o problema é meu ou do polícia???

José Martins

Administrator
Boa noite.

Antes que este tópico comece a descambar, solicito que se concentrem no assunto e na primeira mensagem, que originou a abertura do mesmo.

Depois, não nos esqueçamos como já foi aqui referido várias vezes, que os profissionais de policia cumprem ordens, como qualquer um de nós, nos nossos empregos.
Podemos não concordar com certas determinações ou leis, mas temos de as cumprir. É a quem as faz, na Assembleia da Republica, que devem ser pedidos esclarecimentos.

Existem corruptos? bem, a mim custa-me a crer que numa Instituição com milhares de pessoas, todos sejam honestos, mas uma vez mais, é como em todo o lado.
Corrupção será um profissional que se deixa subornar, mas também aquele que atende alguém numa fila de espera antes da sua vez, o que trabalha por conta própria e tem clientes em espera para um qualquer serviço e a troco de qualquer coisa, fornece o seu serviço a um cliente que estava para ser atendido daí a muito tempo, etc.

Vamos evitar especulações e deambulações que podem atingir toda uma classe, baseadas no comportamento de alguns. Vamos evitar também um comportamento tipicamente português, pois dizer uma coisa qualquer um diz, mas se tiver de a provar, sem ser via o chamado 31 de boca, a coisa pia mais fino e depois já dizemos que ouvimos a alguém.

Voltemos então ao assunto do tópico e deixemo-nos de certas insinuações, que não ficam bem a nenhum de nós, nem tão pouco enaltecem este espaço.

Um grande abraço a todos.
 

antonio33

New Member
Isto sim é uma atitude de moderador :yeah: O que me espanta é ver alguma opiniões, proferidas por Polícias, a dizer que mostram a carteira e que podem passar, dando a entender que são diferentes dos outros e que pode fazer o que lhes der na real gana :roll:. Só de ouvir isto até me dá arrepios tal é a estupidez/patetice. Depois há outros que ainda são mais ignorantes, quando dizem que é preciso ter notas no bolso para a Polícia fechar os olhos. "Se já passou por isso, denunciou o facto? ou na realidade deu mesmo as tais notas? É que se o fez também não passa de um corrupto e deverá ser punido como aqueles que aceitaram o suborno".
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Myrage said:
Hugo_BTTejo said:
Ainda bem que quando lhes mostrar a carteira eles me deixam passar :mrgreen:

Isso depende das notinhas que tiveres no interior. Ou pensas que uma nota de 20eur te safa ! ...... :mrgreen:

MY
Deves ter percebido mal, eu não sou corrupto, nem nunca fui, nunca tive de fugir nem o espero fazer

Agora no que respeita ao tópico, o policia por vezes não tem razão, enfim...
 

Ridler

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Saudações, depois de ler tanta coisa, gostaria de esclarecer umas coisas:

As forças e serviços de segurança estão subordinadas ao principio da legalidade e têm como missão primordial fazer cumpri a lei, defendendo dessa forma o estado de direito, ou seja, literalmente não há lugar à pedagogia, se é detectada uma infracção deve ser sancionada, sob pena de, caso o funcionário não o faça, incorrer em responsabilidade disciplinar.


Para aqueles que perguntaram relativamente à inibição de conduzir desta e de outras infracções aqui debatidas, leiam atentamente o Artº 147º do Código da Estrada, depois tirem as vossas conclusões:

Artigo 147.º
Inibição de conduzir
1 - A sanção acessória aplicável aos condutores pela prática de contra-ordenações graves ou muito graves previstas no Código da Estrada e legislação complementar consiste na inibição de conduzir.
2 - A sanção de inibição de conduzir tem a duração mínima de um mês e máxima de um ano, ou mínima de dois meses e máxima de dois anos, consoante seja aplicável às contra-ordenações graves ou muito graves, respectivamente, e refere-se a todos os veículos a motor.
3 - Se a responsabilidade for imputada a pessoa singular não habilitada com título de condução ou a pessoa colectiva, a sanção de inibição de conduzir é substituída por apreensão do veículo por período idêntico de tempo que àquela caberia.
 

Odin-Trek

New Member
Concordo com o referido mas com uma pequena ressalva, Na sociedade de hoje em dia senão houvesse lugar à pedagogia, andavam os policias robotizados a multar toda e qualquer infracção, o que se calhar não seria muito viável pois não?
 

ChIkInHo

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Em Famalicao, os Policias Municipais costumam implicar :twisted: com os bebetistas que vem pelo passeio, se vao pela estrada os automobilistas apertam sempre de maneira a dificultar a vida ao bebetista :evil: :evil:.. Ou seja por onde andamos? Levamos multa ou temos um acidente porcausa dos automobilistas? :mrsock:
 

