Boa tarde.
Ora bem... já passei horas e horas lendo tópicos sobre caixas de direcção e afins e até ver, não consegui encontrar respostas às minhas dúvidas!
É o seguinte: A minha Merida, desde que foi à primeira revisão geral, onde foi toda desmontada, amassada e afins, começou a ganhar folga na caixa de direcção de tempos a tempos... Por exemplo, fora da bike, travando com o travão da frente, a bike anda ligeiramente para a frente e para trás. Essas duas ou três vezes que tal aconteceu, desapertei os dois parafusos do avanço e dei um aperto ligeiro no parafuso da aranha até que a folga desaparecesse, voltando depois então a apertar os parafusos do avanço. No entanto, passado uns tempos, a coisa volta ao mesmo e já começo a ficar farto!
É que para além da folga, começo a ouvir uns estalitos super irritantes em terrenos que emitam trepidações ou mesmo com o simples rodar do guiador.
Já ponderei comprar uma caixa de direcção nova e segundo percebi do que li nos tópicos variados aqui do fórum, trata-se de uma caixa de direcção Integrada Tapered :roll: pois o quadro da minha Merida tem testa cónica... Se estiver errado, peço por favor que me corrijam!
Em todo o caso, por via das dúvidas, resolvi tirar umas fotos, pois como já é sabido, uma imagem vale mais que 1000 palavras!
A aranha que pelo que reparei, tem vindo a subir... coisa que não seria suposto e talvez seja uma das, se não a razão das folgas na caixa de direcção
Segue-se a caixa de direcção
E a tampa tipo cónica que fica entre o topo da testa do quadro e abaixo do avanço
Posto isto... pelo que vêm nas imagens, conseguem identificar algum possível erro que possa estar a influenciar o ganho de folgas constantes?
Terei que adquirir uma nova caixa de direcção? Se sim, que tipo de caixa devo comprar? Integrada Tapered... é isto?
Bom... para já, é só! Espero que me consigam ajudar, pois já ando a ficar desesperado, pois picuínhas como sou com a bike, quero resolver isto o quanto antes!
Obrigado desde já.
Cumprimentos e boas pedaladas.
Ora bem... já passei horas e horas lendo tópicos sobre caixas de direcção e afins e até ver, não consegui encontrar respostas às minhas dúvidas!
É o seguinte: A minha Merida, desde que foi à primeira revisão geral, onde foi toda desmontada, amassada e afins, começou a ganhar folga na caixa de direcção de tempos a tempos... Por exemplo, fora da bike, travando com o travão da frente, a bike anda ligeiramente para a frente e para trás. Essas duas ou três vezes que tal aconteceu, desapertei os dois parafusos do avanço e dei um aperto ligeiro no parafuso da aranha até que a folga desaparecesse, voltando depois então a apertar os parafusos do avanço. No entanto, passado uns tempos, a coisa volta ao mesmo e já começo a ficar farto!
É que para além da folga, começo a ouvir uns estalitos super irritantes em terrenos que emitam trepidações ou mesmo com o simples rodar do guiador.
Já ponderei comprar uma caixa de direcção nova e segundo percebi do que li nos tópicos variados aqui do fórum, trata-se de uma caixa de direcção Integrada Tapered :roll: pois o quadro da minha Merida tem testa cónica... Se estiver errado, peço por favor que me corrijam!
Em todo o caso, por via das dúvidas, resolvi tirar umas fotos, pois como já é sabido, uma imagem vale mais que 1000 palavras!
A aranha que pelo que reparei, tem vindo a subir... coisa que não seria suposto e talvez seja uma das, se não a razão das folgas na caixa de direcção
Segue-se a caixa de direcção
E a tampa tipo cónica que fica entre o topo da testa do quadro e abaixo do avanço
Posto isto... pelo que vêm nas imagens, conseguem identificar algum possível erro que possa estar a influenciar o ganho de folgas constantes?
Terei que adquirir uma nova caixa de direcção? Se sim, que tipo de caixa devo comprar? Integrada Tapered... é isto?
Bom... para já, é só! Espero que me consigam ajudar, pois já ando a ficar desesperado, pois picuínhas como sou com a bike, quero resolver isto o quanto antes!
Obrigado desde já.
Cumprimentos e boas pedaladas.
Last edited: