Problema numa FOX 32 100 RL

ric-santos

New Member
Boas!

Este fim-de-semana numa voltinha de estrada (para a esposa treinar os pés presos) reparei que quando bloqueio a dita suspenção ela não fecha complectamente, ou seja realmente fica bastante dura, mas se eu precisonar ela desce, situação que não acontecia até agora, se fechasse TUDO, ficava que nem uma pedra.

Já tinha verificado que o dito bloqueio só começava realmente a fechar apartir aí de 40% do movimento de rotação, mas :s pensei que fosse mesmo assim.

Agora terá alguma coisa haver com isso?

Deresto a suspenção tá fixe, não perdeu pressão de ar nem nada, a chatice é que em estrada e principalmente a subir como não bloqueia vai a bombear. . :cry:

Conto convosco. . :wink:
 

nioxys

New Member
ja regulas te aquela parte que tem debaixo da perna da suspensao do lado direito?.. se rodares no sentido dos ponteiros do relogio vais tornar o bloqueio mais eficaz, se o contrario tornas menos eficaz.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

se tivesses uma RLT até poderias regular o Threshold, que é o limite de abertura do bloqueio.

As Fox RL que eu saiba não têm essa regulação (na base da perna direita) de tiver tens de a fechar mais. Como julgo que a RL não tem:

À 2ª compressão ela bloqueia a 100% ou nunca o faz? Convem passares numa loja para verificares o nível do óleo, porque é possível que esteja um pouco em baixo. O bloqueio fecha o topo do sistema hidráulico e se o nível estiver baixo a suspensão só bloqueia quando o topo do óleo é atingido. Se a suspensão tiver zero óleo, nunca vai bloquear.

Jepas
 

ric-santos

New Member
Jepas said:
Boas,

se tivesses uma RLT até poderias regular o Threshold, que é o limite de abertura do bloqueio.

As Fox RL que eu saiba não têm essa regulação (na base da perna direita) de tiver tens de a fechar mais. Como julgo que a RL não tem:

À 2ª compressão ela bloqueia a 100% ou nunca o faz? Convem passares numa loja para verificares o nível do óleo, porque é possível que esteja um pouco em baixo. O bloqueio fecha o topo do sistema hidráulico e se o nível estiver baixo a suspensão só bloqueia quando o topo do óleo é atingido. Se a suspensão tiver zero óleo, nunca vai bloquear.

Jepas
Boas!

Vou experimentar isso da 2ª compressão. . :-K

Relativamente ao óleo, uma coisa eu verifico, a bainha do lado direito está sempre mais lubrificada que a do lado esquerdo, o que me parece normal pois no lado direito anda o oleo e do lado esquerdo o ar, no entanto penso que as perdas de oleo que vão lubrificando as bainhas não sejam ainda suficientes para se considerar uma fuga de oleo.

nioxys:
Quanto a esse parafuso, por acaso ainda não mexi.
A BTT está em garantia e tem a 1ª revisão grátis, no entanto não queria gastá-la nem leva-la lá por causa disso.
Vou experimentar rodar esse parafuso, pois também é apenas um parafuso e não vou perder a garantia por rodar um parafuso. . :mrgreen:

Obrigado pelas sugestões.
Vou experimentar e depois post aquí os resultados.
 

HR

New Member
Atenção que não é num parafuso que se regula!!! Se tiver regulação é mesmo uma peça e alumínio anodizado azul com essa especificação!!! E sim se andares a "inventar" em parafusos que são supostos não se mexer podes perder a garantia.

Já agora como é que costumas guardar a bike? É que numa viagem que a minha fez (com uma suspensão igual) virada ao contrario demorou até o sistema voltar a funcionar a 100% isto porque o oleo teve que "estabilizar" no sitio certo... Isto é com as rodinhas pousadas no chão.

Abraço
 

nioxys

New Member
Jepas said:
Boas,

se tivesses uma RLT até poderias regular o Threshold, que é o limite de abertura do bloqueio.

As Fox RL que eu saiba não têm essa regulação (na base da perna direita) de tiver tens de a fechar mais. Como julgo que a RL não tem:


Jepas

tens razao... de facto a RL nao possui essa opçao. so na RLC
 

ric-santos

New Member
HR said:
. . . .
Já agora como é que costumas guardar a bike? É que numa viagem que a minha fez (com uma suspensão igual) virada ao contrario demorou até o sistema voltar a funcionar a 100% isto porque o oleo teve que "estabilizar" no sitio certo... Isto é com as rodinhas pousadas no chão.

Abraço
Boas!

Pois. . . mas por acaso a minha talvez tenha estado de rodas para o ar, apenas uma vez, e foi logo de nova (0 km) para colocar protecçãoes no quadro, neste momento apenas levanto a roda da frente para arrumar praquí ou pralí. . nada de considerável. .

