Oleo inverno vs oleo verão

Fevereiro

New Member
Eu usooleo de maquina de costura tanto de inverno como de verão. Muito bom, agarra pouco lixo e é super barato. Eu não gasto dinheiro em produtos milagre, pois isso não existe.
 

ogoid7

New Member
Boas ja ouvi aqui muita malta a falar de bons oleos, esta visto que wd 40 e bala nao é a solulao ideal, apesar de o pessoal que compete em estrada usar bastante, que ja vi varias vezes.. mas tambem penso que nao é o melhor
O da motorex toda a gente fala bem, bom e barato !!
O da pedro's ja ouvi varias pessoas a dizer que vai num instante...
O da Muc-off tambem penso que esta entre os melhores

Eu pessoalmente uso high tech lubrificant premium lube (ceramic bike lubrificant) com PTFE e nano particulas de ceramica, que assegram uma lubrificaçao duradoura mesmo em condiçoes extremas, estou muito satisfeito, dura e lubrifica muito bem, muito resistente e um frasco de 75ml anda a volta dos 6€ , aconselho!
 

barapaulo

Member
Viva pessoal,

Com esta história dos óleos de uma marca ou de outra, pergunto-vos:
Quando compram uma corrente, lubrificam-na de imediato, ou utilizam-na primeiro com o óleo de origem?
Se sim, quanto dura esse óleo até usarem o novo óleo, seja Pedro's, Muc Off, Finish Line, Singer, batatas fritas, ou outro qualquer?
Em resumo: como consideram o óleo que todos os fabricantes de correntes aplicam de origem? É que todas as correntes vêm lubrificadas com algo diferente do que se encontra no mercado.

Abraços
 

Rui Marçal

New Member
Boas barapaulo e restantes oleadores, lol...

O óleo que vem nas correntes deve-se aguentar por lá até dar...é um óleo muito pegajoso mas muito bom e não adere muita sujidade. Já cheguei a andar na primavera sem água cerca de 300km sem nunca lubrificar a corrente, tens de ir vendo como está.

Este verão experimentei uma espécie de óleo da Muc-off, mas é tipo cera. De ínicio não gostei porque punha a mesma quantidade que punha com óleo de verão da Pedro's. Ao fim de 30km já a cera tinha ido. Depois passei a por mais cera em todos os elos e a corrente começou a aguentar facilmente 70km com pó em cima...

O que é certo é que andei todo o inverno sem nunca lavar a corrente e transmissão. Com aquele tipo de cera, nada se agarra na transmissão e ela anda sempre muito limpa. Por vezes, passava com um pano em casa para tirar algum pó, só isso. Fiz cerca de 2000km com aquele óleo e a transmissão nunca viu qualquer limpeza. A corrente KMC durou-me cerca de 2600km...

Penso ser a melhor alternativa para o verão.

Com o óleo de inverno já é uma treta. Ao agarrar muita sujidade ela vai estar sempre na corrente e transmissão e é isso que provaca mais desgaste, faz tipo lixa. Uma corrente sem óleo e limpa, tem muito menos desgaste que uma corrente cheia de óleo e de sujidade.
 

FJOTA

New Member
e oleo das correntes das motoserras? alguem usa? é que um litro custa 5 / 6€ e a motoserra todos sabemos que há por lá muito lixo/pó e de rotação nem se fala.
 

Rui Marçal

New Member
FJOTA,

O óleo de motoserras é para um uso um bocado diferente e as correntes não se estragam por desgaste onde se desgastam as de BTT, é muito diferente. Normalmente deixam de cortar e a corrente leva 2 ou 3 afiadelas e vai para o lixo...
 

barapaulo

Member
Viva.

Não há ninguém com uma opinião formada sobre os óleos de origem da generalidade das correntes? Alguém volta a usá-lo? É um óleo aparentemente extremamente resistente, mas já ouvi dizer que "voa com a chuva.

abraços
 

Rui Marçal

New Member
Barapaulo,

Os óleos de origem não voam com a água, aguenta é muito. Para os retirarmos da corrente é que é uma carga de trabalhos.
 

Rui Marçal

New Member
Que eu saiba não se encontram...Só no material de origem.

