Mondraker Finalist - O azul do céu!!!

RicardoCupra

New Member
Realmente o quadro parece bastante bom para o preço.

Tinha ideia que os Avid juicy 3 eram de gama superior aos Deore.

Tens ideia do peso da bicicleta ?

A troca do desviador da frente e dos triggers para X7, pode não significar "muito" em termos de performance, mas também é um investimento baixo, na minha opinião engraçado.

Vou ficar atento a este tópico para ver como se sai a finalist do BikeBrother

ps: boas fotos tiradas em vila do Conde. Quem sabe um dia não nos cruzamos por ai :p
 

BikeBrother

New Member
Viva,

Realmente no que se refere ao SRAM X-5 és capaz de fazer um bom investimento se o trocares pelo X-7 pois o X-5 não me impressionou, apesar de não ter razões de queixa...no entanto o X-7 atrás está muito potente, para mim acho que está perfeito, no entanto sou um bocado suspeito em dizer isso uma vez que nunca experiementei um X-9, ou um shimano LX ou XT para poder estabelecer uma base comparativa. Apesar de tudo para aquilo que de momento procuro numa bike sem dúvida que o SRAM X-7 está 5*!!!

Estes dias fiz uma afinação na altura do selim e consegui encontrar uma posição na bike que revelou outro conforto...para além disso já consegui verificar aquando de uma saída (a primeira e única até ao momento por trilhos :cry:) pelos montes de Famalicão com o Floopi que esta bike em comparação com a bike anterior que possuía por sinal também semi-rigida, absorve melhor os impactos talvez devido á sua geometria.

Outro ponto que posso também já fazer uma análise prende-se com o comportamento da bike a subir...acho que tenho que ganhar alguma experiencia com ela, pois é muito "selvagem" a subir, ou seja, e sendo agora muito superficial neste comentário, eu até tenho pernas para a puxar nas subidas mas não tenho ainda mãos para domar a fera...

Quando a bike tiver xpto eu ponho ca mais umas fotos com a ela em acção e faço mais algumas análises...

Eu também me parece que fui vitima de sabotagem, só pode :mrgreen: :mrgreen:... até me furam os pneus e tudo para eu não os deixar para trás nas subidas :mrgreen: :mrgreen:

Abraço!
 
T

timber

Guest
boas gosto muito da sua bike :D :D estou interessado em comprar uma :D podia me indicar o tamanho da sua mondraker
obrigado
 

BikeBrother

New Member
Viva,

LuisFactor, olha eu não sou de vila do conde :wink:, sou de Famalicão que é relativamente perto...só que por vezes faço umas incursões aí até Póvoa e Vila do Conde, aproveito a ecopista em direcção aí à beira mar e dou umas pedaladas até aí. Um dia destes registo-me nesse clube, até ao momento ainda não o fiz por mero acaso pois já tinha conhecimento do mesmo.

Timber, antes demais vou tratar-te por tu, espero que não leves a mal pois o respeito adjacente é o mesmo. Olha a minha Mondraker é o tamanho L, e eu tenho 1.80m. Já experimentei o tamanho M, e senti que este tamanho não se adequava às minhas caracteristicas fisicas, por esse motivo e por conselho do comerciante optei pelo tamanho L, penso que é o mais favorável para mim, se bem que um M poderia não estar mal, mas ficava numa posição muito vertical, se calhar mais favorável para longas viagens.

Abraço a todos.
 

LuisFactor

New Member
Ok BikeBrother, como vi a foto em vila do conde deduzi :)

Quantos aos problemas que tens tido.......nao tinha essa ideia da FamaBikes ( Penso que será essa a lojo, pois é o revendefor Mondraker em Famalicão )
Tenho amigos que lá compraram e estão satisfeitos.

Podes sempre dar uma saltada ao Pato Cycles no Porto, ele pode assumir as garantias caso seja esse o caso, em relaçao às afiinaçoes pode te dar uma opinião de certeza. E podes ate afinar lá, acho que o valor que se paga compensa largamento o bom serviço.

Se puder ajudar em alguma coisa estou à disposiçao!!!
 

