Oleo inverno vs oleo verão

oliana

Active Member
Usei durante alguns anos sempre o mesmo tipo de oleo, semelhante ao usado no inverno. A transmissão andava sempre imunda, tal como os desviadores, mas sempre eficazes.
Mudava a cassete, corrente, pedaleira maior e a média, pelos 3000 km.
Rendido ás modernices, acabei por começar a usar o oleo indicado nas lojas, para o tempo seco. Passou a andar mais limpa no verão.
Uso o oleo de inverno nesta altura.
Notei que as 3 ultimas transmissões duraram em média menos 500 km. Pior no caso da corrente.
Para alem disto, a transmissão não apresenta um desgaste mais homogeneo, como eu notava com o outro oleo.

Será que alguem já notou o mesmo?
 

shelltox

Super Moderador
Eu passei a usar oleo dito inverno em todas as situações, simplesmente porque os ditos de verão, não duram uma jornada superior a 60km..e se apanhar agua, já foi.
Já usei finos, teflon,spray,em gota, tipo cera,mal cheirosos,bem cheirosos..agora é inverno todo ano, só muda a quantidade, uma gota por elo.
Quanto ao desgaste, cada cabeça, cada sentença, eu tenho uma teoria muito propria, a lubrificação serve para a transmissão funcionar melhor, suave, menos ruido, na minha opinião, tirando produtos com alto teor de teflon ou PTFE, pouco influência no desgaste. O desgaste vem sim das condições em que se anda,do material usado(não comparem uma k7 deore com uma 980)..e como se usa o material, cruzamentos de corrente,etc.(por exemplo eu mudei as anilhas do movimento, de modo a cruzar o menos possivel a corrente as relações mais usadas)

3000km? a minha ultima durou perto de 6000, mas só mudei quando já era impossivel pedalar por saltar a corrente :mrgreen:
 

Batas

New Member
Curioso estarem a falar nisso. Ainda ontem andei em busca do santo graal dos óleos... Não encontrei. :lol:

Tenho de admitir que partilho das vossas opiniões quanto a óleos de verão... Aquilo 30-40km e caput. Maratonas nem pensar. Àgua, ardeu. Enfim...

Daí que ando à procura de algo mais interessante... Tenho de experimentar os produtos da Rock n Roll e equivalentes...
 

xisco

New Member
Eu também cheguei a comprar óleo de inverno e de verão mas acabei por usar só o de inverno, não me agrada mesmo nada o de verão, por isso é que ainda está cheio e o de inverno já acabou!
 

elv1s

Member
Costumo fazer longas tiradas de btt, e participar nas maratonas. E rápidamente me apercebi que no máximo dos máximos o óleo de verão só dura no verão para 60km... apartir daí requer nova lubrificação. E é um bocado chato ir para uma maratona e parar a meio para lubrificar.

Por outro lado o dito óleo de "inverno" se calhar até estamos todos a falar do finish line com tampa verde... tem lá escrito que é adequado ao ano inteiro, ou para longas tiradas de XC, vulgo maratonas com mais de 70km... E efectivamente chego ao fim ainda com óleo na corrente de verão quando uso esse. E também não faz assim tanta "massa" com o pó, pois a quantidade a usar é minima depois de lavar a corrente.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boas,

Eu uso este:

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TF2 Aerosol Spray with Teflon®

The No.1 worldwide best selling Teflon® based lubricant spray in a 400ml aerosol spray.

* Teflon® molecular coating high lubricity
* Built-in repellant to disperse water
* High penetration into bearing surfaces of chain
* Repels dirt and cleans surfaces leaving protective film
* Also suitable for motorcycles, cars, boats, etc.


Para já tenho-me dado bem com este. No entanto reconheço que quando se trata de longas tiradas (principalmente em BTT) a corrente começa a emitir um som de seca.

Muito provavelmente na próxima compra de lubrificante para a corrente vou experimentar um diferente.

Já agora que lubrificantes aconselham do tipo Inverno/todo o ano?

Eu estou tentado a testar este:

200___Selected.jpg


Dry Wax with Krytox®

Dry Wax is a chain specific wax made with Krytox®. Designed for tough exposed environments, it is ideal for summer use as it gives low rolling resistance and a very high level of protection. It lasts a long time and because it is a wax it doesn't drip off.

* Krytox® based giving excellent metal bonding
* Tenacious penetrating action
* Excellent dirt propelling properties
* Water resistant and contains anti-corrosives
* Low chain noise
* Designed to work in all conditions



Boas pedaladas
 

lpsferreira

New Member
Eu utilizo o Motorex Wet Lube, tanto de inverno como de verão. Tem a vantagem de sair gota a gota, o que nunca vai encharcar a corrente de óleo, nem desperdiçar. Já li vários testes em revistas da especialidade e é dado sempre como do melhor. Mesmo sendo um óleo de inverno, nos testes que li sempre confirmaram o que senti, mesmo de verão é espectacular e principalmente em grandes tiradas. Tem a desvantagem de nessa altura ter de se limpar com maior frequência.
Toda a gente que eu conheço e utiliza, adora o óleo.
 

José Batista

Administrator
Boas
Pois é Batas deves ser dos unicos mesmo.
Eu pessoalmente é o que uso desde que comecei nestas andanças e melhor não posso dizer.



SAUDAÇÕES BETETISTAS
 

oliana

Active Member
O oleo de inverno deixa as correntes com um aspecto mais sujo. No final de cada saída passa-se com um pano em toda a corrente e resolve-se a situaçao.
Eu usava Sonax spray, mas desisti devido ao cheiro que largava. Apesar de tudo, as transmissoões nunca deram problemas durante ais de 3000 km.
Uso várias marcas conforme as promoções. Mas a preferência vai para o mesmo TF2 EXTREME WET, sintético, no pico do inverno, mas na versão frasco/bisnaga.
Muito bom.
 

