Parar nos semáforos?

abelha2

Active Member
Epah o Jocas22, pode ser verdade tudo o que tu dizes das autobahn (numeros de acidentes em AE portugal vs alemana? onde tão? não sei mas acreditando em ti) mas há uma coisa que não podes comparar, que é o civismo ou a falta dele em portugal. Ainda esta semana a VCI teve cortada para aí meio dia por causa de um camião que ficou em cima do separador. Segundo o motorista circulava a 85km\h. Ali o limite é 90, mas em com o meu carro, nem em seco arrisco aquelas curvas a 90.... mas a chover, o camiao ía a 85....a chover...

Vais a 120 a ultrapassar um camiao, e aparece logo um cheira cus a dar-te sinal de luzes e a cheirar-te o cu para te arrumares da frente. Vais numa AE com 4 faixas e as duas da direita vão sempre livres... entre outras coisas.

A verdade é que temos estradas muito mas mesmo muito mal construídas (ainda não percebi por exemplo o porque de a ponte do freixo não ter sido contruída uns metros ao lado, pois certamente tinha evitado muitos acidentes) e muita e cada vez mais falta de respeito pelos outros! Por quantas pessoas com farois de nevoeiro com ceu limpo passas por dia? Muitas certamente...

Se a policia fize-se as pessoas cumprirem a lei, não tavamos a ter esta discução do passar no vermelhor!

Acho que o código da estrada está mal feito, pois as bicicletas deviam ser equiparadas aos outros veículos em cruzamentos e etc (embora a maioria dos condutores as respeite como tal). No entanto se queremos ser iguais aos carros, não podemos querer apenas numas coisas e noutras não!

Eu não passo no vermelho (salvo uma excepão ao pé de casa, em que a berma tem 2.5metros de largura, e como circulo lá continuo), e detesto que me "colem" aos ciclistas como "aqueles gajos que vão a par na estrada de roupa justa com cores duvidosas, e que nao param nos vermelhos". Quer queiram quer não, é esta a ideia que as pessoas têm. Por algum motivo deve ser.

Façam o que acharem que devem fazer, pois pela discução que aqui está ninguem vai mudar de opinião, só espero que se por esse motivo causarem um acidente, não magoem ninguem inocente como por vezes acontece, para um e outro lado!
 

Jocas22

Active Member
homem mas isso era o que eu estava a dizer. Nao é por haver mais leis ou menos lei que vai haver grande diferença. É uma questão de civismo.

Eu sou como o abelha2 ás vezes circulo em passeios e nem sempre paro nos vermelhos (desde que estejam vazios os passeios e não hajam carros a atravessar nos sinais, independentemente da distancia a que ficam da minha cassa ou da largura do dito) :cool: já andei com e sem reflectores como o goatrider :cool: Nunca insultei ciclistas me passarem nos vermelhos como o FMCurto afirma :cool: E nunca deixei de parar nas passadeiras só pelo ciclista ir montado desde que pare, olhe e espere, como afirma o korreya :cool:

Enfim ninguem é perfeito e está aqui uma bela amalgama :D:D:D
 
Last edited:

commendatore

New Member
Continuo a não entender como nos queixamos tanto das nossas estradas...
Só mesmo quem nunca andou por fora (entenda-se estrangeiro) é que acha que temos más vias de comunicação terrestre.
Sim, temos curvas com relevés ao contrário, com juntas de dilatação mesmo no meio da curva, mas temos autoestradas que sempre um estrangeiro cá vem é a primeira coisa que elogia.
Até temos demais...algumas têm um tráfego de 100 carros por dia, mas isso já se sabe porque é... porque a sua construção encheu o bolso a alguém.

Portanto estão a dar-me razão quando digo que não sabemos conduzir. É ver malta a 80 na faixa da esquerda, ultrapassagens a mais 2 km/h que o gajo que estão a ultrapassar que tornam uma manobra simples num história de 1 minuto.
É ver a malta de nevoeiros de verão e em chuva torrencial sem luzes, estrada livre e assim que entram na AE em vez de irem à direita passam logo para o do meio, devem ter uns retrovisores muito largos e têm medo de os riscar nas laterais das auto-estradas, é mudar de faixa sem sinalizar (os motociclistas então são os que mais sofrem com isso, etc. É isso que falo. Mais de metade dos condutores conduz não por prazer mas por obrigação.
Alguns nunca mudaram um pneu, não fazem puto ideia como se faz.... são pequenos exemplos que tornam a condução do nosso dia a dia num acto de coragem.
 

abelha2

Active Member
Apesar de~ser contra o que defendo (que devemos cumprir a lei e parar nos vermelhos) deixo aqui a visão de James May, um dos apresentadores do Top Gear.