BikeBrother

New Member
Viva Luis,

Antes demais obrigado pela disponibilidade demonstrada. Neste momento a Finalist encontra-se justamente na loja para que sejam resolvidos os problemas que a bike tem, espero que desta vez fique tudo em condições para eu poder usufruir em pleno da bicicleta. Se tal não acontecer, coisa que nem quero pensar, logo verei que medidas irei tomar.

Sabia que a PatoCycles também vende Mondraker's mas não sei onde fica exactamente. Ir ao Porto levar a bike para resolver algum problema será a última das hipóteses porque ainda é um pouco longe ir ao Porto levar a bike, além disso existe outra loja cá em Famalicão que também vende Mondraker's que se calhar também me puderá fornecer algum apoio. Apesar de tudo espero não precisar de nada disso.

Abraço
 

BikeBrother

New Member
Viva,

Desta vez é com boas noticias que posso preencher este post, ou seja, após ida à oficina da casa onde comprei a bike eis que os problemas estão resolvidos, bem como os "mal entendidos".

Quanto à bike, já foi resolvido os problemas que eu mencionava e aqueles que não ficaram resolvidos, foi-me avançado as explicações pelos quais estes pressistirão durante mais algum tempo. No que se refere aos estalos que se faziam sentir, estão "curados" e inclusivé o mecânico de serviço ainda fez mais algumas afinações na suspensão, pondo esta muito melhor. No que se refere aos problemas de travagem, apesar de ainda fazer algum barulho quando travo, já foram revistos e também já me foi explicado porque é que esse barulho ainda se faz sentir...tudo se deve ao facto de as pastilhas serem muito novas e serem uma mistura entre resina e metal (é mais ou menos isto :wink:).

Para tirar isto tudo a limpo fiz um grande teste à Finalist com aproximadamente 105 kms (bom teste), que deu para verificar que a suspensão está a fazer muito bem o seu trabalho, os travões estão muito bons, aliás o da frente quase que me deitava ao chão, coisa que antes não fazia :D :D, já dá para fazer umas brincadeiras...

Conclusão, acho que finalmente a Finalist... :mrgreen:... está no seu melhor!!!

Quanto ao facto dos problemas de atendimento, tenho mesmo que apresentar as minhas desculpas, aliás já o fiz pessoalmente, pois desta vez considero que fui excepcionalmente bem atendido. Transmitiram-me uma boa dose de confiança e profissionalismo por parte da casa, que de certa forma me fez sentir um pouco mal, por ter sido um pouco duro com eles com algumas criticas. Sinceramente não estava à espera de tanta atenção da parte deles. Por isso tenho que me redimir e estar grato pela atenção dada. Para além disso tiro uma lição para o futuro.

Dentro em breve já irei avançar com mais algumas análises a alguns componentes da Finalist..."não saia do seu lugar" :mrgreen: :mrgreen:

OBRIGADO!!!
 
T

timber

Guest
ok ya na boa podemos se tratar por tu . ok obrigado pela informaçao eu sou um bocado mais baixo em principio compro o M .
xau
 

profman

New Member
boas!

a minha namorada tem 1,60 metros .será que o quadro M da mondraker finalist fica-lhe muito grande... pelo que vi , as geometrias da M desta bike, torna-a uma bike pequena!

abraços
 

BikeBrother

New Member
Viva,

Tens razão em relação ao que dizes quanto ao facto de a geometria desta bike a tornar pequena, porque antes desta tinha outra bike com quadro L e esse era maior que o L Finalist. Mesmo assim para essa altura não sei se ainda será grande, mas é tudo uma questão de poderes experimentares os 2 quadros...na casa onde eu comprei a minha bike eles possibilitavam isso, penso que onde pretenderes comprar essa eles também permitem.

Mas só um pormenor, eu vi agora no site da Mondraker que a Finalist só tem tamanho M, L, XL...por acaso nunca tinha reparado no pormenor de não aparecer o quadro S. Não sei se isto que te estou a dizer é totalmente verdade mas é o que está no site :?: :?:...

Lamento, não te poder ajudar muito!

Abraço
 

BikeBrother

New Member
Viva RicardoCupra,

Felizmente a Finalist tem-se portado bem, também diga-se que não tenho exigido muito dela...como não tenho possibilidades de lhe fazer muitas revisões, também tento poupar um pouco o material para não me dar problemas, no entanto também tem os seus dias de dureza e não me tem deixado ficar nada mal...

