[Rescaldo] 5ª Maratona Vale do Vouga

sbbike

New Member
Foi a minha 1ª vez nesta maratona e só posso dizer que foi espectacular!!!! É certamente um evento a repetir.

O calor foi o principal obstáculo a superar, mas nada que uma boa hidratação, alimentação e uma gestão cuidada do esforço não permitisse chegar ao fim com 6h de prova.

Apenas um ponto a rever, a zona é difícil para estacionar mas isso eu também tive culpa pois tive um percalço logo pela manhã o que não me permitiu chegar mais cedo.

Parabéns à organização incluindo todos os colaboradores que fomos encontrando ao longo do percurso sempre com um enorme profissionalismos, e água fresca!!!

Um grande obrigado também às pessoas das populações por onde a prova foi passando que nos iam dando uns banhos de mangueira, que sabiam muito bem!!!

PS: onde é que se pode ver as fotos que o pessoal de apoio estava a tirar na ZA2

LC
 

pedro.fonseca

New Member
Uma vez que iniciei esta questão da falta de água quero só esclarecer 1 assunto para as pessoas que comentaram "quem vai ao mar avia-se em terra":
- apesar de ser a 1ª participação eu sabia para o que ia, sabia que a prova ia ser dura,
- por isso levei 2 bidons de 750ml, 1 com água e 1 com isostar, bidons esses que enchi 2x graças aos populares que distribuíam água à beira da estrada,
- levei 3 barras energéticas e 2 tubos de gel,
- no entanto e como disseram atrás apesar de ter pago 20€ a única coisa que recebi da organização foi água morna...
- quando cheguei ao Alfusqueiro tinha +/- 1/2 bidon de água morna e pensei deixa-me aproveitar o apoio para reabastecer, esvaziei o que tinha... Grande ERRO, pois a água que tinha estava mais fresca que a da organização.
- tal como também disseram a organização tratou de arranjar mais água mas como entretanto tinham passado mais de 40 minutos, e na minha qualidade de amador resolvi que não seria muito sensato continuar, pois sendo a 1ª prova que fazia e com pouca preparação não me senti com vontade de fazer companhia aos colegas que foram parar ao hospital por desidratação.

Posso dizer que gostei bastante da parte do percurso que fiz, e que considero a possibilidade de repetir mas apenas se não quiserem tornar a prova numa maratona do campeonato do mundo... é que se quisesse ser profissional de BTT já tinha de ter começado à muito tempo.
Pensem que à muita gente que participa nisto para se divertir, pelo convívio e que paga como os "prós" e tem os mesmos direitos e não tem os mesmos recursos...

Fiquem bem e que para o ano nos possamos encontrar todos outra vez de preferencia com menos "sede" pelo caminho.
 

jmmribeiro

New Member
Ontem esqueci-me de agradecer às pessoas que se dignaram ocupar o seu precioso tempo a tirar fotografias aos atletas, e que depois tiveram o gesto simpático de as disponibilizarem gratuitamente. A todos um grande bem haja.

José Ribeiro "Power".
 

Luis Abreu

New Member
Quero deixar uma nota de grande desagrado para com os "murcões" que atiram lixo (garrafas de água, embalagens) para o chão. Para esses anormais, que provavelmente reclamam por tudo e por nada, fica o meu desprezo, porque o btt é mais do que um bando de doidos a correr no monte. É uma forma de promover e preservar o ambiente e as excelentes condições que podem transformar o nosso país como um dos destinos mais populares para a prática desta modalidade. E ninguém gosta de ver as suas terras pejadas de garrafas de plástico e afins...

Li muitas verdades (e inverdades) neste rescaldo, mas de facto o único paragrafo, que me apetece comentar é o acima transcrito.

Pensem que não custa nada guardar, no bolso do Jersey as embalagens do “gel”, “barra”, “ou outra qualquer coisa”, quanto às garrafas, não perdem a “prova” por a deitar fora nas proximidades do local de abastecimento, o que torna mais fácil às organizações recolher.

