Pouco peso sem matar a carteira, quem faz melhor?

alexb

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Ivan, eu percebi a intenção do teu post e agradeço :D. É com críticas construtivas que podemos nos ajudar mutuamente nas nossas escolhas e eu por mim aceito todas :yeah:
Em relação à Reba e ao seu preço acho que não percebeste. Ela custa 429.99 euros mas é em conjunto já com o quadro, fruto duma promoção da Fizzbikes. Daí eu a ter escolhido. Logo com a SID não iria poupar mas gastar muito mais dinheiro, embora se fosse eu a comprar, hoje gastaria a diferença para a SID Team. Mas isso já são outros valores e foge do tópico inicial de baixo preço-baixo peso além de que a REBA continua a ser uma excelente suspensão, fiável e com peso moderado.
De qualquer forma o conjunto SID race+RCZ Race continua a custar abaixo dos 500 euros e no peso iria-se poupar algumas gramas logo será igualmente uma excelente opção, talvez até mais válida do que a minha inicial.

fitty77, isso das roldanas é uma excelente informação que eu desconhecia. Nunca pensei poupar tanto peso apenas nas roldanas. Para o projecto em causa não sei se será essencial, mas para mim pessoalmente que estava a pensar gastar tanto num X.0 vou pensar seriamente essa hipótese. Já agora aproveito para perguntar se o funcionamento do X9 e X0 são iguas sendo a diferença no peso, porque se forem não compensa mesmo o X0. Obrigado pela dica.

Os pesos são na sua maioria baseados no site, mas mesmo com "descontos" penso que será possivel o objectivo inicial da Sub-10. Já agora o peso do quadro em Scandium que referiram como real é no tamanho 18? E não será já com caixa de direcção incluida?
 

fitty77

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Em relação às roldanas e ao desviador X9, tem que se saber de que versão se trata. Eu tenho a ultima versão desse desviador (penso que é a 2009) e pelo menos com caixa média (que é a que possuo) o problema da roldana superior com o furo descentrado já não se coloca, ou seja, passou a usar o sistema usado pelo XO e pela grande maioria dos desviadores traseiros (um furo). Em relação à versão anterior, realmente colocam-se dois pequenos problemas, mas ultrapassáveis. Um é o facto de o local do parafuso ter uma aba pequena que é preciso limar. O outro é o facto de ser descentrado, mas isso apenas implica que a posição da roldana fique ligeiramente desviada. Isto nem sequer deverá colocar qualquer impedimento de funcionamento, mas se assim for, basta jogar-se com a posição relativa do desviador (aquele parafuso que serve de batente no drop-out).

O meu, versão caixa média de 2008, com as roldanas KCNC passou para 199g (pouco mais que o XO com a mesma caixa). Não sei o peso inicial (passou-me esse pormenor), mas se quiserem posso pesar as roldanas originais para ver a diferença.

Para além da vantagem peso, existe uma outra muito maior que é vantagem operação, pois com as roldanas originais, o acumular de lixo era uma constante aumentando o atrito e o desgaste do rolamento interno (cheguei a gripar um no anterior X9 que possui bloqueando completamente o seu movimento). Com estas isso acabou. Acumula alguma sujidade mas apenas junto aos dentes, normal e nada que afecte o funcionamento ou fiabilidade.

Em relação à diferença entre o XO e o X9, para além da pequena diferença de peso, diria que talvez seja um pouco mais suave, talvez por a caixa amortecer melhor as vibrações, mas nada de muito diferente. De resto em termos de funcionalidade e eficácia, para mim, é a mesma coisa. Se vale o que custa (cerca de 3x mais, na melhor das hipóteses) deixo ao critério de cada um.... No meu critério, não. Mas por exemplo para quem quer desesperadamente poupar peso, não olhando a meios, montem o XO com as mesmas roldanas da KCNC.... Ficará ainda mais leve.

Em relação à SID, a TEam está a 399€ na Kompressor-bike (pouco procurei e por isso não sei se será o melhor preço). Não percebi bem a discussão em torno das suspensões, mas se esta informação ajudar alguém tanto melhor


Alexb, outra coisa, faltam-te algumas peças no teu projecto (cx de direcção, espirais, apertos de rodas, pelo menos assim que me lembre e o peso dos CB Eggbeater C é de próximo de 290gr e não 194), bem como a confirmação de alguns pesos, mas sim, no final, penso que terás uma bike, se não abaixo, muito próximo dos 10kg, o que em minha opinião, para uma bike de XC jé é muito bom. Diga-se o que se disser, pesando os prós (leveza, aceleração e agilidade) com os contras (fiabilidade, estabilidade, bike mais nervosa e gastos) uma bike entre 9 e 10kg é uma bike equilibrada. Menos do que isso, a balança começa a desequilibrar-se, seja por que factor for.... Mas isso é conversa para outros tópicos, não para aqui.
 