JCSousa.

New Member
Boas
Eu uso o Finish Line Seco Teflon que segundo a indicação é para tempo seco e chuva, deixa a tranmissão lipa,lubrifica bem aguenta bastantes Kms, até agora nada a apontar e já uso bastante tempo.
JC
 

fitty77

New Member
Eu então vejo vantagens e desvantagens no uso de uns e outros.... O problema do dry lub, é que é demasiado fino, pouco viscoso e muito fluido. Concordo que não dure muito tempo na corrente. Também concordoque ofereça menor resist~encia à água (daí haver distinção entre eles). Mas funciona bem (dentro do possivel....).

O wet lub, é mais grosso, mais viscoso e mais gorduroso. Em teoria, deveria proteger mais que o outro, mas pode não ser assim. É que as suas caracteristicas fazem com que toda a porcaria fique agarrada à corrente, e isso vai tornar os contactos entre as peças (entre elos, entre a corrente e a cassete, etc) bastante mais abrasivo, ao ponto dessa sujidade eliminar mesmo o lubrificante dos pontos de fricção. Porque eu não tenho problemas por a corrente andar suja. Tenho problemas é de essa sujidade também desgastar o material (mais do que o contacto directo das peças). Para além disso, como é mais, digamos, expesso, após "recolher" a sujidade dos terrenos, torna a movimentação mais dificil, ou seja, oferece maior resistência ao rolamento, o que é mesma coisa de dizer que rouba potência da pedalada.

Por tudo isto, para mim, a questão dos óleos, são apenas teorias (e a minha é apenas mais uma). Não existe nenhuma formula espirituosa que seja perfeita. Apenas um compromisso, entre a nossa avaliação do terreno que vamos percorrer, das condições climatéricas, e da própria manutenção e duração das peças que estamos dispostos a suportar....

Seja como for, e embora eu não o faça, no tempo seco, e em voltas maiores do que o normal (sei lá, acima de 40 km's, enfim, depende dos casos) o ideal é usar óleo para seco e levar uma daquelas bisnagas com óleo para colocar em caso de necessidade..... Esta é a melhor formula para este tempo.
 

red46

Member
Re: Oleo inverno vs oleo verão

Boas.

Sempre usei o Finish Line Dry Lube (tampa vermelha) , mas ao fim de alguns quilometros, mesmo no verao, tinha a corrente sempre seca, o que nao era nada bom. Desde há um tempo para ca que tenho utilizado o Finish Line Wet Lube (tampa verde), e estou a adorar, porque nao deixa a corrente tao seca. Ainda na penultima saida, lubrifiquei a corrente e manteve-se lubrificada durante 2 saidas, mas sei que na ultima ja tava um pouco mais seca e que vou ter que lava-la e lubrifica-la novamente. É verdade que a corrente com este lubrificante fica mais suja, mas desde que funcione correctamente e nao fique logo na 1ª volta seca, é o que importa para mim  :wink:
Tambem ando a ver outras marcas de lubrificantes que menciono em baixo, e que gostei ao ler as especificaçoes:
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=31093
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19716
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19624
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=8756
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=2608
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=24445
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=5962
-> http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=7215

Alguns ja estao mencionados nos posts de outros users. Quando o meu acabar, devo de experimentar da Motorex ou um dos que eu mencionei em cima.

Boas descidas
 

Nozes

Active Member
Pedro's,Finish Line,Weldtite,Motorex...também eu já usei de tudo um pouco.
Depois de muitos anos cliente de óleo Pedro's no Inverno e Finish Line no Verão,e com muita paciencia lubrificar os elos gota a gota,isso acabou.
Spray de correntes do Continente: Dura no Inverno umas 6h de uso,no Verão pouco menos,e embora agarre alguma porcaria,uma lata de 400ml custa cerca de 4€! Para melhores resultados,aplicar na véspera para dar tempo de evaporar o excesso.
Melhor só um do ELeclerc,mas ao q sei,deixou de haver
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Tenho uma lata desse spray de correntes do Continente e não gosto.

De cada vez que a corrente "larga" a pedaleira ou a cassete forma-se um fio tipo teia de aranha que se vai colar à escora e aos raios. Além do mais agarra porcaria que Deus me livre...

Pra ja o que gostei mais foi o spray Weldtite TF2.
 

tkul

Utilizador Banido
Depois de usar uma data de óleos:finishline, PEDROS, Decatlon, óleo nanhoso de corrente de motas (GALP/MOTUL/ETC)... experimentei óleo de cozinhar usado... ou no caso actual azeite que foi recolhido depois de entornado e que decidi não o limpar e ingerir.
As correntes que uso não possuem qualquer O`ring de protecção, não havendo problema com a acidez própria dos óleos vegetais.

Depois da corrente bem limpa, aplico um dia antes usando uma embalagem usada da Decatlon, e antes de pedalar, com um trapo limpo todo o tipo de vestígio.

Resultado:

- Fica sempre lubrificada, e caso tenha pó... fica suja o que poderá levantar suspeitas de diminuição de vida devido a funcionar com objectos estranhos no interior (daí a necessidade de limpar muito bem antes de ir, e aplicar gota a gota nos elos).
- Reciclo o óleo que de outro modo seria enviado para o lixo :roll:
- Em termos de manter a corrente lubrificada e comparando com outros óleos "próprios" este consegue manter-se durante muito mais tempo.
 

Nozes

Active Member
ikillyou,como eu disse,se deixares evaporar o excesso,essa tal "teia" não se forma,e a corrente agarra muito menos porcaria...eu sei,porque também me aconteceu!
 
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