O meu BTT tem DIABETES

casf

New Member
Calma com essas pedaladas José Carlos (Aenima),

Como foi referido, porque a tua diabetes a conheces bem, agora, com o desporto que lhe fizeres, tens de saber "ler" o que te diz o corpo.
Começas devagar e depois aumentas, isto pode levar dias ou meses.
As hipos, nunca são agradáveis, nem no desporto, o ideal é mesmo "essa linha de água", o ideal!!!
Essas complicações aparecem pelo descontrolo de anos, meses, dias, seguidos. "Se fosse assim tão fácil, não tinha esta piada toda"!!! Ironizo.
Mantem-te em contacto, o propósito também é esse.

Pedaladas boas,
casf
 

Aenima

New Member
Thanks casf
Sei que vou andar um pouco à nora até perceber como o meu corpo reage, tenho andado pouco e sozinho :(
Sei que não posso andar com valores baixo dos 170 a quando da prática de bttt ... mas vou tentar perceber como a coisa funciona.

Vou tentar ...

Abraços 4 all
 

casf

New Member
Aenima,
Leva o leitor de glicémia, para na duvida saberes a quanto andas.
Leva os bolsos cheios, para precaveres alguma hipo.
Telefone e já agora, indicações do percurso que possas ir fazer, isto de treinar/praticar só, é comigo!!!
Vê o blog e no face também há muita info, se ainda não viste.
Pedaladas bOas,
casf
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

II Trilhos do Lince - Penamacor

""No aquecimento cheguei à fala com um amigo recente (Carlos Figueiredo) que se prolongou durante o briefing, até nos "obrigarem" a seguir, já tinham dado a partida! Fomos juntos algum tempo, infelizmente para mim, até das questões técnicas se falou. Posso afirmar que, depois deste pormenor, que ultimamente tenho com os furos, notei algo mole lá atrás... Íamos pelo km 8, perguntei-lhe isso porque também não tinha GPS, algo com o botão “ON”!..."

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.agmotosport.com - www.4and2impact.com - www.polisport.pt - www.snvlight.com - www.cofides.com - Pro-Tec www.rutilva.pt
 

RMG_53

New Member
olá bom dia,

Desde já peço desculpa estar a intrometer-me neste tópico mas é o seguinte, o meu cunhado é diabético e também faz BTT mas não bebe nenhuma bebida isotónica por causa do açucar, o que faz com que sofra de cãimbras... o senhor bebe qual? Confesso que o goldrink me parece bastante doce mas o da amix ján ão me parece... pode ajudar-nos pfv?

Obrigado
 

casf

New Member
Cara Morena Racing,

Há muito que não escrevias...
Espero que te "intrometas" muitas mais vezes, esse é o intuito.

No blog existem muitos textos que falam desse assunto. Tens diabéticos que não passam sem elas e outros que não lhes tocam, mas...

Com o calor sua-se mais e perdem-se os "sais" corporais que esses bebidas comportam. Se for das cãinbras, uma banana também ajuda.
Sobre as bebidas, o ideal é que te sirvam para manteres os valores de glicemia equilbrados ao mesmo tempo que te repoem os "isótonicos" corporais.
Se te parece que fica "doce" tenta reduzir as colheres de produto vs água. No meu caso existiu um experimentar de concentrações, e lógico, depende do esforço que despenderes na actividade...

Pedaladas bOas,
casf
 

PFCJ

Member
Boas,

Existem umas tabs da High5 e talvez de outras marcas também que não contém açucar, apenas os electrólitos necessários à reposição durante e após o esforço físico.

Uma cápsula dá-te para 750ml de água.

Ainda não testei pois eu dou-me bem com Isostar ;)

bOas pedaladas
 

Jorge Gomes

New Member
Esse chavão de "o diabético não pode comer açucar" tem muito que se lhe diga.
O açucar pode-se comer à vontade, tem é que ser quando ele é preciso. E fazer exercicio fisico prolongado é uma dessas situações.

Uma vez perguntei à minha nutricionista (na APDP) se haveriam alimentos melhores que outros para o exercicio. A resposta dela foi simplesmente: desde que vão entrando hidratos de carbono a um ritmo adequado, de onde vêm não interessa. É comer seja o que for, desde que se sinta bem com isso. Aliás, até me aconselhou as tais bebidas isotónicas açucaradas, pois eram uma boa forma de ir metendo HCs para dentro. Mas novamente, não é comer à parva, tem que se aprender quais são as necessidades, ou então andar com a maquineta atrás e ir verificando.

