Montagem do Kit NoTubes em pneus standard

Navid Imani

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Há já alguns anos que a Maxxis tem umas fitas em borracha que se colocam no aro para a transformar em Tubeless por
+/- 10 euros. Já instalei uma serie de pneus normais com essas fitas para as transformar em Tubeless com recurso a autovedante MagikSeal.

Notei que os resultados não eram iguais em todos os tipos de pneu ou todas as combinações de aros/fita de conversão.
Algumas ficaram impecáveis e passado 2 anos ainda rolam na boa com a vantagem que ao utilizar um autovedante a base de glicol em vez de Latex, não tinha que estar sempre a colocar mais liquido com tanta frequencia.

Mas houve algumas que por mais que eu tentasse, perdiam sempre um pouco de ar pelos flancos junto ao aro.
As vezes demorava seculos mas nunca ficavam 100% igual a um aro Tubeless/pneu Tubeless. E se perdessem constantemente ar e liquido na junção com o aro, então o MagikSeal acabava por secar bastante no espaço de uns meses.
Dai a importância de ver aquela tabela de compatibilidade de pneus referido anteriormente.

Essas fitas da Maxxis tem a vantagem de não permitir que o pneu salte para fora do aro porque o pneu fica
totalmente assente em cima da fita de borracha, mas em alguns casos é dificil a brava colocar o pneu em cima
dessa fita porque o atrito borracha-borracha é monstruoso e mesmo lubrificando com o próprio MagikSeal antes
de colocar o pneu, houve alguns pneus que eu pura e simplesmente não consegui colocar.

Com os aros Tubeless cada vez mais baratos e pneus Tubeless bons a partir de 25 euros .... acabei por desistir
de converter aros normais para Tubeless, se bem que no sistema Stan's No Tube, o pneu não assenta directamente
por cima de borracha de modo que o atrito que ha nas fitas da Maxxis não deve existir na colocação do pneu com
este sistema.

Se continuares a perder muito ar pelos flancos, vais ter que acrescentar mais liquido depressa porque o latex seca depressa quanto exposto ao ar.

Abraço,
Navid "Fura-KungFu"
 

jamal

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Nuno Prazeres said:
Também montei tubeless há pouco mas tive que converter o aro.

Os meus pneus são os Schwalbe Nobby Nic 2.1 e os aros são DT XR 4.2D. Usei o kit da própria DT porque tive a oportunidade de o arranjar barato devido a uma desistência.

Fiz tudo mais ou menos como o Rui mas infelizmente tive azar e o de trás só aguentou 200 kms até ter tido um rasgão. Pronto... se estivesse com câmara tinha sofrido o mesmo mas o que é certo é que agora não tenho coragem para repetir a montagem tubeless com ele porque duvido que aquilo vede.

Mais detalhes aqui:

http://www.myblurxc.blogspot.com/

Nuno li no teu blog que não usaste pneus UST, o processo foi assim tão pacifico como descreves? Tenho já há algum tempo 2 desses kits da DT Swiss à espera de pneus UST, no entanto tenho 4 pneus praticamente novos non tubeless (1 nobby nic, 1 racing ralph, 2 larsen TT), achas q posso arriscar com qualquer um deste pneus?

Abraço,
 

Vitorzip

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Com o Racing Ralph e o Nobby Nic estas a vontade, já o fiz, no entanto, infelizmente, os Larsen TT dão demasiada luta para eu te aconselhar...
 

darkshell

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ruiabreu said:
Mas Darkshell isso que tu dizes até nem tem muita lógica...até porque não vai ser a câmara de ar que vai segurar o pneu...

a camara faz pressao lateral no pneu. e os pneus nao tubless teem as laterais mais moles e quando torcem sem camara podem saltar.
 

Nuno Prazeres

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jamal said:
Nuno Prazeres said:
Também montei tubeless há pouco mas tive que converter o aro.

Os meus pneus são os Schwalbe Nobby Nic 2.1 e os aros são DT XR 4.2D. Usei o kit da própria DT porque tive a oportunidade de o arranjar barato devido a uma desistência.

Fiz tudo mais ou menos como o Rui mas infelizmente tive azar e o de trás só aguentou 200 kms até ter tido um rasgão. Pronto... se estivesse com câmara tinha sofrido o mesmo mas o que é certo é que agora não tenho coragem para repetir a montagem tubeless com ele porque duvido que aquilo vede.

