(RESCALDO) 2ª Maratona Tasquinhas - Benavente

Azeitoninha

New Member
Boa noite a todos,

É a primeira vez que estou a escrever aqui mo Forum e logo a abrir um rescaldo de um passeio.

Este é daqueles passeios que vale sempre a pena participar nem que seja só pela causa que têm associada, pois, nunca se sabe se amanhã não nos pode bater à "porta".

Só tenho uma coisa a dizer..........foi tudo 5 estrelas (excepto aquela placa malandra que ninguém via, logo, no início).

Nós os 6Saltapocinhas fizemos os 60Km e digo-vos que foi muito fixe, o percurso mto bem marcado, o abastecimento muito bom (aquelas queijadas eram um estectáculo), foi uma manhã muito bem passada. Para terminar, o almoçito que ao contrário do ano passado estava óptimo.

Para o ano lá estaremos novamente.

Um abraço
 

CD

New Member
Algumas das fotos tiradas pelo Azeitoninha em http://6saltapocinhas.yolasite.com/fotos.php

Quanto à maratona, foi do meu agrado pelo percurso a passar por longos campos de arroz e milho, assim como por algumas zonas de sobreiro a fazer lembrar o Alentejo.

A organização este ano corrigiu o pior do ano passado, e que na minha opinião foi o almoço. Tudo aquilo que nós pedimos nos foi facultado, fosse de comida, fosse de bebida. Portanto também relativamentente à "comezana" 5*.

A lavagem das bicicletas, tal como os banhos, decorreram sem filas, o que talvez tenha a ver com a variadade de distâncias dos percursos (20-40 e 60).

Venha a próxima maratona,

CD
 

cafetobi

New Member
participei e adorei a prova nao era dura e o convivio 5 estrelas !!!! parabens a organização, o trilho estava bem marcado e aquela ponte sobre o rio....lol... so faltava a portagem !!! estou la pro ano !!!! e com o almoço e mais importante os donativos q vao dar "Um Dia Pela Vida" - Liga Portuguesa Contra o Cancro !!! tenho de ajudar quem precisa com o desporto !!!!
 

traveller

New Member
Gostei da maratona, bem marcada, bom abastecimento (devia ser mais perto aos 30KM acho muito para quem vai fazer 40KM), aspectos a melhorar partir a horas, e contarem os tempos.

Agora o que não gostei mesmo nada foi de um participante que aos meus 38KM, 58Km dele ao ultrapassar disse "porra agora tenho que ir a ultrapassar só marrecos" uma vergonha, o BTT é para todos e não só para os melhores (que nem é o caso do participante que devia promover melhor a publicidade que carrega no Jersey).
Como tinha ido a acompanhar a minha esposa e era uma prova completamente amadora nem havia control de pasagens nem estavam a contar os tempos, tal não é o meu espanto ao ouvir esta fraze num local que era um estradão, tive que ir verificar se estava perante um guru do btt que estava a fazer 2:45H aos 58 Km num acumulado de 100metros, mas não, enganei-me na primeira curva com alguma agua e lama teve que colocar logo o pé no chão.
 

Polka

New Member
Pontos Negativos-
Começar a horas devia ser para a organização um ponto chave porque a mim responderam-me da seguinte maneira," ainda estão a chegar pessoas não podemos começar já". Má resposta
Eu que me levantei a tempo e horas para chegar ir ao secretariado , me equipar, preparar tudo e tar pronto ás 9 horas para arrancar, tive que sair de casa ás 7 horas da manha.
As organizações teem que se deixar disto porque é uma falta de respeito por quem cumpre os horários e depois ainda tem que ouvir destas resposta e ainda esperar pelos artistas, para não lhes chamar outra coisa, que cheguem.
Quem tá , tá, quem não tá levantasse o cú da cama mais cedo. Porque até já pagou. qual é o problema arranca mais tarde.Paciênçia chegassem a horas.
Outro Ponto o abastecimento só havia um para todos, para os 60 era a meio para os dos 40 era quase no fim, quem tava a contar com ele a meio tive que penar um pouco.
Não havendo controlo de chegadas para que o cronometro á chegada
O Almoço não estava mau, mas tava um pouco contadinho era batatas para dois, 2 febras, 2 entremeadas, 2 salsichas, tudo isto para 2 pessoas passei fome.
Pontos positivos-
Trajecto muito rápido e muito engraçado, nunca tinha visto uma ponte feita de andaimes. Uma bela armadilha que ali estava
Salame divinal já o tinha provado no nocturno da companhia das lezirias, mais uma vez parabens a quem o faz
Banhos razoaveis
tudo concentrado no mesmo sitio ajuda muito
Lá estarei para o ano, mas se calhar sem almoçar por nove euros faço eu uma bela refeição em casa sem tar a contar e a dividr uma para ti outra para mim. :lol:
 

