Rescaldo 11ª Maratona PortalegreBTT SportZone

GFAlmeida

New Member
Boa noite,
Esta foi a minha 4ª Participação na Meia-Maratona e tal como as outras anteriores só posso dizer bem!! Sou um pouco suspeito ao falar da Maratona de Portalegre pois esta realiza-se na minha terra mas temos que ser realistas, pois também participo em outras e.. esta organização é do melhor que há! Parabéns aos Ases! Compreendo que o preço elevado é um entrave a muitos que gostariam de vir (como anteriores maratonas com o dobro dos participantes).. e fico triste por muitos não terem a oportunidade de desfrutar desta festa do Btt! Esperemos que nas próximas edições se reveja este aspecto..certamente os Ases vão encontrar uma ou mais alternativas, pois esta Maratona é única e não pode deixar de fazer parte do calendário dos "amantes" do Btt! Até para o ano! ;)

Boas pedaladas,

Gonçalo Almeida
 

ncacao

New Member
Boas,
Foi a minha 1ª participação em PTG e adorei, superou todas as expectativas tudo 5 estrelas, mas a chegada a Portalegre vai ficar sempre na memoria foi brutal, espero para o ano estar novamente presente.
Cumprimentos
Nuno Cação
 

xtrui

New Member
Vivam,

Parabéns a todos os participantes, em especial aos vencedores. Parabéns à organização e a todos os elementos, da GNR, da Polícia, dos Bombeiros, etc., que permitiram mais de 10 horas de segurança e apoio na estrada e nos trilhos.

A maratona de PTG não desculpa faltas de treinos, nem se compadece com constipações ou recuperações de entorses, pelo que me espetou em último lugar, sem apelo nem agravo (e ainda dei graças a Deus e aos elementos da organização, na meta, por terem esperado mais uns minutos depois das 19:00H...)

De qualquer forma achei a maratona mais dura - com mais altimetria, mais rompe-pernas (depois de Soverete +- Km 70), menos trilhos rolantes (para descansar um pouco) e mais trilhos técnicos (as descidas depois da ZA1) que mesmo sendo cicláveis tornaram tudo mais duro e com menos zonas para descontrair ou descansar.

Claro que isto são opiniões pessoais e muito condicionadas pela falta de forma e de saúde (era mais acertado não ter ido, mas é muito difícil falhar uma partida nesta grande maratona quando estamos inscritos e mentalizados para a fazer desde Dezembro do ano anterior...). E sobretudo não são opiniões consensuais - muitos vão querer mais descidas técnicas ou mais declive a subir...

Assim, e com o único objectivo de dar um, por mais pequeno que seja, contributo para manter esta maratona no topo da popularidade em Portugal, aqui deixo umas opiniões, suponho, mais consensuais e objectivas:

1º Criar alternativas para uma inscrição mais barata - sem cortar na segurança, meios de evacuação, elementos no corte de estradas, sinalização, abastecimentos, etc. Provavelmente, poderão estabelecer uma inscrição mais barata com alternativas / pacotes mais simples - como já foi defendido neste fórum.

2º Diversificar (ainda) mais os percursos de ano para ano - parece-me que, nos últimos 3 anos, têm mantido 40 a 60% dos percursos de um ano para o outro (incluindo as inversões de sentido nos trilhos, como, este ano, em grande parte das subidas às antenas / cruzamento para as antenas). Depois de 11 edições e de, provavelmente, mais de 400 Kms de trilhos diferentes, poucos devem de ter conselhos para vos dar em termos de diversificação de trilhos em S.Mamede, desde a Rabaça até à Portagem, desde Besteiros até Portalegre.

3º Tentar evitar a inclusão de trilhos dificilmente cicláveis. Para isso temos meia dúzia de provas da Taça de Portugal, abertas a federados e não federados e muitas outras provas mais ou menos especializadas em areia, lama, singles técnicos, etc. Estou certo que a dureza e a diversidade de trilhos desta maratona são factores de atracção para muitos, mas terão que ponderar qual o patamar técnico máximo a que poderão chegar antes de tornarem o PTG demasiado exclusivo para 4 ou 5.000 participantes (ou o PTG 100 demasiado exclusivo para mais de 500 ou 600 participantes / ano).

