Montagem tubeless

#1
Boas,
Tenho umas CrossMax XL, recentemente e com a alteraçao do clima resolvi mudar os pneus (lama), coisa que nunca tinha feito antes porque recorria sempre a uma loja da especialidade, mas desta vez tentei faze-lo eu, tirei o pneu antigo, coloquei o "novo" que me deu um trabalhao a meter na roda, o dito liquido da Specialized...até agora tudo bem...mas quando dou á bomba reparo que o ar sai pelas laterais do aro, é normal? ou faltou-me fazer algo?
Alguem me pode dar uma dica!!

Obrigado desde já!

Cumprimentos
 
#2
highlife said:
Boas,
Tenho umas CrossMax XL, recentemente e com a alteraçao do clima resolvi mudar os pneus (lama), coisa que nunca tinha feito antes porque recorria sempre a uma loja da especialidade, mas desta vez tentei faze-lo eu, tirei o pneu antigo, coloquei o "novo" que me deu um trabalhao a meter na roda, o dito liquido da Specialized...até agora tudo bem...mas quando dou á bomba reparo que o ar sai pelas laterais do aro, é normal? ou faltou-me fazer algo?
Alguem me pode dar uma dica!!

Obrigado desde já!

Cumprimentos
É mesmo assim, por vezes se a bomba é pequena custa um pouco, tenta depois de colocares o pneu no aro aproxima-lo o mais possível do aro, se tiveres uma boa bomba de pé com facilidade enches o pneu, eu mesmo com bomba de mão não tenho nehum tipo de problema e não quero outro pneu que não tubeless.
 

Jepas

Super Moderador
#3
Boas,

Falta uma bomba de pé ou um compressor e molhar as paredes do pneu com sabão líquido. As bombas de mão não superam as perdas de ar do início do processo.

Jepas
 
#4
Pois ja molhei com um borrifador, mas o problema esta mesmo no facto de ter uma bomba de mão!!! Bah ja me doi o braço de tanto bombar!! Alguma dica? Já vi que tenho de esperar e amanha ir á loja....ou comprar uma boa bomba ou pedir-lhes que me encham os pneus!!

Obrigado pela vossa ajuda!
 
#5
Eu com a minha bomba de mão encho os pneus. Tenho uma da Berg, já grandita e é uma maravilha. O problema reside em conseguires lá por o 1º ar, depois é só bombar. Não sei se por aí no alentejo está uma bomba da Pedros ( a pretige) a 19 Euros ( na Sport Zone do Parque nascente estão a esse preço, é um espectáculo.
 
#6
Eu não me chateava mais com a bomba. Metia as rodas no carro e a uma hora sossegada pedia a alguém duma bomba de gazolina para tratar do assunto ali.

Eu fiz isso quando montei as minhas e foi incrivelmente fácil resolver os problemas.

No site http://www.notubes.com tens um excelente video demonstrativo que pode servir para te ajudar.

Um dos aspectos que facilita muito a montagem é teres a possibilidade de fazer um primeiro enchimento sem líquido coisa que mesmo com bomba de pé de alto volume é muito difícil na maior parte dos casos. Com um compressor é muito mais simples e depois, se conseguires ir a pressões tipo 50psi, as bordas do pneu encaixam logo no aro e quando deitas o líquido as perdas já serão mínimas.
 
#7
Faz como eu :wink:
Quando montei o kit tubeless fartei-me de dar a bomba,mas perdia sempre ar.
Fui a uma loja dos chineses e comprei um compressor de ligar ao isqueiro do carro por 7,5euros :shock: e voilá,agora sempre que levo a bike no carro antes de monta-lá no suporte leva sempre com um cheirinho :mrgreen:
 
#8
Problema resolvido, levei as rodinhas a loja da especialidade onde costumo ir....emprestaram-me a bomba...e bombei :mrgreen: mas acho que vou invertir numa bomba de jeito!! Lol

Obrigado a todos pelas dicas
 
#9
Estava a colocar mais líquido e abri o pneu atrás de um dos lados, entretanto não o consigo selar nem com uma bomba de pé nem compressor de isqueiro. No caso do pneu da frente aprendi e comprei uma seringa tiro um pouco do pneu apenas e coloco lá e vedou logo a terceira bombada.

Mas atrás por mais que tente não o consigo mesmo selar, um compressor das bombas de gasolina será que serve?
 
#12
Estou com o mesmo problema... Não consigo evitar que o ar saia pelos lados. Queria encher o pneu antes de por o liquido para que as bordas do pneu assentassem nas "pistas" da roda. Como não tenho compressor, estou a pensar em ir a umas bombas. Dá para meter o pneu normalmente e depois com o compressor deles mandar ar lá para dentro para aquilo ir ao sitio? resulta ou o ar vai sair à mesma pelos lados?
 

Jepas

Super Moderador
#13
Dá para meter o pneu normalmente e depois com o compressor deles mandar ar lá para dentro para aquilo ir ao sitio? resulta ou o ar vai sair à mesma pelos lados?
A ideia do compressor é um maior caudal de ar entrar no pneu. Caudal esse superior ao que se perde pela união do pneu com o aro. Por isso, resulta.
 

Jepas

Super Moderador
#15
A água e o sabão têm 2 funções muito úteis:

ajudam a selar o pneu ao aro
lubrificam o aro para que a montagem seja mais suave

Eu uso sempre isso. Basta usar um trapo molhado com um pouco de sabonete líquido e resulta. (Normalmente consigo encher pneus UST com bomba de pé)
 
#16
tenho uma dúvida:

rodas convertidas (ex: mavic crossride) e pneu UST (tubeless).

é preciso liquido à mesma?
as paredes dos aros são diferentes de uns genuinamente tubeless?
enche bem com bomba de pé ou apenas com compressor?

alguém já experimentou?
 

Jepas

Super Moderador
#17
O líquido só é imperativo em pneus "normais", pois sem ele o pneu perde ar pelas paredes. Por isso, com base neste pensamento um pneu UST montado em qualquer roda consegue segurar-se sem líquido nenhum.

Embora as paredes dos aros UST sejam feitas para pneus UST (e normais), creio que a grande diferença está nos pneus UST e nos TubelessReady que são "mais apertados". Contudo existem os kits com fitas de borracha da NoTubes/Joe's/Mavic/Bontrager que ajudam a que o aro vede melhor os pneus (sejam UST ou não).

Nunca converti aros CrossRide, mas certamente poderá ser preciso um dos kits acima referidos para uma segurança extra.
 
#18
Eu aqui tenho o kit de conversão da No Tubes nas minhas Crossride e não podia estar mais contente.

uso pneus Rocket ron a frente e Racing Ralph a tras.

Cumps.
 
#19
Tenho pneus tubless e sem duvida que é necessário lubrificar o aro de encaixe do pneu eu fui a uma loja de pneus e pedi para me arranjarem um pouco daquela massa que se põe no pneu dos carros depois de colocar enchi o pneu ate 5bar foi logo ao sitio depois vazei até a pressão que queria.