[Rescaldo] 5ª Maratona Vale do Vouga

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


doh Depois de eu chamar a atenção para não se fazerem "negócios" nos tópicos... até fico espantado com alguns utilizadores!

Será que não podias utilizar as mensagens pessoais?
Será que era difícil pesquisar um pouco pela origem das fotos e tentar outra forma de as obter?
Será que não leste as Regras do Fórum ?


Este tópico serve para fazer o rescaldo da maratona.
 

amaral46

New Member
Caros Participantes na Maratona Vale do Vouga,

Em primeiro lugar queremos agradecer a todos a presença na nossa/vossa maratona. Foi a vossa presença que fez com que a Maratona Vale do Vouga, continue a ser uma das referências do BTT Nacional!

Acerca da criticas e das sugestões, como sempre, o Clube BTT Vale do Vouga, ouve, lê e relê todas elas. É essa nossa postura, que faz com que de ano para ano tentemos melhorar a Maratona Vale do Vouga.

Este ano elevamos a fasquia. Aceitamos o convite endereçado pela Federação Portuguesa de Ciclismos inscrevendo a prova na Taça Nacional de Maratonas. Sabíamos o risco que estávamos a assumir, principalmente em relação ao horário, pois por impedimentos regulamentares, teria que ser ás 9.30h da manhã. Teríamos em Águeda a presença da elite do BTT Nacional e como tal a MARATONA (não a Meia-Maratona), teria que obedecer aos requisitos da Taça, no que respeita a quilometragem.

Assumimos também o aumento do número de inscrições. Um dos motivos porque sempre limitamos o número de participantes, prendia-se com a limitação da cantina onde é servido o almoço. Ao colocarmos o almoço facultativo foi possível aumentar o limite para 1300 inscritos. Não houve este ano nenhum problema relacionado com o almoço. Não houve filas, a qualidade de confecção da comida foi boa, não houve nenhuma queixa acerca do almoço!

Sobre a prova em si.

A Maratona Vale do Vouga, foi realizada por nós e para vós, no dia mais quente do ano até então.
As previsões meteorológicas apontavam para um dia quente, mas não para temperaturas em alguns locais superiores a 40ºC. Vários foram aqueles que realizaram os percursos da maratona e da meia-maratona nos dias anteriores à realização da prova e ninguém se queixou da dureza nem da dificuldade do percurso.

Ainda assim, a altimetria e planimetria estiveram disponíveis no site oficial da maratona muito antes da realização da prova.

Embora não estivesse previsto no regulamento, a organização decidiu colocar ao longo do percurso pontos de água suplementares. Para além destes, TODAS as localidades por onde o percurso passava tinham fontes com água potável. Tivemos esse cuidado, pois poderíamos ter evitado as localidades, mas, levar o BTT junto da população e fazer com que o percurso passasse junto a pontos de água naturais foi uma preocupação.
Pedimos também aos populares ao longo das localidades, para que dentro das suas possibilidades fornecessem água aos participantes, por isso havia tantas mangueiras a refrescar-vos…

A juntar aos pontos de água naturais, haviam ainda os pontos de fornecimento de água. No que respeita à Meia-Maratona, um sensivelmente ao KM 18 (divisão do percurso), outro com reforço alimentar no Alfusqueiro ao KM 24 e outro junto à localidade de Carvalhosa ao KM 36. Nenhuma organização consegue colocar pontos de fornecimento de água de 5 em 5 Km’s.

Para que haja uma pequena ideia, no ponto de água da divisão de percurso foram colocadas 40 paletes de Água (1280 garrafas), no reforço do Alfusqueiro, cerca de 6 km depois (e a descer) foram colocadas inicialmente 90 paletes (2880 garrafas), sendo feito um segundo reforço com mais 20 paletes (720 garrafas) e na Carvalhosa colocamos mais 40 paletes (1440 garrafas). Estamos a falar em cerca 6300 garrafas de água! Isto não contando com as colocadas nos carros de apoio da organização que as foram distribuindo ao longo do percurso, nem com os cerca de 350 litros de bebida isotónica preparados nos abastecimentos!

Houve, é facto, uma ruptura de stock no Alfusqueiro. Terá efectivamente faltado água a alguns participantes no local, mas houve um veículo 4x4 a distribuir água a esses mesmos participantes ao longo da subida entre o Alfusqueiro e a localidade de Á-dos-Ferreiros, onde aliás existe também uma fonte!

Apesar de tudo isto e como aprendemos ano após ano com os vossos comentários e opiniões, teremos em futuras edições que aumentar os pontos de abastecimento.

Alguém também aqui no Forum, comentou que a organização apenas se preocupou com os atletas federados. É injusto este comentário. O Clube BTT vale do Vouga preocupa-se com todos os participantes, sejam eles federados ou o mais recente adepto deste desporto. A grande diferença entre os participantes, para além da preparação física, é que há uns que estudam a lição em casa e sabem gerir esforços e energias e outros nem por isso…
Muitos participantes partiram para o percurso apenas com um bidon de água, ingenuidade ou desconhecimento…

Também aqui foi dito que os reforços estavam pobres… Tínhamos laranja, maçã, banana, barras de cereais, bebida isotónica e queques. Minis e bifanas não havia nem nunca vai haver, deixem lá isso para os cicloturismos!

