PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

Rui Marçal

New Member
Paulo,

Há 10 anos não conhecia o Sicó, mas, hoje, alguém tem tido muito trabalho em ter tudo em tão bom estado. Posso dizer que é impressionante. Os trilhos estão mesmo em excelentes condições mas estou a falar de km de trilhos.
 
IV encontro Cannondale

Vejam bem este belo e magnifico video do PNSAC. Dia 10 de Junho, não se esqueçam.
http://www.youtube.com/watch?v=AxMglivAbCc

O vídeo está muito bom. :#1:

Apesar de ser possuidor de uma bicicleta com quadro Cannondale, não sou um fanático da marca, até porque tem os defeitos e as virtudes que têm as outras marcas.:mrgreen:
Isto associado ao facto de, por "default" de personalidade, tudo o que seja mais que 5 ou 6 pessoas juntas ,p´ra mim é uma "molhada", muito dificilmente estarei presente no encontro Cannondale. A não ser que um dia desses acorde com o disco a necessitar de reset e mude o default da máquina. :fpalm::fpalm

Sem embargo, espero que seja um sucesso em todos os aspectos e que aqueles que não conhecem o PNSAC o fiquem a admirar porque, por ali pedalar numa Cannondale ou noutra marca qualquer será sempre um prazer e um hino ao BTT puro e duro. :#1::#1:

PS: Ironia, os vídeos de promoção ao encontro Cannondale, são filmados em alguém montado numa... GIANT:cool::cool:
 

rize

New Member
A ideia do encontro é juntar amantes da marca ou simples possuidores da mesma, mas nunca desprezamos outras marcas, tenho muito respeito por todas elas, como dizes todas tem as suas virtudes e defeitos, a maneira como sentimos uma determinada marca é que pode ser diferente.
Claro que quem vai para este tipo de eventos vai com a mente aberta para o convívio, para mim mais de 5 não é molhada é convívio, mas sei que não se pedala com tanta rapidez como se fossem 2 amigos com o mesmo andamento, vamos a pedalar, a conviver, tirar fotos, trocar impressões, conhecer pessoas novas e fazer amizades.
Mas o que se pretende neste tipo de eventos é mesmo pelo convívio acredita, mas respeito a tua opinião e compreendo bem.
Se apareceres por lá vais ter uma ideia do que te falo, é uma vez no ano e vale bem a pena.

Mas uma coisa estamos de acordo, andar no PNSAC com cannondale ou sem cannondale é sempre uma mais valia, ter oportunidade de pedalar naquele local magnifico vale todo o esforço.

PS: O vídeo vem comprovar que te disse, respeitamos todas as marcas e sim foi filmado por uma Giant, mas no dia esta mesma pessoa vai ter oportunidade de testar uma Cannondale.

Abraço
 

kapinha

New Member
Boas
Caro Paulo (meu homónimo!), desde já muitos parabéns pelos excelentes reports e pelas fantásticasc voltas de meter inveja a qq amante da modalidade! Cumprimento extensível ao Rui, especialmente no respeitante à sua incursão por trilhos e Sicó.
Espero em breve poder juntar-me a vós num qq evento ou trilho desses tão bem explorados por vocês, e quem sabe fazermos um intercâmbio de "trilhos de calcário". É q aqui na zona de Óbidos tb os há, com especial incidência no planalto das Cesaredas (eólicas visiveis do IP6 a caminho de Peniche), uma espécie de "mini PNSAC/Sicó" versão concentrada, com trilhos ultra técnicos, duros e bem embrenhados na natureza, com algumas vistas daquelas...
Boas pedaladas e espero q até breve
 

Rui Marçal

New Member
Olá Kapinha,

Realmente a zona de Óbidos ainda nos é um pouco desconhecida, por isso devemos ir para aí. Uns colegas meus estão com ideias de ir até aí fazer uma maratona de uns 120km. Eu infelizmente não posso. Quando for para aí a ver se me lembro de ti e depois combinamos por aí umas cenas.

Paulo,

Claro que a bike que filmou não é uma Cannondale, é de uma outra marca qualquer, daquelas que não fazem este tipo de eventos (nem sei se fazem, lol). A bike que ia a filmar ia em trabalho e foi-nos muito caro, também não podíamos exigir ao produtor (sim, porque a câmara é do Marco) que fosse numa Cannondale, lol...

