Porquê treinar em estrada?

Hardtail Trek

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Boas,

Cada vez vejo mais pessoal a treinar para BTT na estrada, com bicicleta de ciclismo. Todos me garantem que é o melhor treino que existe para criar resistência para suportar o esforço de uma prova/passeio no mato.
Mas porque razão é também melhor fazer esse treino com a bicicleta de estrada? Deve-se às diferenças na transmissão de cada uma das bicicletas?
E como deve ser doseado esse treino, 50% estrada-50% mato; 70%-30%?
É claro que não existem formulas e o que resulta com alguns não resulta com todos, mas era bom saber mais sobre a experiência de cada um...

Cmpr
 

Mach 4

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Eu pessoalmente não tenho bicicleta de ciclismo mas o que eu tenho reparado é que em alguns casos o pessoal que experimenta fazer esses treinos com uma bicicleta dessas poderá ficar adepto das "fininhas", de tal forma que podem reverter o interesse em pedalar no monte em prol da estrada.
Um amigo meu no outro dia experimentou fazer uns km com uma bike dessas emprestada e disse-me que é impressionante a facilidade e a rapidez com que se faz dezenas de kms.
Acho que ambas as modalidades se podem complementar, como segundo dizem alguns membros aqui no fórum detentores de ambos tipos destas bikes, mas realmente parece que cada vez mais se vê o contrário, ou seja, pessoal do btt a treinar no monte para fazer provas de ciclismo.

Penso que a principal razão para treinar numa bike de estrada é a grande diferença do peso entre estes dois tipos de bicicletas e a própria posição do ciclista em cima da bike devido á ergonomia desta. Isso permite a obtenção de uma cadência/rotação mais linear sem tantas quebras de ritmo. No fundo a velocidade é mais constante, a transferência de mudanças menos necessária e as relações de pratos serem também elas muito diferentes das que se encontram nas bikes de btt. Tudo isto permite fazer com que os músculos inferiores trabalhem de uma maneira muito diferente (assim como os nossos pulmões).

Mas como disse, esta é apenas a minha opinião pessoal.

Agora também posso dizer que ainda existe muito pessoal a fazer treinos com a sua bike de btt, como um amigo meu que se esteve a preparar para S. Tiago de Compostela a fazer tiradas da Maia até Esposende na sua bicicleta FS (Mondraker Factor RR ) de 13kg.
 
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canuco

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Dito pelo grande Vitor Gamito, 70 ou 80% do treino para o BTT é feito com bicicleta de estrada. O resto é só apurar a técnica no mato.
Falando por mim, faço alguns km em estrada e sinto que o rendimento é muito maior, consegues fazer mais km em menos tempo, a cadencia é diferente, a velocidade, só experimentando é que se pode avaliar. Aconselho vivamente.
 

Kamoes

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Aliado também ao tempo que não se têm e à manutenção que é muito menor numa bike de estrada.

É só chegar a casa e pegar na bicicleta. Depois do treino, encosta-se de novo e no dia seguinte está pronta. Como não se sujam tanto, não precisamos de estar tanto tempo de volta dela ... e acabamos por ter mais tempo para treinar.

Além de que quando o pessoal tem menos tempo para treinar ... é mais vantajoso fazê-lo na estrada.

O resto já explicaram.
 

Metal_Man

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Tambem faço os meus treinos quase todos em estrada. Uso mais a de btt para apurar a tecnica como aqui já disseram. A manutenção tambem é um factor que me leva mais para a estrada.
 
F

fuel100

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Os meus treinos de Dezembro a Março, são quase em exclusivo com a fininha.
O monte tem lama e desgasta muito a btt.
Quando chega a Primavera, estou em forma para enfrentar as primeiras maratonas.

