar através da loja é que talvez eles me emprestem uma suspa que tenham para lá fracota durante o tempo da revisão.

Cumprimentos e desculpem o testamento,
 

mocho1975

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Oi,
fiz a revisão da minha no Nuno Duarte em Agosto e regressou top, a funcionar melhor que quando a comprei. Recomendo vivamente, só tens é que o apertar um pouco com o timing de entrega que ele tem tanto trabalho que se deixas andar... Ele tb!
 

SeteGu

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140h para a primeira revisão parece-me demasiado. Tenho uma SR Suntour Epicon e o que vem no manual é uma revisão a cada 50h de utilização e creio que é o prazo normal para a maioria das marcas. O que vem no manual da Manitou?

A revisão deve ser feita num local onde a sua garantia seja preservada.
 

mocho1975

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50 horas? Só? Isso não é de menos? Por acaso não vi a indicação da minha Manitou, mas qd a mandei ao Nuno tinha quase 1 ano de utilização e cerca de 3000Km, embora uns 1300 de estrada...
 

SeteGu

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Podemos fechar os olhos aos km/horas feitas em estrada porque, nesse caso, a suspensão praticamente não trabalha. Eu pelo menos considero apenas o tempo em que estou fora de estrada.

Claro que também depende do tipo de utilização que se dá à bicicleta/suspensão. Para uma utilização "normal", a meu ver, será bom cumprir com o que vem no manual.
 
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SeteGu

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Sei que este manual é de 2006 mas algures aqui diz uma revisão a cada 4 - 6 meses dependendo da frequência de utilização e em condições normais.
 

njsfer84

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Vocs estão a falar da revisão completa, certo? Que é o meu caso. E aquelas de limpar apenas as canelas e trocar o óleo pode-se fazer em casa?
 

SeteGu

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[COLOR=#3E3E3E]njsfer84[/COLOR] said:
Vocs estão a falar da revisão completa, certo? Que é o meu caso. E aquelas de limpar apenas as canelas e trocar o óleo pode-se fazer em casa?
Segundo o manual da Epicon, a cada 25h (ou seja, entre cada revisão):
1) Inspecionar se os Parafusos de Aperto Principal têm o Aperto (Nm) Correto
2) Verificar a Pressão do Ar
3) Olear as Bainhas com Óleo de Teflón

Quanto ao ponto 3) penso que bastará colocar algum óleo nas pernas que com o trabalhar da suspensão acaba por chegar às bainhas (digo eu :roll:).

Mas mais uma vez: o correto é ver o que diz no manual da suspensão em causa. Se não o tiverem em papel procurem-no na internet que o devem encontrar (no site da Manitou, por exemplo...).
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se a bicicleta esteve parada uns tempos pode ser por o óleo nos casquilhos e retentores ter escorrido para baixo para o fundo das pernas.
Segura a bicicleta no guiador de modo a que ela fique na vertical (com a suspensão na horizontal) e com o travão traseiro travado e a roda da frente contra algo (parede, árvore,...) fazes força para a frente para fazer funcionar a suspensão. Também podes deixa-la a descansar ao contrário, com as rodas para o ar.
Se isso não tornar a suspensão mais suave, ou o fizer por pouco tempo, então só mesmo fazendo a revisão.

Como está apenas menos suave, mas está a trabalhar correctamente, nem é preciso fazer uma revisão completa, basta remover as canelas, limpar os casquilhos, retentores e as pernas para remover o óleo e massa antigos, lubrificar com massa os casquilhos, retentores e outras zonas que possam entrar em contacto durante o funcionamento, montar as canelas, meter o óleo de semi-banho (5W40) pelos buracos dos parafusos no fundo das canelas, acabar de montar tudo e está feito.
Para ver todos os procedimentos correctos, medidas e tipos de óleo, ferramentas necessárias, etc basta ir ao site da Manitou e procurar o service guide correcto.

Para fazer a revisão completa não é muito mais difícil, mas claro que é bem mais fácil e fica um trabalho melhor se for para o importador Macario ou para o ND.

Em termos de manutenção a única exigência para o utilizador é limpar a sujidade do exterior das baínhas e retentores. Também é bom lubrificar essa zona pelo exterior, mas só se for com algo que lubrifique mas não agarre a sujidade nem danifique a borracha (à base de silicone é bom), caso contrário só vai piorar as coisas.
 
