PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

Rui Marçal

New Member
Paulo, ainda não é desta que vou andar contigo.

Tenho de ficar aqui pela zona para uma volta mais curta, mas essa tua volta era mesmo à minha maneira.
 
11/MARÇO/2012-" por cabeços e vales de pedra"- II

Do estacionamento do Intermarché em Porto de Mós, olhamos para a Serra da Pevide (ou da Mina) e sabendo que o nosso primeiro destino passava por ali, ficamos logo com a ideia de “descolagem “!?!?! Aquela sensação que se experimenta quando viajamos de avião e o aparelho, para se alcandorar às alturas, puxa pelos motores ao máximo por forma a vencer a gravidade.

Foi assim que me senti à medida que, paulatinamente, ia subindo pela Corredoura, por uma estradão em gravilha e, concomitantemente, ia negociando o melhor caminho, entre os regos espalhados pelo mesmo. Ao chegar ao miradouro onde se inicia a ciclovia da corredoura, o meu motor entrara em “red line” e o calor que, àquela hora matinal, já se adivinhava vir a ser de Verão (!?!?!),não ajudava, em nada, à refrigeração do “motor”. :doente:
Valeu aqui ,poder escolher seguir pela ciclovia plana e atapedada de bom piso, para estabilizar as pulsações e não comprometer o resto da viagem. Seguimos assim, durante cerca de 6 quilómetros pelo caminho onde antes era Caminho de Ferro Mineiro do Lena

Pouco depois de Vale Figueirinhas, entrámos no alcatrão e durante aproximadamente 3 quilómetros fomos percorrendo neste piso a Bezerra , Vale da Portela e Portela de Vale de Espinho de onde divergimos ao encontro do single track do Vale de Espinho onde, depois de quilómetro e meio de diversão, :yeah: desembocámos no estradão que nos leva a Alqueidão do Arrimal .

Na Lagoa grande do Arrimal, fizemos a primeira paragem do dia, apreciando a lagoa e enchendo os “reservatórios” de energia.
Mais uma vez, seguimos com um mistura de alcatrão e estradão até Bemposta e depois Mendiga. Nesta localidade, mostrava-se altaneiro à nossa frente o Cabeço da Giesteira e, como o que tem que ser tem muita força – ou alguma- lá fomos subindo pelo estradão em gravilha solta até nos “aplanarmos” no alcatrão até que o deixámos antes do Cabeço das Pombas.

Começava aqui , no planalto da Serra de São Bento ,o primeiro contacto com os campos de Lapiás - formações típicas de relevos cársicos- e entrámos em caminhos agrícolas e terrenos pastorícios que indiciam a principal atividade agrícola desta zona.
Foi assim que, vagueando pelos habituais muros e muretes e por um outro single track, emparedado entre aqueles labirínticos caminhos, chegámos ao Covão do Sabugueiro e depois de um rápido estradão em gravilha chegávamos ao alto do Patelo e ao inicio do lado Sudeste da Costa de Alvados.
Desta vez, fizemos este trajeto no sentido Sudeste-Nordeste o que, embora crie uma maior dificuldade em fazer a parte entre-muros, por ser ligeiramente a subir e com "degraus" em pedra e laje, esta pequena contrariedade é largamente compensada, quando a seguir se nos apresenta a parte “despida” da costa onde também se inicia a ligeira descensão que nos permite, sem quase pedalar, usufruir do "paisagístico" e vertiginoso single track sobre a ribanceira.

Depois dos mais de 4 quilómetros pela Costa de Alvados, chegámos ao momento técnico do percurso; a “diagonal”, assim epitetada por se assemelhar a um perfeito traço desenhado a diagonal pela Costa de Alvados, feito por um qualquer projetista radical.
O piso é feito de pedra solta e protuberante, de drops pouco ou muito acentuados, que nos dão uma incessante trepidação durante cerca de um quilómetro e que nos deixa, no final, uma sensação de ardor nas mãos e formigueiro nos pulsos e os discos de travão ao rubro.:yeah::yeah::yeah::cl::cl::cl::hehe::hehe:

Estávamos agora na Lagoa de Alvados e percorremos o estradão até Zambujal de Alcaria e depois abandonando o alcatrão até ao vale do Castanhal e de aí sempre a subir por estradão até sairmos deste para nos dirigirmos ao divertidíssimo single track de Covão de Olés....
Aqui, percorremos quilómetro e meio de maravilha Singletrackiana seguido de um estradão rápido enclaustrado entre o vale de Casais dos Vales.:yeah:
Da melhor maneira se estava quase a acabar este percurso e logo entrámos no alcatrão que nos levou a passar de raspão por São João Baptista, depois Eiras de Lagoa e de aí a nada em Porto de Mòs, local de início.
48 km com quase 1.000 de acumulado de subidas, foi o menu apresentado e avidamente consumido. Venha mais.:cool:

Aqui fica o track GPS do percurso:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ctekzwjovhwlznby
 