4º Apesar de desejar um limite ao crescendo de dificuldades técnicas / físicas, não me parece razoável transformar o PTG num Passeio ou num Raide. Todos temos a imagem do PTG como uma maratona pura e dura. Neste sentido e como prémio (relativo e discutível mas instituído em quase todas as maratonas) estou de acordo com o mestre Marco Mestre na atribuição de um pódium aos primeiros classificados, numa merecida cerimónia de consagração.

Aproveito para deixar um abraço ao Gonçalo Guedes Rodrigues, pela sua companhia e pela sua perseverança, apesar da injusta adversidade mecânica - parabéns pelo teu espírito.

Votos de rápidas melhoras para os acidentados.

Cumprimentos

Rui Graça
 

Jon Lord

New Member
Boas
Pela 4ª vez em Portalegre, 3 maratonas e uma meia, este ano ia com a ideia de bater o meu recorde pessoal na maratona, não foi possível porque todo o percurso foi alterado, foi a maratona mais dura das três em que participei, a grande distancia das restantes, melhores trilhos, alguns singles engraçados, mas de facto vou refletir se irei mais alguma vez participar nos 100 devido à dureza física que esta maratona me infligiu. De resto tudo muito bom como de costume e o ambiente próprio envolvente sem igual no nosso pais, derivado também ao número de participantes, que embora tivesse baixado, foi insignificante, penso eu.

CSilva
 

ventuinhas

New Member
Bom dia,
Foi a 1ª vez em Portalegre foi para os 100km e só tenho a dar os parabéns áorganização tudo ***** o almoço então nem se fala aquela sopa de cação estavauma maravilha.


Boas pedaladas
Henrique Lavos
 

mcacao

New Member
Boas
Foi a minha primeira vez em Portalegre,adorei fiz os 60kms,espero estar presente para o ano nada a apontar de negativo.
Até para o ano:
Márcio Cação.
 

PlayGhost

New Member
3º ano que vou a Portalegre, e mais uma vez só tenho a dizer bem de tudo. Este percurso para mim apesar de não termos subido as antenas foi dos mais bonitos que fiz. Para o ano espero poder estar presente, se alterarem a politica de inscrições. 40€ para uma maratona é muito nos tempo que correm, e a prova disso está no numero inferior de participantes este ano, mesmo sendo esta a mítica das maratonas.
 

kimba

New Member
Eu que sou da zona, mais propriamente de Alegrete, posso dzer-vos que só não fomos mesmo lá acima ás antenas, porque infelizmente, o império dos sentados do Parque Natural da Serra se S. Mamede, não permitiram, o que é uma pena. Eu não compreendo mas ......
 

oliana

Active Member
Grande Rui. Acabaste e mai.... nada. Esse é sempre o meu primeiro objectivo. Para o ano tens a oportunidade de fazeres melhor se quiseres.
E ainda havia a sopa de cação á tua espera?
Claro!
Achei curioso o teu post e agarrei aqui a classificação que tinha imprimido ontem, para ver se eras mesmo tu.
Até para o ano.
Boas pedaladas.

Kimba.
Mais metro menos metro, não faltou muito. Ainda assim a beleza do percurso deste ano foi uma delícia. Talvez o melhor para mim. E com a tradicional passagem pela lindíssima Alegrete. Com aquela aproximação ao longe com as vistas do castelo. Magnífico.
 
Last edited:

ruigodas

New Member
Uma curiosidade... a 1ª senhora da meia maratona foi quem? é que eu estava na meta e a mesma foi anunciada logo após eu ter chegado também, e teria entrado na classificação em 215ª... mas aparecem duas senhoras no lugar 90º e 101º... já perguntei e ninguém se lembra delas... estou a sonhar ou houve trocas de dorsais?
 

bdiniz

New Member
Companheiro "Ruigodas"

Eu que terminei em 103º, segundo eles, tambem assisti a esse grande mistério, não há duvidas que houve trocas de dorsais.

aproveito tambem para deixar os meus parabens à grande equipa do BTT-TV que continuam a dar espectaculo com milhares de fotos e um video espetacular. Sem duvida que foi o melhor desta mítica maratona.