Boas, parabéns por seres o primeiro a fazer o que o tópico pede, mas mesmo assim posso te garantir que esse projecto nunca irá ficar abaixo do 10kg... tenho uma montagem com alguns componentes semelhantes e outros superiores (menor peso!!!) a essa montagem (já agora custou-me quase 1500€) e não consegui fica abaixo das 10300gr!!! Nessa lista alguns (poucos) pesos estão errados e falta-te algum material!!! Mas não deixa de ser um bom contributo...acredito que poderá ficar-se pelas 10500gr, o que, por 1200€ não deixa de ser excelente!

p.s. - afinal estive a ver melhor e se calhar é capaz de ficar mais próximo dos 10kg, mas sempre por cima :wink:
 

alexb

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Tabela actualizada já com apertos das rodas e caixa de direcção.
Ficam a faltar os cabos que não faço ideia quanto pesam mas mesmo com descontos duvido que passe muito dos 10 kg.
P.s. Já tem incluido os cabos e espirais

pedromiguelppinto, atenção que ter muitos equipamentos comuns não é bem a mesma coisa de ter todos e facilmente se adiciona meio quilo em componentes que não damos muita importancia. Já agora em que componentes e pesos é que achas que a tabela errou por meio quilo? Não estou a duvidar mas seria uma ajuda importante para todos.
P.s. li o teu "p.s." depois de ter iescrito isto. Retiro a questão do meio quilo :p

Reafirmo que pretendi restringir-me a um único site mas na prática nada impede que compremos as coisas em várias fontes e aí será relativamente fácil e com pouco dinheiro baixar ainda mais o peso.
Por exemplo com um par de Rocket Ron baixa-se 140 gr. Com um guiador RCZ que não estava disponbivel na altura mas que de vez em quando aparece baixa-se outras 30 gramas e por aí adiante. Acho perfeitamente plausivel uma sub 10 por 1200 euros aproximadamente. E se quisermos evoluir um pouco no preço ainda podemos arranjar algo muito interessante que mete KO muitas "bombas" na relação preço/peso.
Por exemplo, com mais 450 euros podemos montar um BeOne em carbono e uma SID e aí tirava-mos umas 600 gramas. Com uns 100 euros a mais punha-mos um espigão e apertos de rodas KCNC e eram logo outras 150 gr assim por alto. Mais uns trocos para os parafusos e lá se iam outras dezenas de gramas. No fim tinha-mos por cerca de 1800 euros uma rígida em carbono quase no Sub-9 o que nos faz pensar por exemplo na Rockrider 8XC, uma rígida de 10.5kg em alumínio que custa isso. Bem sei que trás outros "atributos" mas não deixa de ser uma comparação válida.
Continuem a dar as vossas opiniões, críticas e sugestões porque todos aprendemos com isso.
 

fitty77

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Alexb, mas aí saimos do ambito deste tópico... Deixa estar que está bem o teu projecto. Um toque aqui e ali e isso baixa. Olha, uma maneira de baixares o peso sem gastar muito, é meter um kit tubeless e continuares a usar os pneus que pretendes. Dessa forma és capaz de ir buscar umas 150gr (para não dizer mais...), gastando 60€ (preço do kit). Por isso digo que mesmo que è partida talvez não esteja abaixo dos 10Kg, com jeito baixa disso.

Por falar em pneus, é raro o Kenda Karma que tenha o peso anunciado, indo quase semrpe bater nos 480/490gr. Mas podes optar por colocar um atrás em conjunto com o Rocket Ron na frente e aí já são mais umas gramas que vais buscar (atrás, usado como tubeless, é um risco...), sendo o peso que indicas para os pneus na tua listagem coincidente com essa alteração.

Estima para as espirais e cabos, talvez 40 ou 50gr (em principio será menos um pouco, mas no final verás). Lembrei-me também dos espaçadores da direcção (a KCNC tem uns rasgados bastante leves, os normais pesam o mesmo que qualquer espaçador de aluminio e mesmo a Aerozine acho que ainda consegue ter uns mais leves sem gastar uma fortuna), a tampa da direcção (tenho uma Hi-Temp42 que pesa 6gr com o parafuso incluido e foi relativamente barata) e não sei se consideraste a aranha (mas isso já são pormenores).
 

alexb

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Tens toda a razão. Se tiver-mos uns euros a mais na carteira e puder-mos ir a outros sites aqui fica uma actualização barata na actionsports.

BTT2_1200euros.jpg


Eu já acredito que a primeira opção poderia ficar realmente abaixo dos 10 kg agora com estas alterações penso que não ficam dúvidas para ninguém :D
 
Por exemplo, faltam-te as fitas de rodas, que ainda são umas 50gr, essa caixa de direcção é semi integrada e para o RCZ tem que ser standard, que andará (no minimo - as existentes na fizz sem entrar em loucuras de preços) pelas 100gr. Esses travões com esse peso, não deve incluir adaptadores parafusos dos adaptadores etc., logo acrescenta-lhe 50/100gr... e acredita que por muito cuidado que se tenha a fazer uma lista de componentes, na hora de montar vai sempre aumentar o peso em algum lado... eu quando montei a minha, também fiz uma lista toda completa e no final o peso ainda aumentou umas dezenas de gramas!
 

ivan luis

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Alexb, peço desculpa. Só agora é que percebi o preço promocional, pensei que as aspas queriam dizer que a Reba custava o mesmo que o item supracitado (neste caso, o quadro) doh

De qualquer forma, esta Reba SL de 2010 está a um bom preço: http://www.alltricks.fr/boutique/fi...x-reba-SL-100mm&type=81&code_lg=lg_fr&num=241
Ou então a SID Race que a vendem no mesmo site por 339€, já com oferta de portes.