Neste momento está dentro dos 800 kms percorridos, coisa pouca, pelo menos eu acho tendo em conta o que tenho andado nela e a maior parte destes ela não foi poupada...

A única coisa que ainda não está a 100% é o travão de trás, porque ainda faz algum som incomodativa, mas tem estado a diminuir por isso penso que não seja nada de relevante, porém o poder de travagem considero que está num nivel bastante bom para uns avid 3, nao é preciso muito para ir de testa ao chão :mrgreen: :mrgreen:.

Globalmente faço um balanço positivo da máquina!

Não acrescentei mais nada a este tópico tal como tinha dito, não por estar desiludido com a bike, nem por não ter motivos para isso...apenas não o fiz nem o farei porque vi aqui alguns tópicos de análises, que sinceramente revelam que a educação e humildade das pessoas muitas vezes deixa muito a desejar. Como tal para não estar aqui a criar mais problemas fiquei-me apenas pela análise inicial. No entanto quando alguém quiser saber alguma informação terei todo o gosto em prestá-la, e darei sempre essas informações com toda a humildade possivel, porque tenho consciencia do que tenho e tenho consciencia daquilo que posso ter!

Abraço Ricardo e boas pedaladas...sempre ao dispor!
 

mrfo

Member
Pessoal das Finalists, qual a vossa opinião sobre a pintura das mesmas? Comprei há pouco tempo uma e estou desiludido com a qualidade da mesma. Tive antes duas GT e a diferença é muita...ao fim de 3 voltas já tenho o quadro cheio de riscos e marcas..
 

BikeBrother

New Member
Boas,

Olha mrfo até ao momento não tenho nada a registar no que se refere à pintura da minha bike...o único risco que tem é junto à escora porque raspei com a mesma numa pedra. Quanto ao resto está tudo bem, tenho para lá alguns riscos muito minúsculos mas acho que isso é normal, porque de vez enquando salta uma pedra ou outras coisas do género e acho que é normal que deixem marcas na pintura...já conta com mais de 1000 kms e já andou por terrenos bem agrestes...
 

mrfo

Member
Bom, após cerca de seis meses com uma Finalist de 2008 acho que já posso emitir uma opinião sobre esta bike. Atenção que não sou nenhum expert, apenas deixo a minha opinião como um utilizador normal. Vindo de uma GT AValanche 1.0, as primeiras impressões com a nova montada foram a da postura mais racing (demasiado até ) e o nervosismo do quadro, principalmente a subir. As unicas alterações que fiz foram a troca dos pneus originais (Kenda Klaw 1.95, a pesarem mais de 700g. cada um :shock:) por uns WTB Weirwolf frente/Speed King atrás, dos pedais ONOFF por uns Shimano SPD M520, e o selim ONOFF que é uma verdadeira tábua por um Specialized ALias. Entretanto estava a ter dificuldade a adaptar-me à postura da bike e decidi subir a frente, sendo que aqui tinha duas opções: ou arranjava um avanço com mais inclinação, ou trocava o guiador recto por um elevado. Acabei por trocar o avanço por um BBB Highrise com 35º e fiquei com o problema resolvido, apesar de estéticamente não ficar grande coisa.

A bike como está:


finalist2.th.jpg

finalist3.th.jpg


O quadro é leve, rigido e divertido. Comparando com a minha GT é mais nervoso e exige mais cuidado na escolha das trajectórias. A pintura do mesmo, na minha opinião, deixa algo a desejar. A suspensão, uma Tora 302, é para trocar. É muito dura mesmo com a dureza de mola no minimo, ao fim alguns quilómetros com pedra ou mais irregulares já noto cansaço nos braços/ombros. Para além disso, o rebound é esquisito, já várias vezes tive que parar porque o impacto de uma pedra causa um rebound abrupto. Já mexi no ajuste daquilo mas parece que fica igual. E, já agora, é uma âncora :|


