Pernas pesadas em monte e em estrada não que explicação?

Dani Pinto

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Ola a todos sou relativamente novo por aqui, e estou com uma situação no mínimo estranha, a situação é a seguinte, ultimamente tenho feito muitos kms e tenho descansado relativamente bem e ate tenho tomado magnésio, mas quando estou a fazer estrada faço subidas descidas plano tudo relativamente sem dificuldades nas pernas, mas quando chego ao monte rolo bem desço também bem :D mas nas subidas as pernas ficam pesadas e parece que sem força e custa me subir, ultimamente tenho feito muita estrada e pouco monte será disso? Alguém me pode ajudar ou dar uma dica com esta situação,

Obrigado e abraços:cool:
 

DaProfezzur

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Estranho era não sentires essa diferença. De um lado tens um terreno sólido, plano e sem imperfeições e no outro tens um irregular com diversos tipos de texturas poe isso irás notar sempre diferenças.

A dica que se pode dar é treinar, treinar, treinar até conseguires subir sem problemas.
 
Não será problema de cadência? No monte é mais dificil levar uma cadência certa... Na estrada é mais facil pois não tens obstáculos que te impeçam de pedalar. No monte tens um bocado de subida, outro bocadito plano e outro a descer no espaço de 100 metros por vezes e na estrada não é tanto assim. Eu acho que falta de preparação não parece ser, parece sim que não estás habituado ao monte... Vais ver que se treinares mais monte consegues melhorar ;)
 

Xkoviak

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Também me parece que te falte cadência.

Podes continuar a treinar estrada, mas tenta treinar com uma cadência maior.
O esforço de andar no monte é mais explosivo do que andar na estrada, normalmente na estrada andas com esforço contínuo (se fizeres séries de acelerações etc não é...) e no monte como o terreno e as inclinações são muito irregulares exige mais do nosso físico.

Faz treinos intercalados, cadência e força ;)
O treino de cadência vai dar-te caixa suficiente para alimentares o esforço adicional que as pernas pedem nessas subidas no monte.
 

Dani Pinto

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Obrigado a todos pela ajuda, eu antes fazia muito monte e pouca estrada e nunca senti problemas deste tipo agora que inverti é que estou a sentir, mas como tenho feito muitos kms sendo uma media de 150 kms por semana ate pensei que seria cansaço mas se calhar é mesmo falta de monte, vou começar a treinar só no monte e vou ver se melhoram as pernas, uma vez mais obrigado a todos:cool:
 

Medroso#78

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Boas,

É lógico que o monte é bem mais agressivo que a estrada.... pelos mais variados motivos acima descritos! Até a posição nas bikes é diferente!Podes também chegar ao fim de semana com cansaço o que ajuda a sentir esse "peso" extra nas pernas. Tens que fazer alguns "testes" e ver..... mas não será solução pura e simplesmente deixar de fazer estrada... ao fazer BTT, pode também estar a fazer falta um bom aquecimento... o que na estrada normalmente se faz mais facilmente por se rolar mais. ;)
 
Acho um pouco estranho. De qualquer modo, aconselho-te a fazer como eu. Faço muita estrada na minha asfáltica e utilizo quase sempre a pedaleira pequena, excetuando as descidas. Uso e abuso da rotação.
Quando pego na BTT faço as subidas, mesmo as mais ingremes, com relativa facilidade. Aliás, a maior parte dos betetistas, nomeadamente os que fazem competição, usam as bikes de estrada em cerca de 90% dos treinos e os treinos nas BTT servem mais para apurar a técnica.
Cito-te a titulo de exemplo o Vincenzo Nibali, último vencedor do Tour, que antes de fazer estrada era praticante de BTT.
 

jopedru

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Dani Pinto tomas magnésio para quê?? Não percebi essa! Fizeste analises e o médico receitou?? Que tem isso haver com a força?

Treino em bicicleta para aplicação em btt? É um erro comum e muitos atletas cometem o mesmo. A bicicleta de estrada deve ser usada no defeso, ou na pré epoca (como lhe quiseres chamar).

Treinar em estrada não é treinar para btt, por isso é lógico que sintas a diferença e quem disser que não nota diferença...enfim!!

Falta de força? Obvio! Compara a inercia necessária para fazer rolar um pneu de estrada e um de btt, compara o atrito de uma roda de estrada no asfalto e um pneu de btt na terra. Preciso dizer mais?? E apenas rocei o problema ao de leve.

Já repararam bem na constituição fisica de um atleta de estrada e do Nino Shurter por exemplo?? Porquê que os atleta de btt chegam à estrada e reinam nos primeiros anos...vá isto dava assunto para páginas e páginas!
 
