Quando me referia ao treino com bike de estrada para participação em provas de BTT, referia-me unicamente às provas de XCM (maratonas), que foram as únicas em que participei. Peço desculpa pela omissão.
Os percursos das maratonas têm características completamente diferentes das provas de XCO (cross country).
As primeiras, atentas as longas distâncias que têm de ser percorridas, são muito menos técnicas e, apesar de alguns trilhos técnicos e single-tracks, que são quase obrigatórios, uma grande parte do percurso é feito em estradões, embora com subidas e descidas ingremes e algumas bastante longas.
Para este tipo de provas o treino deve ser efectuado 90% em estrada. Acima de tudo, pretende-se que tenhas resistência e capacidade para percorreres longas distâncias a um bom ritmo. Aliás, há alguns anos (já não faço provas desde 2008 ) participei em maratonas que foram ganhas facilmente por ciclistas de estrada. Para esses ciclistas, o treino feito exclusivamente em estrada (não treinavam BTT porque estavam ligados contratualmente a clubes), foi a mais-valia que ficou comprovada nas classificações finais.
Convém realçar que em Portugal não há ciclistas profissionais na vertente do BTT, ao contrário do que acontece no ciclismo de estrada.
Uma grande fatia dos ciclistas que participa em provas de XCM trabalha e apenas pode treinar quando a noite já está cerrada. Claro que, perante essa condicionante, é mais fácil treinar na estrada, embora com faróis de iluminação e de presença, do que no mato, onde há grandes obstáculos, imperceptíveis perante uma luz quase inexistente, a menos que se transporte um holofote no capacete, que dificultaria o treino, nomeadamente nas subidas