[Rescaldo] I Maratona Alvaiázere

Meia Maratona

Classificação Dorsal Nome
1º 41 André Ramos
2º 104 Paulo Joaquim
3º 319 Fábio Reis
4º 223 Fernando Silva
5º 258 Fernando Gomes
6º 514 Carlos Teixeira
7º 68 Nelson Rodrigues
8º 336 Rui Clérigo
9º 500 Fábio Abreu
10º 452 Pedro Rocha
11º 496 José Martins
12º 141 João do Rosário
13º 504 Jacques Silva
14º 257 António Martins
15º 499 João Pinho
16º 173 José Borges
17º 103 Paulo Alfredo
18º 92 Luís
19º 408 Carlos Vieira
20º 210 João Martins

São estes dados que me foram entregues pelas colaboradores, do percurso intermédio

Tenho também a dizer que levei uma valente lição, mas daquelas enormes e como não me quero esconder e para as pessoas que enganei neste evento não volte a enganar, tenho a dizer que vou também estar a coordenar a III Edição da Maratona de Pombal. E depois de recolher tudo o que aqui foi dito, este evento agendado para 28 de Junho foi radicalemnte alterado

O valor da inscrição será de 15 euros, com início e final na freguesia da Redinha, junto à Quinta de Sant'Ana onde será servido o almoço bufet (tipo, casamento), podendo os acompanhantes beneficiarem da piscina, campo de ténis, equitação e canoagem da Quinta, tal como os participantes quando chegarem. Os acompanhantes poderão ainda andar de bicicleta livremente pelo trilho da lâmpada.

O evento terá seguro, brinde e dois circuitos que friso bem, são bonitos, mas exigentes em termos técnicos (carimbo, Paulo César). Então a Maratona e tal como já sucedeu o ano passado, terá um grau de dificuldade elevado, com a meia a ser mais pacifica. Vamos ter é o máximo de cuidado de que a mesma seja ciclável, claro, algumas partes mais difíceis que outras.

Tudo isto será limitado a 200 PESSOAS

Primeiras informações em www.maratonacidade.depombal.com
 

pitchmiguel

New Member
Caríssimos,

Tendo em conta o que foi dito, e uma vez que já foi dito de tudo, nem sempre certo, vou apenas dar o meu ponto de vista do passeio (42km?!).
Em primeiro lugar achei o percurso extremamente longo, tendo em conta o anunciado e tendo em conta o único abastecimento que encontrei ao 30º km. Para a próxima levo um jerrycan cheio de água... :p
Em segundo lugar, achei o percurso muito bom, embora ache que algumas dúvidas devam ser "retiradas" em ocasiões futuras;
Em terceiro lugar, o pastelinho de nata... estava uma maravilha!
Em quarto lugar, cheguei ao final e... onde é que está a meta? Quem é que está a controlar o tempo?!? Pois... fui comer! :p

Resumo: Se para o ano estes pontos forem revistos, então... contem comigo! :)

Um abraço a todos!

TeamDicadasemana / Morcelas Ramiro / Leiria
 

sergai

New Member
Sr. Paulo não ligue ás críticas desta forma para o ano só vai quem gosta mesmo de BTT, e ficam em casa os que normalmente vão só para mostrar as bikes.

Foi uma das melhores maratonas em que participei.

Força Correio de Pombal. Até a 2ª resistência de Pombal (Vulcal).

Sergai
 

agirão

New Member
Paulo!

TENHO A HONRA DE SER O PRIMEIRO INSCRITO NA MARATONA DE POMBAL!

