Montagem tubeless

highlife

New Member
Boas,
Tenho umas CrossMax XL, recentemente e com a alteraçao do clima resolvi mudar os pneus (lama), coisa que nunca tinha feito antes porque recorria sempre a uma loja da especialidade, mas desta vez tentei faze-lo eu, tirei o pneu antigo, coloquei o "novo" que me deu um trabalhao a meter na roda, o dito liquido da Specialized...até agora tudo bem...mas quando dou á bomba reparo que o ar sai pelas laterais do aro, é normal? ou faltou-me fazer algo?
Alguem me pode dar uma dica!!

Obrigado desde já!

Cumprimentos
 

lpsferreira

New Member
highlife said:
Boas,
Tenho umas CrossMax XL, recentemente e com a alteraçao do clima resolvi mudar os pneus (lama), coisa que nunca tinha feito antes porque recorria sempre a uma loja da especialidade, mas desta vez tentei faze-lo eu, tirei o pneu antigo, coloquei o "novo" que me deu um trabalhao a meter na roda, o dito liquido da Specialized...até agora tudo bem...mas quando dou á bomba reparo que o ar sai pelas laterais do aro, é normal? ou faltou-me fazer algo?
Alguem me pode dar uma dica!!

Obrigado desde já!

Cumprimentos

É mesmo assim, por vezes se a bomba é pequena custa um pouco, tenta depois de colocares o pneu no aro aproxima-lo o mais possível do aro, se tiveres uma boa bomba de pé com facilidade enches o pneu, eu mesmo com bomba de mão não tenho nehum tipo de problema e não quero outro pneu que não tubeless.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Falta uma bomba de pé ou um compressor e molhar as paredes do pneu com sabão líquido. As bombas de mão não superam as perdas de ar do início do processo.

Jepas
 

highlife

New Member
Pois ja molhei com um borrifador, mas o problema esta mesmo no facto de ter uma bomba de mão!!! Bah ja me doi o braço de tanto bombar!! Alguma dica? Já vi que tenho de esperar e amanha ir á loja....ou comprar uma boa bomba ou pedir-lhes que me encham os pneus!!

Obrigado pela vossa ajuda!
 

lpsferreira

New Member
Eu com a minha bomba de mão encho os pneus. Tenho uma da Berg, já grandita e é uma maravilha. O problema reside em conseguires lá por o 1º ar, depois é só bombar. Não sei se por aí no alentejo está uma bomba da Pedros ( a pretige) a 19 Euros ( na Sport Zone do Parque nascente estão a esse preço, é um espectáculo.
 

Nuno Prazeres

New Member
Eu não me chateava mais com a bomba. Metia as rodas no carro e a uma hora sossegada pedia a alguém duma bomba de gazolina para tratar do assunto ali.

Eu fiz isso quando montei as minhas e foi incrivelmente fácil resolver os problemas.

No site http://www.notubes.com tens um excelente video demonstrativo que pode servir para te ajudar.

Um dos aspectos que facilita muito a montagem é teres a possibilidade de fazer um primeiro enchimento sem líquido coisa que mesmo com bomba de pé de alto volume é muito difícil na maior parte dos casos. Com um compressor é muito mais simples e depois, se conseguires ir a pressões tipo 50psi, as bordas do pneu encaixam logo no aro e quando deitas o líquido as perdas já serão mínimas.
 

Bruno Malheiro

New Member
Faz como eu :wink:
Quando montei o kit tubeless fartei-me de dar a bomba,mas perdia sempre ar.
Fui a uma loja dos chineses e comprei um compressor de ligar ao isqueiro do carro por 7,5euros :shock: e voilá,agora sempre que levo a bike no carro antes de monta-lá no suporte leva sempre com um cheirinho :mrgreen:
 

highlife

New Member
Problema resolvido, levei as rodinhas a loja da especialidade onde costumo ir....emprestaram-me a bomba...e bombei :mrgreen: mas acho que vou invertir numa bomba de jeito!! Lol

Obrigado a todos pelas dicas
 

Padrinho

New Member
Estava a colocar mais líquido e abri o pneu atrás de um dos lados, entretanto não o consigo selar nem com uma bomba de pé nem compressor de isqueiro. No caso do pneu da frente aprendi e comprei uma seringa tiro um pouco do pneu apenas e coloco lá e vedou logo a terceira bombada.

Mas atrás por mais que tente não o consigo mesmo selar, um compressor das bombas de gasolina será que serve?
 

Padrinho

New Member
Fui a bomba e coloquei a máquina em pneu vazio e aquilo na primeira bombada foi logo ao sítio, andei dois dias as voltas e na bomba resolveu logo.
 

PedroTenreiro

Active Member
Estou com o mesmo problema... Não consigo evitar que o ar saia pelos lados. Queria encher o pneu antes de por o liquido para que as bordas do pneu assentassem nas "pistas" da roda. Como não tenho compressor, estou a pensar em ir a umas bombas. Dá para meter o pneu normalmente e depois com o compressor deles mandar ar lá para dentro para aquilo ir ao sitio? resulta ou o ar vai sair à mesma pelos lados?
 

Jepas

Super Moderador
Dá para meter o pneu normalmente e depois com o compressor deles mandar ar lá para dentro para aquilo ir ao sitio? resulta ou o ar vai sair à mesma pelos lados?

A ideia do compressor é um maior caudal de ar entrar no pneu. Caudal esse superior ao que se perde pela união do pneu com o aro. Por isso, resulta.
 

Jepas

Super Moderador
A água e o sabão têm 2 funções muito úteis:

ajudam a selar o pneu ao aro
lubrificam o aro para que a montagem seja mais suave

Eu uso sempre isso. Basta usar um trapo molhado com um pouco de sabonete líquido e resulta. (Normalmente consigo encher pneus UST com bomba de pé)
 

ignite

Member
tenho uma dúvida:

rodas convertidas (ex: mavic crossride) e pneu UST (tubeless).

é preciso liquido à mesma?
as paredes dos aros são diferentes de uns genuinamente tubeless?
enche bem com bomba de pé ou apenas com compressor?

alguém já experimentou?
 

Jepas

Super Moderador
O líquido só é imperativo em pneus "normais", pois sem ele o pneu perde ar pelas paredes. Por isso, com base neste pensamento um pneu UST montado em qualquer roda consegue segurar-se sem líquido nenhum.

Embora as paredes dos aros UST sejam feitas para pneus UST (e normais), creio que a grande diferença está nos pneus UST e nos TubelessReady que são "mais apertados". Contudo existem os kits com fitas de borracha da NoTubes/Joe's/Mavic/Bontrager que ajudam a que o aro vede melhor os pneus (sejam UST ou não).

Nunca converti aros CrossRide, mas certamente poderá ser preciso um dos kits acima referidos para uma segurança extra.
 

Ming@s

New Member
Eu aqui tenho o kit de conversão da No Tubes nas minhas Crossride e não podia estar mais contente.

uso pneus Rocket ron a frente e Racing Ralph a tras.

Cumps.
 

bikelive

New Member
Tenho pneus tubless e sem duvida que é necessário lubrificar o aro de encaixe do pneu eu fui a uma loja de pneus e pedi para me arranjarem um pouco daquela massa que se põe no pneu dos carros depois de colocar enchi o pneu ate 5bar foi logo ao sitio depois vazei até a pressão que queria.
 
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