pneu normal em jante tubeless

R.Peres

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Boas tenho uma duvida um colega meu esta para comprar umas rodas Mavic tubeless mas tem pneu novos com camara-ar com slim qual a melhor maneira de fazer as coisas.
cumprimentos
 
Em principio pode usar esses pneus nas rodas tubeless sem camara de ar. Poe o liquido dentro do pneu e enche, em principio ñ havera problema.
 

R.Peres

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Em principio pode usar esses pneus nas rodas tubeless sem camara de ar. Poe o liquido dentro do pneu e enche, em principio ñ havera problema.

tambem penso nisso pq um pneu que tenha arame no interior e sempre mais rijo por isso tb penso que dé.
 

Kamoes

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Se o pneu for de arame é mais difícil converter porque o arame pode ficar torto e nunca irá depois aderir ao aro para ficar 100% selado, havendo perigo de durante a volta ele saltar do aro.

Eu uso um aro tubeless e tenho pneus kevlar convertidos com No Tubes e 5*! Sem problemas até agora ;)

Abraço.
 

telmo zt

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boas ,
ainda bem que apareceu este tópico , tipo comecei isto a pouco e não sei bem o funcionameto , mas já tinha bicicletas a muito e eu propio reparava sou um curioso que desmonta e monta , com tanta modernidade , ha coisas que não sei o fucionameto , mas hoje fui a um passeio em Abrantes e encontrei um rapaz com um furo , pa parei e ele veio com a historia que o pneu era tubes e tal bem armado em curioso e a queres ajudar puz me ao trabalho bem , axei que nao era normal , o pneu tinha câmara ar , mas tava colado ao aro por um lado , bem conseguimos remendar o furo e continuamos , agora pergunto , o tubes é como nos os pneus dos carros , sem camara de ar , bem por mim pelo que vejo nao meto nada disse , tipo um carro o pneu adér a jante e o andamento do mesmo não se compara com a de uma bicicleta que passa por pedras e tudo mais

boas pedaladas
 
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R.Peres

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boas ,
ainda bem que apareceu este tópico , tipo comecei isto a pouco e não sei bem o funcionameto , mas já tinha bicicletas a muito e eu propio reparava sou um curioso que desmonta e monta , com tanta modernidade , ha coisas que não sei o fucionameto , mas hoje fui a um passeio em Abrantes e encontrei um rapaz com um furo , pa parei e ele veio com a historia que o pneu era tubes e tal bem armado em curioso e a queres ajudar puz me ao trabalho bem , axei que nao era normal , o pneu tinha câmara ar , mas tava colado ao aro por um lado , bem conseguimos remendar o furo e continuamos , agora pergunto , o tubes é como nos os pneus dos carros , sem camara de ar , bem por mim pelo que vejo nao meto nada disse , tipo um carro o pneu adér a jante e o andamento do mesmo não se compara com a de uma bicicleta que passa por pedras e tudo mais

boas pedaladas

boas pois e mesmo isso e como nos carros, mas a questao e que nem todos o pneus dão e como disse o nosso colega os de kevlar sao muito bons e mais baratos agora se o pneu tiver bom o de arames acho que da, pois se for preciso ve-se se a fuga no contacto jante pneu e da-se bom ar ai acho que aguenta?
 

fitty77

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Bem, polémicas à parte, convém dizer que quando se usa pneus normais como tubeless (não é tubes, porque isso é referente exactamente ao contrário, ou seja, a camaras de ar) o liquido usado não deve ser slime,mas sim à base de latex (Notubes, Joe's, etc...).

Eu uso há muito e não quero outro sistema...
 

Doutorphil

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eu tentei montar uns maxxis highroller 2.35 de arame que tinha em casa numas mavic crossland e não consegui que o pneu encaixasse...com uns hutchinson bulldog dobráveis consegui...creio que depende mesmo do formato do "bead", mas usei com câmara de ar, não ia arriscar a ter um pneu que não foi desenhado para o efeito montado dessa forma, aquilo ainda saltava da jante...lol
 

R.Peres

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pois a melhor coisa e mesmo fazer as coisas como deve ser ou entao para esragar o resto dos pneus e melhor usar o sistema antigo e depois entao comprar os penus adequados
 

Próspero

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Se tirares o pipo de enchimento que já vem no aro tubeless, dá! Quanto a usar pneus normais, o pessoal já te respondeu, consulta o site da Notubes para teres uma ideia dos pneus que podem ser convertidos.

