Rescaldo 4º Passeio Btt "Nos trilhos do Ceireiro"

OBiklas

New Member
Antes de mais quero dar os meus parabéns à organização deste evento!!! :clap: :cheers:
Percurso recheado de tudo um pouco(aquela subida parecia soft mas até doeu!!), tudo bem marcado, só de me lembrar das paisagens já me apetece ir lá outra vez( lá estarei para a maratona!! :wink:). só faltava uma descida mais técnica para aumentar ainda mais a adrenalina( nós aqui no norte estamos habituados a esse tipo de descida), mas mesmo assim aquelas descidas rápidas misturadas com saltos aumentaram a adrenalina que logo nos fez esquecer o cansaço provocado por aquela subida longa e penosa até ás ventoinhas.
A lama ,pois é a lama, onde a unica maneira era mesmo passar em cima dela e nas descidas ( :shock:com tanta velocidade) nem dava tempo para travar!!
nada a dizer ao banho e ao almoço, correu tudo 5*. E não faltaram lembranças para todos!!!

Agora aguardo pelas fotos!!!e um dvd tb era porreiro. Até á maratona!! :xau:

Cumprimentos betetistas
 

Bravellir

New Member
Grande passeio. Adorei e para o ano estou cliente :)

O tempo esteve excelente, nem muito quente nem muito frio, e a organização esteve mais que bem. Sempre tudo muito rápido, secretariado, partida e almoço. Presença dos bombeiros, ambulância. Sempre pessoal nos ( poucos ) cruzamentos de alcatrão a ajudar. Inclusive brigada da GNR num cruzamento de estrada nacional. Reforço alimentar muito bom, em qualidade, variedade e quantidade. Fui um dos últimos a sair de lá :p e ainda sobrou muita coisa. Almoço não ficou atrás.

Única coisa menos positiva é que no fim já havia pouca água e fria nos banhos.

Quanto ao mais importante, os trilhos, bem.. as expectativas com que fiquei ao ver as fotos no inicio deste tópico não foram frustradas, muito pelo contrario :)

DSC01983.JPG


DSC01994.JPG


DSC01998.JPG


DSC02039.JPG


DSC02042.JPG
 

Shifter

New Member
Viva...

Depois da maratonha, e já ai fiquei mais que satisfeito por tudo...e agora este passeio: FANTASTICO!!

Adorei mesmo! Os trilhos desta vez, mais enlameados, e mesmo assim foi optimo!
A organização nada apontar, claro está! So o pormenor, como aqui já foi referido, a aguazita quente no banho!

Mas de resto, BELSEGA RULES!! Fiquem fá, alias OS MULARAIDERS :D :D FICARAM FÃS DE TUDO! Os acompanhantes adoraram tudo, e até a visita a vila de Penedono, castelo, adoraram!

PArabens....

MULARAIDERS!!!

EDIT: já agora algumas fotos (ainda que poucas, pq gerir imensas fotos e colocação de online das mesmas vai ser complicado)! Mas site vai sendo actualizado:

www.mularaiders.com

e outros sites de acompanhantes, que relatam do que um pouco aconteceu (entre os mularaiders, claro :D)

www.fatbel.com
www.ruisamuel.com

:D
 

beselga

Member
Parece que ainda foi ontem que nos metemos nesta aventura mas realizámos no passado 9 de Abril de 2006 a 4ª edição do Passeio de BTT “Nos Trilhos do Ceireiro”.

Inicialmente, nunca nos tinha passado pela cabeça que este evento tomasse as actuais dimensões . De facto, ano após ano, como que duma peregrinação os betetistas ocorrem em massa para apreciar a beleza dos nossos trilhos, gesto que nós agradecemos pois sem a presença de todos o nosso esforço seria em vão.

img25.jpg

No Sábado com o palco montado, e que palco! Um verdadeiro paraíso para os betetistas, com singletracks, lama, subidas, descidas e zonas rolantes, ainda com a de adrenalina à “flor da pele” resolvemos ir descansar (pelo menos tentámos) para estarmos em forma para a jornada de BTT do dia a seguir.
No Domingo bem cedo, dirigimo-nos para o local da concentração desta feita no Campo de Futebol da A.H.C.R. Beselguense e ainda mal despontavam os primeiros raios de Sol já os primeiros participantes chegavam, e de bem longe!

