Parafuso com cabeça estragada, como tirar?

#2
Tenho quase a certeza que anda para ai um tópico já sobre isso mas não o encontro.

Acho que a única hipótese é usar um saca parafusos, mas só funciona com parafusos com alguma grossura. Em muito finos, não creio



Tens de fazer um furo no centro do parafuso e depois apertar lá o saca. Ele tem a rosca ao contrário e enrosca no furo até que prende. Ao continuar a rodar, o próprio parafuso tem de desapertar e sair.
 
#3
Com um serrote podes sempre fazer um pequeno rasgo (isto se o parafuso tiver cabeça, se for de embutir esquece) e depois com a ajuda de uma chave de fendas tentar sacá-lo.

Já agora que parafuso foi?



[Edit]

Deixo aqui um exemplo do "biscate" que apanhei para tentar sacar o parafuso do clear. Pode ser que ajude.

Material necessário:

- Berbequim
- Broca de diâmetro pequeno, para perfurar ferro
- Serrote com lâmina para cortar ferro
- Chave de fendas
- Muita paciência :wink:


Após várias tentativas para remover o dito parafuso, o sextavado foi-se transformando em diâmetro.

Assim sendo tinha que arranjar maneira de o remover, sem danificar a sapatilha.

Comecei por perfurar o núcleo do parafuso, com uma broca de diâmetro inferior à medida da sua rosca, com o objectivo de diminuir a pressão exercida por este contra as paredes do furo roscado.

Nesta operação deve-se ter em atenção que quanto mais pequeno for o diâmetro da broca, maior deve ser a velocidade de rotação do berbequim (existem berbequins onde é possível variar a velocidade do mesmo). Caso contrário corremos o risco de partir a broca.

Ao longo desta operação fui fazendo várias pausas, para que a broca arrefecesse e para limpar a limalha que esta continha assim como a que se estava a acomular no interior do furo que iamos abrindo.

O excessivo acumular de limalha, ajudado pela aquecimento de todas as peças metálicas envolvidas, pode gripar a broca, partindo-a de imediato.

Depois do furo ter varado o parafuso, tinha de arranjar maneira de criar um rebaixo para poder desenroscar o parafuso.

Com o auxílio do serrote, abri um pequeno rasgo, de modo a que pudesse aplicar uma chave de fendas para desaparafusar o dito.

Escusado será dizer que o cleat ficou mal tratado. :lol:

Com o rasgo concluído, foi fazer apenas um pouco de força na chave de fendas e voilá: parafuso cá para fora! :wink:

Deixo aqui algumas fotos, já depois do parto estar concluído:





 
#4
Obrigado pelas respostas.
É um parafuso em titânio do avanço da minha bike de Dirt, que estava muito apertado e hoje precisei de arranjar a folga da caixa de direcção e puffff! Fez-se o chocapic! :cry:
Culpa minha e do mecânico que lá lhe meteu a mão e já tinha dado cabo daquilo... :evil: :evil: :evil: :evil:
 
#6
O aço dos parafusos costuma ser mais macio que o de uma chave de fenda, muitas das vezes resulta, se houver uma chave de fenda ligeiramente mais larga que o sextavado do parafuso é martela-la até que encaixe no parafuso e prender... depois é rodar sem fazer muita força...
 
#7
para resolver o problema dos paravisos de cabeça sextavado moido basta comprar um BITS destes


com varias medidas , depois com um martelo cravem o BIT no parafuso de forma que o mesmo fique preso

depois é so desapertar.
 
#11
sim eu sei que não mas furar um parafuso de aço num quadro de aluminio ou carbono não e facil e para quem nao tem ferramenta ainda e pior.

por isso para mim esta e uma boa opção.
pois basta escolher o bit mais parecido com o parafuso moido,

ja agora sabes qual a funçao desta chave neste caso ? ou o porque de eu sugerir este tipo de chave?
 
#12
Essa chave serve para apertar parafusos com o alojamento para a respectiva chave torx.

Esses parafusos são maioritariamente utilizados na fixação dos discos, mas já há marcas a utilizarem-nos noutros componentes tais como avanços...



Mas já chega de offtopic.
 
#13
Muitas vezes os parafusos moem devido as excelentes chaves que vendem no Chinês... Quando por qualquer motivo desapertarem parafusos, habituem-se a pôr um pouco de massa lubrificante antes de apertar e arrangem chaves boas, por que uma chave boa e bem encaixada na ranhura não moem parafusos.
 
#16
rucaf3 said:
Muitas vezes os parafusos moem devido as excelentes chaves que vendem no Chinês... Quando por qualquer motivo desapertarem parafusos, habituem-se a pôr um pouco de massa lubrificante antes de apertar e arrangem chaves boas, por que uma chave boa e bem encaixada na ranhura não moem parafusos.
É verdade sim senhor, e muitas das vezes tb se deve ao excessivo aperto, pois como nenhum de nós tem um torquimetro nas mãos, geralmente apertamos até ficar "bem apertado" e aqui o bem apertado com o tempo faz com que depois para retirar seja bem mais dificil, que aliado a material de má qualidade, dá nisto...