Em geral para preparar uma ultramaratona, por exemplo, se tiver que começar do zero e tiver apenas mês e meio para treino, faço 60% / 40%.
O btt também é importante para, depois de ter adquirido endurance na estrada, adaptar-me aos ritmos, podições e técnica do btt.
 

joaocs

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Já agora aproveito este tópico, para quem quer treinar na estrada mas não tem fininha, o que aconselham? Espetar uns pneus finos na de BTT para andar na estrada ou deixar andar com os pneus 2.1 ou 2.2 de andar no monte?
 

Hardtail Trek

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Quanto à troca de pneus eu penso que compensa se quiseres fazer longas distâncias com um andamento rápido, para treino não vejo a vantagem... Por exemplo, imagina que planeias uma cicloperegrinação a Fátima ou fazes uma volta com pessoal que usa bicicletas de estrada e queres acompanhar o pessoal, nesse caso os pneus finos são convenientes, quanto a treinar com pneus finos não vejo o sentido, pois a bike de btt continua com as mesmas relações na transmissão e vais é reduzir o atrito da bina na estrada, a bike vai rolar melhor e mais facilmente te encontras a pedalar no vazio. Na bina de estrada os pneus/rodas finas são compensados por uma transmissão com relações mais pesadas o que não te permite a tal pedalada em falso e acabas por ter uma pedalada mais constante que vai beneficiar acima de tudo a resistência ou endurance do ciclista... Numa bicicleta de BTT o prato maior tem, normalmente, 42 ou 44 dentes numa fininha são 50 ou 52, é uma diferença muito grande. Se observares a relação que as bicicletas de topo de gama no BTT, com dois pratos apenas, trazem actualmente vais verificar que tem um prato maior de 39 dentes e um mais pequeno de 26, com cassetes de 10v que vão desde dos 11 aos 36 dentes, e tem-se verificado que para andar no mato, com os pneus mais largos estas relações se adaptam melhor, mas em estrada, com pneus mais finos precisas das tais relações mais pesadas e dai haver uma diferença tão grande nas transmissões das bicicletas de BTT e de Ciclismo.
Por isso eu acho que usares os pneus finos com a transmissão da bike de BTT não melhora o teu treino, mais vale fazeres estrada com os pneus largos.
 

tauga

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Boas ciclistas...Gostava de dar a minha opinião sobre este assunto, de facto tenho treinado sempre em estrada com a minha bicicleta de btt para as provas de btt, ganhei o gosto de andar em estrada mas nunca é igual a andar no mato, a adrenalina é muito diferente.
Em termos físicos, porque treinar em estrada? O corpo não sabe se estas andar em terra ou estrada, mas em estrada alcanças pulsações grandes (não estou dizer que em btt não as alcances) e é mais fácil mante-las por muito tempo(por exemplo a subir montes) enquanto em btt não tens essas opções porque a uma grande diferença de ritmo, podes estar a subir como de um momento para o outro começas a descer, não obtendo resistência ao esforço constante(a qual conhece-mos por simples resistência).
Outra ajuda (das muitas) de treinar em estrada é a rotação das pernas e a força nas pernas, como quase todos já devem ter notado cada dia dos nossos treinos mais fácil fica a nossa pedalada, não só porque aumenta-mos a nossa massa muscular mas como habitua-mos as pernas a fazer sempre o mesmo movimento (que para nos é automático), coisas que em 50 km de btt não se comparam ao 100km de estrada.
Pela minha experiencia pessoal penso que ajuda muito e aprovo completamento, tendo eu uma rockrider 8.2 2011 com os pneus btwin para gastar, ando até cair para o lado e chego a grandes desgastes que em btt nunca cheguei.
Sei de mais factores que os treinos de estrada ajudam no btt mas não vou os dizer todos já que não quero dar sermão a ninguém.

mais opiniões já que este tópico é interessante e boas pedaladas
 

Fourmag

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Boas,

Sou mais um que treina em estrada para andar melhor no mato. Um dos grandes factores que influenciou esta medida é o facto dos treinos com controlo de pulsação serem impossíveis no mato. Em estrada é possível e é óptimo para fazer inclusivamente séries em subida. Esta medida foi aconselhada pelo grande cilcista João Cabreira. Tenho notado bastantes melhorias em treino e em competição, nomeadamente nos Duatlos. Estes dias fiz 160 km com média de 30 km/h com ida e volta ao Campo do Gerês. Para quem conhece sobe muito, mesmo muito. Isto para dizer que à uns 5/6 meses nem sequer conseguiria fazer estes km em plano. Quem quer melhorar no mato aconselho vivamente treinar na estrada.