"Ciclistas ignoram faróis vermelhos e andam nas calçadas, mas e daí? Ciclistas também são pedestres, já que eles usam as pernas para se locomoverem. Eles só acrescentaram algumas alavancas e engrenagens para melhorar suas próprias capacidades."

Retirado de: http://topgearbr.wordpress.com/2012/12/08/james-may-o-defensor-das-bicicletas/#more-5192

Não se fiquem só pela frase incendiária e leiam o texo todo pois é interessante. Ah e não se esqueçam do programa que se trata, ou seja nada deve ser levado a letra
 

Mach 4

New Member
Eu só sei é que da maneira que isto está um gajo que obedeça cegamente a todas as leis e as cumpra sempre sem qualquer excepção...um dia ainda acaba por ser multado por isso.
 

Mach 4

New Member
As leis/códigos existem apenas por uma razão - o abuso.

"Existe uma linha" (passo a publicidade) que muitas das vezes é ultrapassada, e essa linha, na minha opinião, é o que distingue o bom-senso da estupidez.
Muitos andam aqui a dizer que basta passar o vermelho para sermos todos rotulados de "marginais" tudo "farinha do mesmo saco", quando eu acho que uma coisa é sermos de vez em quando incumpridores, e outra, bem diferente, é sermos uns autênticos imbecis. Sendo assim para mim neste circulo de incumpridores existem 2 tipos :

- Temos aquele tipo de pessoas que passam os vermelhos conscientemente, analisando sempre muito bem as situações. Esses são os que passam sem colocar a sua vida e a dos outros em risco. Tal como passar numa passadeira de bike sem atrapalhar os peões, esta gente não representa nenhum perigo na estrada.

- E depois temos aqueles que abusam, e que para além de estarem a incumprir estão a ser egoístas e por vezes até malcriados. Fazem a asneirada e se dá para o torto não conseguem assumir a situação que criaram.

Reparem que anualmente existe muito mais peões a morrer cumprindo (passando numa passadeira por ex.) do que ciclistas a passarem vermelhos. Agora se quiserem andar para aqui a falar em exemplos eu começo-me já a rir...quando é sabido que andam por aí policias a conduzirem bêbados, politicos a circularem a 240km e padres a violarem crianças, entre muitos outros...pelo amor de Deus!!!
Vejam bem a quantidade de exemplos que vemos e ouvimos todos os dias.

Já disse e volto a dizer - é muito mais grave pedalar á noite numa rua escura, estreita, de 2 sentidos, sem iluminação decente, e o ciclista não levar capacete, colete refletor, qualquer tipo de luzes ou refetores...isso SIM, posso dizer que é extremamente grave. Atropelam um gajo desses e ainda vão ficar com aquele sentimento ingrato de remorsos até ao fim das vossas vidas. E acreditem que tanto já vi velhos como jovens a fazerem isso e quando os vejo só me dá vontade de parar o carro e de lhes dizer umas boas.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
concordo contigo no geral, apenas não quando dizes que passar o vermelho não coloca a vida de ninguem em risco, não representa nenhum perigo. Essas certezas nunca existem, basta calculares mal, sei lá. Mas tambem acredito que mais depressa morro, com um idiota que vai ao telemovel e me leva á frente porque está distraido, cumprindo eu todas as regras, que ao passar os vermelhos em vias desertas como o faço. Quantas vezes vou na berma e vejo isto acontecer, os carros desviarem-se pra berma porque o condutor está distraido e digo pra comigo "se eu fosse ali já estava a comer areia" :D

Eu pelo menos nunca disse "façam o que eu faço", apenas não estou pra ser hipocrita e dizer que paro em todos os vermelhos que isso não é verdade. Pra risco calculado deve ter uma probabilidade de me acontecer algo mais pequena que me cair um raio na cabeça ou sair o euromilhoes. :cool:
 

BV

New Member
Raramente paro. Não paro de verão por causa do calor, de inverno não paro por causa do frio. Outono e primavera não paro por causa dos escapes.... Vou abrandando...
 
