o problema é meu ou do polícia???

Paulo Fernando

New Member
agirão said:
Vou brincar com a situação..!!

Os Polícias que andam de bike usam reflectores..!!?? :wink:
É claro que concordo com essa afirmação irónica, Girão!
Na maioria não usam, mas aqui o que se pretende focar é que a questão da intervenção legal ou a sua prevenção/sensibilização para a sua não utilização não é uma invenção dos profissionais de policia, como muitos querem fazer passar, mas sim decorrente de uma norma júridica publicada em D.R. que teve como origem a Assembleia da República ou o Governo com a autorização da primeira e que veincula todos os utilizadores que se proponham fazer uso da bicicleta na via pública.
Estas pessoas na sua maioria também prevaricam e estas correcções apenas servem para que não se façam julgamentos errados acerca de determinadas classes profissionais.
 

OETZIxcr

New Member
Não podia estar mais de acordo.

Quem prevarica, seja policia ou não, sujeita-se à apreciação de quem fiscaliza....portanto....muita atenção e como já tinha dita anteriormente, tem de imperar o bom senso.

É verdade existem muitos policias betetistas, ciclistas ou meros utilizadores de bicicletas. Eu conheço muitos e compreendo-os perfeitamente. Encontram-se permanentemente (nesta matéria) num impasse moral.

Nunca podemos esquecer que um agente da autoridade é uma pessoa como outra qualquer, com obrigações acrescidas, é certo, mas um ser humano sujeito ao erro, como outro qualquer.

Saudações betetistas e doses extra de compreensão (há por aí alguns a precisar). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

agirão

New Member
Não entrarei em confrontos ideológicos, neste caso que, parece-me, de defesa de ideais mais profissionais do que análises objectivas.

Li, com alguma atenção, mas não com a acuidade suficiente para aprofundar o tema em concreto.

De uma forma mais geral, parece-me que se anda um pouco em círculos. de um lado, por alguém descontente com apreciações que me parecem demasiado zelosas, sem se prenunciar verdadeiras vantagens delas. Posso concretizar! Será curial actuar perante um ciclista que circule manifestamente embriagado, ou de forma indiciadora. Aqui, estará a segurança comum em perigo. Os reflectores, penso serem pouco mais do que adornos,pois, logicamente, funcionam numa direccionalidade não muito profícua, em termos de protecção do ciclista! Quando este é " protegido " pelos reflectores, haverá, com quase certeza, uma infracção! Alguém que está a avançar indevidamente, ou que já avançou desta forma!

Seria óbvia a pertinência da observação da sua existência se, acaso, eles fossem tendentes a ser vistos pela traseira do veículo.

Assim, não me parece que haja algum veículo com obrigatoriedade de ser visto pelas laterais, para além da sua própria existência!

Portanto, não consigo entender onde há, aqui, a capacidade / necessidade / legalidade de autuação, aplicação de coima ou, quiçá, de multa!

Nem auguro, por isso mesmo, a necessidade de bom senso!

Por outro lado, existe um discruso defensivo da necessidade / obrigatoriedade de actuação, na vertente dita pedagógica! Não entendo a utilização da expressão! Não pressinto lugar para ser utilizada, sem ser indevidamente! É uma utilização abusiva do termo. Está a confundir-se " pedagogia " com " informação preventiva "! Ambas existentes, mas em sistemas de ensino quase opostos!

E, por último, o " bom senso "!

Será, talvez, a expressão mais plástica na sua utilização. O que significará? Com certeza não a mesma coisa no mesmo contexto! O que é estranho! Basta pensar no seguinte: 1.2. Circular sem reflectores é ilegal! Com bom senso não se multa! 2. Circular sem reflectores é ilegal! Sem bom senso, multa-se!

Em que ficamos..!!??
 

José Martins

Administrator
Acho que é simples: se a lei diz que é obrigatório, quem não usa (como eu) sujeita-se.
Se eu apenas circular de carro durante o dia e se detectarem as luzes fundidas, posso ser autuado. Nem sequer posso alegar que não circulo de noite. Existe um diploma legal que me obriga a ter as luzes a funcionar e pronto.
O mal português é que a maioria reclama de tudo, em especial quando não lhe agrada, mas temos de ter em atenção que estes profissionais e a grande maioria noutras classes profissionais, cumpre ordens.
Provavelmente, alguns dos membros que já criticaram aqui, quando estão no seu local de trabalho, também não concordam com certas coisas, mas cumprem-nas na mesma.
Por esse motivo, custa-me perceber a constante alusão ao "bom senso", como referiu o colega agirão, que por aqui se vai lendo.
 

fg

New Member
Em Portugal há muitas leis "magníficas" que não são cumpridas.
Há até a mania de fazer leis por tudo e por nada, sabendo de antemão que não vão ser cumpridas.
Mais valia haver menos leis, na minha modesta opinião. Mas que essas fossem realmente para aplicar!