Mais detalhes aqui:

http://www.myblurxc.blogspot.com/

Nuno li no teu blog que não usaste pneus UST, o processo foi assim tão pacifico como descreves? Tenho já há algum tempo 2 desses kits da DT Swiss à espera de pneus UST, no entanto tenho 4 pneus praticamente novos non tubeless (1 nobby nic, 1 racing ralph, 2 larsen TT), achas q posso arriscar com qualquer um deste pneus?

Abraço,

O processo de montagem não foi nada pacífico. :roll: Agora o uso sim... Mesmo quando o de trás rasgou (e era um senhor rasgão) o latex foi tá dar o seu melhor e permitiu que nem sequer corresse perigo apesar de isso ter acontecido numa descida bem arriscada.

O da frente já leva cerca de 400 km e tudo bem. Olha que tenho-lhes dado uso diário e longe de ser amigo. No domingo passado fiz um "passeio" que mais parecia o "festival do calhau" (os detalhes estão no blog).

Agora há um pequeno detalhe relacionado com a tua questão.

Os Nobby Nic têm um rebordo excelente no que toca ao encaixe com os meus aros DT mas as paredes parecem um mata-borrão (são bem porosas). No processo de montagem usei a técnica do sabão aqui descrita pelo Rui e os próprios lados dos pneus, antes de meter o latex, perdiam ar por todo o lado como se fosse tipo "tecido". Aquilo de facto é uma matriz de kevlar com uma aplicação minimalista de borracha.

O latex resolveu mas parece-me que aquilo é tão poroso que o penu vai perdendo ar lentamente com as pancadas que vai levando e o latex acaba por ser sistematicamente solicitado.

Ontem fui dar uma volta e cheguei-lhe forte nos calhaus. Quando terminei o pneu estava sensivelmente na mesma (antes tinha-o enchido a 40 e estava para aí a 38. Mas uma observação mais cuidadosa revelou latex no exterior ao longo das linhas de kevlar. Não passei em água e tinha lavado as rodas com uma escova por isso tudo indica que é mesmo latex (que obviamente depois agarrou poeira, ver foto).

Conclusão: os Schwalbe mais "levezinhos" parecem não ser feitos com uma quantidade de borracha dos lados suficiente para ser totalmente estanque pelo que pelo menos se recomenda usar mais latex e repô-lo com mais frequência. Quanto ao "interface" pneu/aro propriamente dito, parecem ser excelentes.

Pic_7134_37.jpg
 

jamal

New Member
aarrrrrrrrrrrrrggggghhhhhhhh :doente:
Que trabalheira!!!!!
Como referi num post atrás, tenho 2 kits da DT ali encostados, porque tenho pneus standard novos, como o Nuno Prazeres referiu que com este kit conseguiu montar nuns Nick, resolvi ir pelo mesmo caminho, tudo correu relativamente bem até à parte de encher o pneu (a primeira vez, antes do selante)... bem que eu tento encher... mas o ar sai todo em pouco tempo... 45 psi??? :wtf: nem 20psi, com esta bomba não vou lá... terei que procurar outra solução... na bomba de gasolina dá para encher sem nenhum adaptador?
 

ruiabreu

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Jamal até é capaz de dar. A pressão dessas bombas é elevada e entra sempre algum ar...
Existem adaptadores à venda e são baratos...
 

ocram

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Boas ... estive a ler este topico e nao sei se ha algum topico ja feito :oops: qual as vantagens do tubles em relaçao as cameras de ar ??
podiam me dizer tou mm a zero em relaçao a este aspecto :wink:
 

jamal

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ocram said:
Boas ... estive a ler este topico e nao sei se ha algum topico ja feito :oops: qual as vantagens do tubles em relaçao as cameras de ar ??
podiam me dizer tou mm a zero em relaçao a este aspecto :wink:

Existem alguns tópicos que referem este tema.
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,19117.0.html
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,878.0.html

Fora do forum
http://mountainbike.about.com/od/buyersguideandreviews/f/Tubless_ornot.htm

E no google encontras mais informação.
 

David Raquel

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darkshell said:
eu pessoalmente nao acho boa politica usar pneus normais em tubless pois ja vi a saltarem da jante.

Também ja experimentei e aconteceu-me isso (ainda por cima na roda da frente), no meu caso a roda era uma crossmax xl, o pneu um larsen tt não tubeless e usei notubes.