Aos Sr. dos ases do pedal: Não mudem de atitude e para o ano não me apanham lá, nem a mim nem a muitos dos cerca de 2.000 que pagaram este ano.

cumps,
bd
 

jlantunes

New Member
Boas,

Foi o meu 1º ano em Portalegre, depois de ter começado a praticar BTT há cerca de 1 ano! Apesar da minha reduzida experiência nestas andanças, neste último ano tive a oportunidade de participar em algumas (poucas) provas de xc e de participar em algumas organizações de provas BTT.
Face à minha experiência, devo referir o seguinte:
- O percurso (60km) era agradável, equilibradamente exigente, com boas subidas, zonas rápidas e algumas descidas com dificuldade técnica intermédia. Boas marcações e boa assistência. Faz jus à fama da prova, apesar de não me ter surpreendido especialmente, talvez por ser de uma zona com excelentes condições para o BTT;
- Almoço básico, com sopa de cação que estava boa, mas com um prato de carne rudimentar. Bebidas e sobremesas elementares;
- Banhos agradáveis, com água morna, apesar de, atendendo ao n.º de participantes, os balneários do estádio estarem bastante sujos;
Porém, depois do que referi, convém tirar algumas conclusões. Daquilo que vi e presenciei, não percebo porquê que esta prova se tornou tão frequentada e tão comentada no panoramna do BTT nacional. O valor da inscrição não justifica, de todo, aquilo que usufruimos. Mesmo com oferta de jersey (q poderia ser facultativo), o preço parece-me exagerado, já que participei, recentemente, em eventos para os quais paguei cerca de 20€ e que incluiram tb jersey de oferta, melhor almoço, melhores reforços, e prémios para os vencedores. E não tinham, com certeza, os apoios que a PGT tem. Qual Sportzone, qual KTM, qual quê. Só boa vontade dos organizadores.
Fica um repto para a organização: se querem manter o estatuto alcançado, façam a diferença! A vossa prova não se destaca em nada de muitas outras que temos pelo país fora. Apenas no preço!!! Preocupem-se em olhar aos pormenores, garantir um bom serviço, uma excelente organização
ou baixem os preços, porque o actual não é justificado!
A PGT é agradável, tem um bom percurso, mas podemos encontrar igual ou melhor, por metade do preço, em inumeros eventos por esse país fora!
 

TinaS

New Member
Também eu este ano participei pela 1ª vez nesta meia maratona tão afamada.
Tinha a ideia que quando se falava de Portalegre entre os bttistas ficava sempre um ar de "MISTÉRIO".
Na verdade gostei imenso. O percurso é bonito, as pessoas são muito simpáticas, acho que senti mesmo aquele tal "MISTÉRIO"
da maratona de Portalegre.
Deixo uma sugestão. Nesse dia as lojas relacionadas com a actividade deviam abrir mais cedo, ou haver um Stand no local.
Há muita gente que vem de muito longe, e acontecem sempre imprevistos de última hora (material que se esquece,
que se danifica no local, etc...); seria bom ter um local onde resolver pequenos imprevistos.

Parabéns pelo evento.
Eu adorei.

Cristina Salvado
bttGARDUNHA
 

MARCIO_LOPES

New Member
Uma curiosidade... a 1ª senhora da meia maratona foi quem? é que eu estava na meta e a mesma foi anunciada logo após eu ter chegado também, e teria entrado na classificação em 215ª... mas aparecem duas senhoras no lugar 90º e 101º... já perguntei e ninguém se lembra delas... estou a sonhar ou houve trocas de dorsais?

a primeira senhora é Andreia Lopes foi a minha irma que é junior tem 16anos...
e ficou na geral em 215º
so que houve permutas de dorsais de senhoras e era homens a correr pelo que me explicaram foi isso
a inscriçao dela foi oferecidae tinha outro dorsal e ja foi transferida a sua classificaçao para o dorsal 13471
 