Mas cuidado, caimbras é um sintoma normalmente associado à hiperglicémia. Seria bom ele verificar se não é esse o problema. Pode estar a começar a actividade com glicémia muito elevada, o que pode causar isso.

De resto, é bom esclarecer que cientificamente a causa das caimbras não está associada a nenhum défice de nutrientes/sais em particular. A principal causa é mesmo a fadiga em excesso e falta de preparação.
 
Last edited:

Differenthouse

New Member
Boa noite, sou diabético tipo 1 e não vejo nenhum condicionamento para a pratica do btt.
e errado levar a insulina para o treino ou competição, primeiro não necessitas de insulina , o exercício físico faz baixar a glicemia. E segundo a insulina não devera exceder temperaturas acima dos 25/30 graus (pois compromete a sua eficácia )
No dia de treino de manha acordo por exemplo com 140 glicemia, tomo o pequeno almoço e nao injecto humalog, o treino faz baixar a glicemia. Eu por cada 45 min ou 1hora de treino como somente 1 barra de cereais com sabor a maca do decathon. ( cada organismo reage de maneira diferente, tem de conhecer o vosso limite)
nao e necessário parar para fazer controlo da glicemia. Nem levo comigo o aparelho nem a insulina.
o diabético nao tem desculpa para andar menos, ou culpar-se com a doença. Controlado e uma pessoa normal.
tomara muitos que nao tem diabetes acompanharem a minha pedalada. Diabéticos façam desporto pela vossa saúde. Um abraço para todos.
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

As Voltas do Pito Infante - Rota dos Lagartos - GPS 2013:
"O cansaço já se fazia notar em alguns companheiros mas a camaradagem neste pessoal é coisa séria, ninguém fica para trás, nem que vá com GEL, dizia o Mike para o Cli! Algumas cerejas foram colhidas, muitos repetimos em várias árvores, se o Pinto soubesse, não nos deixava comer o almoço!..."

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.agmotosport.com - www.4and2impact.com - www.polisport.pt - www.snvlight.com - www.cofides.com - Pro-Tec www.rutilva.pt
 
Last edited:
P

pedroarmartins

Guest
Já fui um utilizador e colaborador mais assíduo do fórum, tempos antes de existir este tópico. É de louvar, quer o tópico, quer os testemunhos que aqui li, quer o exemplo que dão na prática, de que a diabetes em nada impossibilita o desporto, inclusive a competição. Cheguei a fazer algumas provas de XC, maratonas, DHU e a levar uma valente coça na estrada na taça de sub 23. Tinha "pena" em não conhecer mais ninguém na minha situação (excepto a Janet e o Rodrigo Raposo, mais virado para o DH e 4X), pois é sempre bom ter alguém com quem trocar ideias e alguém que realmente reconheça o esforço adicional que temos que fazer.
Muito sucesso para o projecto blue O
 

casf

New Member
Boas pedaladas Pedro Martins,
É sempre bom saber de gente interessada. Já deste uma vista de olhos pelo blog?, Foi criado quase ao mesmo tempo.
Concordo, quando dizes de partilhar com os outros experiências de quem tem de lidar com as várias situações em simultaneo.
Quem sabe, querer é, também, pOder!
Obrigado.
Abraço,
Carlos
 

casf

New Member

casf

New Member
Boas pedaladas,

I Maratona Nós e a Natureza - Vila Velha de Rodão:
"Já em Alcongosta, com a sua célebre fonte, virei outra garrafa de água. Sobre pormenores do percurso responderam-me; “agora sobes a calçada romana, desces para Alpedrinha, Castelo Novo, aí é o abastecimento, acho, vais as antenas, mas depois é sempre a descer até ao Fundão”. “NÃO POSSO”, pensei!!!"...

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.agmotosport.com - www.polisport.pt - www.snvlight.com - PRO-TEC www.rutilva.pt - www.4and2impact.com - www.cofides.com
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

Maratona Extreme - Penhas da Saúde - Serra da Estrela:

"Na Aldeia do Carvalho parei em nova fonte, medi o açúcar ao mesmo tempo que enchia depósitos e refrescava o corpo. 474mg/dL de glicémia (12:00h - 36km), o valor era elevado, demais até, não compreendi porque, até então não tinha tido cãibras - causa-efeito em mim - muito menos pelo que tinha comido e o esforço, até então, deveria ter consumido tudo. Não entendi muito bem, bebi água e segui só a água e ELECTROLYTE já diluído"...

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.agmotosport.com - www.polisport.pt - www.snvlight.com - PRO-TEC www.rutilva.pt - www.4and2impact.com - www.cofides.com
 
Top