No meu grupo há malta do Benfica e do Sporting...
Os do Benfica aceleram sempre que vêm o verde,os do Sporting aceleram sempre que vêm o vermelho,ninguem gosta de ficar atrás de ninguém...só abrandamos no laranja!
 

mouratespt

New Member
Por vezes até quero parar, mas como levo os pés presos não me apetece tirar os mesmos e acabo por não parar...Agora a sério, temos semáforos que apenas abrandando podemos avançar na boa, pelo menos eu penso assim. Principalmente os de limite de velocidade e os que fazem entroncamento à direita ou à esquerda apenas.
 

canuco

New Member
E porquê ficarmos pelos semaforos???

E que tal circular em fila dupla? Alguém se acusa?
E utilizar os passeios para circular com a bike? Alguém se acusa?
Sinais de STOP? Alguém se acusa?
Faixas do BUS?

Querem que meta aqui todas as infracções ao código da estrada, que estamos sempre a cometer?

Sou contra o passar o vermelho...mas todos os males fossem esse.
 

onix

New Member
Eu passo alguns vermelhos, mas nunca sem antes de ver se o posso fazer em segurança.
Existem outras vezes que adoro ficar parado no vermelho, sobretudo se estiver uma linda moçoila, parada dentro do seu automovel, aí apoio-me na viatura e espero pelo sinal verde.

Infrinjam, mas com cuidado...
 

canuco

New Member
Existem outras vezes que adoro ficar parado no vermelho, sobretudo se estiver uma linda moçoila, parada dentro do seu automovel, aí apoio-me na viatura e espero pelo sinal verde.

Então se tiver de saia....
 

mataburacos

New Member
"apoio-me na viatura e espero pelo sinal verde"

nunca fiz semelhante coisa e n irei admitir que o façam, por mt cuidado que possam ter
ponham os pezinhos no chão ou no passeio que eu tb ponho
 

canuco

New Member
"apoio-me na viatura e espero pelo sinal verde"

nunca fiz semelhante coisa e n irei admitir que o façam, por mt cuidado que possam ter
ponham os pezinhos no chão ou no passeio que eu tb ponho

Pareceu-me ironia...não acredito que faça isso.
 

commendatore

New Member
Sim acho que é abuso.... E está a habilitar-se a no próximo ir ao chão... COmo havia aí no youtube... Fez 2 vezes o mesmo e à terceira o carro faz marcha-atrás. Os pés é para isso que servem. Aqui fica. É um anúncio!

http://youtu.be/L2dKjdb_1xo
 
Last edited:

abelha2

Active Member
E porquê ficarmos pelos semaforos???

E que tal circular em fila dupla? Alguém se acusa?
E utilizar os passeios para circular com a bike? Alguém se acusa?
Sinais de STOP? Alguém se acusa?
Faixas do BUS?
Não faço isso, e acho uma enorme irresponsabilidade fazer essas ultrapassagens pela esquerda num semaforo, para depois ficar ali a estorvar porque os carros arrancam mais rapido. (o mesmo se aplica às ultrapassagens pela direita, se for possivel virar a direita)
Se te referes a circular a par, so nas estradas serranas em que passa um carro por dia, nas outras para alem de raramente andar só ando quando nao tenho companhia pa andar no monte. Mas vejo gente com uma enorme falta de respeito, que nao facilita a ultrapassagem e vao ali a par com carros atrás. Eu sempre que sinto um carro atrás de mim procuro facilitar ao máximo a passagem, assim que vejo que ele o pode fazer em segurança faço sinal para me passar. Menos um perigo atrás de mim, que se pode distrair e passar-me por cima.

Sim, por vezes faço-o, mas como vivo numa aldeia, as pessoas aqui sao alergicas aos passeios e andam a par a pé no meio da rua. Entao para nao me ter de desviar para a via oposta chego ao cumulo de subir o passeio e passar entre os peoes (que vao no alcatrao) e o muro. Mas nem assim percebem a mensagem. Tambem uso por vezes para mandar uns saltinhos, mas mais uma vez no meio do monte, onde nao ha peoes nem carros.

Respeito-os da mesma forma que respeito quando circulo de carro. Por vezes quando tenho visibilidade nao para completamente.

Cá onde moro e onde gosto de andar (monte) nao ha disso
 
Top