Last edited:
Boas amigos do pedal:
Foi a minha terceira participação na maratona de Portalegre, sempre nos 100km, não entendo alguns participantes que tal como eu são "filhos de Portalegre" fazerem a meia, isso fazemos nós quando se juntamos ao fim de semana.
Quanto a organização eté compreendo o preço, é lógico que para muitos de nós é um preço exagerado, mas se tivemos em atenção e se por algum motivo nessecitamos de assistência rápida "como já sucedeu", até um helicópetro temos ao nosso dispor, são promenores que só damos valor quando nessecitamos.
Como já foi referênciado por vários participantes, a obrigação de temos a jersy deveria ser revista para que não se perca mais participantes, outro aspecto em que penso que poderia-mos poupar alguns euros no preço da inscrição seria a opção do almoço, muita gente que participa é das redondezas e poderá obtar por comer em casa ou até mesmo trazer de casa, tudo para se reduzir custos e temos os prticipantes que esta prova merece.
Quanto ao percurso achei que foi o mais bonito das três edições em que participei, até o S. Pedro veio a maratona sem capa de água.
Obrigado as pessoas das assistências,Forças de Segurança, Bombeiros, Cruz Vermelha, Escuteiros, Público em geral e sei lá mais quem, por se preocuparem com o nosso bem estar e pela simpatia e apoio que nos deram.
Obrigado aos Ases pelo magnifico dia de BTT que nos propuseram, eu voltarei em 2013 a contribuir com a minha presença e com tudo o que estiver ao meu alcanse para ajudar, mas não deixem morrer este dia, nós betetistas, os Portalegrenses e Portalegre precisa de inventos desta dimenção.
Obrigado por tudo
Ângelo Valério
 

pedroscott4

New Member
Bem quanto ao percurso classifico menos duro do que o do ano passado.
Mas agora uma pergunta ao senhores do parque natural da serra de sao mamede digam me la se voces percebem alguma coisa do campo? pelo que ouvi dizer foi que havia umas aguias ou uma planta nessa serra da antenas e que a nossa passagem prejudicaria essas especies. Para lhes dar um exemplo a esses senhores antes da ponte Vasco da Gama estar concluida engenheiros e especialistas no ambiente disseram que a passagem da ponte naquela zona prejudicaria e muito a fauna selvagem, hoje em dia passamos naquela zona e esta replecta de animais que ate encontraram ali um refugio e que a passagem da ponte nao os prejudica e ainda os beneficia.
Quanto ou almoço considero o do ano passado melhor a sopa de caçao sabia muito a vinagre.
Quanto aos banhos e a organizaçao de novo muito bem coordenados e organizados os abastecimentos 5 estrelas.
Ate para o ano. E se os senhores do parque virem esta mensagem espero por voces nas antenas!!!
 

jmmribeiro

New Member
Pelo 3.º ano em Portalegre, e quanto a mim a mística mantém-se.

É lógico que não se pode agradar a todos e as opiniões têm que se respeitar. Adorei o percurso, o ambiente durante a prova, bem como na chegada. Os custos com esta prova são elevados e só os verdadeiros amantes da mesma não lhe conseguem resistir, pois quem vai de Gaia como eu, além da inscrição, tem que pagar portagens, combustivel, alojamento e refeições. Com mais 200€ dava para passar uma semana de férias low-cost.

Concordo com quem diz que algo tem que ser melhorado (a meu ver só ao nível do preço). Uma sugestão que gostava de deixar era que para o ano abrissem um tópico da prova aqui no fórum, para podermos trocar umas ideias, dado que entre a inscrição e a prova decorrem uns meses e é importante termos onde escrever sobre a prova.

Ando nestas andanças desde 2008 e nunca tinha tido uma neutralização da prova, que aconteceu perto da chegada, onde um betetista caiu e tivemos todos que parar até os bombeiros chegarem ao local. A segurança acima de tudo.

Deixo os parabéns à organização e a todo o seu staff, bem como todas as autoridades envolvidas.

Fico na expectativa quanto ao próximo ano...

Com um abraço amigo,

José Ribeiro "Power".
 
Top