António Girão - Maratonas Solidárias / SlowDown

E, esta será englobada no Circuito de Maratonas Solidárias! Tal como Os Besouros, Maratona do Mondego, Maratona de Coimbra, Portalegre 2009, 24 Horas de Lisboa, Maratona de Monforte, Maratona de Alte, Passeio de Alte, Maratona de Setúbal..!! ( Muito Obrigado a estas Organizações )

FORÇA, PAULO..!!
 

chamusco

New Member
Boa noite eu não era pra dizer nada pois n tenho por habito comentar, do que n gosto, mas o que o R. Almeida aqui escreveu é tudo verdade, sem uma unica mentira, será que alguém tem coragem de dizer que isto n se passou assim, e digo mais ainda foi pior do que ele escreveu, mas o que escreveu esta correctissimo.
bem haja R. Almeida as coisas tem que ser chamadas pelos nomes e nada de rodeios, só porque se conheçe alguém da organização, pois se conhecemos e somos amigos teremos que ser os primeiros a dizer: amigo aquilo foi mau de mais pra ser verdade, para a próxima tens que aliviar um pouco mais e melhorar alguns aspectos, isso sim é ser amigo.
chama
 

Lex Miro

Member
BTT para quem nao sabe o significado é Bicicleta todo o terreno, pode-se encontrar de tudo...

Quem não gosta de andar no mato comprem uns rolos e pratiquem em casa!!!

Mais respeito pelas organizações
 

amelia

New Member
Chaves said:
Cheguei a ver uns meninos do btt a gamar laranjas a parva, as dezenas, de uma propriedade murada, avisei-os ainda fiquei por mau, e ainda tiveram a lata de deixar as cascas espalhadas pela frente da casa da mulher, mais uma vez avisei-os, disseram-me que era para a dona saber que tinha sido roubada :shock:.

Chaves, perdoa esses infelizes, porque não sabem o que fazem...
Têm papás que lhes compram btts caras, mas não lhes ensinam como se comportar.

E até tem um lado positivo: as cascas das laranjas são biodegradáveis...olha se fossem embalagens das barritas!
 

*sun*

New Member
Lex Miro said:
BTT para quem nao sabe o significado é Bicicleta todo o terreno, pode-se encontrar de tudo...

Concordo plenamente, mas também é por isso existem palavras do tipo " Passeios, maratonas, downhill, freeride, XCO, trial , Cicloturismo entre outros ..." e a meu ver esses tambem devem ter algum significado.
Como já referi anteriormente eu tambem fui a este evento, não era aquilo que estava à espera...de qualquer modo tambem tenho a perfeita noção que apesar de tudo a organização fez o melhor que pôde....e certamente que para o ano correrá melhor.

Pessoal, criticas sim mas construtivas!!!

Beta
 

R.Almeida

New Member
Meu caro chamusco, e a todos os "comentadores" deste rescaldo da I Maratona de Alvaiázere...ao fazer o meu relato foi apenas passar para o papel o que vi e o que senti na realidade! Não é de modo algum a mandar a organização abaixo, acreditem se corre-se tudo bem seria o primeiro a dize-lo e a comentar isso mesmo...com di a *sun* existem varias modalidades do btt....e á partida estavmos á espera de uma maratona e de um passeio!

Chamusco então quando temos mais um magnifico evento do pinhas?

Boas pedaladas a todos, aproveitem este fim de semana com sol magnifico!
 

chamusco

New Member
Boas tardes R. Almeida escreveste o que sentiste e escreveste muito bem, pois eu senti isso mesmo, e sabes porquê porque passamos ao mesmo sitio, mas parece-me que houve alguém que apesar de ter ido n passou por onde nós passamos, só pode.
Em relação a novos eventos vamos ter ai um do melhor que se fez por cá, dias 12 e 13 de Setembro, RAID Inter freguesias, 2 dias para se percorrer todas as freguesias do concelho, ou sejas as 19, primeiro dia parte norte até terminar no pego, segundo dia parte sul, manda-me privado o teu mail que te mando o programa se ainda não o viste. vai ser bestial e em principio vamos dar um jersey com as cores e o brazão da cidade a todos, estamos em negociações pra isso.
Um abraço
Chama
 

Aussie Bike

New Member
chamusco said:
Em relação a novos eventos vamos ter ai um do melhor que se fez por cá, dias 12 e 13 de Setembro, RAID Inter freguesias, 2 dias para se percorrer todas as freguesias do concelho, ou sejas as 19, primeiro dia parte norte até terminar no pego, segundo dia parte sul, manda-me privado o teu mail que te mando o programa se ainda não o viste. vai ser bestial e em principio vamos dar um jersey com as cores e o brazão da cidade a todos, estamos em negociações pra isso.
Um abraço
Chama

Ah bom... até pensava que esse raid já tinha caido no esquecimento. muito bem, dividido por dois!!!