Esta mania legislativista é particularmente interessante no que respeita a um dos principais "cancros" da sociedade portuguesa : o trânsito.
É proibido andar a mais de 120, alguém cumpre?
É proibido estacionar em cima do passeio, alguém cumpre?
É proibido circular a mais de 50 nas cidades, alguém cumpre?
A polícia faz, ainda por cima, vista grossa sobre a maior parte destas infracções....
Ainda ontem ia de carro atrás de um carro da polícia e passámos numa rua onde estavam N carros e carrinhas parados em segunda fila a atrapalhar o trânsito.... vocês pararam e multaram alguém? A polícia também não....

Quanto às bicicletas, para além desta mentalidade bem "tuga" e das manias de legislar tudo (só falta o capacete obrigatório.... :twisted: ) a questão principal, quanto a mim, é a ideia que está subjacente ao nosso código da estrada ( e que existe até na cabeça de alguns betetistas/automobilistas que por aqui escrevem...) de que as bicicletas são para gente "inferior" e que só atrapalham o trânsito...
Todo o código é feito a pensar no Deus-Automóvel. O código, o urbanismo, o investimento público, eu sei lá.... O automóvel, em especial numa sociedade como a nossa, é visto como sinal de status social e tudo gira à volta disso.

O que é preciso é acabar com essa mentalidade e lutar para que as cidades sejam devolvidas às pessoas. Aos peões, aos miúdos, aos "velhotes" (uma vizinha minha de 70 e tal anos foi há dias atropelada em plena passadeira !!!!) aos patinadores e ciclistas. Reduzindo as áreas onde circulam carros particulares. Multando fortemente os prevaricadores, retirando os carros de cima dos passeios, criando muitas zonas com velocidade máxima de circulação 30, fazendo estudos e planos de acessibilidade às zonas escolares, para promover a ida dos miúdos a pé ou de bicicleta para a escola, valorizando o transporte público e os bilhetes intermodais, etc, etc.
Mas não queremos (não quero eu, pelo menos) descriminações positivas e paternalismos. A bicicleta não é um transporte ALTERNATIVO !!!!! Não é para andar em ciclovias por todo o lado (ou até em tubos, como em Toronto, deus nos livre)! Não queremos ghetos. Queremos simplesmente RECONQUISTAR AS RUAS ! Onde temos o direito de circular.
É radical isto !? Acho que não... ou então já estamos todos muito "hipnotizados".

Reflectores? Não, obrigado. Menos carros.
 

norvick

New Member
Boas

fg, concordo contigo mas quanto ás zonas pedonais de que falas vou dar um exemplo que vejo todos os dias à porta de minha casa...

Em Almada cidade onde moro foi criada recentemente um "ZONA PEDONAL" em que é proibida a circulação automóvel com algumas excepções, Nessa zona apenas podem circulas transportes públicos, o mst(metro sul do Tejo), e acesso a uma escola no meio dessa zona, mas valerá a pena construir este tipo de infra-estruturas que quando as pessoas se dirigem lá para passear simplesmente têm medo de ser atropeladas..(numa zona pedonal)? apenas porque como essa escola é um colégio pago e os paizinhos dos aluno que a frequentam não podem andar cerca de 100m desde o limite da zona para irem buscar os seus respectivos filhos? mas pronto estão autorizados pela lei... ainda escapa.. mas ainda não acaba aqui... será possível que as pessoas deste pais não sabem o código? pergunto-me isto porque a camara municipal tem a necessidade de ter fiscalização na zona(no caso a ecalma) porque os condutores apesar de a zona estar perfeitamente deliniada pela respectiva sinalização necessária bem visivel.. sempre que essa zona não tem o policia á porta lá vai toda a gente pelo meio da zona...isto só mesmo em Portugal..

