Não te posso ajudar por experiência própria pois nunca usei quadros de alumínio, já que sempre usei quadros de aço, mas em conversa com pessoal que já usou todos os materiais o que me disseram é que actualmente a diferença do aço para o alumínio se nota apenas ao fim de muitas horas na bicicleta. E nessas situações percebe-se que o aço poupa um bocado o corpo por absorver melhor as vibrações.
A ideia que tenho neste momento, por conversas e do que tenho lido é que as bicicletas de alumínio evoluíram muito no aspecto do conforto pelo design dos quadros que estão feitos de forma a absorver um pouco melhor as vibrações. Durante os anos 90, em que rendimento máximo significava rigidez máxima haviam muitas bicicletas que pareciam de pedra, e por esse motivo partiam com frequência.
Por outro lado os quadros de aço parecem-me estar mais rígidos que antigamente pois a flexibilidade excessiva era um dos pontos fracos comparado com o alumínio. Isto é, as bicicletas de alumínio tornaram-se mais confortáveis e as de aço mais rígidas.
Infelizmente os quadros de aço de hoje em dia também me parecem ser de qualidade um bocado fraca. Os quadros da Sobre andarão pelas 2300g no tamanho M (Sobre DAD). Dependendo do peso do quadro que tens neste momento poderá ser um acréscimo de algumas centenas de gramas.
Quadros de aço na casa das 1500/1700g, de espessura variável tripla ou até quadrupla, com tubos de topo da Columbus, Reynolds ou Tange acho que já não se fazem hoje em dia, e se se fizerem pagarás se calhar quase 1000€ por um.
Pessoalmente se viesse a usar roda 29 seria com um quadro de aço. Mas seria apenas por uma questão estética pois não vejo hoje grandes vantagens em usar este material. O tempo das Kona Explosif, da Mongose, Voodoo, etc., com o melhor aço trabalhado da forma mais avançada já lá vai.
O que podes considerar é um espigão de selim com amortecedor. Há muita gente com problemas de costas que não queria uma suspensão total e que voltou a fazer Btt depois de comprar um.
Tens marcas excelentes com diferentes sistemas de amortecimentos. Os Cane Creek são altamente reputados embora caros e com uma estética diferente, os da Use são um pouco menos caros e com uma estética mais tradicional mas também muito bem cotados e os da Suntour são muito acessíveis e das reviews que li são muito bons.
Eu usei durante uns anos um espigão de selim com amortecedor da Rock Shox e garanto-te que aquilo absorvia muito bem os impactos e reduzia o cansaço.
Aqui estão uns exemplos dos espigões com amortecedor.
Cane Creek
Use
Suntour