O meu BTT tem DIABETES

PFCJ

Member
Já agora levas sempre a caneta da insulina contigo no btt?

As provas/treinos que vou nunca são superiores a 4h:30m por isso nunca vai comigo para o mato, mas tenho ficado com aquela "comichose" pois de resto anda sempre comigo...

Abraços
 

Jorge Gomes

New Member
A não ser que pares a meio do passeio para comer uma francesinha, não vejo qual a necessidade de levar insulina. :p
Tens que controlar antes de começares a andar, e aí sim dar um pouco de insulina se for necessário (para baixar para algo entre os 150 e 220). Depois ao longo do passeio é ir comendo moderadamente.

Enquanto se faz exercício a preocupação é subir a glicémia para compensar o enorme gasto de glicidos nos musculos, não baixa-la ainda mais...
 
Last edited:

PFCJ

Member
Domingo: Dia de Combate!!!

Volta na Serra de Sinta. PA: meio pão com queijo e marmelada, 4U de Humalog com 254 de glicémia em jejum :confused: (Ainda ando a testar controlos e alimentos...)

Na Peninha

[url=http://postimage.org/]
[/URL]






E o teste depois de 18Km e com o novo aparelho que ando a testar :cool:. Digo-vos já que é fantástico!!! Abastecimento, um sumo néctar marca Continente (20g de hidratos de carbono) e um Schoko Brõtchen (Pingo Doce, cerca de 20g HC).



Aos 35Km ainda parei para mais um teste, 115mg/dl e mais 20g de hidratos de carbono (barra de cerais banana) para chegar inteiro a casa.

Para a semana espera-me o raid BTT Sintra património Mundial à "borliu" :D
 
Last edited:
F

fm.

Guest
Um bom ano para todos, que seja um ano em grande para o Projecto Blue O.

Boas pedaladas para queimar os excessos do Natal
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

"Tem sido hábito a blue O iniciar o ano desportivo na Rota do Azeite da ACIN em Proença-a-Nova, conhecida dos seus singles Traks que por esta altura do ano vão verdes...
Cheguei-me à mesa, que ao estilo da ACIN é sempre garantido, antes resignei-me com a falta da pilha no medidor de glicémia, sorte que o passeio era pequeno e fui comedido com a boca; banana, um pequeno copo de sumo acompanhado de bola de carne, uma barra de cereais e uma madalena directo ao bolso."

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com - EcoSec Castelo Branco
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

3BTT IFCC - Cebolais de Cima

"No 2º abastecimento em conversa com os elementos da Organização, confessaram-me que por cada atleta que passava serviam um copo de tinto, quem bebia acompanhavam-no, se não, bebiam por ele! Comigo foram só 9 riders, eu fechava o pelotão da distância maior, soube-o no final! Acompanhei-os com um copo de cola uma sandes de presunto, banana e uma ou duas fatias de bolo caseiro. Antes de lá chagar tinha recorrido aos bolsos e mesmo assim aqui medi 97 mg/dL."


blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com
 

jonymacarrony

New Member
Boas!

Não pude deixar de ver este tópico que me despertou muito interesse, não por ser diabético mas porque trabalho na área da diabetes.
O meu nome é João e este na verdade é o primeiro post que estou a fazer aqui no fórum, mas irei fazer um na área da apresentação.
Como disse estou ligado à área da diabetes. Muitos diabéticos já devem conhecer a instituição APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), esta é a mais conhecida entidade ligada a diabetes a nível nacional.
Recentemente (faz este mês precisamente 1 ano) esta instituição abriu um espaço no Largo do Rato em Lisboa, dedicado à actividade física (um ginásio por assim dizer), e eu sou um dos responsáveis por esse espaço, juntamente com uma colega e o nosso coordenador. Temos todos formação especifica no exercício na diabetes (tipo 1 e 2).
Ora como aqui estamos a falar exactamente das duas coisas (btt que em si é exercício, e diabetes), se surgir alguma questão especifica sobre a dinâmica (complexa por sinal) destas duas vertentes, não exitem em perguntar que eu tenho todo o gosto e espero poder ajudar =)

Boas pedaladas
 

Aenima

New Member
Caros Bttianos,

Vou iniciar-me no mundo do BTT, comprei a semana passado uma menina de olhos azuis ;) um sonho de à muito tempo ...