Aqui explicam a situação para que estiver interessado: http://gaia.org.pt/almadapedonal/

Na passada segunda-feira ia nessa zona e um casal Inglês me veio perguntar se aquela zona não era pedonal...o senhor pergunta-me se aquela zona não era realmente pedonal..
Eu expliquei-lhe que algumas situações faziam com que aquilo acontecia e que os condutores na sua grande maioria não cumpriam..
Ele pergunta-me se a policia não fazia nada.. já que estava presente nessa zona algumas viaturas da policia...

estas situações deixam-me triste porque a imagem que passa do pais é a de que é uma "bandalheira"


Pergunto-me será que vale a pena?

ZonaPedonalSerAtropelado150.jpg


Força nas canetas..
 

nikado

New Member
Por vezes o pessoal tambem abusa um bocado nas manobras e contra mim falo!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

gabrieljla

New Member
boas,
claro k quando saimos de casa nao sabemos como se ira pôr o tempo... toda a maneira os reflectores e as luzes segundo o artigo 93, nao sao obrigatorios durante o dia onde ha visibilidade...
 
M

Murkas

Guest
fg said:
Reflectores? Não, obrigado. Menos carros.

Concordo plenamente com o que disseste menos com o que está no quote...

Uma coisa nao implica a outra. Menos carros ok estou de acordo, mas se há uma lei que obriga a que circules de determinada maneira (seja ela por causa dos carros ou não) é para ser cumprida. Até podem não haver carros a circular num raio de 10000 Km, se a lei está descrita daquela maneira a partir do momento em que não a cumpres sujeitas-te sempre a uma sanção... é este o principio de um estado de direito, nao percebo qual o espanto. :roll:

De resto só acho é que no nosso país existe já uma mentalidade de que a lei é para ser contornada, e se nalguns casos isso se deve a leis absolutamente sem pés nem cabeça, noutros casos as coisas não são bem assim... na minha modesta opinião o nosso país não peca por falta de leis, peca sim por falta de entidades fiscalizadoras com meios para actuarem e que actuem em tempo útil, pois como em todas as profissões há profissionais competentes e outros que o podiam ser um pouco mais. Se isso se verificasse com certeza haveria mais cidadãos (como eu por exemplo) que por estar constantemente "a levar a ripada" que cumpriria a lei e no caso das leis estapafúrdias se mexeria para protestar\contestar a lógica das mesmas para deste modo serem devidamente aperfeiçoadas\corrigidas, mas isso claro está era num mundo ideal, como todos sabemos ideais não existem e nós (infelizmente) continuamos muito longe disso... (eu diria cada vez mais longe).

Boas pedaladas
 

wamaral

New Member
Murkas said:
fg said:
Reflectores? Não, obrigado. Menos carros.

Concordo plenamente com o que disseste menos com o que está no quote...

Uma coisa nao implica a outra. Menos carros ok estou de acordo, mas se há uma lei que obriga a que circules de determinada maneira (seja ela por causa dos carros ou não) é para ser cumprida. Até podem não haver carros a circular num raio de 10000 Km, se a lei está descrita daquela maneira a partir do momento em que não a cumpres sujeitas-te sempre a uma sanção... é este o principio de um estado de direito, nao percebo qual o espanto. :roll:

De resto só acho é que no nosso país existe já uma mentalidade de que a lei é para ser contornada, e se nalguns casos isso se deve a leis absolutamente sem pés nem cabeça, noutros casos as coisas não são bem assim... na minha modesta opinião o nosso país não peca por falta de leis, peca sim por falta de entidades fiscalizadoras com meios para actuarem e que actuem em tempo útil, pois como em todas as profissões há profissionais competentes e outros que o podiam ser um pouco mais. Se isso se verificasse com certeza haveria mais cidadãos (como eu por exemplo) que por estar constantemente "a levar a ripada" que cumpriria a lei e no caso das leis estapafúrdias se mexeria para protestar\contestar a lógica das mesmas para deste modo serem devidamente aperfeiçoadas\corrigidas, mas isso claro está era num mundo ideal, como todos sabemos ideais não existem e nós (infelizmente) continuamos muito longe disso... (eu diria cada vez mais longe).

Boas pedaladas
Tens toda a razão, aqui a malta tem a mania de tornear as regras e achar que assim é que é.

-Ai e tal, porque é mais fácil assim
-Senão vou dar uma grande volta
-Ai se não estaciono aqui no meio da rua tenho de arranjar um outro local a 10 metros e é a subir.


