Problema com cubo/cassete (barulho)

Jocas22

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Da última vez que a máquina foi á oficina, ele disse-me que a roda de trás estava com folga. Ela ia lá por outra coisa. Ele "arranjou" e eu não liguei.

Agora quando a rolo tenho um rack rack persistente. Resolvi tirá-la pra fora e rola-la segurando no aperto rápido, mas nada de rack rack :confused:.

Então depois de muito pensar :)D) segurei na cassete, e se a cassete não rolar lá volta o rack rack, parece que ela prende e depois se solta (a cassete) cada vez que dá uma volta completa.

Os meus conhecimentos de mecância por enquanto resumem-se a afinar mudanças. Estou a precisar de ajuda.;) Será o cubo? Estará mal apertada?
 

miguelcarromeu

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Pelo que percebi da descrição, o problema estará no cepo. Provavelmente desgaste e/ou necessidade de lubrificação. O barulho, pelo que referes, ocorre sempre que "seguras" a K7, certo? Ou seja, durante o "movimento livre"?
 

Giantfreerider

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Procura os documentos tecnicos que existem no site da shimano. Compra uma boa massa lubrificante e com as ferramentas certas abres o cubo e inspeccionas! ;)
Ves o estado das esferas e o interior do cubo em si!:)
Ja agora, quantos kms tem o cubo? Ja alguma vez te fizeram a manutençao das rodas?
 

Jocas22

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a culpa foi minha pessoal. Tem mais ou menos 3.500Kms sem manutenção :fpalm:Bem sei que exagerei.

Por agora vou leva-la á loja onde costumo ir, mas já vou tratar de comprar as ferramentas pra passar a fazer eu. Como disse quando comecei á um ano não via nada de manutenção e com orgulho já afino mudanças na boa. Os cubos estavam na lista de coisas a aprender a manter.

Já agora se alguem fizer o favor de detalhar ai as ferramentas necessarias e sugerir uma massa. E ferramenta pra remover discos (centerlock). Agradecia ;)
 
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miguelcarromeu

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Precisas apenas:

- chave estriada para despertar a k7


- chave de corrente para segurar a k7 enquanto desapertas



- das chaves de cones



Tens esse material todo na Decathlon.

Tens muitos tutoriais na net e os cubos Shimano são de uma simplicidade muito grande.

Ps. massa podes também adquirir a da Decathlon ;)
 

Jocas22

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obrigado miguel ;)

não sabia que a decathlon vendia ferramentas. se calhar ainda faço eu. Pensei que ia ter de mandar vir da net. Sempre a aprender :cool:
 

miguelcarromeu

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Sim, têm isso tudo + a massa. A relação qualidade vs preço é o normal da Decathlon, ou seja, mais barato é difícil. Custa um pouco a dar, mas vais perceber rapidamente que sabe bem poupar uns trocos valentes ao longo dos tempos e a manutenção da bike acaba por fazer parte integrante de quem "corre por gosto" ;)
 

Giantfreerider

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Yup...as chaves de cones comprei na Decathlon...foram prai uns 6euros.
As outras tambem vendem...as vezes ate vendem umas malas com ferramentas! ;)
Tenta comprar uma chave de desmontar cassetes, que tambem desmonta os discos centerlock, mas que seja "comprida" para que o eixo do cubo entre dentro dela e assim consigas tirar os discos centerlock.
Boa sorte com a manutençao, vais ver que e simples! :)
 

Jocas22

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sim, comecei com as transformações tubeless feitas por mim, depois passei a afinar mudanças, a seguir era lubrificar cubos e pedaleira. Parece que a altura é agora ;)
Não me importo de sujar as mãos e prefiro fazer eu
 

kuhn

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sim o cepo :fpalm:

é obvio que não precisas de tirar o cepo para lubrificar o cubo...mas se o jocas22 quer saber de onde vem o barulho convém tirar o cepo para inspecionar, aproveita e faz o trabalho completo ;)
 
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kuhn

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Outra dica Joca22 quando retirares as esferas para limpar estas tem que ter aquela cor dos cromados (prata brilhante) se estiver a fujir para o amarelo baço as esferas estão no galheiro...
 

commendatore

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Boas Jocas. Mete estes 2 videos nos teus favoritos. Mesmo que não seja XT, é igual para deore e afins:

https://www.youtube.com/watch?v=R6B2PoG9YCI Aqui tens um dos meus favoritos. É só seguir à risca. (tira o som que se estiveres a ver e a fazer ao mesmo tempo, passado 2 minutos desatas à martelada à bicicleta sem ela ter culpa heheehhe)

Este é um pouco mais técnico, mais demorado, mas mais "profissional". Está passo a passo a explicar tudo e mais alguma coisa e é um workshop. Estes são os 2 filmes que para mim me ajudaram a fazer a revisão aos meus.

https://www.youtube.com/watch?v=3tfohOsS2Ds.

Depois conta como correu essa manutenção. Se precisares de esferas novas (depois de as inspeccionar) de certeza que há malta aqui que te diz onde encontrares isso.

Cuidado apenas nos apertos finais. Não deve ficar qualquer folga nem pode ficar muito apertado sob pena de depois a roda não "rodar" e danificares irremediavelmente o material.
 
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