Parafuso com cabeça estragada, como tirar?

Bravellir

New Member
Tenho quase a certeza que anda para ai um tópico já sobre isso mas não o encontro.

Acho que a única hipótese é usar um saca parafusos, mas só funciona com parafusos com alguma grossura. Em muito finos, não creio

GRD_1833_3599301000_cart.jpg


Tens de fazer um furo no centro do parafuso e depois apertar lá o saca. Ele tem a rosca ao contrário e enrosca no furo até que prende. Ao continuar a rodar, o próprio parafuso tem de desapertar e sair.
 

Pax

New Member
Com um serrote podes sempre fazer um pequeno rasgo (isto se o parafuso tiver cabeça, se for de embutir esquece) e depois com a ajuda de uma chave de fendas tentar sacá-lo.

Já agora que parafuso foi?



[Edit]

Deixo aqui um exemplo do "biscate" que apanhei para tentar sacar o parafuso do clear. Pode ser que ajude.

Material necessário:

- Berbequim
- Broca de diâmetro pequeno, para perfurar ferro
- Serrote com lâmina para cortar ferro
- Chave de fendas
- Muita paciência :wink:


Após várias tentativas para remover o dito parafuso, o sextavado foi-se transformando em diâmetro.

Assim sendo tinha que arranjar maneira de o remover, sem danificar a sapatilha.

Comecei por perfurar o núcleo do parafuso, com uma broca de diâmetro inferior à medida da sua rosca, com o objectivo de diminuir a pressão exercida por este contra as paredes do furo roscado.

Nesta operação deve-se ter em atenção que quanto mais pequeno for o diâmetro da broca, maior deve ser a velocidade de rotação do berbequim (existem berbequins onde é possível variar a velocidade do mesmo). Caso contrário corremos o risco de partir a broca.

Ao longo desta operação fui fazendo várias pausas, para que a broca arrefecesse e para limpar a limalha que esta continha assim como a que se estava a acomular no interior do furo que iamos abrindo.

O excessivo acumular de limalha, ajudado pela aquecimento de todas as peças metálicas envolvidas, pode gripar a broca, partindo-a de imediato.

Depois do furo ter varado o parafuso, tinha de arranjar maneira de criar um rebaixo para poder desenroscar o parafuso.

Com o auxílio do serrote, abri um pequeno rasgo, de modo a que pudesse aplicar uma chave de fendas para desaparafusar o dito.

Escusado será dizer que o cleat ficou mal tratado. :lol:

Com o rasgo concluído, foi fazer apenas um pouco de força na chave de fendas e voilá: parafuso cá para fora! :wink:

Deixo aqui algumas fotos, já depois do parto estar concluído:

dscn4407sa6.jpg


dscn4411hf2.jpg


dscn4410hv9.jpg
 

Tchivalo

New Member
Obrigado pelas respostas.
É um parafuso em titânio do avanço da minha bike de Dirt, que estava muito apertado e hoje precisei de arranjar a folga da caixa de direcção e puffff! Fez-se o chocapic! :cry:
Culpa minha e do mecânico que lá lhe meteu a mão e já tinha dado cabo daquilo... :evil: :evil: :evil: :evil:
 

daniel1

New Member
eu tenho o mesmo problema com 3 parafusos do disco de travao alguem m sabe dizer onde consigo arranjar essas chaves de tirar parafusos?
 

rom43

New Member
O aço dos parafusos costuma ser mais macio que o de uma chave de fenda, muitas das vezes resulta, se houver uma chave de fenda ligeiramente mais larga que o sextavado do parafuso é martela-la até que encaixe no parafuso e prender... depois é rodar sem fazer muita força...
 

paulojorgevl

New Member
para resolver o problema dos paravisos de cabeça sextavado moido basta comprar um BITS destes
mfg715%20series.jpg


com varias medidas , depois com um martelo cravem o BIT no parafuso de forma que o mesmo fique preso

depois é so desapertar.
 

paulojorgevl

New Member
sim eu sei que não mas furar um parafuso de aço num quadro de aluminio ou carbono não e facil e para quem nao tem ferramenta ainda e pior.

por isso para mim esta e uma boa opção.
pois basta escolher o bit mais parecido com o parafuso moido,

ja agora sabes qual a funçao desta chave neste caso ? ou o porque de eu sugerir este tipo de chave?
 

Pax

New Member
Essa chave serve para apertar parafusos com o alojamento para a respectiva chave torx.

Esses parafusos são maioritariamente utilizados na fixação dos discos, mas já há marcas a utilizarem-nos noutros componentes tais como avanços...

21701390cv8.jpg


Mas já chega de offtopic.
 

rucaf3

New Member
Muitas vezes os parafusos moem devido as excelentes chaves que vendem no Chinês... Quando por qualquer motivo desapertarem parafusos, habituem-se a pôr um pouco de massa lubrificante antes de apertar e arrangem chaves boas, por que uma chave boa e bem encaixada na ranhura não moem parafusos.
 

coelhone

New Member
Boas.
Por norma com um punção de bico resolves o problema. Já retirei muitos parafusos partidos assim e deu (alguns até estavam colados com a famosa Loctite verde)
 

RPires

Member
rucaf3 said:
Muitas vezes os parafusos moem devido as excelentes chaves que vendem no Chinês... Quando por qualquer motivo desapertarem parafusos, habituem-se a pôr um pouco de massa lubrificante antes de apertar e arrangem chaves boas, por que uma chave boa e bem encaixada na ranhura não moem parafusos.

É verdade sim senhor, e muitas das vezes tb se deve ao excessivo aperto, pois como nenhum de nós tem um torquimetro nas mãos, geralmente apertamos até ficar "bem apertado" e aqui o bem apertado com o tempo faz com que depois para retirar seja bem mais dificil, que aliado a material de má qualidade, dá nisto...
 
Top