MX PRO SL

zykon

Super Moderador
Boas

Chegou hoje a minha nova suspenção: MX PRO SL :mrgreen:

Ainda não é propriamente uma análise, mas sim uma apresentação, até porque ainda não montei a dita cuja.

Vista geral
dsc09463yp1.jpg


TST 5
dsc09464lk1.jpg


Rebound
dsc09465fm2.jpg


Primeiras impressões:

Muito bom aspecto

Parece robusta

Os autocolantes é que não me parece que durem muito. a tirar o papel de proteção alguns levantaram logo.

O TST funciona, notam-se diferenças na compressão (não esperava outra coisa)

Não é pesada, segundo a marzocchi: 1584g + 174g do tubo de direcção = 1758g, não é nada do outro mundo. é um peso aceitável

Quando a montar depois conto como se porta.

Já agora, alguém tem esta suspenção?
 

zykon

Super Moderador
Boas

Montei hoje a minha nova suspenção, após toda a manhã para deixar tudo ao fininho lá consegui.

De tarde fui dar uma volta para exprimentar o bicho. Foram so 20 kms mas ja deu para notar grandes diferenças.

A suspenção trabalha muito melhor que a pilot xc, engole praticamente todos os obstáculos que aparecem pela frente.

O sistema tst funciona muito bem e dá jeito, e é muito simples de utilizar, so falta o controlo remoto (mariquices).

Na posição CL bloqueia completamente, o que deu jeito a subir em pé no alcatrão.

Na posição DL está apta a descer sempre a ripar.

Passei em alguns trilhos que antes com a pilot tinha que passar nas calmas, hoje foi a bolir.

As posições intermedias são porreiras para andar em sitios não muito acidentados.

Tenho mais ar do que o recomendado na perna esquerda, mas para por ar no TST (perna direita)não tenho um adaptador que é preciso para a bomba, por isso não sei a pressão a que está. mesmos assim acho que ainda vou por um bocado mais, quase que esgotei o curso.

Quem tem uma marzocchi usa a pressão recomendada? mais? menos?
Deêm ai uma opinião. é a primeira vez que uso marzocchi.
 

zykon

Super Moderador
isto de estar à espera que a escola me entregue a papelada do terminus do curso, para eu poder começar a trabalhar :eek:mg: :doente: é uma chatice. Assim tenho que andar de bicicleta todos os dias :mrgreen: :mrgreen:

A suspenção já vai com perto de 500 kms :choneh:, mais de metade em alcatrão.
zykon said:
Tenho mais ar do que o recomendado na perna esquerda, mas para por ar no TST (perna direita)não tenho um adaptador que é preciso para a bomba, por isso não sei a pressão a que está. mesmos assim acho que ainda vou por um bocado mais, quase que esgotei o curso.

O adaptador vinha dentro da caixa, misturado nuns plásticos. :oops:

Quanto à questão da pressão já me entendi melhor, e agora até já uso menos que a recomendada, é que a perna do TST não tinha ar nenhum.

A cada saida lá vou eu a um sitio que dantes fosse complicado de passar.
A MX PRO está a portar-se exemplarmente. estou surpreendido com o seu funcionamento. Em terreno mais acidentado é sempre à abrir, com a outra tinha que escolher MUITO bem por onde passava, com esta é por onde calhar :mrgreen:
Coisas tipo valas e pedras sobre pedras é sempre a abrir ela absorve tudo e permite uma mais rápida progressão. As pequeninas irregularidades é que não são absorvidas completamente, mas tambem não pode ser perfeita.
A descer dá muito mais confiança e não foge tanto
Estou muito contente, so gostava é que ela fizesse 120 ou 130 mm...
Ja fiz um passeio com uma fox vanilla rlc :?: e digo sem duvidas, que a minha marzocchi não lhe fica atrás, pelo contrario, gosto mais do funcionamento da MX PRO SL :aiui:

Ninguem usa MX PRO ???? partilhem experiencias, se quiserem claro
 

zykon

Super Moderador
Mais 27 kms acabados de fazer e sempre a bombar. Não me deixou ficar mal uma unica vez, já as minhas pernas...
Terreno muito acidentado e ela mais uma vez ****** :mrgreen:
 

Ivo

Member
Boas,

zykon said:
Ninguem usa MX PRO ???? partilhem experiencias, se quiserem claro

Eu uso uma MX Pro SL à dois dias! :wlcm:

Despois gostava de tirar uma ideias contigo sobre as pressões da supensão, ok?