Quando o pessoal fura no monte (com aros tubeless) e não consegue reparar o pneu (sendo este tubeless ou convertido) mete-lhe uma câmara (desenrasca) e toca a pedalar...
 

SeteGu

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Isto pode ser um bocado chocante mas não sei até que ponto me compensa ter tubless... isto porque:

1) Furos
Desde que uso liquido anti-furo (já há uns anos) nunca mais tive a infelicidade de ficar apeado a meio de uma volta.

2) Baixas pressões
Usar uma pressão muito baixa vai aumentar a resistencia ao movimento e desgastar mais os pneus, para além de, poder por em risco a integridade dos aros/rodas. Não sinto a necessidade de andar a pressões mais baixas até porque, se for preciso, ando com pressões (relativamente) baixas sem problemas mesmo não usando TL.

3) Peso
O peso a menos das câmaras (menos 95-170g) não compensa o peso a mais dos pneus (mais +/- 200g).
Ora vejamos o seguinte caso:

Normal - 2x Camaras de ar de baixo peso (95g) + 2x liquido anti-furo (xg) + 2x pneu Smart Sam 2.1 Evo (495g) = 1.180g + liq.
TL - 2x liquido (xg) + 2x pneu Smart Sam 2.1 Evo TL (690g) = 1.380g + liq.

Os pneus TL são mais caros mas as camaras de ar em questão também não são baratas...

Sei que há quem adapte pneus normais para TL mas quais as desvantagens? Tem que haver alguma porque nesse caso não existiam pneus TL mais caros e pesado, certo?
Alguém pode meter aqui o link da lista da Notubes dos pneus que se podem converter? Não encontrei...
 
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mlouro

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SeteGu, há 2 coisas em falta na tua contabilidade:

1) Conforto e performance em terrenos mais irregulares (no PNSAC esquece lá andar com pressões altas por exemplo)
2) Também podes usar pneus de 500g montados como tubless com liquido e aí poupas os 100g da câmara por pneu. A desvantagem é que como as laterais são frágeis, tens que usar pressões altas para evitar trilhar o pneu.
 

SeteGu

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Ok... mas em terrenos muito irregulares não se podem usar pressões muitos baixas se não lá se vão os aros, correto?

Então se se estraga pneus usando pressões muito baixas (não sendo para TL) das duas uma:
Ou se anda com mais peso (+200g dos pneus TL) e pressões baixas - vertente mais AM (e as rodas/aros??)
Ou se anda com menos peso (-200g das camaras de ar - pneus convertidos/adaptados) com pressões usuais - vertente mais XC

Assim... dificilmente se conjuga as duas situações...
Já agora a única vantagem dos pneus TL (mais pesados) é a possibilidade de utilizar pressões mais baixas? Volto a perguntar... e a saude das rodas?
 

mlouro

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Com pneus UST podes usar pressões baixas o suficiente.. como os pneus UST são mais robustos, além de ser mais dificil trilhar, também absorvem mais os impactos o que diminui a probabilidade de danificar os aros pois há mais borracha entre o solo e o aro.

Pessoalmente, mesmo em zonas complicadas, acho que na roda da frente um pneu normal em kevlar é suficiente, mas na roda traseira convém ser pelo menos reforçado (DD na Schwable ou EXO na Maxxis).. isto para andamentos de AM/Enduro.. em estrada/estradão ou trilhos sem muita rocha pneus normais em kevlar deve ser suficiente.
 

SeteGu

Active Member
Ok, já entendi... obrigado mlouro.

Alguém me podia disponibilizar (link) a dita lista de pneus convertiveis?
E já agora... tenho um pneu Nobby Nic 2.1 Evo TL Ready, o que é preciso para o tornar TL? Nada?
 
Os pneus EVO da Schwalbe são tubeless ready.
No comparativo que fizeste podes retirar as câmaras de ar a estes pneus.
A versão Evo tubeless ready é a que sempre utilizei, são mais frágeis que os tubeless, principalmente nas laterais. Nunca cortei ou inutilizei nenhum pneu destes em cerca de 6.000kms de uso e não ando apenas em estradões... agora em zonas de pedra lascada convém redobrar os cuidados!
As pressões que utilizo são de 2 bar, por vezes um pouco mais, ou seja, no limite mínimo que a marca recomenda.
 
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