Mondraker Finalist - O azul do céu!!!

BikeBrother

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Pois é malta, decidi "desenterrar" este tópico para dar a conhecer alguns upgrades que fiz à minha azulinha. Não é nada de bombástico como grande parte dos upgrades que por aqui se vêem, mas a vida não é só bikes.

Em Janeiro lá me decidi e fiz a primeira alteração na bike, que consistiu em substituir a pedaleira Truvativ Isoflow pela Shimano SLX, esta pedaleira tirava-me do sério e como estava numa gama acessivel, pois bem cá veio ela. Em relação à pedaleira anterior, posso dizer que não notei nada de diferente ao nivel do funcionamento do sistema de transmissão, contudo o factor estético e o peso, ficaram a ganhar

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Depois claro, de tão farto que estava de andar com uma suspensão tipo "tanque de guerra" com um peso assinalável, lá veio a tão desejada Reba SL. Depois de muito procurar na net e de muito apregoar nas lojas, lá surgiu um negócio com um amigo e prontos cá veio aquele que eu considero o principal upgrade da bike...Aqui só posso dizer que diferença!!!! Isto é outro campeonato como costumo dizer.

A conselho do meu amigo optei por experimentar e ficar com 120 mm de curso. Ganhei ainda mais conforto e em termos de desempenho acho que não perdi nada, a frente continua no chão mesmo nas subidas mais ingremes.

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Entretanto alterei os pedais de encaixe da bike, os que tinha eram chumbo e como arranjei uns Shimano M-540 à borliú, pois bem nem olhei para trás. A precisão destes pedais é outra comparativamente aos ONOFF nomeadamente em condições de muita lama, aí nota-se bem a diferença.

Os próximos upgrades serão obrigatóriamente umas rodas, não sendo obcecado pelo peso nem nada que se pareça, não gosto de ter a bike tão pesada e as rodas estão-me a estragar esse objectivo. Quais serão as rodas não sei, só sei que tudo o que seja acima de 150 euros está fora de questão.

Gostava também de colocar uns autocolantes azuis na Reba, mas o orçamento que me fizeram para isso, no meu entender não justifica essa mudança.

Após 4000 kms, posso dizer que estou satisfeito com a bike. Não é a bike para o resto da vida, mas para já será a minha fiel companheira. O componente que ainda me continua a deixar muito bem impressionado é o desviador traseiro SRAM X-7, um relóginho.

Deixo a azulinha em pose para a foto...

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RRG

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Boas, ora aqui está o que é... Também tenho uma finalist mas vermelha... de 06 penso eu de que... E não estou mesmo nada arrependido...
Penso que também deves estar muito satisfeito com a tua e como podes notar pelas alterações que fizeste fica logo uma bike nova e com uma estética muito mais race.

Alterações que poderás fazer com pouco dinheiro...:
1º Monta um selim branquinho (talvez o BBB) lindo e com preço acessível
2º Rodas novas (menos 600 700 gramas) o que tirei na minha pus uma mavic e agora talvez umas RCZ brancas e vermelhas com um preço convidativo e peso nem dá para comentar.
3ºTravões xt ou avid juice (eu tenho uns elixir R na minha ) e nem dá para comparar ...
4ºTrocas o avanço e guiador (carbono, por uma qustão de esrética) e fica um avião.

Eu agora estou para trocar a minha pedaleira, suspensão( talvez uma rigida de carbono) e rodas novamente.
 

BikeBrother

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Viva RRG,

De facto estou satisfeito com a bike, tem um estilo racing como eu gosto nas bikes, para subir é muito porreira é preciso é haver pernas.

Quanto aos upgrades que me falas, aquele que a breve prazo pondero fazer é as rodas. Sem dúvida que estas rodas estão me a penalizar no peso. São verdadeiros tanques de guerra, mas pesam muito e são muito presas, noto isso perfeitamente. Estava a pensar trocar por umas Mavic Crossride...já agora o que me dizes dessas RCZ, são fiáveis e não são propicias a empenas?

Quanto a travões, muito sinceramente até gosto dos Avid 3. Nunca me deixaram ficar mal, cumprem bem a função deles. Agora meti-lhes umas pastilhas da BBB em vez das originais e aquilo tem outra travagem.

Após as rodas, sou capaz de por o desviador dianteiro também com SRAM X-7, mas a seu tempo...
 

RRG

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Quanto ás rodas de momento tenho as mavic crossride e não estou desiludido, quanto a empenos não tenho nada a dizer são impecáveis. As RCZ gostava de comprar umas brancas penso que ficava altamente... quanto a opinião ainda não sou a pessoa certa para a dar ( por enquanto, é que 1630gr por 150 euros)...
 

BikeBrother

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Pois eu já reparei nesse pormenor, falasse muito dessas RCZ e pelos vistos não têm defraudado as expectativas, contudo o facto de serem muito leves levanta-me alguma desconfiança. Já tive a ver umas Token na regiabikes e aquilo também é um peso bonito de se ver. Mas eu sou daqueles que não me importa de ter mais umas gramas na bike se isso for compensado em robustez. É que aqui na zona a azulinha come muita pedra e apesar de ser uma bike de XC, anda por todo o tipo de terrenos. Não quero deixar de descer uns degraus ou abusar da bike com medo que as rodas empenem ou partam.
 