... fui

Ivo
 

Sonic Reducer

New Member
eu n uso mas é uma das minhas hipóteses de upgrade para um futuro próximo por isso continua a postar, que quero saber como ela se porta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

kamikazzz

New Member
zykon said:
Ninguem usa MX PRO ???? partilhem experiencias, se quiserem claro

Eu tenho uma MX PRO ETA de 2005 na specialized e estou mais que satisfeito.
Mesmo depois da muita porrada que tem levado, tem um trabalhar muito suave e eficaz. O sistema ETA é bestial para aquelas subida F.D.P., pois baixa a frente da mula e deixa apenas uma pequena margem de manobra para absorver as irregularidades.

Se fosse hoje, depois de 2 anos de experiência com ela, voltava a comprar
 

balsinha

Member
:p
Eu tenho uma MX PRO ETA de 2007 e até agora só tenho a dizer bém, o sistema ETA funciona 5* nas subidas, e acima de tudo sinto-me bastante mais seguro a andar nos trilhos, também é verdade que não lhe dou muita porrada pois a minha é de 100 mm, mas é uma boa suspensão para devorar Km...

Boas pedaladas
 

Ivo

Member
Boas,

Eu acho que a minha está com pressão a mais para os meus 60kg, tanto na perna esquerda como no TST.

A minha questão é a seguinte:

Tendo o TST 5 posições ( DS / + / AM / - / CL) o TST em condições normais, ou seja, a regulação da perna esquerda (amortecimento), deve ser feita com vista a que o TST funcione na posição AM (posição standard). E quando for necessário por a suspenção "mais mole ou dura" roda-se para a esquerda ou direita. Certo?

cmps,

Ivo
 

zykon

Super Moderador
Boas,

Eu ao principio tambem comecei por afinar no AM, mas não gostava, pois realmente ficava um pouco dura demais, então comecei a regula-la no DS e aqui obtive um comportamento irrepreensível.

Era a posição que eu usava mais. o AM para quando queria andar mais rápido, em estradões e coisas do genero e o bloqueio poucas vezes.

De qualquer forma, eu já não tenho a suspensão :)

quem a tem agora é o user aqui do fórum SINTRA, se quiseres entra em contacto com ele que ele dá-te mais um lamiré.

Eu na altura pesava cerca de 75-76Kgs e usava +-40 numa e quase 50 na outra, mas já não sei qual é qual
 

Ivo

Member
Boas,

hoje dei a segunda volta com a nova suspensão, mas ontem, pus-me a mexer na pressão da suspensão (amortecimento + TST) e tenho a dizer que reduzi para valores bem abaixo do recomendado pela Marzocchi.

Bem na volta de hoje, com grandes descidas, com raízes, pedras, e regos de água, e alguma pedra solta, a suspensão foi de uma suavidade espectacular, amortecendo tudo o que aparecia pelo caminho. Levando-me a ganhar confiança a descer, de tal modo, que só dava por ela que estava a passar dos limites quando a roda de trás começava a saltitar demais!

Nas partes planas ou ligeiramente inclinadas (Aquelas em que a gente mete as velocidades altas e é sempre abrir :D , com pequenas descidas que servem para ganhar mais velocidade e umas "subiditas" que se fazem quase só com o lanço), notei uma diferença enorme para a minha anterior suspensão. A anterior sempre que andava a abrir nesta situação, quando encontrava um obstáculo, parecia que recebia um impulso para cima, tornando a condução bastante complicada, desagradável e cansativa. Nesta parecia que o traçado era plano :shock:, tal o modo como ela absorvia a irregularidades e os obstáculos.