sporttuga

New Member
Amigo polka:
Gostaria só de lhe responder o seguinte; quanto ao almoço pelo que sei todos os participantes que quiseram repetir a tasquinha em causa repôs mais comida, bastava para isto solicitar ás pessoas que andavam a servir.
Quanto ao abastecimento concordo plenamente consigo e para o ano lá estaremos para eliminar os pontos mais fracos.
Em relação á ponte em andaimes foi a unica alternativa à passagem do rio pois inicialmente o trajecto era para ser por dentro do rio mas com as descargas de água efectuadas pelos arrozais, o nivel da água subiu e nós organização achamos bem melhor que os participantes não molhassem os calções, pois a água subiu da altura do joelho para a do enbigo.
Obrigada pelas criticas e para o ano vamos melhorar
Um abraço, e boas pedaladas...
 

Polka

New Member
quanto a classificações não as existem mesmo? a mim perguntaram-me o nº quando cheguei. Só para saber se vão colocar alguma classificação em algum sitio.
E Fotos , cá espero por elas.

Cumprimentos
 
B

bttista

Guest
Obrigado pelo excelente btt que proporcionaram aos participantes.
Na minha opinião estava bem organizado, e notou-se melhorias em relação ao ano passado.
O percurso estava muito bem sinalizado, só é pena a falta de respeito de alguns participantes (que foram arrancando algumas marcações).
Também gostei da ideia do cronómetro, mesmo não sendo uma prova cronometrada dá para as pessoas que tiverem curiosidade saberem o tempo que fizeram.
Em relação ao almoço, estava óptimo (comer até cair de cú), o reforço.... sempre espetacular (como já é hábito nos passeios da Sporttuga!
Aquela ponte deve ter dado trabalho....muito bem pensado. Para o ano continuem a surpreender-nos.

Para o ano lá estarei!


Cumprimentos
 

sporttuga

New Member
Bom dia a todos, na divulgação do evento, fazemos referência de que não era uma prova, logo não iria existir classificações. Tentando dar resposta a criticas do ano passado, este ano a organização resolveu colocar um relógio para que todos os participantes podessem saber o tempo que fizeram. Sim a organização retirou o número dos dorsais de todos os que chegavam, isto para se efectuar um controlo de todos os paticipantes que chegavam, e não para colocar qualquer tipo de classificações. Seria justo colocar classificações, não sendo esta uma prova? Seria justo colocar classificações onde os participantes realizaram percursos diferentes? Seria justo colocar classificações, não podendo nós confirmar se os dorsais dos 60km realizaram realmente 60km, passando-se o mesmo com os dorsais dos 40km? Seria justo colocar classificações quando são alguns (poucos esperamos nós) bttistas que arrancam fitas (confirmado visualmente, pelo menos 1)? Será este o espirito do Btt, nós quando retiramos todas as fitas e todas as placas, também tivemos que retirar garrafas de água, embalagens de barrinhas, etc. que alguns participantes (poucos esperamos nós) resolveram plantar nos trilhos por onde passam.