Last edited:
11/MARÇO/2012-" por cabeços e vales de pedra"-2012-FOTOS

Equídeos simpáticos em Covão do Sabugueiro
dsc06936y.jpg


Alto do Patelo-Costa de Alvados
dsc06942h.jpg

dsc06950x.jpg


Costa de Alvados-Let´s take a look...
dsc06954gr.jpg


Costa de Alvados-de Sudeste para Noroeste
dsc06964y.jpg

dsc06965h.jpg


a "Diagonal" :cl::yeah::hehe:
dsc06974h.jpg

dsc06979r.jpg

dsc06981n.jpg

dsc06998q.jpg

dsc06999v.jpg

dsc07013w.jpg

dsc07025i.jpg

By paulo_gr at 2012-03-12

quase no single track de Covão de Olés:yeah::cl:
dsc07031l.jpg

By paulo_gr at 2012-03-12
 

mlouro

New Member
Excelente percurso Paulo, também gosto mais da Costa de Alvados no sentido descendente e o single de Alqueidão/Casais dos Vales é mesmo à maneira ;)

Ontem também fomos para o PNSAC, só que ficámo-nos pela zona de Alcanede/Casais Monizes.. mas aquele single é mesmo muito bom! ;)
 
Rui
Marco;

Andamos desencontrados nas voltas pelo PNSAC, qualquer dia ainda nos encontramos por aí num qualquer trilho sem que combinemos algo.:fpalm:
Vi que já experimentaram o ST de Vale Galego (Casais Monizes), é uma bela cerejinha.;)
 

Rui Marçal

New Member
Paulo,Mais um excelente report, mais uma excelente volta. Sempre que vejo fotos tuas fico com saudades de ir até ao PNSAC. Já estou à algum tempo sem lá ir para aquela zona, mas em breve tenho de lá voltar.Como dizes andamos desencontrados. Mas mais km menos km vamos encontrar-nos um dia destes. lol...
 

kapinha

New Member
Boas
Antes de mais um grande obrigado ao Paulo e ao Patusco!
Q trilhos! Q paisagens! Q descida, aquela diagonal!!!
Muito boa companhia, grande espírito, enfim uma manhã extremamente bem passada, pena q tive q abalar mais cedo, perdendo os singles de Alqueidão :(
Contem comigo (haja disponibilidade) p futuras voltas. Adorei o descobrir novos trilhos, contemplar a natureza e respirar o puro e duro BTT :)
O puto está melhor e o meu currículo de amigos e trilhos tb!!
Até breve e boas pedaladas
 

Rui Marçal

New Member
Kapinha,

Os singles do Alqueidão são muito bons e um bocado diferentes dos que fizeste.

A diagonal é muito interessante realmente. Aquele trilho será natural ou artificial. Paulo sabes isto?
 
Rui;
Percebo o que te intriga na “diagonal”. Eu mesmo já havia pensado nisso quando vejo aqueles calhaus estrategicamente colocados em forma de varanda e a suportar o carreiro.
Parece-me obra dos mesmos artesãos que construíram o “rendilhado” de muros e muretes :venia: que fazem a imagem de marca do PNSAC mas não tenho informação fidedigna e concreta sobre isso.:nsei:

Kapinha
Retribuo-te os mesmos elogios; boa companhia e com o espírito condizente, em especial na “descoberta” dos trilhos escondidos onde tu contribuíste ativamente.:yeah:

Eu e o Patusco optámos por não fazer os singles de Alqueidão que estavam programados pois estávamos a acusar algum desgaste, muito provavelmente devido ao dia anterior (Sábado) não termos tido o descanso necessário.
No meu caso pedalar muito no dia anterior compromete o dia seguinte porque não recupero bem.
Mas estes trilhos continuam por lá até uma próxima vez.:hehe:

Ainda bem que o teu puto melhorou, como tu disseste; não haveria de ser nada.:exacto:
 
Last edited:
Próximos percursos-Agenda provisória

E já que falei em próximos trilhos.
Tenho agendado,para breve, os seguintes percursos (As datas não são ainda definitivas mas previsíveis)

24 de Março 2012-(Sábado)
Alcanede- “por entre chousas e lapiás”
Previsibilidade de 52 km com acumulado de 930 metros
Percurso
Alcanede-Aldeia de Além-Alqueidão do Mato-Vale da Trave-Cortiçal-Carvalheiro-Paia-Pia Carneira-Vale Carneiros-Raimunda-Telhados Grandes-Costa do Vale da Canada-Curraleira-Fontaínhas-Cabeço das Pombas-Xartinho-Mosteiros-Alcanede

31 de Março de 2012-(Sábado)
Alcobertas-“ Candeeiros de pedra”
Previsibilidade de 55 km com acumulado de de 1.200 metros
Percurso
Alcobertas-Outeiro-pedreira da Cabroeira-Casal de Vale Ventos-Portela do Pereiro-Arco da Memória - Serra da Figueira-Cabeço Renhal-Serra da Pevide-ciclovia da corredoura-Vale de Figueirinhas-Bezerra-Vale da Portela-Portela do Vale de Espinho-Vale Espinho-Alqueidão de Arrimal-Arrabal-Arrima-Serra da Lua-Covão do Sapo-Casais Monizes-Vale Galego-Alcobertas