A sua rigidez também é muito boa, com isto a direcção ficou muito mais precisa.

Para subir (sim também tivemos subidas :wink:) lá tem o bloqueio, bloqueia em cima (bloqueia mesmo, ao contrario do eta), existe uma posição no TST intermédia que a torna mais "dura" mas não a bloqueia que pode ser utilizada nas subidas menos íngremes.

Para finalizar, não sei se esta afinação das pressões de ar são as melhores, mas, vou dar mais umas voltas noutros tipos de piso para ver se vale a pena fazer alterações.


...Fui

Ivo
 

Ivo

Member
Olá,

Já agora para quem quiser, seguem as características da MX Pro SL:

Description:

TARGET WEIGHT: (without steer tube) 1586 g. (steer tube +174 g.)

DAMPING SYSTEM: One side: hydraulic compression & rebound damping; One side: long negative coil spring

ADJUSTABILITY: External air preload w/o adapter

5-position TST: bladder system for compression and lock-up

External Rebound: Adjuster (bottom)

SPRING TYPE: Air

TRAVEL: 105 mm

Length: 483,8 mm; Total offset: 44,3 mm

LOWER CROWN NEW FOR 2006: Superlight Marathon crown

ARCH/SLIDERS NEW FOR 2006: Magnesium Marathon monolite one piece arch and sliders

STANCHIONS: (inner legs) Ø 30mm Alloy tapered tubes

STEER TUBE: Alloy XC


...fui

Ivo
 
Olá Ivo,
Tenho uma Marathon SL 2006, mas não atino com o ar que lhe ponho... Neste momento está com 40 psi na camara + com 60 na negativa, 40 psi no TST e 10 psi na valvula PAR para 75 Kgs.
Resultado; parece que levo um "pão" á frente super rija, pouco sensivel.
Tens ideia de acertar com tantas valvulas ??? Help Preciso de ideias :ideia:
 

P.M.

Member
Retira todo o ar do PAR (não vais precisar dele) e aumenta a pressão da camara negativa (experimenta 75psi).

P.M.
 

Ivo

Member
Olá,

António Costa said:
Resultado; parece que levo um "pão" á frente super rija, pouco sensivel.
bem, o teu problema deve ser o da maior parte das pessoas que compram Marzocchi (não te assustes :mrgreen:) :!:
É assim; pelo que já li (também aqui no fórum, senão me engano 8)), não te deves guiar muito pelas pressões indicadas pelo manual da Marzocchi, pois os valores que lá estão são muito altos!
Por exemplo, para o meu peso no manual dizem para pôr 2 bar na perna esquerda, e inferior a 2 bar na to TST (direita), no mínimo. Tenho-te a dizer que neste momento tenho 1 bar na perna esquerda, menos de 1 na do TST, para 60 kg, e tem um funcionamento espectacular!

Portanto, se no manual tens :arrow:
António Costa said:
Neste momento está com 40 psi na camara + com 60 na negativa, 40 psi no TST e 10 psi na valvula PAR para 75 Kgs.
dou-te já a seguinte conselho :ideia:: passa esses valores para metade... e vai dar uma volta para ver a diferença, vais ver que depois só tens de fazer uns pequenos ajustes :wink:

Espero ter ajudado.

Cmps,

Ivo
 
Ok, já fiz algumas mudanças:
Ar + passou de 40 psi para um pouco menos de 30 psi
Ar - passou para 75 psi
TST - ficou nos 40 psi ( a propósito por +- ar aqui altera o quê ??? )
Valvula PAR - 1º tirei ar todo ( não gostei ) depois voltei a por 10 psi
Dei uma voltinha na garagem e parece completamente diferente ( o teste é no Domingo ), mas domingo levo comigo a bomba e vos garanto que vai ficar 5 *****.
Depois falamos... Obrigado pelas "dicas".
 

Shadow

New Member
Olá,

Eu tenho uma Marzocchi MX Pro, e tenho que lhe acertar a pressão. vocês podiam-me indicar qual a bomba que utilizam, assim já ficava mais orientado.

ABRS
 
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