O facto da tua suspensão ter ficado mais rija pode dever-se ao retentores das lower legs estarem secos por não serem lubrificados há algum tempo... A manutenção à Manitou é simples... Cheguei a fazer várias à minha antiga R7 MRD. Se fores fazer tu a revisão tem cuidado com os apertos e com os níveis de óleo. Ahhh, e se bem me lembro o espigão da coroa do lado do rebound desapera-se com sextavada de 7mm e para a direita... É rosca inglesa por isso tem cuidado porque um aperto em demasia naquele sítio podes estalar as lower legs.
 

mota

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boas, para revisão completa manda para o ND, pois vem ainda melhor do que quando era nova, isso garanto eu.trabalho de um profissional.
 

ignite

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Quanto ao oleo do rebound, convém a medida certa.

Se for o do semi-banho PENSO que não há problema em meter um bocadinho a mais.
Na pior das hipoteses vai babar pelas pernas até estar no ponto!
Alguém que confirme ou me corrija!


By the way... toda a gente aqui tem R7's ou alguém tem uma SKAREB (como eu)? :p
 
Um bocadinho a mais não há problema, mas nunca passar dos 20ml. Mais que isso a suspensão fica muito rija. Na altura fiz a experiência e pus óleo a mais com o intuito da revisão dar para mais tempo. Resultado; gamas a mais e um funcionamento muito mau. A explicação que encontro para isso é que com óleo a mais a suspensão fica com menos ar nas lower legs para comprimir... É que se bem me lembro daquilo que estudei em termodinâmica, o óleo é um fluido incompressivel, ao contrario do ar... Isto é so a minha opinião pessoal.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
ignite e Nelson Gonçalves, confirmo isso. Da última vez meti óleo a mais e ficou mais dura, pode chegar mesmo a perder curso quando comprime até o óleo ocupar todo o espaço das lower legs. Quando isso acontece começa a babar óleo pelo/s retentor/es, caso aconteça na perna esquerda numa bicicleta com travões de disco, o resultado é não conseguir travar à frente!

O nível do óleo no bloqueio/reebound é que não é tão fácil de acertar, óleo a menos e não bloqueia totalmente, óleo a mais e não faz o curso todo.
 
Exato, e se tiver muito óleo pode chegar mesmo a limitar completamente o curso. No rebound realmente é mais difícil acertar o nível... Já me aconteceu pôr óleo a mais e a menos, e os sintomas são aqueles que descreves...

Para completar aquilo que já foi dito, nas lower legs colocava na altura óleo motor 15W40... No rebound metia óleo motor 10W40 mas podes também comprar óleo específico para suspensões. A graduação que vem nesses óleos específicos é a mesma, ou seja, 10W40. Por isso não deve haver diferença entre eles.

Na altura quando não tinha óleo 15W40, metia nas lower legs o 10W40, mas para ficar mais grosso fazia uma mistura de 15ml de óleo 10W40 e 5ml de valvulina...
 
Valvulina ou até mesmo óleo dos diferenciais... Mas se levar só com o 10W40 também não há problema na teoria o único inconveniente é este desaparecer mais depressa por ser mais fino. Isto para as lower legs!!! Para o cartucho do rebound só 10W40!
 
Eishhh desculpem lá os 3 posts seguidos mas venho fazer uma correção... O óleo que utilizei no cartucho do rebound é óleo motor sintético Shell 5W40 e NÃO 10W40!!! Fui para lubrificar a bike e reparei por acaso na embalagem desse óleo que ainda lá tenho ao pé dos outros produtos da bike.

Se algum moderador puder que troque nos post em cima as graduações para 5W40 para não induzir ninguém em erro.
 
Last edited:

ignite

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exato!
10w, 7,5w, 5w ou 2,5w para o rebound, dependendo do comportamento q queiramos (rebound mais rapido ou mais lento).

para completar, se houver pouco óleo no rebound, a suspensão afunda muito na travagem.

para o semi-banho, ja vos aconteceu o oleo desaparecer?
comigo estava a desaparecer muito e com o-rings novos. voltei a meter o oleo e a apertar e estranhamente ficou resolvido.

o-ring mal acamado? é possível? ou entao tinha apertado pouco anteriormente :x


arrisco-me a dizer m++da mas se alguém souber melhor, q corrija! :p
 
A mim nunca desapareceu e nunca sequer troquei oring nenhum... Se o óleo da tua suspensão desapareceu muito rápido foi porque vazou ou pelo espigão do cartucho do rebound ou pelo do ar... E talvez tenha sido por falta de aperto.
 
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