Quadro Aço

serici

Member
Boas,
Atualmente tenho uma QUER CXR 2 - 2017
Estou muito satisfeito com a bicicleta mas ando tentado a trocar o quadro por 1 em steel. Andei a ver quadros SOBRE e ON ONE e gostaria de algum feedback uma vez que sou novato nestas vidas:

1 Conforto: steel vs alumínio
2 Mecânica: consigo passar os componentes da minha bicicleta para estes quadros

Obrigadus
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Essa QUER tem transmissão SLX 1x11, rodas crossride e suspensão Rockshox certo?

Se for essa eu investia era num quadro em carbono..
 

serici

Member
a bke que tens está bonita..Não vais ganhar nada com isso. Muito menos mudando o quadro...
Queres mudar porque?
A ideia em mudar tem haver com o conforto. Tenho colegas que andam em aço e consideram mais confortáveis que alumínio. Carbono está fora de questão
 

m.r.f.

Active Member
O que ganhas no conforto, deve ser pouca diferença. Ganhavas mais se fosses para uma de suspensão total.
E com um quadro de aço vais ganhar cerca de mais 1k na bike.
 
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Joseelias

Well-Known Member
Não te posso ajudar por experiência própria pois nunca usei quadros de alumínio, já que sempre usei quadros de aço, mas em conversa com pessoal que já usou todos os materiais o que me disseram é que actualmente a diferença do aço para o alumínio se nota apenas ao fim de muitas horas na bicicleta. E nessas situações percebe-se que o aço poupa um bocado o corpo por absorver melhor as vibrações.

A ideia que tenho neste momento, por conversas e do que tenho lido é que as bicicletas de alumínio evoluíram muito no aspecto do conforto pelo design dos quadros que estão feitos de forma a absorver um pouco melhor as vibrações. Durante os anos 90, em que rendimento máximo significava rigidez máxima haviam muitas bicicletas que pareciam de pedra, e por esse motivo partiam com frequência.

Por outro lado os quadros de aço parecem-me estar mais rígidos que antigamente pois a flexibilidade excessiva era um dos pontos fracos comparado com o alumínio. Isto é, as bicicletas de alumínio tornaram-se mais confortáveis e as de aço mais rígidas.

Infelizmente os quadros de aço de hoje em dia também me parecem ser de qualidade um bocado fraca. Os quadros da Sobre andarão pelas 2300g no tamanho M (Sobre DAD). Dependendo do peso do quadro que tens neste momento poderá ser um acréscimo de algumas centenas de gramas.

Quadros de aço na casa das 1500/1700g, de espessura variável tripla ou até quadrupla, com tubos de topo da Columbus, Reynolds ou Tange acho que já não se fazem hoje em dia, e se se fizerem pagarás se calhar quase 1000€ por um.

Pessoalmente se viesse a usar roda 29 seria com um quadro de aço. Mas seria apenas por uma questão estética pois não vejo hoje grandes vantagens em usar este material. O tempo das Kona Explosif, da Mongose, Voodoo, etc., com o melhor aço trabalhado da forma mais avançada já lá vai.

O que podes considerar é um espigão de selim com amortecedor. Há muita gente com problemas de costas que não queria uma suspensão total e que voltou a fazer Btt depois de comprar um.

Tens marcas excelentes com diferentes sistemas de amortecimentos. Os Cane Creek são altamente reputados embora caros e com uma estética diferente, os da Use são um pouco menos caros e com uma estética mais tradicional mas também muito bem cotados e os da Suntour são muito acessíveis e das reviews que li são muito bons.

Eu usei durante uns anos um espigão de selim com amortecedor da Rock Shox e garanto-te que aquilo absorvia muito bem os impactos e reduzia o cansaço.

Aqui estão uns exemplos dos espigões com amortecedor.

Cane Creek
cane-creek-thudbuster-lt-suspension-seatpost.jpg


Use
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Suntour

suntour-sp12-ncx-suspension-seatpost-124948-en.jpg
 
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PedroTenreiro

Active Member
Boas.
Tive até hoje 5 quadro HT e vou no meu 3º FS.
Nos FS tive 2 de alumínio e tenho agora um completamente em carbono. Nos HT comecei nos alumínios (XC), tive dois carbonos (XC e AM) e acabei com um um em aço.
Os últimos dois quadros HT que tive foram um On One 456 em carbono e um FireEye Flame em Cromoly 4130. Ambos de AM/Enduro nos quais usei sempre rodas 27.5 com pneus grandinhos.

Ponto 1: Se queres conforto, não vás para HT.
Ponto 2: Da MINHA experiência, os quadros em carbono são mais desconfortáveis do que os de alumínio.
Ponto 3: Assim como há vários tipos de carbono e de disposição de "malhas", há também vários tipos de ligas de aço (e de alumínio)

Posto isto: adorei tanto um como o outro, mas divertia-me mais com o quadro de aço. Não porque fosse melhor, mas porque sabia que era mais resistente no caso de uma eventual queda. Soltava-me mais a descer em coisas mais técnicas. Isto é um ponto de de análise altamente subjectivo porque o 456 foi um quadro excelente. Em todos os aspectos e eventualmente mais capaz do que o 456.
Quanto ao aço, hoje em dia tens vários quadros para múltiplos fins sendo que as modalidades mais agressivas usam mais este tipo de quadros embora haja alguns cuja praia é o XC.
Existem montes de ligas também, desde a mais comum 4130 até às mais exclusivas reynolds 653, 853 e a super exclusiva 953 que têm outras propriedades e são mais caras.
Quanto ao conforto dos quadros em aço... apesar de muita gente ser da opinião de que são mais confortáveis que outros materiais, eu não notei. No entanto, o meu quadro era de uma gama relativamente baixa, pesado e por isso mais rígido. Acredito piamente que esse acréscimo de conforto seja mais sentido em quadros mais caros e/ou com outra liga que o 4130 (que está muito longe de ser má, atenção!!!). Acho que mais do que o material do quadro, uns pneus com bom balão e nas pressões correctas, produzam mais efeitos nesse aspecto. O mesmo se aplica à suspensão.
Tens montes de marcas de quadros em aço com umas propostas muito interessantes... Muitas delas são britânicas. Ragley, Cotic, Stanton, Production Privee, Chromag, On One, etc.
 
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