jamesdean

New Member
Depois de ler alguns posts, não tive paciência para ler mais. A conversa é sempre a mesma!
Se a lei existe é para cumprir (Ciclistas). Se a lei existe é porque alguém a aprovou e promulgou(Assembleia da Republica). Se a lei existe é para alguém fiscalizar a sua aplicação (Forças de Seguranças e PM, etc).
Existe uma coisa que é: Ninguém pode alegar desconhecimento da lei.
Logo se somos ciclistas temos de saber tudo acerca das leis que nos interessam.
Mas o mais fácil é criticar que o pessoal das Forças de Seguranças é mal formado, que deviam ter mais acção pedagogica,blá blá blá...
E o dever civico de cada um? É cumprido?
Pessoalmente nunca autuei nenhum ciclista por ter cometido uma contra ordenação, mas já detive dois, que tinham pouco sangue no alcool :p
Por exemplo um vareador de uma autarquia que criou uma ciclovia minuscula lá para os lados de Aveiro, exigia às Forças de Segurança que obrigassem pelotões de 20/30 ou mais cicilistas que circulavam a velocidades elevadas a utilizar aquela ciclovia, que também era afecta ao uso de peões. (onde está o bom senso destas pessoas bem formadas a que tratam por Sr. Engenheiro?
Podiam aqui alongar-me e defender a posição dos agentes da autoridade, mas não vale a pena, pois estou aqui como alguém que gosta de andar de bicicleta, que por vezes também não cumpre tudo, mas se for carimbado tenho a humildade suficiente para reconhecer os erros cometidos.
Se precisarem de algum tipo de legislação referente a nós (ciclistas) não exitem e perguntem.
Abraço
S
 

oliana

Active Member
Jamesdean.
Por acaso até tenho uma duvida:

Nos cruzamentos de duas estradas semelhantes, uma de alcatrão e outra de terra batida (chamadas camarárias), circulando a bicicleta no alcatrão terá de parar para dar prioridade ao veiculo automovel vindo do lado esquerdo? E vindo o automóvel do lado direito?

Obrigago.
 

jamesdean

New Member
Neste caso se não houver sinalização aplica-se o seguinte:

No n.º 4 do art. 32º do CE diz o seguinte: O condutor de um velocipede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículo a motor, salvo os casos referidos nas alineas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Que diz o seguinte: 1: deve ceder sempre a passagem o condutor:

a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustivel, ou de qualquer prédio ou caminho particular.
c) Que entre numa rotunda.
 

oliana

Active Member
O que quer dizer que por vezes andamos um pouco distraídos. Temos de ter muito cuidado neste tipo de troços que normalmente encontramos em zonas rurais.

Obrigado.
 

jamesdean

New Member
Sim por vezes esquecemo-nos que não temos prioridade.
Mas normalmente os condutores que circulam em vias secundárias têm a tendência de dar passagem, mas todo o cuidado é pouco.
 

PeTr

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Dúvidas

Tenho duas dúvidas relativamente à Portaria n.º 311-B/2005.

1) O ponto 3º refere

Sem prejuízo do disposto no número anterior,
com a finalidade de assinalarem a sua presença, todos
os velocípedes devem dispor de reflectores, à frente e
à retaguarda, que respeitem as características fixadas
neste regulamento.

Isto quer dizer que, para além das luzes (para a frente e para a retaguarda) temos ainda de possuir reflectores? E estes têm de estar sempre presentes ou também apenas "do anoitecer ao amanhecer..."?

2) O ponto 11º refere

11.o Os veículos devem ainda possuir, nas rodas,
reflectores com as seguintes características(...)

Estes também são sempre obrigatórios ou apenas "do anoitecer ao amanhecer..."?


Já agora, na alínea d) deste 11º ponto refere-se que

Orientação: para o exterior, com a superfície
reflectora paralela ao plano longitudinal médio
do veículo.

Como é que se orienta um reflector duma roda "para o exterior"?!

Obrigado.

Cumprimentos.
 

FMCurto

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Já agora tenho tb uma dúvida:

Os meus refletores que vinha com a bicla foram-se partindo com o tempo, mas de momento durante a semana e para a cidade uso uns slicks da Continental que têm faixa refletora.
Esta faixa substitui (legalmente) os refletores?
 

Pedro Kool

New Member
Boas
Eu no meu meio de transporte de todos tenho luzes e reflectores nas rodas, a razão que me levou a meter los foi simples, um conhecido meu foi atropelado por uma viatura e o seguro saltou fora por a bicicleta não ter os reflectores nem luzes .
Pior disto tudo foi depois a conta do hospital ...

Por isso aconcelho a todos a meter uns reflectores e luzes por muito piroso que vos pareça.

Eu vivo na cidade e esta é o meu meio de transporte.

pedrobtt005.jpg
 

ric2009do

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por acaso ando sempre com as minhas luzes montadas, mas so as ligo quando esta escuro, porque e o que a lei manda....:exacto::lol:
 

Guia dos Santos

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É muito comum eu encontrar ciclistas a circular á noite na via pública sem a respetiva sinalização luminosa ou refletora.
Isto é uma prática muito perigosa tanto para o Biker como para os demais utentes da via.
Sabemos que as nossas autoridades não fiscalizam com muito rigor este tipo de faltas, mas não deixa de ser uma falta de civismo para com os outros e um desrespeito á lei.
Todos que somos automobilistas e ciclistas gostamos que nos respeitem, ora para isso á que cumprir as normas e regras de trânsito, mesmo aquelas que nos parecem insignificantes.
Quem não gosta de dar os seus passeios sózinho ou na companhia de amigos, melhor ainda é quando chega a casa feliz e intacto.
Vamos todos colocar as respectivas luzes e refletores operacionais para ser-mos visto quando utilizar-mos a via pública.
Boas voltinhas amigos
 
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