O que interessa é curtir e este é mais um pretexto de me ir encontrar com muita malta que ainda não conheço e quero conhecer.
 
Cannondale e o PNSAC

Kapinha;
Obrigado pela “parabenização”aos meus relatos no PNSAC.;)
Faço-o com gosto porque acima de tudo pretendo suscitar em muitos a vontade de conhecer e usufruir daquela que é – na minha opinião- a Catedral do BTT em Portugal.:podio:

Rui;
Como sempre tenho dito e repetindo-me; prefiro o PNSAC à Cannondale porque por ali com qualquer bicicleta o BTT incorporado em paisagem de excelência com trilhos de excelência é o melhor que há. :#1:
Se o puder fazer numa BTT com quadro Cannondale, tanto melhor. Mas isso é porque agora tenho um dessa marca.:cool::cool:
 
Depois de 5 fins de semana consecutivos a ir pedalar no PNSAC, este ausentei-me de lá. Parece que ficou a faltar-me qualquer coisa.:(:(

Ainda este fim de semana, o meu filho- que tem praticamente 12 anos- estava ao meu lado enquanto eu vistoriava uma fotos, das muitas que tiro no PNSAC, e disse-me; "Pai, eu já sei o que vou herdar de ti com mais gosto, é esses percursos de BTT que tu fazes"
...
 

bururu

Member
Ainda este fim de semana, o meu filho- que tem praticamente 12 anos- estava ao meu lado enquanto eu vistoriava uma fotos, das muitas que tiro no PNSAC, e disse-me; "Pai, eu já sei o que vou herdar de ti com mais gosto, é esses percursos de BTT que tu fazes"
Deves ter ficado com um sorriso de orelha a orelha, hehe :D
 

kapinha

New Member
Boas
Caro Rui qd pensares em vir p estes lados, avisa, q tentarei mostrar todas as potencialidades da zona. Qd é q os teus compinchas pensam vir cá?

Caro Paulo, nunca é demais elogiar um tão bom trabalho, ainda p mais em prol da modalidade e de uma zona tão fantástica! A ver se consigo mas é aparecer por aí e desfrutar desses tracks brutais q desenvolves... Catedral do Btt já é o epíteto de Idanha-a-Nova, pelo q Meca do Btt assentaria melhor ao PNSAC :)
Boas pedaladas
 

Rui Marçal

New Member
Olá Kapinha,

Eles devem ir aí a Óbidos nesse passeio de 120km. Eu ainda não sei se vou, pois 120km com um acumulado de 1100m deve ser só estradões e um bocado maçudo, lol...ou estou enganado?
 

kapinha

New Member
Qual? O do ATV/ Torres Vedras? Barro-Lagoa-Barro?
Se for, sim parece-me mt rolante e só com o intuíto de meter uma bucha à beira da Lagoa. Existem mts trilhos, mas combinamos uma volta à séria p depois :)
 
das Mecas ou catedrais.

:eek:fftopic:
Kapinha;

Dos locais por onde se pode pedalar em Portugal; há muitos que poderão conquistar o “trono”; eu baseio-me em colocar o PNSAC no topo porque tem aquilo que mais gosto no BTT;
A paisagem singular, onde destaco os muros e muretes que aproveitam o “despedregar” dos campos e que dá aquele aspeto rendilhado e labiríntico, realmente único em Portugal e a profusão de trilhos técnicos em altitude e em planalto.
Para ser mesmo perfeito “apenas” retiraria as pedreiras que por ali há a desfear e estragar a paisagem.

Claro que, para mim, o facto de, com 30 ou 40 km, conseguir sair da minha localidade e estar no extremo sul do parque, é uma enorme razão para o preferir a muitos outros locais.

Idanha-a-nova e a zona circundante, também é excelente, andei já por ali algumas vezes em especial quando fiz a "Rota das aldeias históricas" e achei a coisa muito satisfatória e com uma ruralidade pura que me atrai.
Também o Parque Natural da Serra de São Mamede (Marvão) merece muita consideração ou o Parque Natural de Montesinho- que também conheci durante 5 dias em travessia, assim como também poderia eleger a Serra do Sicó.

