candido said:Depois de ter lido as 8 páginas deste topico, não consegui uma openião coerente entre 2 ou mais pessoas, o que me leva a concluir que isto é pessoal.
Cada um tem um bike e estilo diferente de andar e consuante o piso, existem pneus melhores ou menos bons para andar.
Boas
Candido... tens toda a razão, os pneus devem ser das coisas mais pessoais que existem numa bina, o que funciona bem para uns não funciona bem para outros, os pneus que são muita bons para uns são uma bela bosta para outros, tudo depende como muito bem dizes de vários factores tais como o tipo de piso onde se rola, o estilo de condução, o tipo de bina que utilizas e até as pressões que a malta utiliza que vão do ridiculamente baixo ao ridiculamente alto o que influencia muito o rendimento de um pneu.
candido said:A minha 1º duvida é para fazer um pouco de AM ou Maratona, que relação de tamanho é aconselhavem , 2.1 a frente e 1.8 a tras ?
Esta relação de maior a frente e mais pequeno a tras justifica ou o mesmo tamanho como 2.1 nos dois sitios é o mais equilibrado.
AM e Maratona são coisas diferentes logo tens um problema.
Teoricamente para AM precisaras de um pneu grande uma vez que calculo que andarás por pisos muito complicados com muita inclinação transversal ou longitudinal logo e volto a dizer teoricamente precisas de um pneu com um grande balão com tacos a cair para o lado do grande e que se molde com facilidade ao terreno. Ex: Kenda Nevegal 2.35, Maxis High Roller 2.35, Schwalbe Fat Albert 2.25 ou Specialized Eskar S-Works 2.3.
Em Maratona precisas de pneus leves e rolantes com tacos pequenos e pouco espaçados com tamanhos médios tipo 2.0. Exemplos: Kenda Small Block Eight 1.95, Maxis Larsen TT 1.9, Schwalbe Racing Ralph 2.1, Specialized Fast Trak S-Works 2.0.
Quanto a questão de usar um pneu maior a frente do que a trás, pessoalmente e sem sequer chegar a parte técnica nem sequer gosto de ver visualmente, no entanto pode ser uma solução que funcione bem para algumas pessoas principalmente para quem usa suspensão total uma vez que podem tirar partido de um maior grip da frente pelo pneu ser maior e também ter a vantagem de ter um pneu mais rolante a trás onde uma eventual escorregadela é mais fácil de controlar.
Por outro lado não estou a ver malta com rígidas a usar essa solução uma vez que o pneu de trás leva umas belas mocadas logo não convém usar um pneu muito pequeno por questões de fiabilidade.
candido said:Estou com receio de varias coisas e acho que o topico só me baralhou, o Nobby Nic 2.1 Evo Nano Tubeless a frente é bom ou não, fogue ou não, ter camara de ar com gel ou o gel directo e usar o tubeless é mais fiavel para evitar os furos ou não, porque o peso não deve ser muito diferente?
Tens um bom remédio, montas um na frente e vais experimentar, não é por alguém aqui do forum te dizer que é muita bom ou muita mau que o vais usar ou não, tu é que tens que te decidir por ti próprio. Fugir todos fogem é só uma questão de lhes atingir o limite.
O teu sistema anti furo deve ser infalível e nem com um atentado bombista como diz o Nozes, vai furar. Acho que se usares o pneu só com o gel não vais ter problemas.
candido said:Em conclução ter polivalencia para usar em piso liso, rocha e lama, resistencia aos furos, e eficacia a subir( tração) e controlo a descer ( aderencia em curva ), alguem sabe responder? ( pergunta de mil euros....)
Ora ai está uma bela pergunta do género, qual é o sexo dos anjos?
O pneu perfeito não existe, é tudo uma questão de compromisso e equilíbrio. O que funciona bem numas situações não funciona bem noutras.
Por vezes a verdade está bem a frente dos nossos olhos e nós não a vimos, penso que é o teu caso, o Kenda Nevegal tem fama de ser um dos pneus mais polivalentes que existe.
Cumprimentos