Em relação a vedar, aquilo vedava mesmo, não perdia um único psi de ar...mas saltou-me o pneu do aro!

Estou um bocado apreensivo se deva ou não monta-los outra vez assim :s
 

jamal

New Member
DaMoNd said:
darkshell said:
eu pessoalmente nao acho boa politica usar pneus normais em tubless pois ja vi a saltarem da jante.

Também ja experimentei e aconteceu-me isso (ainda por cima na roda da frente), no meu caso a roda era uma crossmax xl, o pneu um larsen tt não tubeless e usei notubes.

Em relação a vedar, aquilo vedava mesmo, não perdia um único psi de ar...mas saltou-me o pneu do aro!

Estou um bocado apreensivo se deva ou não monta-los outra vez assim :s
~Recordaste que pressão tinhas na altura?
 

David Raquel

Active Member
Não me lembro ao certo mas penso que seriam 45psi :roll:

Foi numa queda que eu dei...eu nem vi o que aconteceu, um amigo que vinha atras de mim é que disse que quando eu ia a cair o pneu torceu todo, mandou um estrondo enorme e saltou fora :|
 

ruiabreu

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O pneu não rebentou? Um rasgo maior?

É que isso de o pneu sair pode acontecer também a quem tem câmaras de ar...se o furo fôr grande e esvaziar muito rápido o pneu logicamente que pode sair...
Isso assim, com câmaras ou tubeless pode acontecer...

No meu caso fiz este último fim de semana o passeio da "Rota dos Bifes" e, desde o meu último report onde dizia que ainda não tinha vedado bem entre o pneu e o aro, tudo ok! Sem perdas de ar e sem furos...desde sexta-feira (última vez que meti ar) até agora os pneus estão bem cheios! Tudo ok!

Voltando ao caso do pneu saltar do aro, sinceramente, assim como os meus pneus estão, não me parece muito provável de isso acontecer. Agora se o pneu tiver um valente rasgo e esvazie rapidamente aí pode acontecer...mas se tivesse câmara era igual...agora sair por sair não me parece...(mas vamos ver e continuar a testar :))
 

David Raquel

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O meu pneu saltou pois, quando ia a cair, a roda deve ter torcido e o pneu flectiu tanto que saltou...não foi furo, foi mesmo saltar :roll:
 

jamal

New Member
Aparentemente, já está :mrgreen: digo aparentemente, porque tive agora a converter um aro DT 455 com um Nobby Nic, andei 5 minutos só para exercer alguma pressão e vamos ver se amanhã continua tudo bem...
Mas lá tive que pegar na "trouxa" e ir para a bomba de gasolina, em casa, nem por mais nada conseguia colocar pressão suficiente... inclusive tentei com um daqueles mini compressores de ligar ao isqueiro do carro... mas fiquei na duvida se o ar saìa mais depressa da jante ou entrava...enfim... peguei na roda, no liquido e fui para a bomba, e ai a historia era outra, apesar de nao ter conseguido arranjar um adaptador perfeito para uasr o compressor da bomba, usei a velha tactica de colocar um trapo, para deixar passar o menos possivel o ar, e funcionou mto bem. Posto isto coloquei o liquido lá para dentro, rodei um pouco, e toca de encher... e o que vem a seguir, é uma bela banhoca de nhanha branca... qdo comecei a ver aquele filme, bom o kit devia vir estragado, porque certamente nao tinha sido eu que tinha montado mal o dito :lol: , ma la resolvi continuar, fui metendo ar, rodando, metendo ar, rodando até que o liquido deixou de efervescer e fazer aqueles sons, e acabou por estancar todos os buracos, neste processo apareceu um velhote (sr. Ali ) que foi lavar o carro, e la ficamos na conversa enquanto eu tentava "calar" a roda, acho que ele estava a tentar vender "chamuças" :D

Falta testar para tirar a prova dos 9.

Para quem tem experiência com este sistema, caso o pneu esvazie por completo, certamente que se terá que voltar a colocar liquido certo? Existem recargas assim há venda?

Abraço,
 

Vitorzip

Member
DaMoNd said:
Em relação a vedar, aquilo vedava mesmo, não perdia um único psi de ar...mas saltou-me o pneu do aro!


O Vitor avisou-te... o pneu não ficava grande coisa porque entrava muito "solto" no aro. Abanava muito porque tinha um perimetro ligeiramente maior... o Vitor avisou-te... :wink:
 
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