Eis os resultados dos testes efectuados.

No parafuso, após os post's recentes não mexi, confesso que até fiquei contente por a minha suspensão eventualmente ter essa opção, mas foi "sol de pouca dura" e ainda bem, assim como já disse, não mexi.

Quanto à questão da 2ª bombada: sejam as que forem o resultado é igual.. .

Mexendo nos ajustes:
Com o bloqueio a 0% e rebound no minimo.
Lógicamente não se verifica qualquer amortecimento do rebound nem qualque bloqueio.

Bloqueio a 50% e rebound no minimo ou a 50% tambem.
Quase que não se vê diferença nenhuma face ao teste anterior

Bloqueio a 100% e rebound 50%
Ela baixa uns 2 ou 3 cm e fica dura, no entanto se eu me pousar em cima do bolante por mais tempo, ela baixa mais um pouco mas muitooo lentamente. .

Bloqueio a 0% e rebound 100%
Ela baixa e o rebound funciona, mas quase que só mesmo se posicionado nos 100%.
Se for precionada rápidamente ouve-se o óleo a passar no rebound.

Penso que poderá ser realmente falta de óleo, mas se ele falta, para onde foi? uma vez que antes funcionava bem.
Já me falaram que poderá ter ganho ar. E até poderá ser não?
Mas como o ar apareceu lá dentro?. . que sena do caneco. .
 

Jepas

Super Moderador
quantas horas de uso tem a suspensão? O manual especifica intervalos de manutenção.
A câmara com óleo não tem exclusivamente óleo, tem ar e óleo. É possível que com o uso o óleo se vá perdendo (baba).

Pelo que percebi essa Fox vem de origem numa BTT e pelos vistos é recente. Esclareço que o Bloqueio só tem 2 posições: Aberto ou Fechado, por isso, não tem posição intermédia. Devias ir à loja e fora a revisão grátis questionares se é normal, porque lagumas suspensões não bloqueiam logo no início. Contudo não invalida que tenha havido alguma fuga/defeito que não tenha sido detectado.

Jepas
 

fitty77

New Member
A RL deveria bloquear logo desde inicio. No entanto, eu penso (não tenho a certeza) que ela abre face a impactos. No fundo, será como uma RLC, mas nesta, o bloqueio é ajustado pelo ajuste existente no fundo da perna direita, enquanto que na RL, se tiver, será uma predefinição de fábrica. Seja como for, quer tenha ou não essa particularidade, isso não será normal. Eu tenho uma RLC e se bloquear a suspensão mesmo com o ajuste de bloqueio para abrir com uma carga muito ligeira, se eu me puser em cima do volante ela desce muito pouco. Com o ajuste a meio do curso, ela não mexe, a não ser que faça pressão rápida e com força usando o meu peso.... Mas se tiver aquilo no máximo, ela não mexe e ponto. É preciso mesmo muita força para mexer. Quando falo do curso, repito, falo do ajuste de abertura do bloqueio, ou seja o comando no fundo da perna direita, e não o comando do bloqueio em si.
 

powpow

New Member
Boas !
A RL não tem regulação de bloqueio, é normal a susp. bloqueada descer cerca de 6 a 8 mm sem bombeio!
se a tua suspensão bloqueda bombeia, provalvelmente deve ter pouco óleo tal como ja foi dito pelo jepas, leva-a a revisão porque se andares com ela sem óleo podes vir a danifica-la seriamente...
Cumprimentos
 

ric-santos

New Member
Jepas said:
quantas horas de uso tem a suspensão? O manual especifica intervalos de manutenção.
. . . . .
Jepas
Boas!

A revisão normal da suspensão ainda TEM de estar longe, a BTT tem 260 km e cerca de 16h41m de uso. . :mrgreen: . por isso tem de haver aquí algum defeito.

Logo que tenha um tempinho vou levá-la à loja para verificação dessa anomalia, SEM gastar a revisão grátis, espero eu. . :oops:

Quanto ao bloqueio, Jepas, das duas uma, ou é mais uma anomalia ou então deves estar enganado, pois a minha quando tava tudo a 100% o bloqueio à medida que eu ia rodando o "manipulo" ela ia ficando mais dura em que no máximo estava que nem pedra, por isso. . .

Por exemplo na da minha esposa (SUNTOUR AXON RL 100) que tem o bloqueio no Guiador, essa sim é do Tipo ON/OFF. . ou tudo aberto ou tudo fechado.
 

P.M.

Member
Boas,

Na RL, o bloqueio é On/Off (para usar a mesma terminalogia...). Não existem estados intermédios ou aumento da compressão até ao bloqueio (como por exemplo nas rock shox e manitou com tpc). Pode é dar essa sensação, pois por vezes parece que fica meio presa (ou com maior dificuldade em descer).
Normalmente a suspenção só bloqueia no final de curso do botão. É normal descer um pouco, como indicado num post anterior.