Mais um grande evento neessa zona!!
 

BOY SCOUT

New Member
Oi pessoal, espero que estejam confortavelmente instalados e com tempo para ler esta reportagem escrita de duas páginas. :mrgreen:


Bom, já acabou e cá estamos para mais uma semana e com o pensamento noutra voltinha (digo eu).

Esta foi a minha primeira participação num evento destes e ia um pouco com receio do que iria apanhar.

Fui passar o fim de semana lá perto e esta maratona até veio mesmo a calhar. :D

Cheguei ao local da concentração pelas 08H45 e pelas 09H15 começei por dar umas voltitas a ver se encontrava o pessoal, lá os encontrei finalmente, todos juntos e após conversa apercebemo-nos que iria-mos todos aos 30Km e só o Cabral iria aos 65. :D pois, pois...



O Jonas ainda me falou de fazer parelha com ele, mas eu como era a primeira vez que participava em algo do género queria ir sozinho para ver do que eu era capaz.
Assim pela primeira vez deixei de esperar ou ir a rasgar por pessoal que tem andamentos diferentes, por avarias ou furos, sem preocupações de não passar por guias, ter que parar para as fotos, etc...

Bom, depois da largada, muuuuu! :mrgreen:



pelas 09H40 lá fomos e para terem a noção da pedalada daqueles "animais" :mrgreen: quando ia com 4 Km, deu para ver ao longe os primeiros da frente com cerca de 1,5 Km já de avanço :shock:
Passei pelo Cabral, pelo Fura Bastos e pelo Jonas nestes 4 Km e umas três ou quatro vezes pelo nluz ao longo do percurso, até este, numa subida ter passado por mim e deixar depois de o ver até ao fim.

Ao fim de 8 Km a primeira paragem num trilho a subir. Ainda bem que me coloquei nos primeiros 100 à partida e assim quando cheguei a este sitio só tinha uns 40 a tentar passar aquele funil. :|


Foram uns 10 minutos à espera e só nos primeiros 5, já havia uns 100 atrás de mim. :shock:



Afinal não tinha nada de mais aquilo, só tinha dois sitios que era necessário passar uns drops com ela à mão. :?:



Umas largas dezenas a fintar o funil...:mrgreen:

Os primeiros 20 Km correram bem, apesar de muita lama e pedras soltas e as que não eram soltas eram grandes e parecia que estavam barradas com sabão. A bike escorregava de frente, de lado, de trás, era um perigo, a pedra é a mesma branca que usam para a calçada, estão agora a ver como era a coisa.



O pessoal que em alguns sitios a levava á mão por estar constantemente a escorregar, escorregava depois com os sapatos e se não fosse o apoio da bike era chão na certa. :shock: :shock:
Estes quilometros e piso foram fáceis para mim e nada que Sintra também não tivesse (com exepção da pedra sabão) e fiz em 01H20. Aqui neste local dos 20Km estava o primeiro apoio, onde havia a bifurcação para o passeio dos 30 e para a maratona/alternativa.

Aqui parei para pensar, pois inscrevi-me nos 30 Km, mas como estava a correr bem e depressa pensei:
"Porque não a alternativa e fazer os 45Km?", vai dai.... Devia era de ter levado porrada até miar doh , quando optei por fazer os 45Km, coisa que o resto do pessoal do Btt Lisboa optou também.