Pena é que por maus comportamentos de alguns (poucos esperamos nós) bttistas tenham que pagar todos os amantes desta nossa tão querida modalidade. Grande parte dos trilhos que realizaram este fim de semana eram trilhos "virgens" de propriedades privadas, será que os donos dessas propriedades estão dispostos a deixar novamente entrarem pessoas de bicicleta dentro das suas casas, se algumas destas pessoas não respeitam a sua "casa", penso que nos cabe a nós a defesa da nossa modalidade e de todos os espaços naturais que percorremos. Lembro que o Instituto de Conservação da Natureza está a criar normas que proibem os Bttistias de andarem nos parques natiurais (tal como já acontece em Sintra), será que lhe estamos a dar razão????

Por último, agradecemos a todos a vossa presença e divulgamos que vamos entregar a "Um Dia Pela Vida Benavente - Liga Portuguesa Contra o Cancro" a verba de 660€ correspondente a 220 participantes.
 

JAGP

New Member
sporttuga said:
Bom dia a todos, na divulgação do evento, fazemos referência de que não era uma prova, logo não iria existir classificações. (....)

Sim a organização retirou o número dos dorsais de todos os que chegavam, isto para se efectuar um controlo de todos os paticipantes que chegavam, e não para colocar qualquer tipo de classificações. Seria justo colocar classificações, não sendo esta uma prova? Seria justo colocar classificações onde os participantes realizaram percursos diferentes? Seria justo colocar classificações, não podendo nós confirmar se os dorsais dos 60km realizaram realmente 60km, passando-se o mesmo com os dorsais dos 40km? (...)

Ora boa noite.

Permita-me que lhe pergunte onde é que fizeram a divulgação que não se tratava de uma prova e que não iriam existor classificações?

Pergunto porque nunca vi isso referido em sitio nenhum, nem aqui no fórum, nem nos cartazes, nem mesmo no vosso site. Aliás ao publicitar o evento sempre foi referido que se tratava de uma maratona e não de um passeio, até o próprio nome atribuído (“2.ª Maratona das Tasquinhas de Benavente”) demonstra isso mesmo.

Já participei em muitas maratonas e esta foi a primeira que não tinha classificações, e penso mesmo, corrijam-me se estiver errado, que a classificação do evento como maratona evidencia o carácter competitivo do evento e tal pressupõe pontos de controlo nas zonas em que se possam fazer atalhos, zonas de picagem e tiragem de tempos e classificação no final. Mas é claro que tudo isto é bastante exigente em termos de meios, mas ai o que há a fazer é a publicitação como passeio ou raid e não como maratona.

Já agora aproveito para dizer que cheguei em 4.º no percurso dos 60 km e que andei sempre com os 5 primeiros e nenhum de nós sabia que não existiam classificações, só descobrimos no final.

Outro dos pontos que não me pareceu muito bom foram as marcações, as placas eram poucas e pouco visíveis (especialmente devido ao tamanho e cor), as fitas também era poucas e algumas não estavam colocadas nos melhores locais, no grupo dos 5 primeiros tivemos muitas vezes dúvidas em pontos de viragem, e algumas delas só não nos perdemos por sorte. Logo de início ainda no alcatrão depois da ponte andamos todos para trás e para a frente porque parece que a placa lá existente estava caída, o grupo da frente ainda voltou todo atrás e esperamos alguns minutos mas não apareceu ninguém da organização pelo que partiu um grupo à aventura para a esquerda e outro para a direita, eu fiquei à espera e uns minutos depois como não voltou ninguém da direita acabei por seguir também por ai… acabei por ter sorte. Umas fitas num local tão importante teriam resolvido o problema.

Outro ponto negativo foi a falta de sinalização de perigo na ponte com o chão em madeira (perto dos 10 km), aí os 6 ou 7 primeiros que iam muito juntos caíram todos, tendo alguns ficado mal tratados, um partiu mesmo o selim. Eu próprio fiquei aleijado numa perna e nas costelas já que bati no corrimão da ponte o que me afectou bastante até ao final, tendo mesmo pensado em desistir pouco depois da queda. A ponte estava de tal maneira escorregadia devido à chuva que mesmo a pé era difícil de passar sem cair.