Em relação aos espaçadores da KCNC, não são muito leves. Mais vale encomendar da Fizzbikes os que eles têm em carbono que são mais leves.

Também acho que os Karma são a escolha ideal

Quanto aos apertos de roda, podemos "usar" os que o FiCaçador sugeriu, ou então os da BBB
 
Os espaçadores de carbono, já tive de várias marcas, e andam sempre na casa das 5gr cada 10mm! Quanto aos apertos arranjam-se apertos de chave alen com menos de 80gramas por menos de 10€!
 

alexb

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Pessoalmente acho mais incrivel o peso e preço das rodas mas afinal ainda pesam menos que o anunciado e já com fitas, peso confirmado com fotos. Já agora de referir que são de rolamentos selados e trazem dois raios extra para uma eventualidade.O peso dos travões é completo e ainda temos de retirar umas gramas aos punhos que irão ser cortados , mas por outro lado a caixa de direcção que são mais 27 gr passando para as 95gr já com tampa. Admito perfeitamente que o peso final seja superior. Ainda temos a massa consistente, lubrificantes, etc e ainda são umas gramas mas mesmo que passe acho que estamos a falar de valores mesmo mínimos. Isto na proposta inicial apenas da Fizz porque se incluirmos os RR e os alligator acho que não há hipóteses de passar.
 

fitty77

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Os espaçadores KCNC, refiro-me aos rasgados, não aos normais.... Contudo, os espaçadores de carbono, são ligeiramente mais leves, sim. Mas muito pouca diferença há (num conjunto, pode haver tipo 2 gramas de diferença)

Alex, mesmo que coloques 2 Rocket Ron, e tendo em conta que te estás a basear apenas em pesos anunciados, a versão Evo pesa 410gr, num total de 820, fazendo uma diferença de 80gr e não de 140 para os Kenda Karma (consideraste 900 para os Karma). Se depois te baseares no peso real, diria que sim, essa diferença é possivel (até mesmo mais, depende da tua sorte com os Rocket Ron pois há unidades abaixo das 400gr e outras acima do anunciado). Mas para seres coerente, tens que seguir a mesma linha de pesos anunciados, e não de anunciados num caso e verificados no outro, pois assim vais-te iludir de alguma forma.

De qualquer forma, não te preocupes para já com o peso final (até porque em principio se manterá na tua meta). Preocupa-te em gastar pouco e teres uma bike à maneira.

Nota: Nestas coisas não costuma haver milagres e as rodas que referes são mesmo muito leves para o preço (não tinha falado antes para não lançar para aqui boatos, mas como te referiste a elas...) e pessoalmente não me inspiram grande confiança. Seja como for, o ivestimento não é grande, e acho que fazes bem em arriscar e se fosse comigo, talvez arriscasse também, mas tenta arranjar o máximo de informação das mesmas (reviews, opiniões, etc) para minimizares o risco. Em principio presumo que já tenhas ponderado bem e por isso não leves a mal, mas é apenas um conselho.
 

alexb

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Fitty, muito obrigado pelos teus conselhos mas esta bicicleta não é para mim que já estou bem servido. Nem sequer é para ninguém em particular. Foi apenas um exercício com base na ideia inical do tópico mas obrigado na mesma. :yeah:
 

fitty77

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Ok, Alex, na boa, pensava que era mesmo para montares....

Estive a ver e pelo menos de aspecto, as rodas são bem porreiras.
 

fitty77

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Como isto tem estado parado e tal.... E que tal trocar-se o quadro RCZ Scandium pelo Mondraker Podium que eu acho que é mais leve?
 

Fábio A.

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E não será (muito) mais caro ?
Como já tinha sugerido, podia-se trocar era o RCZ Scandium pelo Race .. poupava-se 230€ e são apenas +70gr :wink:

Mas fora estes promenores, a lista ficou bem porreira .. um peso bastante bom, e um preço igualmente bom !

Cumpz
 

alexb

Member
Fitty, esse podium é um grande quadro mas custa tanto como o que meti já com a Reba incluida. Se fosse para gastar quase 500 euros num quadro, mais vale o BeOne Carbon que pesa 1 kg, custa 599 euros e tem tido bons reviews.
 

fitty77

New Member
alexb said:
Fitty, esse podium é um grande quadro mas custa tanto como o que meti já com a Reba incluida. Se fosse para gastar quase 500 euros num quadro, mais vale o BeOne Carbon que pesa 1 kg, custa 599 euros e tem tido bons reviews.

Ya, concordo. Tinha-me esquecido que o valor que mencionaste incluia a suspensão... É melhor voltar ao ponto inicial.
 
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