Quais os sistemas rivais do "Brain" da SPZ?

P

Pedro Teixeir

Guest
Com o objectvo de adquirir uma bike nova por cerca de 2000 euros ( já a esticar),e, tendo em conta o vasto mercado de bikes, uma vez experimentado o sistema "brain" da spz do qual sou fã, gostava de saber se outras marcas possuem sistema concorrente/rival, nomeadamente as canyon (Anti-Squat-Kinematic???, alguém tem conhecimento deste sistema?). Refiro as canyon pois na minha opinião sao as melhores bikes relação preço/equipamento, já com a relação qualidade (nomeadamente do quadro) não me posso pronunciar.E que outros sistemas existem rivais do brain??
Obrigado. Cumps
 
Last edited:
P

Pedro Teixeir

Guest
Exactamente (caso seja possível), pois sinceramente so conheço mesmo o sistema "brain" que é quase como um "2º amortecedor", realmente é impecável. No entanto ando a ver outras bikes, mas fisicamente não encontro nenhuma estrutura nelas, (ou seja como o brain que está situado junto ao disco traseiro),que ajude a executar a mesma função..
 

Jepas

Super Moderador
Existem sistemas de plataforma para evitar o bombear das suspensões, nomeadamento o SPV da Manitou e o ProPedal da Fox.
São sistemas diferentes do Brain, porque esse está patenteado e como tal, mais nenhum pode ser igual.
 
P

Pedro Teixeir

Guest
Obrigado Jepas pelo teu contributo.realmente eu percebo isso. A minha principal dúvida prende-se com o facto de os outros sistemas existentes serem tão eficazes (ou mais ou menos, se é que existe possibilidade de serem comparados) como o Brain da spz. Digo isto pois não tenho mesmo termo nenhum de comparação. Por exemplo estou indeciso na compra de 2 bikes ( e por esta questão sei perfeitamente que a deveria ter colocado no fórum "estou a pensar comprar" mas como se prende mais com a questão "técnica" optei por colocar aqui), a canyon nerve AM 7.0 devido ao excelente preço pelo equipamento e qualidade de construção alemã, e a spec stumpjumper elite. Preferencialmente gosto mais da spz mas pelo preço...enfim.Neste contexto surgiu-me a dúvida se devo esperar até a poder adquirir (devido ao Brain) ou apostar na canyon com o sistema Anti-Squat-Kinematic ( cujo sistema não tenho feedback absolutamente nenhum quanto a funcionamento etc etc)?...
Obrigado. Cumps
 

nmcp

New Member
Viva Pedro,
Eu até à duas semanas atrás estava na mesma situação que tu. Acabei por me decidir pela aposta segura do Brain e sou o muito feliz proprietário de uma Spec Epic Comp. No meu caso não foi só o Brain que pesou na decisão mas também o factor assistência e valorização futura. E ainda bem que me decidi pela Epic porque de facto já precisei da garantia, o disco da frente tinha um defeito e foi trocado na hora. Com outra marca ainda devia estar à espera que me resolvessem a situação.
Ponderei a Canyon Nerve XC 7.0 e a Giant Anthem X4. A Canyon porque usava amortecedor Fox RP2, que pelo que li tem algum sucesso a evitar o bombear. A Giant porque tem um dos melhores sistemas de suspensão, o Maestro, que mesmo com um amortecedor mais "simples" da Fox, tem um comportamento ao nível das melhores. Acabei por descartar a Canyon porque esgotou e pelas eventuais dificuldades com a assistência.
No teu caso, como pelo que percebo estás mais virado para all mountain, sugeria-te que visses as Giant Trance que também usam o sistema Maestro, e ao que sei estão a ser escoadas com 20% de desconto. Se quiseres ponderar uma oferta mais XC então recomendo vivamente a Epic. Qualquer uma destas consegues encontrar dentro do teu orçamento. Se precisares de contactos manda PM.
 
P

Pedro Teixeir

Guest
Obrigado nbcp pelas dicas.Vou levá-las seriamente em conta, uma vez que adoro as spz mas detesto os seus "absurdos" e "exorbitantes" preços, tendo em conta o equipamento que trazem comparativamente com outras marcas também excelentes mas com menos "fama". Mesmo assim, e não conhecendo muito bem aquele sistema das canyon, e tendo em conta que estão esgotadas (a nerve am 7), acho que devo esperar pois têm um preço inquestionável para além da qualidade de que alguns users falam.....
 

FJOTA

New Member
E ainda bem que me decidi pela Epic porque de facto já precisei da garantia, o disco da frente tinha um defeito e foi trocado na hora. Com outra marca ainda devia estar à espera que me resolvessem a situação.

boa piada
 
P

Pedro Teixeir

Guest
FJOTA, queres dizer com isso que a spec não terá uma boa assistencia?/ ou que é muito pouco provavel que o disco do colega bttista nbcp tenha sido trocado devido a estar danificado??
 

fitty77

New Member
Nmcp, foi trocado na hora e mais não fizeram que a obrigação. Contudo dou-te o exemplo de um colega meu que numa Spec um dos carris do selim cedeu e ainda hoje está à espera que a garantia cubra.... Essas coisas podem correr bem ou mal em qualquer marca. Falaste da Canyon e disseste que tinhas receio pela assistência. A assistência não existe oficial, mas podes fazer em qualquer lado, mas a garantia, digo-te que para mim foi uma surpresa (bastante positiva). Já não tenho a bike, nem tenho nenhuma outra Canyon, mas se tivesse que comprar uma, comprava sem receio. O pós venda da marca evoluiu muito e funciona muito bem.
 

nmcp

New Member
Não tenho experiência com a Canyon e não dúvido que as situações sejam resolvidas, mas no meu processo de pesquisa deparei-me com o post http://www.forumbtt.net/showthread.php?29646-Garantias-amp-Service-Center , da responsabilidade da própria Canyon, que diz o seguinte:

"Mais uma informação adicional:
- Os componentes FOX têm prazos de reparação que podem levar entre 2 a 3 semanas;
- Os componentes do grupo SRAM (Rock Shox, AVID, etc..) têm prazos de reparação entre 2 a 3 semanas;
- Os componentes FORMULA têm prazos de reparação entre 2 a 4 semanas.

Componentes Shimano têm de ser enviados para Koblenz - Alemanha. O importador não nos trata das garantias.

Componentes FSA têm prazos de resolução indetermináveis. O importador é pouco célere na resolução dos problemas. Os próximos que surgirem irão directamente para Koblenz - Alemanha.

Quadros ou escoras:

- desde o primeiro contacto (e caso tenhamos toda a informação necessária [fotos, número do quadro]) até á resolução do problema (e entrega ao cliente) podem decorrer entre 3 a 4 semanas."

Pessoalmente achei os prazos demasiado alargados para ficar sem bike na eventualidade de um problema, mas de facto não se pode ter tudo. Por algum motivo as Canyon têm preços imbatíveis...
 

ricabike

Member
Boas o FJOTA nao se soube explicar com "boa piada" pois o disco tem uma marca que nao é SPZ e se tem um defeito qualquer loja "fisica" que te venda uma bike concerteza que te troca o disco, o mesmo nao se passa se comprares pela net, ate pode ser que te consigam solucionar o problema, mas perderas bastante mais tempo e dinheiro para resolve-lo.
 

nmcp

New Member
Era exactamente essa experiência que queria transmitir. Loja física vs loja online e ainda por cima no estrangeiro.
 
Top