E mais um conjunto de desculpas que venham à cabeça da malta.
Só que há mais gente por cá que é prejudicada.
 

Paulo Fernando

New Member
emuled said:
Sempre que a policia m xateia a cabeça eu digo- aponta a matricula
e vou me embora nunca deu problemas
Não te fies muito nisso, porque as notificações por norma demoram algum tempo a aparecer na caixa postal, já quando ninguém se lembra do que é que se trata.
 

NITSA

New Member
Se há coisa que faz acabar com a tolerancia e o bom senso de qualquer pessoa ( e não é só aos agentes da autoridade ), é o VULGAR "CHICO- ESPERTISMO" :!:

- Depois por causa de uns pagam os outros, e depois o homem é que foi mau porque não deixou passar, e levou as coisas à letra, e devia dar o exemplo, e eles também andam, e desculpas e mais desculpas....haja paciencia!

Este tópico foi criado por um colega, que depois de ler as considerações de muitos acabou por concordar que a atitude do policia foi PEDAGÓGICA e não PUNITIVA :!: - Ou seja saíu-lhe muito mais barato e acabou por aprender alguma coisa.

Continuar a usar este tópico com tom jocoso, de quem se gaba de fazer sem ser apanhado, que eles é que têm que dar o exemplo, que só ponho reflectores quando eles também usarem etc, etc, só vai servir para "atiçar a fera" e continuo sem perceber se alguém sente que vai ganhar alguma coisa com isso....a não ser chatisses e contribuíções forçadas para a redução do défice :lol:

O trabalho deles é fazer cumprir a LEI. É para isso que todos nós lhes pagamos.

Ainda bem que os polícias quando vêm que a LEI que têm de fazer cumprir é EXCESSIVA ( estúpida ) fecham os olhos e deixam passar. Mas se estiverem mal dispostos, forem gozados etc secalhar também lhes vai dar algum "gozo" fazer CUMPRIR A LEI!!!! Não se esqueção que está escrita, e se eles a levarem à risca somos nós que perdemos. Quem escreveu essa lei foram os deputados e contra esses o pessoal não se revolta! até hà quem vote neles para premiar esse bom trabalho....
Já o escrevi aqui o volto a afirmar:

Um muito obrigado aos agentes que assim procedem, haja bom senso, muita pedagogia e pouca caça à multa!

Boas pedaledas e pouca provocação!
 

Nuno Giant

New Member
Estas afirmações já me fazem lembrar um tópico antigo sobre funcionários publicos.
Assim de repente, lembro-me de profissões com formações exemplares ou acima da média, que depois, em termos de contacto humano, é tudo igual.
Dizermos que a formação cultural dos outros, mesmo em termos gerais, é má, parece-me no minimo deselegante ou achamos a nossa a melhor de todas.
Actualmente, o nivel de formação dos elementos das forças de segurança á bastante superior ao de há uns anos atrás, existindo imensos licenciados, mesmo nas categorias mais "baixas".
Além disso, os elementos das forças de segurança, tal como todos nós, cumprem ordens da sua hierarquia. Tal como acontece numa qualquer empresa ou num qualquer escritório, por exemplo.

concordo contigo!!!! :mrgreen:
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
NITSA said:
Já o escrevi aqui o volto a afirmar:

Um muito obrigado aos agentes que assim procedem, haja bom senso, muita pedagogia e pouca caça à multa!

A caça á multa, não poderá ser nos trlhos mas sim em estrada, ainda bem que todos andamos nos trilhos, mas se não tivermos cuidado, ainda nos aparece uma bike Sirla de quadro em ferro, a dizer POLICIA, identifique-se!! :mrgreen: :mrgreen:
Ainda bem que quando lhes mostrar a carteira eles me deixam passar :mrgreen:
 

Myrage

New Member
Hugo_BTTejo said:
Ainda bem que quando lhes mostrar a carteira eles me deixam passar :mrgreen:

Isso depende das notinhas que tiveres no interior. Ou pensas que uma nota de 20eur te safa ! ...... :mrgreen:

MY
 

kamuf

New Member
Myrage said:
Hugo_BTTejo said:
Ainda bem que quando lhes mostrar a carteira eles me deixam passar :mrgreen:

Isso depende das notinhas que tiveres no interior. Ou pensas que uma nota de 20eur te safa ! ...... :mrgreen:

MY


????? que quer dizer isto, ?????? consegues prová-lo???? ou ouviste contar??????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Top