Paulo Vides
 

qmark

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O treino em BTT envolve mais músculos que o de estrada, o que leva a que o organismo quando recupera após um treino, tenha que recuperar os músculos dos membros inferiores e ainda os superiores. Este facto leva a que seja necessário um maior tempo de recuperação logo a um treino menos eficiente.

Outros factores já foram referidos anteriormente: maior eficiência em controlar a pulsação em estrada e maior facilidade em encontrar o andamento certo (desmultiplicações mais próximas).
 
V

vader

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Anda-se durante muito mais tempo a velocidade , cadencia e pulsação constantes.
Treinas mais horas a esforços constantes, isso vai fazer toda a diferença no BTT.
Depois o treino de força/potencia rende muito mais do que se for feito no mato,as relações são mais pesadas as subidas para dar pica , são mais longas , e somos tentados a auto-motivarmo-nos para as fazer sempre mais depressa.
 

FishBike

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Boas a todos.
Um belo tópico este e que gera alguma diversidade de opiniões, como tem estado aqui demonstrado.
Ora então deixem-me dar a minha humilde opinião.
Sem por em causa os diferentes factores que beneficiam o treino em estrada para o aumento de rendimento em BTT aqui já descritos, e bem, sou da opinião que quem, como eu, só tem uma bike, a de btt, não precisará nem da roda fina nem de bike de estrada para retirar o rendimento que a estrada proporciona. Vejamos, numa maratona, se apanharmos uma "tirada" em alcatrão, que nunca são mais que meia-dúzia de km's, não temos lá nenhuma bike de estrada à nossa espera, muito menos um par de rodas finas para reduzir o atrito, já para não falar da desmultiplicação que as "fininhas" permitem fazer, ou seja, temos de nos "aguentar à bomboca" com o pneu largo e com a posição mais aguerrida tipica do btt.
Concordo plenamente com o treino de estrada, especialmente na fase inicial da época para podermos "meter" mais km's nas pernas, mas porque não fazê-los na btt, na nossa posição habitual e com a desmultiplicação que estamos habituados a andar?? Porque não treinar o ritmo e a cadência de pedalada durante súbidas mais longas com o atrito que temos de "carregar" no campo?? Ou até mesmo podermos num mesmo treino fazer séries em estrada e em campo e tentar manter um ritmo cardíaco e de pedalada constantes e sem oscilações??
Mas também vos digo que que tenha a sorte (€€€€) de poder ter 2 bikes, é de aproveitar para treinar em ambas, mas dando mais primazia à BTT, pois é esta que "move a nossa paixão", sobretudo numa fase mais competitiva da época e utilizar a "fininha" para dar uns passeios mais longos e "desanuviar" do mato.

FISHBIKE
 

RTC

Super Moderador
Já muito foi dito aqui e de certa forma concordo com o que foi referido sobre o propósito de treinar em estrada.
Contudo, sou da opinião que por mais que se treine em estrada não é sinónimo de vir a ter um maior rendimento no btt. Treinos do género 90% estrada e 10% de btt "só para apurar a técnica" não é nada.
Sem contar com a pré-epoca ou altura de muita chuva e lama, entendo que um treino 60% estrada 40% btt é o correcto para quem treina para maratonas. Quem faz cross poderá treinar mais em estrada (sem necessidade de fazer muitos treinos longos) em detrimento do btt.
Considero e tenho a certeza disso que um bom treino de btt equivale em termos de assimilação de treino a 2 ou 3 treinos de estrada, principalmente para quem queira fazer maratonas. O aumento da resistencia fisica, tecnica e resistencia a caimbras é bem perceptivel. Este ano optei por fazer muito mais horas de btt e notei um maior à vontade nas provas, disso não tenho quaisquer dúvidas.
E basta dar uma olhada no sites dos maiores atletas da modalidades em que muitos deles publicam os planos de treinos e ver quantidade de horas de btt que eles fazem numa semana, comparando com a estrada.
Seja como for, andar/treinar em estrada também é um prazer. :)
 