Já agora, acho que as organizações deviam ser obrigadas a recolher todo o lixo causado pelas “provas”, seja ele garrafas, papeis, todo o tipo de embalagens, fitas de marcações, etc.

Boas pedaladas a todo(a)s.
 

Flesha

New Member
Não tenho muito a dizer da prova.
O calor não ajudou em nada.
Na semana anterior tinha feito um reconhecimento do trajecto até ao km 35. Achei desafiante, giro, duro mas possível.

Parece-me que existem as seguintes situações nas provas:
- os que vão para competir; mesmo que seja a um nível muito pessoal e que seja para conseguir uma classificação melhor;
- os que vão para se divertir, ainda que com desafio numa onda de passeio e lazer;
- os que têm azar e não conseguem fazer a prova por falha da bike, da própria pessoa ou pior, por se magoarem.

A todos que cairam durante a prova e se magoaram, força e não desistem!!

Eu tive uma queda durante a prova.
Não cheguei aos 11 kms sequer.
A todos os que se preocuparam e pararam para me tentar ajudar o meu muito obrigada!

Tudo se ultrapassa, tudo com tempo e paciência.
 

Espigão

New Member
É sempre estranho, ainda mais quando no tópico de promoção do evento, íam lá com muita frequência...

Mas devem andar a finalizar (limpar) o evento e já virão digo eu...

Já agora, alguém sabe como correu o passeio turístico?

É que recebi uma mensagem algo estranha no meu site e só preciso que alguém me confirme o conteúdo da mesma...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

NSilvaXP

New Member
Do passeio só sei que houve um "pequeno" problema com o autocarro - o qual, segundo me disseram, começou a "arder" enchendo-se de fumo.
Mas os passageiros foram sossegados pelos responsáveis, os quais indicaram que essa situação seria "normal"...

Será essa a situação estranha que referes??
 

Espigão

New Member
Obrigado Silva.

Sim a situação foi essa e ao que parece não foi assim tão normal. Valeu o autocarro ser panorâmico, senão...

Pelos vistos, a foto do autocarro no site da organização não fugiu muito ao que se encontrou no local...

autocarro.jpg


O comentário no meu site, é referente a uma mãe e o seu filho de 2 anos que ficaram presos no autocarro em chamas.

O comentário já foi aprovado.

Espero que a Organização reveja este infeliz incidente numa futura edição.

Penso que ninguém tenha saído ferido do mesmo...:roll:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Viva a todos!

Como é nosso apanágio é claro que estamos a preparar um resumo / rescaldo da 5ª Maratona Vale do Vouga!

Cabe-nos no entanto referir, que o incidente do autocarro (que começou a arder...) não provocou feridos de espécie alguma. Não nos querendo desresponsabilizar de nada, o passeio turístico é uma iniciativa de outra entidade que não o Clube BTT Vale do Vouga, estando apena integrada no programa da maratona. Nada fazia prever que o final do passeio fosse tão atribulado, mas efectivamente aconteceu...
A Camâra Municipal de Águeda e o Clube BTT Vale do Vouga, aguardam um relatório acerca do ocorrido da empresa proprietária do autocarro.

Em relação aos acidentados da maratona, todos tiveram alta hospitalar. Pequenas fracturas, escoriações e desidratações foram as principais ocorrências, normais num evento tão participado como este.

Acerca do rescaldo, brevemente, emitiremos um comunicado.

Clube BTT Vale do Vouga
 
Last edited:
Vivas!
Sou um defensor de actividades paralelas para acompanhantes e família... é importante cada vez mais aliar BTT e família/diversão.
De facto, quando ia a caminho dos banhos... reparei no autocarro em muito mau estado junto à escola (local de banhos), e notava-se que tinha sido aplicado produto do extintor para apagar algo que incendiou... alias, eram notórias os vestígios de chamas no dito autocarro.
Pelo que pensei logo: "ups... o que se terá passado aqui?!?"
São situações complicadas e graves pelo seria bom ter alguns esclarecimentos sobre a situação e saber acima de tudo se toda a gente ficou bem (dentro do possível...)