A partir daqui o pior começou e começou com a travessia de terrenos de cultivo onde a bike se torcia toda a patinar, depois quando não era isso, enterrava-se ou a cola não deixava andar, lagos no meio da estrada, mais pedra sabão às carradas e fartava-mos de puxar por ela e a gaja não andava nada, ainda bem que optei por tirar os meus pneus slick e já levava uns novos. :lol:

Finalmente depois de irem todos a criticar que nos 20Km não houve abastecimento lá encontarmos o primeiro aos 25 Km, onde nos deram uma barrita, uma água e uma bebida com dopping :lol: para as subidas.



Este control/abastecimento não foi encontrado por alguns em conversa posterior, o que mostra aqui alguma má gestão, ou por terem abandonado o local para se reabastecerem ou por não contarem que chegasse-mos tão cedo. :?: :?:

Depois desde abastecimento é que foi...adivinhem...PIOR!!! :eish:

Pedra, pedra, pedra (sabão), lama, lama, lama e as mesmas dificuldades a pedalar, ás vezes o pessoal optava por sair da bike e ir a pé quando via o pessoal que, optava por ir a pé, a passar ao lado a abrir e muito menos cansado por o esforço ser menor, volta não volta foi disto quase até aos 40 Km .










Chegamos a uma aldeia chamada Casais de Vento,ai pelo Km 32, onde a hospitalidade destas zonas deu o seu melhor, quando 2 senhoras colocaram ás suas custas,um mini banquete em cima de um muro para o pessoal comer e beber, lindo. :yeah:



Coca Cola, fruta, àgua, broa, frango, carne e sei lá que mais. Eu claro que apreveitei uma maça, àgua e um copo de Coca Cola. :mrgreen:
Mas com tanta barra, água, e aquela mistela verde do "dooping" já ia com a barriga esquesita e ainda a beber Coca COla... só pensava, "bem, se me borr*** todo, também não se nota, com tanta lama na roupa..."
Bem que me avisaram que algumas bebidas energéticas dão dor de barriga.
O pessoal até aqui questionou-se por ter só visto dois locais com apoio e um com um GNR a cortar uma estrada de alcatrão. Eu por acaso eu vi uma pickup à saida desta aldeia, que andava a recolher pessoal e bikes e perguntou-me se estava tudo bem lá para trás, foi o terceiro grupo da organização que vi até aqui.

O pessoal ia já arrependido e farto da alternativa , que era também o percurso da maratona, eu por vezes já me apetecia dar um pontapé na bike e atira-la para o meio do mato e ás vezes em certas subidas só me apetecia atirá-la contra uma parede e ia a dizer "Estou tão farto desta m**** que vou atirá-la lá para um canto da garagem e nem quero olhar mais para ela (pelo menos até ao próximo Domingo :mrgreen: ). Já deitava bike pelos olhos. Ia aqui com uns 34 Km.

Mas que 34Km, com tanto esforço nas pernas devido ao piso e sem a certeza se ia no percurso da alternativa ou da maratona, por não vermos ninguém para perguntar, ia já aterrorizado se estivesse na de 65Km. Ia chegar só á noite e com o pessoal já a arrumar o local da concentração e a dar os restos aos cães que por lá andavam, porco para mim, népia. :wtf: :lol: è que o tempo passava e não rendia nada, por a bike patinar, colar ao chão e termos de a levar à mão também por vezes.

Ai, porque não fui para os 30Km, doh já estava a comer e bem mais contente e se calhar com um lugar na classificação bom. :mrgreen:

Depois de passarmos pelo meio de uma vinha,



juntou-se um pouco mais abaixo, na estrada principal, junto a uma aldeia um grupo de pessoal, onde discutimos alternativas pelo alcatrão e desistir da prova, se não estaria-mos na maratona ou se tinha-mos visto alguém da organização. Alguns optaram pela estrada, outros optaram por continuar.
A malta já estava cheia de fome e sede, eu quis continuar, nem que fosse pela maratona se fosse este o percurso, quando cai-se para o lado chamava o reboque do apoio e levavam-me.