img1.jpg

Num ápice, assistimos a uma ”invasão de campo” num primeiro assalto por carros, carrinhas e camiões e num segundo pelas bicicletas, desde a bicicleta de último modelo até à bicicleta comprada nos hipermercados.

img26.jpg

Com um total de 300 inscritos, compareceram na linha de partida 272 atletas vindos de todo o país, desde os mais experimentados, até ao praticante domingueiro.

img27.jpg

Depois de dados alguns conselhos pela organização, pelas 9h15 fizemo-nos ao caminho, passando primeiro pelas ruas da freguesia, vivendo a Beselga um amanhecer diferente com bicicletas a circular pelas suas ruas.

img28.jpg

À saída da povoação deu-se o primeiro grande congestionamento, devido a um singletrack com cerca de 300m. Este trilho tinha tanto de encantador como de perigoso, sobretudo para aqueles que tinham os “pés presos”, exigindo um grande equilíbrio. E muitos foram os que recorreram ao auxílio do pé no chão para evitar acidentes.

img59.jpg

Mas pensamos que valeu bem a pena a espera, pois a paisagem dos castanheiros no Soito do Poço merece toda a nossa atenção.

img44.jpg

Mais abaixo, um congestionamento na passagem pela Ribeira da Dama. Era quase impossível fazer aquela travessia sem pegar na “menina” ao colo, mas houve quem o fizesse. Não valia a pena reclamar, porque afinal era só um bocadinho e no máximo com 20 kg às costas, as bicicletas sofrem muito mais pois carregam-nos durante muito mais tempo!

img76.jpg

img71.jpg


Mas o pessoal mostrou-se muito bem disposto!!!

img73.jpg

Aí encontrámos um moinho, e tivemos a possibilidade de admirar esta magnífica obra humana e a limpidez das águas da ribeira juntamente com a viçosa vegetação que povoa as suas margens.

img64.jpg

img88.jpg

Já do outro lado da margem, o ritmo de andamento era livre, pois o percurso estava devidamente marcado. Uns mais afoitos partiram a um ritmo mais intenso, outros aproveitaram a beleza das paisagens para tirar fotos e descontraírem.

img95.jpg

Depois passámos por uma grande laje

img117.jpg

No Quintinho, calcorreámos um singletrack com uma paisagem soberba com vegetação a tombar para o caminho transportando-nos para outras épocas da história. As pedras dificultavam o avanço como que querendo obrigar-nos a contemplar esta magnífica paisagem.
Houve tempo para tudo!

img137.jpg

Depois de algumas subidas e zonas rolantes, chegámos a um dos momentos altos do passeio, uma descida com cerca de 5km desde a estrada de Castainço, com passagem pelos Vidoeiros e Pedrógão até muito perto da Beselga. Tudo começou numa zona rolante transformando-se numa descida acentuada com uns saltos pelo meio fazendo despoletar a adrenalina.

img172.jpg

Os participantes, desceram a grande velocidade não facilitando a vida aos fotógrafos, e os saltos eram "do melhor", mas perigosos.


img189.jpg

Depois de uma descida "imprópria para cardíacos" e de alguns kms em zona plana para recuperar os sentidos, o destino era o ponto mais alto da serra do Sirigo (989m) onde teria lugar o reforço. Até lá uma penosa subida com 3 kms parecia querer tirar-nos o apetite.

curiosidades_img40.jpg

A paisagem que se podia apreciar deste sítio apresentava-se como uma adjuvante nesta “peregrinação”. O esforço era visível no rosto dos participantes, assim como o grande sorriso à chegada às “ventoinhas” , local onde foi servido um substancial reforço para retemperar as forças e finalizar a outra metade do espantoso percurso.

curiosidades_img37.jpg

Como sempre acontece, ao fim de uma subida, há sempre a respectiva descida. No recomeço tivemos uma descida bem rápida e divertida até às Antas. Passámos por alguns soutos e ladeámos o rio Torto durante alguns kms, para além de ser uma zona rolante e lindíssima, apreciámos uma vez mais límpida água do rio.