Cumps,
Pedro
 

Espigão

New Member
Não nos querendo desresponsabilizar de nada, o passeio turístico é uma iniciativa de outra entidade que não o Clube BTT Vale do Vouga, estando apena integrada no programa da maratona. Nada fazia prever que o final do passeio fosse tão atribulado, mas efectivamente aconteceu...

Pois... não podem mesmo desresponsabilizarem-se de nada...

"Passeio Turístico 2010

Percurso Turístico Complementar da MARATONA VALE DO VOUGA Passeio Turístico para Acompanhantes Mais uma vez o Clube BTT Vale do Vouga e a C. M. Águeda conciliaram esforços no sentido de proporcionar um dia diferente a todos aqueles que queiram acompanhar os Bttistas da 5ª Maratona Vale do Vouga. O passeio consiste em deslocar os acompanhantes aos locais mais relevantes e espectaculares da Meia Maratona e Maratona. Todos os acompanhantes que estiverem interessados em participar no passeio deverão inscrever-se Aqui. Passeio limitado a 50 acompanhantes. Nota: Passeio gratuito para crianças..."

Eu não vi o autocarro e nem sabia sabia de nada. Por isso confesso que fiquei algo estupefacto com o comentário que "caiu" no meu site.

Concordo plenamente com o Pedro:

São situações complicadas e graves pelo seria bom ter alguns esclarecimentos sobre a situação e saber acima de tudo se toda a gente ficou bem (dentro do possível...)

Mas ainda bem que ninguém ficou mal do incidente.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

nasp

Member
Quanto mais leio este rescaldo mais revoltado fico, 1º em relação a água, se no dia da prova me deu vomtade de bater no pessoal da organização pela sua falta no Alfusqueiro, hoje penso exactamente o contrario tenho é vontade de bater naqueles 300 ou 400 pseudo atletas que nao tiveram o minimo respeito em usar as garrafas de água para se refrescarem, muita falta de respeito e de civismo, para alem de do estado miseravel com que deixaram a Z.A. . Pra proxima a organização deverá racionar a quantidade de garrafas dadas a cada participante, tipo escola primaria. Tambem nao me venham com a historia de quem vai ao mar havia-se em terra porque eu levei 2 bidons de 1l cada com agua, mais um com 1 litro de isostar e aproveitei todas as opurtunidades para os encher, mas mesmo assim precisava de água fresca poque a que trazia estava quente. Eu paguei pelo serviço mas esse foi estragado pelos egoistas, tenho tanto direito a esse serviço como qualquer outro quer ande mais ou menos rapido, nao fui lá para competir fui lá para me divertir, se quisesse competir federava-me e participava na taça, nao participava na meia.


Quanto ao Autocarro, sinceramente, aquilo foi um incidente, explicado e desculpado na hora as pessoas envolvidas e inclusive aos donos dos carros que lá estavam, que ficaram cobertos com o pó do extintor. Nao façam disso um caso grave, porque nao o foi, inclusive o autocarro já circula desde ontem pela cidade.
 

nsimoes

New Member
Acho que o "quem vai ao mar avia-se em terra" caiu mal a muita gente.

Só para informação, eu só levei um cantil com bebida energética que enchi depois com água no reforço (refresquei-me no rio porque a água das garrafas era mal empregada) e que voltei a encher já a uns 5 km da meta. Quando usei aquela expressão foi para atentar que ainda há muita gente que vai completamente desprevenida. Se alguém se sentiu ofendido azar. Eu não estou a desculpar a organização, nem me estou a armar em herói. As coisas são como são, há gente que tem o umbigo ligado ao cérebro e que bebe 3 ou 4 (ou mais) garrafas enquanto outros não têm nem uma, e é a contar com esses animais que digo que se deve ir prevenido.

Quanto à organização, continuo a achar que corresponderam às minhas expectativas e sei que tudo devem ter feito para as coisas correrem o melhor possível. Já organizei uma prova de btt e sei que mais difícil que agradar a todos é estar sempre em cima do acontecimento. Existem aspectos a melhorar como é evidente e acho que devem ser ditos para a organização tomar o feedback, mais que isso é "bater no ceguinho".
 

