bike_evora
New Member
Preparem a carteira para MULTAS porque embora NOVO , é uma completa confusão ;
Vejamos :
Artigo 17.º
Bermas e passeios
1 — Os veículos só podem circular nas bermas ou nos
passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo as
exceções previstas em regulamento local.
2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, os
velocípedes podem circular nas bermas fora das situações
previstas, desde que não ponham em perigo ou perturbem
os peões que nelas circulem.
3 — Os velocípedes conduzidos por crianças até 10 anos
podem circular nos passeios, desde que não ponham em
perigo ou perturbem os peões.
4 — Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado
com coima de € 60 a € 300.
e , no entanto :
Artigo 90.º
Regras de condução
1 — Sem prejuízo do disposto no n.º 2, os condutores demotociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:
a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para
assinalar qualquer manobra;
b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;
c) Fazer -se rebocar;
d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou
em circulação;
e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e
não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
2 — Os velocípedes podem circular paralelamente numa
via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre
que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem
em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause
perigo ou embaraço ao trânsito.
3 — Os condutores de velocípedes devem transitar pelo
lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios
uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
4 — Quem infringir o disposto nos números anteriores
é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar
de condutor de velocípede, caso em que a coima é de € 30
a € 150.
Pergunta-se :
1. diferença entre "par" e " paralelo"
2. diferença entre o " poder circular nas bermas " e o de " transitar a uma distância das bermas ... "
É urgente alguem clarificar este Português !!!
Eu não entendo .
E;
Vejamos :
Artigo 17.º
Bermas e passeios
1 — Os veículos só podem circular nas bermas ou nos
passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo as
exceções previstas em regulamento local.
2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, os
velocípedes podem circular nas bermas fora das situações
previstas, desde que não ponham em perigo ou perturbem
os peões que nelas circulem.
3 — Os velocípedes conduzidos por crianças até 10 anos
podem circular nos passeios, desde que não ponham em
perigo ou perturbem os peões.
4 — Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado
com coima de € 60 a € 300.
e , no entanto :
Artigo 90.º
Regras de condução
1 — Sem prejuízo do disposto no n.º 2, os condutores demotociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:
a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para
assinalar qualquer manobra;
b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;
c) Fazer -se rebocar;
d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou
em circulação;
e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e
não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
2 — Os velocípedes podem circular paralelamente numa
via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre
que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem
em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause
perigo ou embaraço ao trânsito.
3 — Os condutores de velocípedes devem transitar pelo
lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios
uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
4 — Quem infringir o disposto nos números anteriores
é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar
de condutor de velocípede, caso em que a coima é de € 30
a € 150.
Pergunta-se :
1. diferença entre "par" e " paralelo"
2. diferença entre o " poder circular nas bermas " e o de " transitar a uma distância das bermas ... "
É urgente alguem clarificar este Português !!!
Eu não entendo .
E;
Atenção PERIGO DE MORTE !
Imagina que andas na rotunda pela direita para saires na última saída .
PERDES PRIORIDADE em todas as saídas antes das tuas ... , tens de ceder passagem , tens de andar a olhar para tras se os que querem sair fazem pisca à direita e se algum não o fizer correr o risco de pensares que não vai sair , sai e passa por cima do teu esqueleto !
Este código da estrada é a maior ratoeira aos ciclistas , por isso as entidade associativas que reclamem já !
«Artigo 14.º -A
Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte
comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos
veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por
onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de
saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das
outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito
mais à direita após passar a via de saída imediatamente
anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se
progressivamente desta e mudando de via depois de
tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores,
os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tração animal ou
de animais, de velocípedes e de automóveis pesados,
podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo
do dever de facultar a saída aos condutores que
circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do
n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/09/16900/0544605499.pdf
Imagina que andas na rotunda pela direita para saires na última saída .
PERDES PRIORIDADE em todas as saídas antes das tuas ... , tens de ceder passagem , tens de andar a olhar para tras se os que querem sair fazem pisca à direita e se algum não o fizer correr o risco de pensares que não vai sair , sai e passa por cima do teu esqueleto !
Este código da estrada é a maior ratoeira aos ciclistas , por isso as entidade associativas que reclamem já !
«Artigo 14.º -A
Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte
comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos
veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por
onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de
saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das
outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito
mais à direita após passar a via de saída imediatamente
anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se
progressivamente desta e mudando de via depois de
tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores,
os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tração animal ou
de animais, de velocípedes e de automóveis pesados,
podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo
do dever de facultar a saída aos condutores que
circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do
n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/09/16900/0544605499.pdf