Outros falariam da incontornável Serra da Estrela, da luxuriante Lousã, da primeira catedral que foi Sintra ou da Serra da Arrábida.
Felizmente, há muito e diversificado trilho em Portugal para conhecer e usufruir.:p
 
Last edited:

pmust34

New Member
Viva companheiros desconhecidos , sou residente a 10 klm do Famoso Parque de diversão a que se dá o nome PNSAC .
De Torres Novas mais precisamente em Lapas , e não sei pq mas quando saio pra rolar a gaja puxa sempre pra serra ,
é deveras fabulastico andar por trilhos conhecidos ou fazer descoberta . Falar sobre a Serra dá pra dias de que n disponho .
Embora praticamente tudo o que diga seja bem verdade não há como aparecer por cá e experimentar ......claro muitos acabam por comprar casa de campo . Sou praticante faz uns anitos e reunimos uma Matilha de 15 a 20 elementos tds os fins de semana logo o campo de treinos PARQUE DA SERRA .
Então até breve ....caso aconteça até sexta de manhãzinha na serra claro está .
Inté


Pmust34 * TECA*
http://bttalmonda.blogspot.com/
 
11/MARÇO/2012 (Domingo) -Raid no PNSAC- “Por cabeços e vales de pedra"

Raid no PNSAC- “Por cabeços e vales de pedra “
Porto de Mós- saída junto ao Intermarché
Dia 11 de Março de 2012 (Domingo)-cerca das 9h

Percurso com cerca de 52 km ou 60 km e sensivelmente 1.270 metros de acumulado de subidas.
Zonas a percorrer:

Corredoura- Serra dos Candeeiros (Serra da Pevide- Serra da Figueira)-Arrimal-Bemposta-Mendiga-Cabeço da Giesteira-Cabeça das Pombas-Covão do Sabugueiro-Patelo-Costa de Alvados-Diagonal-Lagoa de Alvados-Zambujal de Alcaria-Castanhal-Covão de Olés-Casais dos Vales-Eiras da Lagoa

Mapa de altimetria
novaimagem3m.png



Iremos, de novo, percorrer os trilhos pedregosos e em altitude do PNSAC, quem tiver o tempo, a vontade e nos quiser acompanhar, be our guests.
 
Last edited:

kapinha

New Member
Count me on!!!!!
É desta q vou conhecer um dos masters de tracking do PNSAC :) Hora de chegada +/- prevista?
Até Domingo
 
Tempo total com ou sem "invenções"

Viva Kapinha;
We count with u
P´ra já seremos 3.:podio:

Normalmente levamos cerca de 6 h p´ra perfazermos um percurso desta dimensão. Entre pit-stops para fotos, reposição de calorias e apreciação da paisagem envolvente ou recuperação de fôlego:rolleyes:, a "coisa" sem incidentes mecânicos anda por essa média.
É claro que em cada percurso que elaboro, há sempre uma componente que eu chamo de :fpalm:"invenção à Paulo Ribeiro" :fpalm: e que são partes do percurso que eu desconheço (sim, não conheço tudo no PNSAC:( ) mas que tracei no GPSies e pode ou não dar resultado.
Relembro que o google earth não consegue ainda ter definição suficiente para mostrar caminhos fechados por portões, cercas ou mesmo intransitáveis e incicláveis e que pode obrigar a recuar ou procurar alternativa ao percurso traçado.

Assim, o tempo total do percurso vai depender, também, muito de como sairem as invenções.:rolleyes:
Para este raid dos tenho 3 "invenções" com alguns quilómetros. :assobio::assobio::assobio:

Saindo às 9h , conta-se pois terminar pelas 15 h.

Entretanto, acrescentei que a quilometragem poderá ser de 60 km, dependendo da média e do "Estado geral de circulação de pessoas e veículos"(vulgo; como estaremos nós e as biclas) :rolleyes::rolleyes: quando tivermos cerca de 40 km percorridos; nessa altura haverá a opção de ir por um ou outro caminho. Coisa para se decidir in loco e na ocasião.:cool:

Guarda o meu telemóvel, just in case: 914062316
 
Last edited:

kapinha

New Member
Até vos digo mais, para simplificar as coisas abri um novo tópico "A Oeste algo de novo...", na zona Centro.
Agora é q não têm desculpa p faltar aos ajuntamentos...
Portem-se
 
Top