Quedas Perigosas

Espero, sinceramente, que no caso das situações que eu expus nos meus dois posts anteriores; que eu esteja errado e que o tempo não me venha a das razão! :( :( :(

E não vou voltar a escrever algo neste tópico! Stop! Over and Out!
 
Last edited:

Kota2wheels

New Member
Ora boas, meus caros.
Desculpem lá o meu apelo à vossa paciencia, mas acontece que nao nasci ensinado.
Como ando de BTT (sem fazer BTT ainda) há poucos meses fiquei sem preceber uma coisa que certamente me podem explicar:
Como é que sei qual é o grau de dificuldade de um trilho andes de lá meter a fuça?
E de uma prova?
Qual o link onde refere estes níveis de dificuldade?

Se não for para responderem de uma forma clara e objectiva não se macem, porque não será convosco que vou aprender alguma coisa.
Eu gostaria de experimentar BTT sem abrir uma conta permanente no INEM ou nos Bombeiros, mas não sei como começar nem com quem?
Que tipo de percurso (actividade) dentro do BTT deverei seguir, de forma racional e com dificuldade crescente (e mantendo-me vivo)?

Obrigado pelos vosso esclarecimentos, especialmente se o forem, de facto.
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Meu amigo a melhor maneira de conheceres te a ti próprio, primeiro precisas de saber o que pretendes da modalidade. Todos os trilhos são ultrapassaveis com menor ou maior dificuldade ou com menor ou maior velocidade. Eu comecei á cerca de 1 ano a aventurar-me nos trilhos na minha zona mas com uma certa calma. Quando repeti os mesmos trilhos já encarei com outra confiança, porque começamos a conhecer do que somos capazes. Neste momento meto-me em sítios com pedra solta, descidas vertiginosas, campos arenosos, campos agrícolas, zonas de mato mas sempre com algum cuidado pois não deixa de ser um hobby e ficar em casa de baixa médica não dá jeito. A nível das provas ou passeios não existem níveis defenidos. Mas regra geral os organizadores atríbuem notas de dificuldade entre 1 e 5 para a malta contar com o que vem. Como és de Oeiras um dos maiores santuários de BTT fica em Sintra. Tem de tudo um pouco. Lá podes aprender bastante com os trilhos existentes e com dezenas de pessoas que o frequentam. Se quiseres uma coisa mais rolante vai até ao Estádio Nacional. Este ano vai decorrer no Jamor as 24 h btt, onde podes ir vêr os prós em acção. Uma coisa é certa mesmo em sítios planos podemos caír mas o mais importante é ter consciência do que podemos fazer e não arriscar em demasia.

Espero ter ajudado,

Filipe Queirós
 
Last edited:

Kota2wheels

New Member
Obrigado Kaiser
Foste elucidativo. No passado domingo fui até Colares e há um track giro de se fazer:

  • BTT S4 — Vinho de Colares:
    Extensão: 15 km, sobrepõe com PR -S8 (cf. n.º 3 do artigo 22.º);
    Duração média do percurso: duas horas e trinta minutos;
    Partida/chegada: Adega Regional de Colares;
    Dificuldade: técnica: baixa; física: baixa.
Os percursos são marcados no terreno com marcas de orientação ou de direcção.

Grande abraço e boas pedaladas
 
Top Bottom