Que liquido levam no camelbak \ bidão?

abelha2

Active Member
Acho que as necessidades de hidratação dependem do ritmo tmbem de cada um...Eu posso ir duas horas a pedalar ali mesmo nas calmas, pouco transpiro, nao tenho tanta necessidade....Experimentei uma vez beber o recomendado e ate fiquei mal disposto de tanta agua que tinha na barriga...Atenção nao tou a dizer que nao devm beber, tou a dizer que devem beber proporcional ao esforço que vao a fazer...Se chegarem a casa com muita sede e beberem muita agua depois, provavelmente é sinal que a deviam ter bebido pelo caminho
 

A.Moura

Member
O mas o problema e que Gold Nutrition - Gold Drink são mais caros que o isostar e o aptonia, podem ser muito melhores mas todos levam a coisa mais importante Água do cano :), agora e uma opção de escolha de de € :)
 

Amagortis

New Member
A.Moura olha que pelo que sei o Gold Nutrition - Gold Drink não é mais caro que o isostar que o aptonia até pode ser, mas se procurares bem encontras o Gold Nutrition a preços bastante interessantes.

Cumps
 

melros

New Member
Boas pessoal da sede, porque razão não levam o dito liquido de hidratação no camelback?
É só porque ele mancha o depósito, ou têm outra contra-indicação?
 

t-stoff

Member
Levo isostar fresh, sempre me dei bem com ele e faz-me lembrar os tempos idos em que tinha força e resistência!
factor poção magica. : )
 

froids

Active Member
Normalmente levo somente água na mochila de hidratação.
Há dias enchi 2.5lt com GoldDrink Premium para uma volta de 100kms mais durita... Perfeito!

Tenho agendadas algumas aventuras, com quilometragens superiores a 100kms e acumulados bem puxadotes, em que o conteúdo do camelbak vai ser o acima indicado...
Sabor Frutos do Bosque (acho)... uma delícia ehehehehe

Mas por norma, água...


Abraços
:xau:
 

iMiguel

Member
Eu levo so agua.

Quanto ao beber durante a volta, depende de cada um. Eu +/- de 20 em 20min (depende) bebo sempre um pouco. Claro que se o esforço for maior, ai é que diminuo mais o intervalo de tempo.
 

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal,

A questão da bebida tem muito que se lhe diga e não é barata, mas...

O mais importante de tudo é ficarmos hidratados durante a volta. Se bebermos pouca água podemos perder cerca de 20% do nosso rendimento e em casos extremos desmaiar.

No inverno necessitamos de menos água para arrefecer o nosso organismo porque o calor é menos. Mesmo assim no mínimo 500ml por cada hora, sendo que no verão este valor pode duplicar, dependendo muito de rider para rider, do esforço desenvolvido e da temperatura e humidade.

Mas também não convém beber água a mais, porque além do peso que temos de carregar extra, ainda podemos ficar mal dispostos e com a sensação de muito cheios e isso não é positivo.

Para se ter uma noção melhor da quantidade de água que se deve beber, pode-se fazer um exercício muito simples para no fim da volta percebermos se bebemos água a mais ou a menos. Para isso, basta uma balança, de preferência digital. Uma pesagem antes da volta e outra quando chegamos. O peso deve ser mais ou menos o mesmo, ou seja, toda a água que perdemos foi reposta e isso é o mais importante, pois assim garantimos um bom funcionamento do organismo e uma melhor recuperação pós treino.

A história do rider que foi andar de bike e que quando chegou a casa perdeu 500grs é treta, o que ele perdeu foi 500ml de água que lhe estão a fazer muita falta. Quanto muito perdeu algumas 40grs de gordura, lol.

E bebidas isotónicas ou energéticas vale a pena levar?

Mais uma vez depende da situação.

Como já disse o essencial é a hidratação. Se a volta for inferior a 2h e gastarmos um consumo de 1200kcal, água é suficiente e é o mais barato. Se a volta for maior, superior a 2h e inferior a 3h com um consumo calórico entre as 1200/2000kcal, aí já começa a fazer sentido levar algo para comer, tipo barras energética ou uma peça de fruta e uma bebida isotónica.

