Provas de 24 horas: Como preparar?

Psam76

New Member
Boas,

Este ano queria participar numa prova de 24 horas, queria alguns conselhos sobre o que levar para comer durante a prova, quando descansamos, etc ....

Obrigada

Psam76
 

nidiashy

New Member
Boas,

Este ano queria participar numa prova de 24 horas, queria alguns conselhos sobre o que levar para comer durante a prova, quando descansamos, etc ....

Obrigada

Psam76



Dia 1 e 2 de Junho irei participar nas 24h do Estádio do Algarve e também estou interessada em saber alguns conselhos em termos alimentares :)
 

cayto

New Member
Vou certamente acompanhar este tópico que com o conhecimento do pessoal irá contribuir bastante para a preparação não só para este tipo de provas!

24h ainda está muito longe dos meus objetivos, mas é sempre bom ler alguns conselhos do pessoal ;)
 

Eduardojsg

New Member
Se for equipas de 4 ou 6 não há grande ciência em termos alimentares e de descanso, agora a solo ou a 2 já não me prenuncio.
 
Participei nas 24h Barcelos a solo e posso dizer que fisicamente e psicologicamente é muito duro e tens que ter espírito de sacrificio. Quanto a preparação física se fores a solo ou equipa de 2 tens que começar a treinar antecipadamente e bem com treinos regularas, ou se seja tens que delinear um plano de treinos para ti. Quanto a alimentação durante a prova eu nas 24h Barcelos fazia entre 4 a 5 voltas parava para encher o bidão e aproveitava para comer umas sandes e fruta, porque 24h não se fazem com gel e barras energéticas, e entre as 11h e as 12h como uma massa com atum que tinha levado de casa.
 

Psam76

New Member
Boas Thiago 21,

Vou fazer a prova a solo.

Ja pratico BTT ha alguns anos e tenho boa preparaçao física.
 
Last edited:
Eu gostava de poder fazer um dia uma prova desse tipo, penso que para além da preparação fisica irá exigir muito espirito de sacrificio.
E uma cuidada gestão do esforço.
 

cayto

New Member
Para este tipo de provas é importante de facto conhecer-se, ter um grande espírito de sacrifício e vontade e saber fazer uma boa gestão do esforço face aquilo que a prova vai exigindo.

A alimentação nestas provas é na minha opinião um fator determinante. Um erro de alimentação, e pode ditar não digo uma prestação má mas não tao boa quanto possivel.
 

JoaoPeixe

New Member
Boas, quem te pode ajudar é o Marreiros, uma vez que ele esteve à pouco tempo no campeonato europeu de 24h BTT com o brilhante 13º lugar!!! ;)
 

Marreiros

Active Member
Obrigado João mas o 13º não foi brilhante... Mas obrigado pela força. :D Apenas corri cerca de 9h e 30m e parei porque estava em hipotermia avançada, mas isso são contas de outro rosário. ;)

Amanhã vou tentar passar por aqui e para deixar umas dicas gerais e também para responder ás mensagens privadas.


Abraço
 

nidiashy

New Member
Eu irei participar nas 24h de Btt do Estadio do algarve numa equipa de 4 femininas, e realmente andamos um bocadito à "tona" de o que levar para comer! Além dos geís e barritas, massas é o que não irá faltar na nossa ementa, mas acho que só com isto nao chega...

Em termos de treinos, tenho treinado bastante (quer dizer +/-, fim de semana passado fiz 90km, e hoje 54km, ), mas vejo que ainda é pouco, para a prova!! :/ Mas prontos.. a ver vamos!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ir em dupla não é tão duro como parece. Em termos de preparação e gestão do esforço é semelhante a uma maratona das boas. Quem for para ganhar vai bem rápido.

A solo requer preparação mas acima de tudo vontade e espírito de sacrifício, especialmente quando chega a madrugada, e com ela vem o frio, o sono, o cansaço, etc...

A alimentação em andamento faço igual ás maratonas, barras e geis energéticos e bebida isotónica. Quando paro, aproveito para beber um pouco de bebida de recuperação e comer umas garfadas de massa e atum, que sempre entretém mais o estômago.

A gestão da corrida e do descanso cabe a cada um, mas quem for para ganhar não vai parar para descansar.
O ideal é aproveitar as paragens "obrigatórias" para por as luzes ao fim do dia, trocar a bateria a meio da noite e tirar as luzes ao amanhecer, para comer a massa com atum, por óleo na corrente, vestir a roupa mais adequada ás condições climatéricas.
Estas paragens devem ser o mais curtas possível, quanto mais tempo parados, mais o corpo arrefece, mais a vontade de voltar ao percurso decresce, e claro, menos tempo estamos a andar.

A nível de mecânica também podemos levar algumas peças mais susceptíveis de falharem suplentes, como pneu, corrente, pastilhas de travões, líquido selante, cartuchos de CO2... E as ferramentas necessárias para essas tarefas.

Quanto à preparação física antes da prova, o importante é fazer alguns treinos longos e aproveitar bem o tempo que temos disponível. Desde que sejam bem aproveitados, 3 treinos por semana dão para andar muito!
E apostar nas subidas nos treinos, pois 24h de BTT não se ganham a rolar!

Eu estou a preparar a minha participação a solo nas 24h de BTT de Coruche, dias 29 e 30 de Junho. Podem ver as voltas e treinos que faço na minha página do Strava, basta registarem-se.
 

Psam76

New Member
Boas pessoal,

Ninguém quer revelar os seus segredos? oh que pena!

Vá lá postem alguns conselhos.

Obrigada
 

Polegar

Active Member
Vou tentar dar uma pequena ajuda, pois isto depende de pessoa para pessoa. vais competir a solo? tens objectivo de ganhar? então prepara-te para andar para cima de 22 horas em cima dela, com paragens mínimas. (2 minutos durante o dia) e 10 minutos para comer e colocar luzes.
boas Luzes
baterias que cheguem para andar pelo menos 9 horas nocturnas.
Roupa inverno e de verão (nunca se fia no tempo, as noites são tramadas)
comida algo que estejas habituado
Comer muita fruta
alternar com sais e agua (no meu caso)
de noite de vez em quando tomo redbull ou algo do genero
levar material de mecânica e peças suplentes (rodas, guiador, avanço, camaras e afins)
ter alguém que te conheça muito bem a dar te assistência (fundamental).

Primeiras horas de corrida são para definir posições. A partir da 5 ou 6 hora e para tentar ganhar uma ou outra posição ou manter e melhorar. Noite muito força psicologica (tanto para quem corre como para quem dá assistência)

ficam aqui os meus 5 cents. mais qq duvida vai postando
 
Top