Possível problema com caixa de direcção!

Moreno88

New Member
Boa tarde.

Ora bem... já passei horas e horas lendo tópicos sobre caixas de direcção e afins e até ver, não consegui encontrar respostas às minhas dúvidas!

É o seguinte: A minha Merida, desde que foi à primeira revisão geral, onde foi toda desmontada, amassada e afins, começou a ganhar folga na caixa de direcção de tempos a tempos... Por exemplo, fora da bike, travando com o travão da frente, a bike anda ligeiramente para a frente e para trás. Essas duas ou três vezes que tal aconteceu, desapertei os dois parafusos do avanço e dei um aperto ligeiro no parafuso da aranha até que a folga desaparecesse, voltando depois então a apertar os parafusos do avanço. No entanto, passado uns tempos, a coisa volta ao mesmo e já começo a ficar farto!
É que para além da folga, começo a ouvir uns estalitos super irritantes em terrenos que emitam trepidações ou mesmo com o simples rodar do guiador.

Já ponderei comprar uma caixa de direcção nova e segundo percebi do que li nos tópicos variados aqui do fórum, trata-se de uma caixa de direcção Integrada Tapered :roll: pois o quadro da minha Merida tem testa cónica... Se estiver errado, peço por favor que me corrijam!

Em todo o caso, por via das dúvidas, resolvi tirar umas fotos, pois como já é sabido, uma imagem vale mais que 1000 palavras!

A aranha que pelo que reparei, tem vindo a subir... coisa que não seria suposto e talvez seja uma das, se não a razão das folgas na caixa de direcção :(




Segue-se a caixa de direcção








E a tampa tipo cónica que fica entre o topo da testa do quadro e abaixo do avanço




Posto isto... pelo que vêm nas imagens, conseguem identificar algum possível erro que possa estar a influenciar o ganho de folgas constantes?
Terei que adquirir uma nova caixa de direcção? Se sim, que tipo de caixa devo comprar? Integrada Tapered... é isto?

Bom... para já, é só! Espero que me consigam ajudar, pois já ando a ficar desesperado, pois picuínhas como sou com a bike, quero resolver isto o quanto antes!

Obrigado desde já.

Cumprimentos e boas pedaladas. ;)
 
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ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O facto da aranha "subir" em nada influencia a folga que esta ganha (lembra-te do black hole).

Penso que consegues resolver o teu problema com um pouco mais de aperto nos parafusos do avanço e/ou com massa de atrito.

Um abraço

ny12xx
 

RicardoMVRosado

New Member
Boas

Possivelmente vais ter de comprar rolamentos novos para essa caixa de direcção, não é preciso comprares uma caixa de direcção nova.

Melhores cumprimentos
 

Moreno88

New Member
Hmm... obrigado pelas opiniões! ;)

Mais opiniões serão bem vindas e tidas em conta, tal como as já dadas :)

Obrigado.
 
Os rolamentos da tua caixa são como este?

7scn.jpg
 
Perguntei porque se não fossem, como dá para ver as esferas na foto, já estariam estragados.

Sendo assim, partindo-se do principio que está tudo bem com os rolamentos não se justifica mudar a caixa, até porque se a caixa está boa não deverá ser a responsável pelo aparecimentos da folga.

Experimenta limpar bem o braço da suspensão e o interior do avanço, essa massa que se vê nas fotos pode contribuir para a subida do avanço... Depois de tudo bem desengordurado, aperta bem o parafuso da aranha e certifica-te que não tens mesmo folga. Depois e tal como já te sugeriram, aperta bem o avanço mas sem exagero. O ideal seria apertares com chave dinamométrica até ao limite recomendado.
 

Moreno88

New Member
Eu geralmente aperto sempre tudo muito bem! Seja como for, eu noto que as folgas aparecem mais quando faço troços em que desça estradas romanas bastante sinuosas ou troços semelhantes em que tenho que dar um grande uso aos travões e suspensão!