RuiXpto

New Member
..., hoje penso exactamente o contrario tenho é vontade de bater naqueles 300 ou 400 pseudo atletas que nao tiveram o minimo respeito em usar as garrafas de água para se refrescarem, muita falta de respeito e de civismo, para alem de do estado miseravel com que deixaram a Z.A.... .

A carapuça não me serviu, mas como fui um dos que gastou 4 garrafas refrescando os musculos para evitar as caimbras (no entanto a 2 kms tive que parar para alongar) acho que não podemos generalizar, já que eu só gastei 4 garrafas porque a agua para beber levei de casa em 2 bidons e isso faz de mim, "mau da fita", não me parece!!!

Claro que, talvez como na generalidade das coisas da vida, no meio estará o equilibrio, com isto quero dizer que efectivamente o calor era muito e não temos todos as mesmas necessidades, mas não podemos apenas criticar os outros. Quantos dos que participaram tiveram o cuidado de começarem a hidratar-se antes da prova? A minoria seguramente! No meu caso, precisamente devido aos problemas com as caimbras começo a beber (não agua mas sim bebida isotonica) cerca de 30-45 minutos antes da prova e com isso passo menos mal durante as provas. Passei por uma zona onde existia uma fonte e estavam lá parados dezenas de atletas a refrescarem-se, eu segui porque não estava com sede e ainda tinha no meu bidon.

E porque não falam dos chicos espertos que chegam ao km 0 e com a bicicleta no ar (tipo halterofilista) passam por toda a gente e vão colocar-se ao lado de quem chegou 1h (ou mais!) antes da prova começar! Qual é a atitude mais lastimavel? Esta ou a minha que por necessidade fisica refresquei as pernas?

Tambem existia outra alternativa para muitos dos que participaram, era uma semelhante a esta: o ano passado, em finais de Maio, inscrivi-me na maratona de Viana do Castelo, mas como a temperatura era muito elevada (semelhante às que temos suportado!), optei por não ir e fui gozar uma praia. Amigos meus foram e virão imensos atletas desfalecerem por completo devido à desidratação. Opção facil de tomar, porque vi que não estava preparado para fazer aquele esforço!

Bom, mas isso são outros quinhentos...
 

Espigão

New Member
Eu paguei pelo serviço mas esse foi estragado pelos egoistas, tenho tanto direito a esse serviço como qualquer outro quer ande mais ou menos rapido, nao fui lá para competir fui lá para me divertir, se quisesse competir federava-me e participava na taça, nao participava na meia.

Comentário muito mesquinho...

Tanto usaram águas para refrescar as pernas, a cabeça, o cu, etc... os que foram em lazer como os que foram em competição! Vi atletas federados a fazê-lo, vi atletas da promoção... muitos o fizeram!

No meu caso, todas as águas que recebi em abastecimentos e pontos de água foram unicamente para beber e se fosse para me refrescar? Se fosse para arrefecer os músculos como fez o amigo RuiXpto? Qual era o problema??

Esteve um dia de muito calor e a Organização estava mais que avisada para isso!

Sabem quanto custa uma paletes de água no LIDL por exemplo? 5 litros de água sei que fica em pouco mais de 20 cêntimos. Dos 26€ que a grande maioria do participantes pagou não houve verbas para a compra de águas???

Um evento com o apoio de uma Câmara Municipal tem falta de água??? Poupem-me!

E então dizerem que um atleta que usa uma garrafa de água para refrescar os músculos, para refrescar um pescoço durido, para refrescar fosse o que fosse, porque esteve um dia de muito calor, é desperdiçar água... poupem-me mesmo!

No Raid de Cabeça Gorda (organizado por um pequeno grupo local da Aldeia) deram águas de 5 em 5km! Frescas, naturais, uma, duas, tres... as que os participantes quisessem! Fosse para beber, fosse para se refrescarem, fosse para o que fosse!

Estamos a falar de água!!

