Problema com cubo/cassete (barulho)

Giantfreerider

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Quando abrires o cubo, tira o cepo, tira a borracha que tem e limpa com wd40 o interior do cepo (deve ter uma data de esferinhas la dentro, mas que nao saem. Deve ter sujidade e esta a agarrar mais do que o normal...e faz esse "rack rack"! ;)
Depois poes oleo fino dentro do cepo e poes a borracha.
Nas esferas "grandes", as que suportam o peso todo e rodam no eixo, poe massa consistente Q.B.
Depois ´´e teres paciencia no aperto dos cones do eixo...tem de ficar apertado de modo a que fique sem folgas, mas que rode livremente! ;)
Ja viste os documentos tecnicos no site da shimano? Ajudam bastante para saberes que peças compoem o cubo! ;)
Cumps
 

Jocas22

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Vou fazer como dizes Giantfreerider. Por acaso concentrei-me tanto em abrir aquilo... que me esqueci de ir ver os documentos e está lá como abrir :fpalm:
 

Jocas22

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bom aqui vai...

abri tudo e pra meu espanto, está tudo lubrificado e nada de pó ou poeiras nas esferas ou em qualquer sitio dentro do cubo, aquela parte que se tira de lá de dentro estava completamente cheia de massa e limpa, incrivel! Toda a poeira e lixo ficou presa nas protecções e dali não passou. 3500kms! Quem falar mal de cubos XT tem-me á perna :cool:

O problema é mesmo no cepo, não roda livremente, a cada revolução completa prende ligeiramente. E não tenho a chave pra tirar o cepo. Nos documentos técnicos da shimano fala numa allen 14, mas olhando lá pra dentro aquilo precisava de uma chave com 12 faces. Seja como for não tenho uma, nem tenho como improvisar.

Será que vale sequer a pena tentar abri-lo? não deixo de estar com vontade no entanto, cheguei tão longe e não consigo identificar o problema ***** :mad:
 

Giantfreerider

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Pois, deve ser mesmo o cepo. O facto de prender pode ser sujidade ou ate o proprio vedante que costuma fazer uma certa resistencia na rotaçao do cepo aquando se para de pedalar.
A chave ´´e mesmo uma allen, apesar de veres 12 ranhuras! ;)
Ja que chegaste ai, eu tentava arranjar uma chave e ver o estado do cepo.
 

Jocas22

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mexendo mais um pouco no cepo, se o deixar no ponto em que prende, e depois passado um pouco lá voltar, é preciso fazer mesmo força a sério para ele rodar, da 1ª vez que aconteceu até pensei que tinha morrido de vez.

@Giant, vou tentar arranjar a chave e tentar retirar o cepo, como dizes ficar assim agora é morrer na praia.

Pra memória futura fica aqui um documento interessante pra quem vier a seguir a mim:
http://www.cyclistno1.co.uk/features/maintenance/xt-hub-service.htm

@kuhn
são 37 euros e isto já na bike discount. Parece-me muito.:(
 

kuhn

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Sai mais barato do que comprar uma roda nova ;)

Agora ve como fazes o aperto do cubo...para não estragares o resto :p
 

Giantfreerider

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Eu no outro dia tambem sentia o cepo do meu cubo xtr a prender.
Tirei o vedante do cepo e aparentemente estava tudo bem.
Mas como sentia que andava a prender, lavei com petroleo e meti muito wd40 la para dentro.
Se visse a porcaria que saiu de la! :eek: Micro poeiras todas pretas. Eu bem sabia que o sitio por onde andei tinha po muito fino mesmo...nunca tinha visto po assim.
E mesmo com vedantes la arranjou sitio por onde entrar.
So te digo que a diferença ´´e muita! E aparentemente estava "limpo".
As esferinhas e o mecanismo la dentro ´´e sensivel mesmo a pequenos graos de po!
O vedante que o cepo tem tambem provoca uma certa resistencia...mas isso de ficar bloqueado, deve ser mesmo sujidade.
Duvido que o cepo tenha morrido...tambem ja pensava o mesmo do meu xtr de 2003, mas tendo um de 1991 e uns de 2003 em casa, sei que ´´e material de guerra! :D
 

miguelcarromeu

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Consegues essas chaves além no Leroy (Aki). E segue o conselho do companheiro Giant; além do preço do cepo novo, poupas também a mão-de-obra pois não esqueças que tem de ser enraiada novamente ;)
 

Giantfreerider

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Se for trocar o cepo, nao precisa de enraiar! ;)
So se fosse para trocar o cubo inteiro.
Mas se tudo correr bem, so precisa é de uma boa limpeza e ficara como novo! :D
 

Jocas22

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já tirei e vou então seguir o conselho do Giant, petroleo e wd40. depois digo como correu. de qualquer maneira vou "chorar" á mhw a ver se me mandam outro, ainda está na garantia :cool:
Eu até quero mudar de rodas, mas por enquanto não posso, e sempre arranjo pra depois vender e fazer € pras ZTR.



Resumo: abrir tudo é extremamente fácil, tal como limpar e voltar a montar (bem sei que à cubos piores). Agora menos uma coisa pra andar em mecânicos. Já só falta a manutenção do pedaleiro e faço tudo sozinho :p Nada mau pra quem anda a sério à ano e meio.


PS: o Jepas tinha posto ai este link sobre como lubrificar o cubo
http://on.aol.com/video/how-to-overhaul-a-shimano-hub-and-free-hub-66770627


Bom ano a todos :D
 

Jocas22

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@miguel

o meu próximo projecto :cool: A esse não lhe ligo muito porque não vale nada, estava naquela de quando morrer fazia upgrade. As rodas é que tinham de durar mais um pouco devido ao valor das novas, fora do meu budget por enquanto.
 
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