Logo após esta separação do pessoal, 100 metros mais à frente, depois de uma curva e por detrás de umas casas, um apoio com COOOOMIDA :D ao Km 39.



Pão com chouriço, pasteis de nata , sumos, àgua, cerveja, fruta, blá, blá. Parei para me lambuzar e depois lá ouvi as palavras mágicas...alternativa? cinco Km mais à frente e depois mais cinco ou seis até ao final. :yeah: :#1:
Depois de sair daqui, mais à frente já sentia dores no joelho esquerdo durante uns tempos e uma coisa que nunca senti nos músculos das pernas...cambrias, acho eu, parecia que os músculos estavam a rasgar e a prender e duros como pedra, já ia a andar devagar e eis quando afinal lá estava na estrada de catrão o dito apoio, onde havia a separação para a alternativa e a partir daqui foi tudo mais fácil, até as dores desapareceram e lá ia eu outra vez a puxar.

Mais cinco ou seis quilometros de catrão, trilhos e estradão, (mais ou menos por onde já tinha-mos passado no inicio) e depois só mais uma subida de catrão de dois Km e no cimo a vista para a vila, agora mais uns dois Km e... oinc! oinc! PORCO. :hehe:
À chegada andei lá às voltas à procura de onde registavam a chegada e nada, só depois de perguntar algumas vezes é que lá disseram que estava escondida ao canto, quantos é que passaram à minha frente neste tempo? Grrrrrr! :cadeirada: :teclar:


Quando estava finalmente repastelado a comer vi a passar por mim em direcção aos banhos o Fura Bastos e o Cabral. Também tinham optado pelos 45Km e o Cabral deve ter ficado todo contente por não ter ido para a maratona, eh, eh. 65Km? pois, pois, reparas-te que era melhor ficar por aqui, não foi? eu devia era ter ficado pelos 30.



Avaliação:

Foi um bom teste para mim, fiquei com uma ideia do que sou capaz de fazer, foi cansativo já para o Km 33/34 até ao 45, onde ia já farto daquilo e estava dorido dos 40 aos 45.
O apoio foi muito escasso, se tivesse-mos algum problema ou dúvida não havia ninguém para perguntar, nem via-mos ninguém dos residentes nas ruas. Se passei por uns 5 ou seis foi muito.
Ambulância só vi uma e uma única vez para ai ao Km 12 numa aldeia com calçada de pedra.

Havia sitios que nem sabia-mos onde estava-mos quanto mais para a ambulância ir lá ter ou pedir alguém para nos ir buscar com as pickup´s.

Havia uma ou outra falha nas fitas que eram colocadas do lado errado nas bifurcações e dava a sensação que era para o lado oposto que tinha-mos de ir, mas como visualizava-mos as restantes logo a seguir, lá ia-mos nós. Aqui deveria de haver informação complementar com indicação para quem quizesse desistir, indicando por onde ir e os km para os locais onde havia abastecimento e também a zona onde estava-mos, para ser assim mais fácil prestar auxilio, caso fosse necessário.

Deveria de ter havido um reforço aos 20 Km para os novatos e para quem opta-se pela maratona/alternativa. Devia de haver mais postos de apoio para qualquer eventualidade e tinham sitios para os colocar em zonas habitacionais.

Houve pessoal a fazer corta mato em alguns locais, o que prejudicou quem ia a levar o percurso marcado. Se calhar algum do pessoal que optou por desistir e ir por estrada chegou ao fim e registou o tempo como se fizesse o percurso todo.
Pelo menos houve lá discussões na prova da maratona a comentar isso.
Só no inicio, enquanto o pessoal dava a volta pela vila para dispersar, houve quem espera-se à esquina do quarteirão do local de partida para se meter.

