Miguelcarromeu,
É mais ao contrário. Os pneu mais finos devem-se usar no inverno.
Um pneu mais fino "corta" melhor a lama para chegar ao terreno mais "fixe" e ter tração. Por outro lado, como o pneu é mais fino agarra menos lama o que melhora a performance, pois se tem menos lama menos pesado fica a rolar. Mas para apanhares este tipo de condições onde um pneu mais fino ou apropriado para a lama é preciso teres um grande azar e pedalares onde há sempre muita lama.
Além destas vantagens, um pneu mais fino também é mais leve.
A malta está a optar por pneus mais grossos, como é o meu caso, porque faço poucos km no meio da lama. Grande parte do ano ando em piso seco ou húmido mas com pouca lama, por isso não me compensa ter 2 sets de pneus, uns para lama outros para piso seco.
Quando não há lama, um pneu com um balão maior pode andar com menos ar, ganhando em conforto e tração. É um pneu que aumenta o perimetro da roda embora muito pouco, mas trás vantagens. Como é mais largo também ganha a rolar em relação ao pneu mais fino. Embora tenha as desvantagens de ser mais pesado, elas poderão ser compensadas pelo ligeiro aumento do perimetro da roda e pela maior capacidade rolante.