A organização prestou auxilio ao longo do percurso a centenas de participantes, de forma rápida e eficaz. Os acidentados foram encaminhados ao Hospital. Os que avariaram foram levados à zona de Meta. Também aqui nos cabe um reparo, há participantes que partem para uma prova sem levarem consigo uma simples câmara de ar, sendo assim obrigados a desistir…

Sobre o incidente com o autocarro do passeio familiar, foi mesmo isso, um incidente que ocorreu durante a prova, mas que poderia ter ocorrido em qualquer outro local, tal como infelizmente acontece todos os dias. Ninguém se magoou e isso é o mais importante! Para que fique claro, o que aconteceu foi que o amplificador de som do autocarro, queimou…

Para finalizar, queremos desejar as rápidas melhoras aos acidentados, felicitar todos aqueles que terminaram a prova e que assim conseguiram superar um belo dia de BTT, num dos dias mais quentes do ano.
A todos eles os nossos parabéns!

Aos que não terminaram, por um motivo ou outro, continuem a treinar, não desistam!

Da nossa parte tudo fizemos para vos proporcionar uma jornada de BTT memorável.
Montamos uma zona de partida / meta, como vocês já se habituaram!
Ao cortarem a linha de chegada, tinham conhecimento da vossa posição final.
As classificações foram colocadas on-line, quase que após o último participante ter acabado a prova.
Inovamos o percurso, para não cair em rotina.
As marcações do percurso estavam como puderam constatar.
Promovemos a prova junto da população. Eram milhares a aplaudir-vos!
E tudo isto com cerca de 1700 participantes!...

Por isto e muito mais, sentimo-nos com vontade de continuar, temos a perfeita consciência e sentimento de dever cumprido.

Mesmo assim, não conseguimos agradar a todos…
Contamos com todos vocês e muitos mais, na 6º Maratona Vale do Vouga!

Até lá!
Amigos,
eu durante a vossa meia maratona tive direito a 1 garrafa de agua durante o percurso, no fim não nego que não faltou, outro ponto, em 5okm vi 1 ambulancia, na meta, muito grave para um evento deste nivel.
Por outro lado, organizei a uns meses atras uma maratona humilde com cerca de 350 participantes, menos calor, menor dificuldade e so aguas forneci 4000, aos 6 km ja havia agua, ambulancias eram 2 durante o percurso mais 2 jipes dos bombeiros em apoio, para nao falar em, marmelada, isostar, laranjas, bananas, barras energeticas, queques, bolos arroz, sandes, etc etc agora comparem as quantidades e o valor da inscrição e os valores que recebem de patrocinios...
Peço desculpa por qualquer coisa, mas eu não gostei e fica aqui o meu descontentamento.
 

portoforever

New Member
Boas, finalmente estou recuperado depois de uma grande sova que apanhei nesta prova magnifica.
Quero dizer que na maioria dos aspectos estiveram bem, uma maratona durinha mas o btt é mesmo assim, puro e duro!
Senão não seria o mesmo.
Agradeço a todos os que interviram para que pudessemos disfrutar deste grande dia de btt, e especialmente para as pessoas que estiveram a assistir à prova e que nos ofereceram uns banhos, muito bons, de chuveiro.

P.S. Caso tenham encontrado uns óculos brancos da BBB, agradeço que mos devolvam. Perdi-os nos últimos 30km da maratona.
O meu e´mail é o seguinte beto_reguila@hotmail.com
 

htcordeiro

New Member
Boas,


No Percurso da Maratona estava um fotografo na primeira grande descida, aquela que era mais inclinada, alguém sabe quem era e como poderia entrar em contacto com ele?


Obrigado
HCordeiro
 

Algor

New Member
Limpeza pós prova

Os meus cumprimentos a todos os betetistas que participaram na Maratona do Vale do Vouga.
Eu também participei na meia maratona e ao contrário de muitos outros não tive problemas com os abastecimentos. Estou em crer que foi porque levava 2 bidões e passei relativamente cedo nos postos onde havia água e parei para re-encher no Alfusqueiro... Mas pensei, como se verificou, nos postos onde havia só água e dada a forma como todos bebiamos as garrafas iam esgotar...
O que me faz escrever é o seguinte: passei uma semana depois na aldeia onde passava a maratona - Lourizela - e à saida da aldeia onde presumo havia um posto de abastecimento estavam duzias de garrafas vazias no chão. Enviei um mail para a organização de que não tive resposta. um mês depois da prova passei novamente na aldeia e ainda lá estavam as garrafas. Pergunto-me se não teria sido possivel no próprio dia terem levado as garrafas para o plasticão?! será que a organização que apregoa uma organização de alto nível não tem respeito pela natureza e pelas localidades onde passamos? Será que esta situação tem de ser levada a instancias superiores? Parece-me que não é digno nem fica bem a nenhum dos elementos da organização.

Alexandre Oliveira
 
Top