Quando me referia ao treino com bike de estrada para participação em provas de BTT, referia-me unicamente às provas de XCM (maratonas), que foram as únicas em que participei. Peço desculpa pela omissão.
Os percursos das maratonas têm características completamente diferentes das provas de XCO (cross country).
As primeiras, atentas as longas distâncias que têm de ser percorridas, são muito menos técnicas e, apesar de alguns trilhos técnicos e single-tracks, que são quase obrigatórios, uma grande parte do percurso é feito em estradões, embora com subidas e descidas ingremes e algumas bastante longas.
Para este tipo de provas o treino deve ser efectuado 90% em estrada. Acima de tudo, pretende-se que tenhas resistência e capacidade para percorreres longas distâncias a um bom ritmo. Aliás, há alguns anos (já não faço provas desde 2008 ) participei em maratonas que foram ganhas facilmente por ciclistas de estrada. Para esses ciclistas, o treino feito exclusivamente em estrada (não treinavam BTT porque estavam ligados contratualmente a clubes), foi a mais-valia que ficou comprovada nas classificações finais.
Convém realçar que em Portugal não há ciclistas profissionais na vertente do BTT, ao contrário do que acontece no ciclismo de estrada.
Uma grande fatia dos ciclistas que participa em provas de XCM trabalha e apenas pode treinar quando a noite já está cerrada. Claro que, perante essa condicionante, é mais fácil treinar na estrada, embora com faróis de iluminação e de presença, do que no mato, onde há grandes obstáculos, imperceptíveis perante uma luz quase inexistente, a menos que se transporte um holofote no capacete, que dificultaria o treino, nomeadamente nas subidas :) :) :)
 

jopedru

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Miguel Pinto,

1º em Portugal HÁ ciclistas profissionais de BTT, são poucos mas existem.

2º BTT, é BTT! Maratonas 90% de treino em estrada???? Onde fizeste mesmo o curso de treinador???
 
Mais uma vez peço desculpa, mas esqueci-me de um pormenor, que tem uma relevância extrema.
A minha asfáltica, como a maioria, tem apenas duas rodas pedaleiras. Nos meus treinos de estrada, exceptuando as descidas, utilizo quase sempre a pedaleira pequena.
Dani Pinto, durante 1 mês faz apenas estrada e utiliza exclusivamente a pedaleira pequena. Passado esse mês e durante uma semana, faz dois treinos de estrada e três de BTT. No final do 3º treino de BTT redige um post neste teu tópico e descreve como correu e o que sentiste.

ATENÇÃO: A alimentação é muito importante.

Boas pedaladas.
 

Jocas22

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por acaso acho ao contrário, as pernas sofrem muito mais na fininha que tenho que na de btt.

Primeiro porque as velocidades são outras, sempre a dar-lhe, e um prato de 50 puxa imenso pelas pernas se andares uns belos kms a fundo, aquilo até doi.

Depois e principalmente nas subidas por causa das diferenças de andamentos, tenho 2 pratos nas duaa, mas na de btt tenho 28-36 como o mais leve, na de estrada 34-28, tudo bem que não existem tantas paredes, mas se fores pra subidas a sério aquilo não dá pra fazer o que se faz na de btt e ir reduzindo nem que seja pra aliviar um pouco, tem de ser sempre a dar senão cais pro lado a meio da subida.

Por ultimo á o problema do vento que se sente muito mais em estrada aberta que no mato, e faz uma diferença que só quem lá anda sabe o que falo.:rolleyes:


PS: já sei como este forum é polemico, esta é uma OPINIAO PESSOAL, podendo se discordar á vontade.
 

iMiguel

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Concordo contigo. Tenho feito ultimamente mais estrada que BTT e noto bem essas diferenças, o vento então... Mas quando vou fazer BTT sinto-me mais solto a pedalar.
 

carlosrola

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O treino pode ser feito de varias formas, uns praticamente só fazem btt, outros praticamente só andam na fininha e outros fazem 90% dos treinos nos rolos e os outros 10% no btt, estamos a falar de competição amadora em que basta por vezes um treino regular e uma boa alimentação para se ter um andamento que não deixe ninguem envergonhado, falo por experiencia propria, mas sei que na estrada ou rolo é mais facil tirar rendimento do treino em menos tempo isto para quem pratica xcm , mas posso dizer que algo muito importante é aprender a ter uma pedalada redonda, ai o andamento a subir melhora muito, experimenta arranjares uma subida com mais ou menos 2 a 4minutos com inclinação de media de 5% ( se for estrada) esquece a velocidade que vais e mete andamento bem pesado de modo a fazeres a subida com uma media de 50rpm de media de pulso de 85%, faz 5vezes ( se for 4mfaz 5 vezes e faz 10 vezes se for 2m) duas vezes por semana e na semana seguinte faz o mesmo a 90%, na 3ª semana faz o mesmo mas no lugar de fazeres 5 a 90% fazes 6, no treinos restantes da semana faz treinos na média de 75% a 80% no max, quando fores a subir em andamentos bem pesados não empurres só o pedal aprende a puxa-lo que vais ver que passado 1 mes nos montes para passar obstaculos vai_te dar uma ajuda brutal e criar menos desgaste pois divides o trabalho pelas duas pernas, atenção isto não uma solução milagrosa mas ajuda muito depois teras que fazer outros trabalhos mas este é essencial para depois meteres na fase seguinte cadencia. Já me esquecia quando voltares para tras para voltar a subir faz cadencia na casa dos 120 rpm durante 30 segundos, vai doer mas passado o mes vais- te sentir com uma força muito maior. Estes treinos é mais facil fazer em estrada por causa do prato permitir por andamentos mais pesados, a de btt também dá para fazer por causa do atrito dos pneus mas não é tão eficaz, mas não te esqueças um treino por semana mais não seja a volta Domingueira deve ser feita em btt para habituares o corpo a porrada do terreno
 
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