JoaoPeixe

New Member
A bicicleta de estrada só é vantajosa numa coisa...Suja-se menos!
Obviamente que isto foi uma brincadeira! :)
Eu não posso dizer se é melhor ou não porque nunca fiz estrada (gosto mais do mato), por isso não me desperta grande interesse. Contudo o que o Fishbike diz tem alguma lógica, se queremos habituação (kms, atrito, posição na bike, resistência, força, etc) temos que andar na de btt pois é nessa que fazemos a competição/Maratonas!!!

boas pedaladas

João Peixe
 

tauga

New Member
Falando da agora da parte má de treinar em estrada, eu (como já disse no tópico atrás) tenho uma rockrider 8.2, que não nenhuma fininha, com pneus de terra e ando a treinar em estrada. Mesmo tendo a mesma bicicleta com a mesma posição de btt com os mesmos pneus, existe algumas dificuldades em passar da estrada para o mato.
Em termos de mudanças (são as mesmas no meu caso) as que eu utilizo em estrada não são as mesmas para a mesma inclinação em terra porque simplesmente pode derrapar, e também não pode pedalar fora do banco como em estrada pela mesma razão.
Mais importante do que isso é que ao treinar em estrada não adquires técnica de descida de btt, porque mesmo melhorando os teus reflexos (em estrada precisas deles) tens de aprender a ler o terreno que só com experiencia é que vais lá.
Este tópico poderá ajudar muitos de nos a melhorar o seu treino, por isso apresentem mais opiniões.
Boas pedaladas
 

Fourmag

Member
Boas,

Hoje fiz mais um treino de estrada e noto um maior rendimento e uso cada vez mais mudanças mais pesadas (50km com média de 32km/h). No meu outro post não referi uma situação que cada vez mais tenho notado com os treinos em estrada. Durante a semana treino 2/3 vezes em estrada e ao Domingo no mato. Nestes últimos tempos chego a casa depois de ter andado toda a manhã no monte e reparo que não utilizei uma única vez o prato pequeno. É certo que se treinasse sempre no monte também iria melhorar, como é óbvio. Cada vez mais força e resistência que leva a que não tenha necessidade de usar o prato pequeno.
Como um amigo costuma dizer; "quem não treina não anda". É preciso é vontade para treinar!

Paulo Vides
 

subeskema

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Penso que a razão do treino em estrada para melhorar no btt é a facilidade que se tem em treinar cadências de maneira constante e às diferentes relações que a fininha possui (50/34*11/25) o que permite muito mais facilmente treinar em mudanças mais pesadas aumentando a força, i.é., aumentando a potência média produzida, baixando o nível cardíaco.

Numa bicicleta de estrada é mais fácil fazer um treino de 4,5,6 horas em zona aeróbico para melhorar a resistência e força, tal como reduzir os batimentos mantendo cadências elevadas (95 - 115 rpm). Qualquer coisa como transformar o andamento de gasolina para diesel, mas não se esquecendo que tb é necessário um turbo.
Ora, o treino de séries deve complementar o treino em roda fininha, aumentando a potência máxima em zona anaeróbica.

É lógico que para conseguir treinar nestes parâmetros (para não estar a falar de treinos por watts, porque os medidores dos mesmos ainda continuam a preços proibitivos) é necessário conhecer através de testes físicos onde é que se situa o Limite aeróbico e limite anaeróbico, produção de lactacto às diferentes pulsações, etc.
 
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