A.M.F

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Eu tenho a de 2009,o quadro é bom,mas resto não vale nada a nível de peso.Para terem uma ideia a minha roda de traz ,já com o pneu pesa 2980 gr,a suspensão Tora é fiável mas é chumbo.Mas não vai haver problema,vou trocar de rodas,suspensão meto uma rígida de carbono.Praticamente vou ficar com o quadro,que só peca por não conseguir meter v-brakes.Os avid 3 são bons,mas são pesadotes. Tenho que a meter dentro dos 10kg mais ao menos
 

RRG

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Boas AMF ainda bem que não sou o nico que tive esses problemas, a bike quando comprei tinha trazia uns bons 13kg e mais uns trocos, um autentico tanque de guerra a fazer subidas mas agora tá a ficar uma maquina mais ligeira, quando tiver mesmo no ponto faço uma apresentação para a malta ver as alterações... Também tenho a barreira dos 10k mas é um bucado puxado é que o quadro também desanima um bocado! já agora sabem o peso???

cumps
 

A.M.F

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O quadro acho que pesa 1520gr,pode-se investir.Só que pode ficar um pouco caro.
Eu gosto do meu,só o resto é que não vale nada,até dá enjoo só olhar para o resto dos componentes
 

RRG

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o meu já não me vai dando assim muito enjoo, já gastei umas massas, agora é só pedaleira, rodas rcz, e forqueta rígida para dar a ratada nas subidas.
 

A.M.F

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Na minha estou para mudar as rodas,a suspensão em metendo uma rígida em carbono.Só tenho pena que o quadro,não dá para meter v-brakes atrás.Assim escusava de andar a rebocar ferro que é só para dar estilo.Metia uns bons v-brakes
 

RRG

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assim podes por uns bons travões de disco, eu pus os elixir R da avid e são uma bomba, nem dá para comparar e se fosse hoje punha os cr em carbono arranjas a 200 e poucos euros na net
 

BikeBrother

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Ei pessoal como isto já vai...então os componentes da bike são um nojo? É preciso ver que a bike custa 790 euros, por este preço não podemos pedir uma bicicleta com grandes componentes.

È um facto que o peso desta bike é qualquer coisa que incomoda, mas a gente vai trocando as coisas aos poucos e ficamos com uma bike melhorzinha. Eu penso que agora trocando as rodas que já fico a gostar mais do peso da bike, mas a ver vamos. Digo isto com cautela porque pensei que com a troca da pedaleira e da suspensão iria sentir uma maior diferença de peso na bike.
 

A.M.F

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Estou falar assim,porque na decatlon tem a 8.2,pesa 11kg600 e o material é muito superior.Mas como a Mondraker tem outro nome,fui pela marca.Agora tenho que investir,mas tem que ser com calma,porque a vida não está muito fácil em questão de euros
 

BikeBrother

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Pois, eu também hoje que conheço as RR 8.2 e 8.1, é que vejo o quanto é que as marcas ganham. Se fosse hoje nem tinha dúvidas em comprar uma RR, mas na altura não tinha nenhuma loja ao pé de casa e não conhecia muito bem as bikes, acabei por cair na Finalist. Mas pronto a gente vai compensando esses males agora.

Eu tal como já viste, também vou investindo aos poucos, acima de tudo gosto de andar de bike e depois da bike.Mudando lhe as rodas, acho que já fico satisfeito com a bike, a partir daí já não pretendo investir muito mais,porque entretanto acabo por trocar de bike.
 

RicardoCupra

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Este quadro é brutal. Em relação aos upgrade's e dado que uma finalist é comprada por 700euros facilmente, eu preferia a finalist exactamente pelo gosto pessoal e pelo quadro.

Só nao gosto muito da Reba 120 BikeBrother, acho que tira um pouco da geometria do quadro, esse quadro é para ser usado com 100mm... mas se te sentes bem e gostas do comportamento, tudo bem ;)
 

BikeBrother

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Eu não questiono a geometria e o quadro da Finalist, mas sinceramente se fosse neste momento, compraria a 8.2, sem dúvida, a diferença da relação preço/qualidade é muito grande e até acho a bike muito porreira.

Ricardo, podes crer que já estava a achar estranho ninguém falar nesse pormenor dos 120 mm da Reba.

Isto é assim, eu quando adquiri a suspensão disse logo que a queria com 100 mm, a pessoa que ma vendeu disse para experimentar os 120 mm que não me iria arrepender. Como a suspensão foi tirada de outra bike e a coluna de direcção já estava cortada, o que acontecia é que a frente ficava muito baixa, só dá para um espaçador. Mesmo assim experimentei os 100 mm e depois os 120 mm. Em termos de conforto da posição de condução sentia-me melhor com 120, com os 100 mm ao fim de uns 50 kms eu já começava a rezar na pele da bike. Não é que a diferença seja muito, mas é o suficiente para notar e o corpinho agradece. Depois nos testes que fiz com 120 mm, nomeadamente em subidas íngremes não notei diferença e a descer os 120 notavam-se.

Resumindo, gosto de ter os 120 mm, sei que na bike a coisa não "chisca" muito bem, mas acho que é mais psicológico, porque no inicio também não gostei muito, hoje já nem noto, apenas noto muito conforto e abuso muito mais a descer da bike. Contudo, os 100 mm podem um dia voltar, mas acho que fico com a frente exageradamente baixa e não me sinto bem assim.
 
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