Estão a brincar com isto ou quê?

Racionar água?? Uma água por participante?!

Não sejam ridículos! Só tinha era de haver água com fartura perante o dia que se esperava e mais nada!

Quanto à questão de quem quer competir, deve federar-se... eu acho que já tinha desistido de responder a estas mesquinhices e é isso mesmo, nem vou voltar a responder...

Pedia era à Organização que retirasse os tempos, as classificações e os prémios da Meia-Maratona e Maratona pois quem vai para estas distãncias, só pode ir em lazer...

Enfim...

Quanto à questão do autocarro, como disse, não soube do sucedido. Apenas ontem à noite apareceu um comentário no meu site de uma participante do passeio turístico que disse que ía morrendo e mais o filho de 2 anos, porque o autocarro não tinha extintor e as portas na altura não abriram escapando para a parte de cima do mesmo. Achei algo exagerado até porque à altura não se tinha falado desse incidente em lado nenhum e se foi assim tão grave...

De qualquer maneira é a versão da Sra e a única versão que tenho do outro lado, foi a que deu o nasp e foi isso que transmiti a essa Sra por mail.

Sugeri também que, se se sente lesada com a situação que apresentasse queixa junto da Organização ou da Camara Municipal de Águeda que foram os Organizadores do Passeio (segundo o site).

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

trepadora

New Member
Olá a todos! Foi com muita pena que não pude participar nesta maratona, pois lesionei-me no tornozelo! É claro que o bichinho do BTT não me deixou sossegada, pelo que decidi ajudar o pessoal e colaborar no abastecimento da Maratona (80km).
Quando estamos por dentro do evento, temos uma visão totalmente diferente daquela que temos quando participamos e, devo dizer que esta experiência foi muito boa para mim! Posso dizer que do lado de lá não há um mar de rosas como muitos pensam! Há muito trabalho, suor e lágrimas! Na zona de abastecimento onde eu estive (Zona Industrial das Talhadas), posso garantir que não houve falta de água e olhem que deitámos muita água na cabeça dos muitos atletas que chegavam lá cima a dar as últimas. Tínhamos bancos para os atletas descansarem e tentámos dar tudo o que os atletas precisavam, não faltando, claro, as muitas palavras de apoio!
Da minha parte, só posso dizer bem do trabalho do pessoal do BTT Vale do Vouga. Falhas... podem ter havido, mas só quem não faz é que nunca falha!
Espero que os atletas que nos fizeram companhia durante algum tempo, tenham recuperado bem e tenham conseguido acabar a maratona sem incidentes! Deixo um link para que possam apreciar algumas das muitas fotos que fui tirando.
Um abraço a todos os atletas que participaram nesta maratona e deram aquele colorido especial à cidade de Águeda. Um bem hajam!

http://picasaweb.google.com/alexandrasucena1/5MaratonaValeDoVouga?pli=1&gses#

Trepadora
 

pedrole

New Member
Cá estamos..

Cada um encara a maratona da forma que melhor entender, eu bebi 1 água fresca e atestei o 1 bidon de 750ml na ZA da meia.
Fiquei em 515º e havia de tudo com fartura!
Eu e qualquer um aprecia ter água fresca, mas ter água fresca para todo um pelotão que passa com diferenças de mais de 2 horas, parece-me a mim um pouco dificil!

Para me refrescar e porque encaro o BTT como lazer e divertimento, despojei-me dos acessórios e mergulhei no rio durante uns bons 2 minutos!!
Foi o melhor que podia ter feito, nunca mais tive calor até 7km antes da meta, pois a partir daqui tive que empurrar o meu companheiro de mergulho, que ficou sem corrente mas terminou a sua 1ª prova!!

A titulo de brincadeira: Se metessem as paletes de água dentro do rio, esta ía estar sempre mais fresca e quem quisesse ir buscar também se refrescava, pelo menos nas pernas! LOL LOL

Agora a sério a mim correu conforme previsto, sem lesões ou escoriações, sem avarias e sem enganos de percurso, portanto gostei e é para repetir

Um abraço
 
Top