P.M.
 

ric-santos

New Member
P.M. said:
Boas,

Na RL, o bloqueio é On/Off (para usar a mesma terminalogia...). Não existem estados intermédios ou aumento da compressão até ao bloqueio (como por exemplo nas rock shox e manitou com tpc). Pode é dar essa sensação, pois por vezes parece que fica meio presa (ou com maior dificuldade em descer).
Normalmente a suspensão só bloqueia no final de curso do botão. É normal descer um pouco, como indicado num post anterior.

P.M.

Ok. . .

De qualquer das maneiras vou ver se hoje a levo à loja e aproveito exclareço isso, pois se realmente é do tipo "ON/OFF" ã minha esta a funcionar mal, e também não percebo o porquê que existe tanto angulo de rotação do manipulo se ele é suposto só fechar no fim. . :s

Logo que tenha um parecer da loja actualiso.
 

fitty77

New Member
Mas olha que funciona mesmo assim, e a manete funciona mesmo dessa maneira. Uma coisa que eu até faço é colocá-la perto do ponto onde ela bloqueia, para que seja mais fácil actuar esta manete (que nas RLC é um pouco complicado fazer sem se levar os outros ajustes todos atrás...)
 

ric-santos

New Member
ric-santos said:
. . . . . .
Logo que tenha um parecer da loja actualiso.

Boas!

Eis o resultado da visita à loja.

Concluo que coisas finas em corpos grossos é o que dá . . . :oops:

Bom vamos por partes.
1º - O Tipo de bloqueio como bastantes pessoas já aquí mensionaram é do Tipo ON/OFF, fechando mesmo apenas no fim do curso, ao qual eu perguntei:
Porquê de o manipulo ter tanto curso angular se só faz a função dele no fim?

Resposta: (nada que vocês já não saibam, mas pronto. . . )
Toda a suspenção é igual à RLC, e como a RLC tem o ajuste do bloqueio e é este ajuste que vai definir o funcionamento do manipulo de cima, tem de existir todo aquele curso angular, no entanto na RL, sem o tal "C" e consequente função, dado que o manipulo é o mesmo este fica na mesma com aquele curso todo mas com funcionamento apenas e só no final.

Quanto ao bloqueio:
O problema era MEU . . :oops: . .
quando comparava com a da minha esposa, e já na minha ex-GT era igual, quando bloqueava ficava que nem pedra, e tinha essa sensação que esta também tava assim de inicio.
Neste momento com o manipulo mesmo no fim, ela fica bastante presa, mas apoiando-me em cima do volante ela vai baixando, o que eu pensava ser anormal, daí a suspeita de anomalia.

Resultado:
A suspensão é mesmo assim, ela embora fechada, permite aquele curso aquando de um esforço grande, no entanto numa subida em asfalto ela não bombeia.
Mesmo assim pedi ao fulano da loja para experimentar uma NOVA, à qual ele permitiu e realmente faz exactamente a mesma coisa.
Ainda assim ele disse-me que podia era verificar as pressões do ar se eu quisesse, ao qual eu disse que já que alí estava, podia ser.
Bem. . 100%. . não tinha perdido nadinha.

Conclusão:
Tá tudo a 100%, o "piloto" é que anda a precisar de revisão . . . :mrgreen: :mrgreen:

Ainda assim MUITO OBRIGADO a todos que se prestaram a ajudar.
 

linomanuel

New Member
Reactivando este tópico…
Tenho uma fuga de ar no pipo (valvula) da suspensão. Quando tiro a tampa noto que havia ar acumulado entre o pipo e a tampinha.
A minha questão é a seguinte, será do pipo? Onde posso encontrar estes pipos?
Obrigado
 
Last edited:

HR

New Member
Já experimentas-te apertar o miolo da mesma com a peça que existe para retirar o miolo das válvulas?

Devias começar por aí, se não der, vai a uma loja e não mexas com o risco de fazeres asneira...

HR
 

linomanuel

New Member
Olá amigos.
Obrigado pelas rápidas respostas.
Fiz o seguinte:
Antes de tudo meti água na válvula e deitava uma bolhinhas. Logo havia fuga embora fosse muito, muito pouco. Saia uma bolhinha pequenina de 20 em 20 segundos.
Apertei a válvula com a tal peça e continuo a deitar bolhinhas…
Resolvi tirar o ar todo a suspensão e tirar a válvula fora. Limpei, voltei a meter e a encher com ar. Coloquei de novo um pouco de água e até agora não vi mais bolhinhas! Parece-me que a fuga parou.
Estranho!!

Abraço
 

joel silva

New Member
bom dia malta eu temo um fox 32 r que foi dada que veio do estrangeiro só que ela tem um diferença da fox 32 rl não da para bloquear,so tem Rebound não sabem onde possa arranjar o cartucho numa loja
 
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