Podiam ter seguro e houve pessoal a ir para o hospital com quedas nas pedras e agora se não tiverem um seguro individual...era só aumentar mais um euro ou dois o valor do evento...
Não cortaram o trânsito na vila e houve uns sustos por causa de carros em andamento. Bastava dez ou quinze minutos de trânsito cortado, era só colocar um requerimento ao Governador Civil.


É um bom percurso para terreno seco, mas com esta lama toda e água...daa-se... :mrgreen:

Eu nem sei como a minha bike chegou ao fim, só se via os carros da organização já para o fim, na estrada com pessoal que desistiu e com bikes avariadas e correntes partidas.

As mudanças, finalmente afinei-as antes de ir e pela primeira vez em meses entram todas é primeira e não é preciso descer para entrarem :mrgreen: , mesmo com aquela bola de lama e ervas a taparem quase por completo a pedaleira e parte da cassete e drop out .Só ouvia areia a roçar em toda a transmissão :shock: até doia ouvir aquilo.



O percurso tinha algumas zonas bonitas, umas vistas bonitas no cimo das serras que ao estarem queimadas dava para ver ao longe as terras em redor, como também ainda as duas zonas do ribeiro por onde passamos, sobretudo a da ponte (sem gradeamento), onde se alguém caisse para o lado ia arrastado pela àgua e ainda algumas aldeias caracteristicas, mas também com imensas casas abandonadas e a cair aos bocados devido ao fluxo de pessoas para as cidades, abandonando desta forma a terra e terrenos que se enchem de mato bem como as próprias casas.
Com o cansaço e com a pressa de ir andando ficou decerto mais sitios bonitos por ver, fica para a próxima. :yeah:

Como primeiro evento há que limar algumas arestas, para que da próxima possa ser melhor :yeah:. Houve pessoal desanimado com a prova e a não querer repetir, como também houve pessoal a gostar, sobretudo muitos prós, como se constou nas conversas à mesa. Eu a partir de uma dada altura já ia desanimado e com isso acabei por não disfrutar bem como queria, mas mesmo assim, ainda bem que não choveu, porque se assim fosse, acho que metade ia embora a meio da prova e aquilo seria um fiasco.


O aparelho que trago preso no guiador da bike marcou 50 Km e 04H41 a rolar, mas cheguei pelas 15H30, acho eu, isto porque só depois de estar na fila para comer o porco é que me lembrei de perguntar as horas. :mrsock:
Estive assim, segundo parece ao todo cerca de uma hora parado.
Acho muito, mesmo para quem dizia que não ia parar para tirar fotos e filmar...mas confesso, eu tive de o fazer, já ia a tremer das maõs por ir hà demasiado tempo sem mecher na máquina. :mrgreen:

Pelos meus calculos, paragens para comer não foram mais de 20 minutos nos 3 sitios onde parei, com mais 10 no primeiro obstáculo/funil...será que para tirar fotos e filmar demora assim tanto? quando aparecer as fotos e o filme lá veremos.




Agora as fotos por ordem.

























































































































































O vencedor!


Não, não sou o segundo, isso queria eu.



















Pois é...as mais de 80 fotos que tirei tem um custo....o tempo.
Tirar não tirar a máquina, parar ou até mesmo abrandar segundo a segundo somado, vezes as fotos....dá....muito tempo :shock: e sem contar com a filmagem que deve ser uns 10 minutos e o pessoal vai-se aproximando de mim e outros passando por mim. :roll:

Mas fiquei contente por ter corrido bem, apesar de ter sido bem duro para mim e para uma primeira vez num evento deste tamanho e afinal eles avisaram no site que iria ser duro por causa do tempo ter estragado o terreno, não foi ???
 

onix

New Member
Obrigado Boy Scout

Por este relato e pelas fotos...assim já posso olhar com olhos de ver os sitios por onde passei ( na altura nem dava para reparar).

Acredita que quase senti novamente todo o esforço por que passei na altura e até vou mostrar à minha esposa os sitios por onde andei ( lá vem mocada ).

Obrigado amigo :yeah:
 
Top