Porto - Fátima em bicla

#1
Boas,

Sou novato nestas coisas de bicicletas.
Tenho 44 anos e estou a pensar fazer Porto - Fátima em bicicleta daqui a 8 meses. O meu desporto nos últimos anos tem sido muito ténis e alguma natação.
Já comecei a treinar a semana passada e tenho feito 1h de bicla em estrada. Alguém me pode ajudar com um plano de treino com o objectivo de fazer 240 km?

Eu já procurei forumbtt mas não vi nada que correspondesse à minha necessidade.

Abraços,
Augusto
 
#2
Boas, tenho a mesma idade que tu e comecei ha cerca de ano e meio e pela minha experiencia e conhecimentos que fui adquirindo posso aconselhar fundamentalmente coisas basicas mas que poderão ser uteis e depois os mais entendidos poderão completar:

-Fase inicial, fazer kms a rolar ou como se costuma dizer "meter kms" de forma aérobica
-Tentar treinar mais do que uma vez por semana pq só com uma hora de estrada vai dar luta
-"Escutar" o corpo para não caires em sobre carga o que se chama também de "over training" aqui adaptado a pequenas cargas
-Quando te começares a sentir a tratar subidas por tu que anteriormente só te apetecia levar a bike á mão, aí começa a pensar que é altura de poder então pensar em algo mais especifico mas não te esqueças da base, meter kms, muitos e progressivamente.

Podes encontrar uns artigos também no site da bike magazine.

Eu comecei assim e ha 15 dias já fui e vim a fatima desde a mealhada (210km) na boa.

Boas pedaladas
 
#3
Eu vou fazer porto fatima no dia 1 de outubro deste ano. Ainda não sei se vou fazer só numa etapa ou em duas.. Talvez faça em duas e fico a dormir na figueira da foz.. para ir ao casino! :) senão nem consigo curtir a viagem! :)

O meu plano de treino é muito simples. Ando durante a semana o que o tempo permite e no fim de semana faço, normalmente, ao domingo de manha um treino mais puxado. Não acho que fazer 150 km num só dia da semana e nenhum nos outros seja positivo!
Fiz esse plano de treino para ir a Compostela e não me deixou ficar mal! :p

Não te "esqueças" de descansar. Tal como já referiu o jmartins66, não faças overtraining!

Boas pedaladas e poucos malhos!
 
#6
Obrigado pela tua pronta opinião.

A semana passada fiz dia sim, dia não 1h. Cerca de 22km cada dia. Atendendo que o percurso que fiz não é totalmente plano acho que andei rápido porque eu quando faço desporto é mesmo para fazer. Não consigo andar a pastar.:D No final do dia seguinte estava um bocado dorido mas nada de mais.

Quantas horas demoras-te para fazer os 210km?
 
#7
Obrigado pela tua resposta Rs14.

Quando referes "Um treino mais puxado" estás a falar em quantas horas/Km?
Depois dá noticias da tua viagem a 1 de Outubro.
 
Last edited:
#8
A semana passada fiz dia sim, dia não 1h. Cerca de 22km cada dia.
É bem bom!
Sou da opinião que mais vale fazer 1 km que nenhum!


Quando referes "Um treino mais puxado" estás a falar em quantas horas/Km?
Depois dá noticias da tua viagem a 1 de Outubro.
Normalmente ando uma manha inteira. Saio de casa tipo 8 e meia e chego por volta das 12/13h...

Podes acompanhar esta aventura e outras em:
http://www.facebook.com/pages/GrupoBttDarkWheels/183090168425857
 
#9
Primeiro não é a rapidez que interessa mas sim se é feito de forma aerobica ou anaerobica. Nesta fase só te interessará aerobico, rolar sem grande esforço e podes encontrar as tabelas de pulsação adequadas em muito site da net. Deverias fazer mais tempo porque uma hora é muito pouco tentando ultrapassar pelo menos 90 min e controlar as pulsações no fim do treino,ao fim de um minuto e ao fim de dois para ver como recuperas e apontar tudo para analisar a evolução.

Nos 210km fomos nas calmas pq um colega andava mais devagar e fizemos em 9horas.