Mas vou seguir o conselho! Obrigado ;)
 

malagueta

Member
se a limpeza do tubo da susp e do interior do avanço não resolver só pode ser má montagem de algum componente da caixa.
ta tudo bem montado na caixa?....confirma a montagem da caixa.
confirma em baixo as esferas com o retentor ( as esferas viradas para cima) a pista inferior e em cima o retentor com as esferas viradas para baixo a pista e o anel de compressão.
 

Moreno88

New Member
Sim... já verifiquei os apertos mas ainda não mexi na caixa. A ver se trato disso assim que tiver um tempo extra.
Obrigado :)
 
A folga certamente é dos rolamentos e o facto da aranho subir é porque ela já perdeu uma parte da sua "força" e como o tudo da suspensao é de aço ela tem mais dificuldade em agarrar e eu aconselho nesses casos colocar uma aranha nova, e a outra nao tire, empurre para baixo porque assim funciona como uma tampao contra a lama... Na caixa de direçao, se essa for de aço eu aconselhava a trocar por uma de aluminio por ser mais leve e o aço tem ainda uma maior taxa de expansao do que o aluminio, arriscando-se a rachas o quadro... (Ja vi 1 caso desses com os meus proprios olhos)!

Abraço,
Boas pedaladas
 

Moreno88

New Member
Ora boas mais uma vez!

Ontem lá andei de volta da bike e decidi tirar fora o avanço e abrir a zona da caixa de direcção. Limpei o tubo da suspensão e reparei que aquela peça de cima (rolamento?) está solta! É suposto?

A peça que falo é a que está mais acima a envolver o tubo da suspensão na imagem que se segue!
IMG_20130619_200109_zps957e74a2.jpg


Ainda empurrei e ela fica mesmo ali à medida no sítio dela, mas ao mínimo movimento, volta a sair do sítio :\


Será afinal este o problema das folgas?


andre.f.a.silva... obrigado pelo feedback. No entanto, ontem ao analisar melhor, reparei que a aranha está mesmo muito bem presa e talvez não tenha subido como tinha dito! ;)
Quanto ao tubo da suspensão ser de aço, já não sei, mas sei que é uma Manitou Minute 120mm e tem pouco mais de 1600gr ;)
A caixa de direcção é de alumínio...

Seja como for, também vou ter o teu feedback em conta! Obrigado.
 

malagueta

Member


isto é uma caixa de direcção no teu caso em vez de rolamentos selados tens esferas e pistas, o que mostras parece ser a pista superior mais o compression ring, o que bloqueia isso tudo é o avanço., é normal estar solto porque nao tens o avanço montado. Com o parafuso da tampa tiras as folgas da caixa, porque estás " apertar" todos estes elementos e o bloqueio é feito com o avanço. Por isso é que o pessoal te diz para limpares o avanço e o tubo porque se este "escorregar" no tubo da susp deixas de ter a caixa "bloqueada".
 

Moreno88

New Member
malagueta... fico mais descansado então! :) Obrigado. Seja como for, já limpei bem o tubo da suspensão e voltei a apertar aquilo tudo bem no sítio e até ver, não tem folgas nem fiquei com o guiador "preso", portanto, vamos ver por quanto tempo dura... ;)
 

malagueta

Member
tens que apertar bem o parafuso da tampa e depois soltas ate sentires que não há prisões na direcção nem folgas e após isto apertas bem o avanço e assim fica tudo bloqueado. Qd sentires folga outra vez antes de fazeres qq coisa tenta apertar logo o avanço e se este der aperto é porque os parafusos despertaram ou algum problema no avanço e eliminas logo este problema. Se tiver tudo apertado como tu deixaste, então tens que ver a montagem da caixa e se os rolamentos ou esferas estão em condições.
 

Moreno88

New Member
A cena é que o avanço nunca desapertou de maneira alguma! Sempre que o desaperto, os parafusos estão sempre muito bem apertados!
Quanto ao resto... é tal e qual como faço sempre! Primeiro apertar bem o parafuso da aranha até que a direcção fique no ponto exactamente antes a começar a "prender" a direcção e só depois, aperto os dois parafusos do avanço ;)
 
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