07 de Abril de 2012 (Sábado)
Minde-“A pedra d´Aire”
Previsibilidade de 52 km com acumulado de de 1.000 metros
Percurso (resumido)
Minde-Polje-Serra de Aire-Moitas Vendas-Covão do Feto-Serra de Santo António
 
Last edited:
Paulo, tens família ou a tua morada é no PNSAC. Se assim for arranjas-me por lá um quartito?
:rotfl:
Rui;
Não tenho por ali casa mas se pudesse ter uma segunda habitação, não seria, por exemplo nos "Algarves" ou em outra qualquer zona de praia, como a maioria dos portugueses, mas sim no PNSAC ou em Marvão.:D:D

Anyway...
Se normalmente tenho a sorte de poder pedalar todos os Sábados e Domingos; tento fazê-lo num local onde sinta ainda mais prazer nisso, e o PNSAC está -quase- aqui ao lado.:cool:

Na lista provisória ainda fica a faltar a marcação de um em Alcobaça-(st´s da Chiqueda) e outro em Alqueidão (ida às antenas e arredores) :rolleyes:
Fora do PNSAC está previsto fazer em Abril a maravilhosa ligação entre Castelo de Vide e Évora Monte que constitui uma das mais belas etapas da travessia de Portugal.:#1:
 

Rui Marçal

New Member
Paulo,

A Chiqueda já conheço muito bem, tem uns excelentes Singles. Um é enorme, alguns 8km sempre a dar-lhe e muito belo.

Essa ligação Castelo de Vide Evoramonte é para quando? Quantos km são e acumulado? É maratona?

Hoje andei no teu Vale de Santarém, nos singles com o Marco e o Luis (Nozes). São bem porreiros, embora eu não tenha visto tudo.
 
Last edited:

kapinha

New Member
Boas
Caro Paulo, gosto das tuas propostas, embora dia 24 esteja fora, uma vez q no dia seguinte vou atacar os 90kms na Maratona do Centro...
Já dia 31 é bem provável q me tenhas à perna :)
Dia 7, a zona é entusiasmante,mas no dia anterior n é suposto fazer-se o ajuntamento do Reino da Pedra?
Em relação à Chiqueda, aquilo é mm bom, pelo q teremos q lá ir... Fiquem atentos ao meu tópico no ponto de encontro, vou fazer umas propostas :)
 

kapinha

New Member
Epá, isso é q é vida... Curtir a Chiqueda a uma quinta de manhã!!... Quem me dera, q inveja, aqueles singles...então aquele com n sei quntos kms...Mt bom!!
A ver se combinamos uma barrigada entretanto, com o Paulo e mais uns quantos PNSACianos :)
 
Rui;
Tanto oiço falar desses St´s da Chiqueda que, apesar de, tecnicamente, ficarem fora do PNSAC, tive mesmo de os colocar na agenda.;)

:eek:fftopic:
A ligação/travessia de Marvão a Évora Monte tem uma quilometragem total de 125 km com 1.650 metros de acumulado.
Ainda estou a ultimar a coisa mas será para fazer na forma de uma destas hipóteses.

:arrow:Uma etapa com a quilometragem total-125 km; :eek:mg:(a hipótese menos provável)
:arrow:Dividir a quilometragem em duas etapas de dois dias com um paragem em Monforte aos 65 km para pernoita;
:arrow:Optar por fazer um Marvão –Elvas com cerca de 94 km e 1.400 de acumulado.(a hipótese mais provável)

A data para se fazer a coisa será 21, 22 ou 25 de Abril.
Fazer as quilometragens maiores dependerá da forma que eu conseguir atingir durante as duas semanas de férias que vou ter antes dessas datas.

A coisa processa-se assim; a minha mulher e a mulher do camarada Patusco deixam-nos em Marvão e apanham-nos no destino ou noutro local durante o percurso caso haja algum incidente impeditivo de concluir a(s) etapa(s). Nós divertimo-nos de bike e elas de carro pela região.:rolleyes:
Se quiseres alinhar...:wlcm:

Aqui ao redor do Vale de Santarém conheço os trilhos mas, ou por já os ter percorrido muitas vezes, ou porque santos da casa não devem mesmo fazer milagres, já me enfastiam um pouco. :greg:
Aprecio um que desce do Alto do Vale e segue depois paralelo e sobranceiro à linha ferroviária e pouco mais. :rolleyes:
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Bom dia Paulo,

Então ainda não estreaste a Chiqueda? Se quiseres podes pedir o track ao Marco que ele já tem aquilo tudo afinado, lol...

A travessia Marvão Évora Monte de 1 dia com 94km e 1400 de acumulado era porreiro...

Nesses dias, está em projeto uma ida do Porto a Santiago de Compostela, mas ainda não sei pois a logística é tramada para 3 dias...

Até lá logo vejo para onde me viro...

Esses trilhos no Vale são porreiros e como ainda não os conhecia...Mas realmente aqui à volta também já estou um bocado farto e saturado, só os uso para treinar, quando posso piro-me, lol...
 
Top