Mesmo que existissem cá fora, deveriam de ser muito dificeis de se aplicar, porque aquilo parece uma espécie de resina.
 

Carnivore

New Member
Muito honestamente e depois de exprimentar "n" marcas e tipos de óleo, acho que encontrei a solução que andava à procura pelo funcionamento exemplar que este apresenta.
Até ver, o óleo LANCAR B.S. CERAMIC não mostrou qq falha. É excelente no inverno, chegando a casa ainda com a corrente lubrificada qb mesmo após muita lama e água. No Verão também não guarda muito pó.
Acho que é um "meio termo" muito bom. É aplicar com a corrente limpa, deixar secar e andar.
Até ver não penso trocar por outro. O preço também não é muito alto.
 

barapaulo

Member
Ok.

Chegamos então a um ponto que penso ser importante analisar.
Todos sabemos que as correntes quando são compradas como reposição, ou quando acompanham as biclas de origem, são pegajosas e têm um aspecto similar ao que referes. Aspecto a resina.
Achei impossível não se vender ao publico um composto destes e iniciei uma pequena busca. Foi então que encontrei um óleo muito provavelmente igual a tantos outros, com essas características. É um óleo da Yamaha, que só se vende em spray e que uma vez pulverizado sobre a corrente, tem uma consistência exactamente igual à do WD40 ou similares. Altamente liquido, penetrante e até o cheiro é similar. Só que 1 ou 2 minutos depois começa a secar e a colar à corrente de tal forma, que num espaço de 10 min. se alguém dissesse que já tinha sido liquido, ninguém acreditava. Comparei o aspecto final do mesmo com o aspecto de uma corrente nova SRAM que tenho para reposição. Não há diferença. O que me deixa descansado é que logo me apercebi que dentro dos elos o mesmo se mantém de forma a preenche-los por dentro. Quero agora testá-lo e ver como se comporta e quanto tempo leva a desaparecer.
Encontrei-o no Corte Inglés na secção de motas e é só para aplicação de correntes. Pode ser que seja desta que acabe com os óleos milagrosos de BTT mas que deixam sempre a sensação de muito pouco.

Abraços
 

barapaulo

Member
Aqui vai.

Abaixo o modelo e uma breve explicação da coisa. Em principio qualquer loja de motas tem. Imaginem só a rotação da corrente de uma mota a 250 kms por hora. E os tipos das motas não passam a vida a olear correntes.

[h=2]Yamalube® Platinum Chain Spray[/h]The stress on drive chains is enormous so every improvement in lubrication technology can have a significant effect on the life of the chain. However, from surveys we know that besides protection against wear, great importance is also put on throw-off behaviour of the lubricant.Features & Benefits:
• Extreme adhesion
• Longer application intervals
• Significantly extended chain life
• Practically impossible to throw off
• Excellent penetration
• Optimum lubricating properties from -30 °C to +110 °C
• Effectively protects against rust
• Highly resistant against washing off (driving through rain, cycle washes)
• Contains PTFE
• Protects 0/X/Z rings, keeps them supple

Suitable for:
Chain of all motorcycles and ATVs

Application:
• Shake the can well before use. Spray Yamalube® Platinum Chain Spray thinly onto the inside of the dry chain, and allow solvent to evaporate for about 30 minutes before operating the machine
 

ernez

Active Member
Enganas te amigo barapaulo, o pessoal das motas, passam o tempo a olear as correntes, :D, pelo menos a minha moto4, recebe um tratamento sempre que anda, os procedimentos de quem anda no campo são sempre os mesmo, seja de mota ou de bicicleta, em relação às motas de estrada, isso já não sei, abraço.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Eu cá não gosto de óleo (ou lá o que é) que as correntes novas trazem. Acho exageradamente espesso. Dá-me a sensação que tira "flexibilidade" à corrente. Parece que as mudanças nem entrem tão bem. Pode ser só da minha cabeça mas........ Já há muitos anos que uso um em spray da motorex (não me lembro agora da sua referência), gosto muito. ;)
 
Boas.
Podem-me dizer em relação a estes tres tipos de oleo qual o melhor?
-Lancar ceramic
-Finish line wet lube
-Motorex wet lub

Considerando o tempo molhado e seco.
Fico aguardar os vossos comentarios.
 
Top