img207.jpg


Daqui, seguimos em direcção ao Menir (Maria Pais) e depois, uma subida pouco acentuada com alguns piques pelo meio, com a lama, muita lama a dificultar o avanço até ao cimo da Serra dos Buracos. Se a lama nos incomodou, os jipes de apoio sofreram muito mais pois ficaram atascados sendo preciso ajuda para os remover do local. A descer a serra mais lama, obrigando-nos a abrandar para escolher o melhor caminho a tomar.

img253.jpg

img286.jpg

Passada esta "chafurdice" era preciso ter braços para mais uma estonteante descida até ao fundo da serra, com os regos causados pela chuva a obrigar a uma atenção redobrada.

img237.jpg

img230.jpg

Atravessámos a ribeira do Covelo e acabámos esta aventura no Campo de Futebol.

img313.jpg

As bicicletas chegaram num estado lastimável. Depois de as lavarmos e termos tomado banho dirigimo-nos para o salão da Junta de Freguesia para o outro "desafio". À semelhança do passeio este também estava dividido em 2 etapas.

img329.jpg

A primeira ainda cá fora, e descontraídos à conversa sobre as peripécias vividas no passeio, fomos fazendo o "aquecimento" de uma forma gradual recomendado pelos especialistas, com umas saborosas entradas regadas com os mais preciosos néctares.

img326.jpg

Feitos uns alongamentos de estômago e com a temperatura corporal a subir, passámos à ofensiva em ritmo mais acelerado, “atacando” as travessas de carne (variada) de churrasco, de arroz de feijão e salada, bebidas variadas, não esquecendo as sobremesas e para finalizar café e “cheirinho” fazendo esquecer os eventuais “empenos” do passeio.

img327.jpg


img339.jpg

Chegada a hora de cada um rumar a casa, foram entregues os diplomas de participação e lembranças a todos.

img336.jpg

Aos participantes agradecemos a presença onde destacamos o mais novo (10 anos) e o mais velho (73 anos) e às presenças femininas pelo facto de todos terem chegado ao fim.
Agradecemos também, a todas as pessoas exteriores à Direcção, aos Bombeiros Voluntários e GNR de Penedono pelo auxílio prestado. Os nossos agradecimentos ainda à CPCCRD, FPCUB, IPJ, INATEL, J.F. de Beselga, Águas Serra da Estrela e C.M. de Penedono pelo apoio prestado à Associação.

Como foi anunciado no Passeio, no dia 15 de Outubro de 2006 realizaremos a 2ª Maratona de BTT “Nos Trilhos do Ceireiro”, garantidamente com novos trilhos e novas paisagens.


Até lá a Organização deseja boas pedaladas!

img342.jpg
 

BruMau

New Member
Que belo passeio foi este... realmente as paisagens de Beselga são encantadoras, o traçado era engraçado e realmente espantou-me a adesão das pessoas. Em nome dos MulaRaiders um muito obrigado pela recepção dada. Nós tentamos devolver com a nossa boa disposição!!! Até à próxima :)
 

Bravellir

New Member
beselga said:
....exigia um grande equilíbrio e foram muitos os recorreram ao auxílio do pé no chão para evitar acidentes. ...

Ei!! esse do pé no chão sou eu :mrgreen: por acaso até nem foi falta de equilíbrio, na foto eu não estou a parar, estou a arrancar depois de ter parado por causa do "congestionamento" :roll: . Desequilibrei-me noutros sítios mas nesses, graças a deus ninguém estava a fotografar :rotfl:.


Mais a sério, gostei mesmo muito do passeio, tanto que já reservei alojamento duas vezes por ano para os próximos anos :mrgreen:

Continuem o bom trabalho :clap:
 

beselga

Member
De facto foram muitos os que se desiquilibraram, não quiz dizer que foi no teu caso, mas foi só para ilustrar a ideia! :oops:
Cumprimentos betetistas
 

beselga

Member
Estamos em obras na nossa página, oportunamente o tópico sera revisto. Já agora de uma olhadela e veja os filmes sobre o 4º Passeio de BTT :sorry:
 

beselga

Member
Brevemente será aberto um novo tópico com as informações da 2ª Maratona e 1/2 Maratona de BTT " Nos Trilhos do Ceireiro" :teclar:
Aqui fica o Cartaz
cartaz.jpg

Boas Pedaladas
 
Top