Da transmissão nada a apontar, os Sram X5/X7 sempre trabalharam bem mesmo com muita sujidade. O X7 então é de uma eficácia impressionante, mesmo carregado de lama e em esforço não falha. Menos suave que o LX que usava na GT mas mais preciso. O pedaleiro, um Isoflow, é para trocar quando estiver mais gasto, não é grande coisa mas não comprometeu até agora.
Quanto aos travões, uns Avid Juicy 3, são bons, potentes qb (apesar de ir agora meter um disco 185 na frente) e doseáveis mas têm umas manias estranhas. O travão da frente volta e meia faz barulhos estranhos, nem eu nem o mecânico sabemos porquê, o de trás até hoje tem um problema que ninguém consegue resolver: vibra a ponto de fazer tremer a bike toda. Já foi limpo, revisto, já troquei pastilhas, já troquei rotores e nada funciona. O gajo deve ter feitiço...
os pedais ONOFF de origem são uma bela *****, troquei-os logo por uns Shimano que tinha por casa. Encaixe e desencaixe, sobretudo no pé esquerdo, era muito impreciso. E então se apanhassem muita lama era para esquecer.
Os pneus kenda são pesadissimos, troquei-os de imediato. Não andei com eles por isso não posso opinar. Outra troca obrigatória foi o selim, o ONOFF original só fazia feitio, é muito desconfortável.

No geral estou satisfeito com a bike, o quadro, mesmo não tendo acabamentos nem pintura de topo, é uma boa aposta para XC pelo peso e geometria.
 

BikeBrother

New Member
Boas mrfo, por momentos parecia que tinha sido eu a escrever este teu post... :D :D...é que praticamente disseste todos os pontos principais positivos e negativos a registar na bike...

Quanto ao selim, nem me fales..é que ficou logo lá na loja, troquei de imediato. No que se refere ao problema que te referes do travão de trás, comigo acontece exactamente a mesma coisa e o mecânico também diz que está tudo bem. Os pneus não tenho razão de queixa mas devem ser sem duvida pesados, alias o conjunto de rodas e pneus é muito pesado. Os pedais de encaixe estou agora a experimentá-los e estou a pensar tirá-los novamente porque ando com dores nos joelhos e já não sei que mais possa fazer na afinação dos cleats para evitar as dores.. :cry: :cry:

Quanto a aspectos positivos, devo dizer que a suspensão apesar de tudo não a acho má, aliás eu já tinha experimentado uma TORA, como a que tenho na Mondraker na bike de um colega meu e devo-te dizer que por incrível que pareça a minha suspensão tinha um comportamento muito melhor, aliás ainda à bem pouco tempo falamos sobre isso e ele também ficou espantado pelo facto de a TORA funcionar tão bem...agora que é pesada isso não restam duvidas e sem duvida que não se tem ali o conforto de uma FOX ou uma SID, mas também não se tem que gastar tanto dinheiro :lol: :lol:...Mas aquilo que eu acho impecável na bike é o SRAM X-7, aquilo é um verdadeiro relógio, sempre eficaz...

Enfim é o nosso brinquedo, acho que não vale apena estar a dizer se é uma bike boa ou má, porque isso é muito subjectivo, mas para aquilo que faço e para as possibilidades que tenho já é muito bom, aliás se ficasse sem ela, sentiria a mesma pena que outros com bikes de 5000€ teriam se roubassem a deles, porque acima de tudo está ali o meu esforço para a ter conseguido comprar e é a minha companheira das pedaladas.

BB
 

mrfo

Member
pois, no global também estou satisfeito, apesar de esta bike já me ter dado bastante mais trabalho que a minha GT..a unica coisa que me deixou imagem negativa foi o Juicy traseiro. Experimentei levar a bike a outro mecanico a ver o que o homem faz ao travão. Se vier na mesma vou trocar de travões. Até tenho pena porque gosto deles...
 

BikeBrother

New Member
Ja mudas-te as pastilhas que vêm de origem?

Antes de trocares de travões acho que fazes bem fazer isso, pelos menos é o que eu vou fazer...
 

mrfo

Member
Bom, fui buscar a menina ao mecânico. Levou pastilhas atrás novas e uns punhos Bontrager Race x-lite. Toda limpinha e lubrificada está assim:

avid001.jpg
[/URL]

avid006.jpg
[/URL]

avid007.jpg
[/URL]

avid004.jpg
[/URL]

avid008.jpg
[/URL]


Mesmo tendo sido revisto e levado pastilhas novas, já fui testar o travão de trás e o desgraçado, numa descida mais forte, voltou a vibrar...
 
Top