Tenho 39 anos e sou diabético à 27 anos, um pouco desgastado com esta doença terrível silenciosa que me está a trazer algumas mazelas que eu pensava que iria ter quando fosse velhinho :(

Os mais entendidos que querem que um diabético leva a sua diabetes na linha de agua para mim é completamente impossível, o facto de subirem/descerem conforme o teu estado de emocional, tornando-se muito difícil controlar, por isso tento fazer o meu melhor, quanto ao exercício físico sei que me me vai fazer bem mentalmente ...

Tenho que aprender a lidar com esta carga de esforço que não estou habituado, mas sei que não vai ser difícil, pois tenho-vos a voçês ...


Abraços,
 

PFCJ

Member
Olá Aenima,

Bem vindo ao fórum e ao grupo ;).

De facto é verdade que é extramente complicado levar a diabetes na linha de água, mas conseguir uma A1C de 7 não é assim tão difícil, basta fazeres as "pazes" com o teu diabetes, não fazeres abusos, terem bastante controlo durante o dia sobre ti próprio e praticares algum desporto :D

Eu sou diabético há 31 anos e essas mazelas que falas espero vir a tê-las quando for mais velho apesar de me ter sido diagnosticada uma Retinopatia Diabética Não Proliferativa que mantenho em constante vigilância, tal como os meus valores de glicémia.

Verás que com esforço e dedicação tudo melhora ;)

BOas pedaladass e melhores controlos de glicémia :)
 

Aenima

New Member
Obrigado,

Acredita que é reconfortante ouvir algum que padece da mesma doença conseguir alcançar objetivos difíceis ;)


Abraço
 

Jorge Gomes

New Member
Praticar exercicio fisico regularmente ajuda e de que maneira a baixar os niveis de glicemia...
Além do efeito quase imediato, pelo menos a mim tem um efeito que chega a durar mais de 24h. A insulina parece que fica com uma eficácia completamente diferente.

Graças ao exercicio (2-3 vezes por semana), consegui baixar a minha HbA1c de ~8 para 6.8.

Mas saber conciliar o exercicio com a diabetes não é facil, e varia de pessoa para pessoa. É preciso meses até uma pessoa começar a perceber bem como é que as coisas funcionam, mas os médicos também ajudam ;)
 

Aenima

New Member
Estou a ver que não vai ser fácil, heehe ... mas com tempo, dedicação e controle tudo se consegue, alguém usa bombas infusoras !?

Não sei se existe alguma resposta ao que vou perguntar na conversa deste tópico, alguma dica para levar comigo açucares rápidos sem ser o tradicional pacotinho de açúcar ?
 

PFCJ

Member
Não sou grande adepto das bombas. Com tantos anos sou um fiel às canetas :).

Pois eu procurei na farmácia algum tipo de soro glicosilado que fosse bebível mas não conheciam nada.

Continuo a levar os pacotinhos habitualmente mas até agora nunca necessitei deles. De 20 em 20km +/- vou abastecendo com hidratos de carbono (madalenas e coisas desse género) e sumos continente. Entre isso vai sempre Isostar e por vezes alguma barra de cerais continente.

Tens que "lhe apanhar o jeito" da coisa para perceberes quantos hc's precisas para cada 1h de esforço ou x km ;)
 

Jorge Gomes

New Member
Na Decathlon vendem-se uns geis pequeninos altamente açucarados, funcionam bastante rápido.
É uma coisa boa para ter sempre de reserva no camelback...

E também há lá uma espécie de "marmeladas" de fruta que são cobertas de açucar e mesmo muito doces, funcionam bem também.

E há umas drageias que se podem comprar na farmácia chamadas "Glucotabs". Cada uma tem 4g de glicose pura, actua mesmo muito rápido.

Eu já me deixei dos pacotes de açucar há muito tempo (tanto para desporto como no dia a dia), estragam-se muito e são desagradaveis e pouco práticos de comer.
 

jonymacarrony

New Member
Existem uns soros de glucose. Não sei onde se compram nem sei se esta a venda ao publico nas farmácias, nós aqui no ginásio temos mas é porque é a APDP que nos fornece, mas é o tratamento mais indicado para as hipoglicemias, é o substituto do glucagon possivel de administrar por qualquer pessoa, é qualquer coisa tipo isto:


Podem sempre perguntar numa farmacia se vendem, mas isto é mesmo uma dose potente de glucose.
 

PFCJ

Member
Pois foi isso mesmo que procurei na farmácia jonymacarrony mas eles nunca tinham ouvido falar.

Os Glucotabs parece-me uma alternativa muito boa. Só não sei é fazer a equivalência das 4g de glicose para hidratos de carbono ;)
 
Top