Neste caso há a solução barata ou caseira. Se for verão, num litro de água misturar entre 20/40grs de frutose (açucar das plantas que se vendem em casas de produtos dietéticos), cerca de 0,8grs de sal e metade de um limão. Se for inverno, pode-se aumentar a quantidade de frutose até um máximo de 60grs/l, nunca mais.

Se pretenderem utilizar outros produtos, é melhor usarem sempre em pó e passo a explicar. Infelizmente todas as marcas de material isotónico nunca o refere porque não lhes interessa, pois é mau para o negócio, mas há diferenças entre o inverno e o verão.

Como no verão suamos muito mais, é necessário repor mais água. O nosso organismo para assimilar a glucose que vem nas bebidas necessita de muita água (por isso as barras energéticas dizem que no fim de as comer deve-se beber pelo menos 250ml de água). Então temos 2 consumos, por um lado o que suamos, por outro a enorme quantidade de água que é necessária para "absorver" 60grs de glucose/h, que é o máximo que o organismo deve absorver por hora. Se repararem, grande parte das bebidas ultrapassam as 60grs de glucose por litro e isso não tem interesse, principalmente no verão, pois a água em vez de ser canalizada para nos arrefecer através do suor, processo mais importante, é canalizada para transformar a glucose em energia, processo menos importante. Os fabricantes sabem disto, mas metem mais "açucar" para tornar a bebida com melhor sabor e para cativar os clientes através do gosto.

Se utilizarmos produtos com pó, podemos meter mais ou menos consoante a altura do ano e os gostos pessoais de cada um.

Se a volta for muito grande, como muitas que faço, mais de 4h, consumos energéticos entre os 3000/6000kcal, aí temos mesmo de levar a bucha e até apostar no Goldrink Premium, mais caro mas mais completo em vitaminas, sais, etc. Nesta altura o corpo já perdeu muitos sais essenciais que começam a fazer falta.

No fim de uma volta grande, o Fast Recovery ajuda-me a recuperar mais depressa. Deve-se beber muita água a seguir a uma volta destas e logo que possível comer bem. Pode-se beber uns sumos mas nunca álcool, pois é diurético e é tudo o que o organismo não precisa.

E lembrem-se, o essencial é beber água quanto baste. No fim alongamentos e uma boa alimentação.

Lavo o Camelbak com água corrente e por vezes lixívia. Deixo-a lá uns dias sem qualquer problema. No fim é lavar bem com várias mudas de água e fica tudo porreiro e desinfetado. Também se pode por água com sal ou sumo de limão ou ainda vinagre. Meter o Camelbak no frigorífico também é boa ideia.
 

Rui Marçal

New Member
Obrigado malta,

E metam muita água, enquanto a Troika não se aperceber que podíamos ter Inspeções Periódicas Obrigatórias para irem buscar mais umas massas vamos pedalando sem fazer grande alarido. lol.
 

SeteGu

Active Member
Bebidas isotónicas nunca bebi, sequer... Para mim, água é mais do que suficiente...

Quanto muito, por vezes levo chá com açúcar e (claro) algo para comer (banana, por exemplo). Não sei se fará mal ingerir chá preto enquanto se faz exercício. Ainda que não o faça muitas vezes, quando o faço normalmente opto por chá preto ou verde e o açúcar normalmente é frutose.

Não sei se é correto ou não mas sinceramente nunca me dei mal.
 

Rui Marçal

New Member
Olá SeteGu,

Não sei se fazes bem em beber chá preto, posso estar enganado mas o chá preto não é diurético? Se for, urinas mais e isso é negativo. Quanto à frutose se não meter mais de 60grs, por litro de água porreiro. Se adicionares uma pitada de sal, menos de 1gr/l melhor ainda, o sódio é necessário e nós perdemos algum pelo suor.
 

Rui Marçal

New Member
Não sou grande especialista em chás, como tal e se é diurético NÃO se deve levar no Camelbak, deve-se tomar à lareira, não a subir ladeira, lol.
 
Top