No que respeita aos abastecimentos não me posso pronunciar porque o meu grupo não chegou a parar, e assim só deixo aqui um reparo; só um abastecimento para 60 km é muito pouco, seria importante fazer pelo menos dois, nem que um deles tivesse só água, eu como pensei que houve mais que um fiz a última parte do percurso já sem água.

Quanto à questão da lavagem das bicicletas, dos banhos (apesar da água fria) e do almoço correu tudo muito bem sem demoras.

Já agora que aproveito para dizer que as criticas que aqui deixo são todas no sentido construtivo e no sentido que possam melhorar os pontos que correram menos bem.

Cumprimentos

José Pinela
 

sporttuga

New Member
Aceitamos as criticas, por vezes apesar do empenho surgem sempre alguns erros. Em relação à informação existiu um erro, mas nuca foi nosso intuito induzir essa prespectiva do evento. As nossas desculpas, por certo que não acontecerrá mais nenhuma vez.
 

Polka

New Member
Re:(RESCALDO) 2ª Maratona Tasquinhas - Benavente

Amigo José Pinela como sabe que chegou em quarto lugar?
diz que vinha nos cinco primeiros certo, Quem lhe disse que eu por acaso não tenha atalhado e tenha passado a ser primeiro dos 60 e assim já ninguem sabia a quantas andava.
Na meta só perguntavam se tinha corrido tudo bem, e qual o trajecto que tinha-mos feito, mais nada.
Afinal parece que todos podia-mos ter chegado em 1 lugar nos 60 Km era só mentir.
Mas eu contento-me com o que fiz, fui para os 45 e disse-o ao fim, mas ninguem tava a espera desta situaçao.
As Fotos eram para sexta, mas cá ainda não estão, nao se sabe é que sexta é, temos que esperar.
Mais um ponto negativo


Cumprimentos
 

JAGP

New Member
Boas noites.

Amigo Polka, nem percebo a sua questão, ou melhor a lógica da mesma!

O Grupo em que vinha andou na frente desde o início e fez o percurso completo dos 60 km, o meu conta km marcava cerca de 63 km no final. Por isso digo, com o percurso dos 60 km completos nós fomos os 5 primeiros, mas isso também não interressa pois não houve classificações.

Já agora se o amigo chegasse a dizer que tinha sido o primeiro nos 60 km por ter feito algum atalho posso lhe garantir pelo menos 5 pessoas sabiam que estava a mentir, tal como no meu caso 4 sabem que estou a dizer a verdade.

Cumprimentos
 

Polka

New Member
Re:(RESCALDO) 2ª Maratona Tasquinhas - Benavente

Pois ai está a questão, não haver quem controlasse essas coisas, foi tudo feito com o minimo de gente. E quem mentisse, mentia.Quem estava na meta tambem não estava ralado com isso.
Percebeu agora a logica. já agora parabens pelo esforço, para nós que nos esforçamos para acabar isso é que importa.

As fotos ainda não estão no site
Cumprimentos
 

L4G4RT0

New Member
Para mim era simples resolver esta questão da competição que alguns pretendem fazer (e que para mim acaba por ser desagradável para todos os que apenas vão divertir-se): a próxima vez organiza-se uma partida adicional para quem quer participar na "corrida". A largada especial (até porque estávamos em terra de largadas) é 10 minutos antes dos outros para que em caso de azar os ases dos trilhos não tenham de perder tempo a "ultrapassar marrecos".
 

Polka

New Member
L4G4RT0 said:
Para mim era simples resolver esta questão da competição que alguns pretendem fazer (e que para mim acaba por ser desagradável para todos os que apenas vão divertir-se): a próxima vez organiza-se uma partida adicional para quem quer participar na "corrida". A largada especial (até porque estávamos em terra de largadas) é 10 minutos antes dos outros para que em caso de azar os ases dos trilhos não tenham de perder tempo a "ultrapassar marrecos".
Lá porque alguem te chama " marreco " não te dá o direito de chamares a quem quer que seja de Boi, com esse trocadilho das largadas.
Perdes-te toda a razão que tinhas em falar das " partidas " nos passeios.

Cumprimentos
 
Top