Mondraker "À la carte" (0-104) -> Cube Elite SRC (104-126) -> Orbea Alma G10(126)

C.Orelhas

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Exatamente essece_s, mas vinham já nos R1 e não tenho arranjado maneira de os trocar.

Umas fotos um tanto quanto diferentes da mondraker..
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E hoje visto ser dia de manutenção, decidi desmontar a durin, aproveitei assim para fazer umas pesagens...
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Neste momento já se encontra toda montada, ar de suspensão regulado, pressão dos pneus regulados, movimento da pedaleira assim como os cubos das rodas também já com manutenção feita, caixa de direção já foi também limpa. Falta apenas afinar os desviadores e fica no ponto.
Brevemente irei colocar mais um outro upgrade, 2 pneus novos visto os meus ron/ralph já estarem numa fase terminal e uns novos punhos.

Os pneus que irei escolher é um set de continental, race e x-king em 2.2.
Os punhos irão ser do amigo Simão, que são uns MSC EVA apenas 9.5gr o par!
Quando chegar o material todo, nova pesagem e novas fotografias.
 

C.Orelhas

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Guimaraes, passa por ai a minha nova escolha.. Pode conhecer outro SET de pneus e entre as duas marcas decidir qual me agrada mais e qual a mais rentável :)
 

C.Orelhas

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Dentro de umas semanas, deixara de existir o projeto Mondraker, tendo portanto os upgrades chegado já ao fim para a bicicleta.
Amanhã novas fotografias, nova pesagem e resultado final de algumas horas de pensamento.
Obrigado a todos.
 

C.Orelhas

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Pois bem, após ter dito que o projeto Mondraker iria deixar de existir houve um porque de isso ter acontecido, foi pelo facto de o quadro se tornar pequeno para mim e causar-me algumas dores nas costas e nos joelhos, tornava-se bastante desconfortável para mim o quadro, como o negócio que era para ter sido feito com o M.Ganhão não para a frente devido ao quadro dele ser um 19 e é enorme para mim, tive de solucionar isso pedindo um quadro a um amigo para ver se um tamanho maior me assenta melhor.

Após algumas horas de montagem e desmontagem, ficou aqui a montagem da Orbea "pronta" caso vá ficar com este quadro há troca do meu, irei optar por um espigão sem recuou e um aperto novo.
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Surgiu também um problema na roda da frente que não sei o porque de ter acontecido que foi o facto de um aro onde encaixa a vávula se ter danificado, então perde sempre o ar quando está convertido a tubless, sendo assim ando com câmara de ar na roda da frente.

Neste momento o material que tenho na Orbea é o que tinha na Mondraker, tirando o espigão e o aperto e caixa de direção, ficou portanto com 10.3kg.
 

matz

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Relativamente ao problema no "furo" do aro onde entra à válvula, eu tenho o mesmo problema. Foi solucionado colocando lá uma pequena chapinha para que ficasse apenas o "furo" e tudo o resto tapado. Foi o Tinric que a fez, não sei se tem fotos dela. Mas depois disso fiquei com o problema resolvido.

E no meu caso, como eram rodas usadas, o problema era nas duas! Não se resolveu de imediato, até porque não se colou as chapinhas (provavelmente o melhor), mas depois com a ajuda do líquido anti-furo, acaba por vedar a zona.
 

C.Orelhas

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Podes falar-me melhor acerca dessas chapas ?
Como foram feitas (tamanho, espessuras) ?
Como funcionam mesmo na roda, como foram colocadas ?
 

matz

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Quem mas fez foi o Tinric, pelo que é mais fácil se ele tiver alguma foto.

São chapas fininhas, com o "buraco" para a válvula no tamanho exacto e depois são colocadas (de preferência coladas), nessa zona. Ficam em sanduíche entre a válvula e o aro, pelo que ficam estanque com a ajuda do líquido anti-furo. Se porventura as colares (não colámos as minhas), acredito que ainda fiquem melhores.

Deixa ver o que diz o Tinric.
 

C.Orelhas

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A ver se o Tinric passa por aqui ou se falo com ele para ver o que ele fez por ai, visto que o problema seja semelhante.
Onde a válvula encaixa o aro cedeu um pouco abrindo assim essa parte e faz com que a válvula entre mais que o normal e perca o ar não vendando, penso que a chapa essa deva resolver o assunto.
 

matz

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Exacto! No meu caso o buraco da válvula também estava meio destruído, pelo que sem câmara não me safava.

Como ele já tinha tido um problema semelhante, preparou logo 2 chapinhas para mim, pois estava a ver que essa seria a solução. Espero é que ele tenha tirado alguma foto :)
 

nunod

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Estou com o mesmo problema na minha roda de trás (mavic slr). Resolvi o problema com um bocado de câmara de ar cortada, depois o líquido fez o resto, mas infelizmente não tenho fotos. Se essas fotos da chapa aparecerem, publiquem-nas aqui.
Abraço
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal.

O processo é simples, fácil e barato.

Passam por uma casa de aluminios ou assim e pedem um bocadinho de uma chapa de alumino de 1mm, 1,5... qualquer coisa,... ou mesmo em qualquer outro material. (uma chapinha e pronto (fina de preferencia, mas que suporte a força do aperto da valvula sem "levantar as pontas))


1. Depois fazem um furo (salvo erro 6,5 mm que é o tamanho da válvula (6 mm + 0.5 de folga para conseguirmos meter a válvula)

2. Acho (não me recordo) que o interior do aro onde encaixa a válvula (e respectiva medida da parte rectangular da válvula mavic, são 8 ou 9 mm)... então e só depois de termos a chapa com o furo (eu por norma corto um bocado de chapa com uns 10 ou 12 mm, pois se a cortarmos logo com os 8 ou 9.. ao fazer o furo vai de vela, pois basta a broca fugir um bocadinho e ardeu.
Então depois do furo feito... lima-se a chapa até encaixar bem na saliência do aro, ou seja, até ter mesma largura da borracha da válvula. (para este processo aconselho apenas as válvulas mavic pois têm a borracha maior e direita na zona de contacto. (ao contrário de quase todas as outras que fazem cone... mas não quer dizer que não funcione perfeito com outras também)

3. O comprimento das ditas chapinhas, depende do "comprimento" do estrago do buraco, ou da preferência de cada um. (Costumo deixar com uns 15 a 20 mm mais ou menos)

4. Como diz o matz, não colei as dele, devido a esquecimento e falta de tempo... mas, se colarmos logo a chapinha ao aro (com cola de 2 compostos (pois fica em "pedra", ou mesmo de contacto), deixar secar e depois aplicar válvula, liquido, etc... fica muito melhor pois já não vai ter o liquido a tentar fugir por lá até vedar.


5. Fotos não há... pois não tenho nenhuma roda dessas agora em casa.. mas se quiseres posso fazer um esquema (ou fazer umas chapa ou duas e tirar fotos)

(Nota... alguém que tenha acesso a uma cnc ou fresa, faz isto em 30 segundos e perfeito... (se bem que para o tamanho não sei se vale a pena o trabalho)... assim à mão a receita é:
Chapa
Broca, (furo)
Corte (a serrote ou tesoura, para aproximar da medida final)
Lima/Lixa para finalização e afinação de medida final

No final, da extremidade do buraco à chapa, fica menos de 1 mm... por isso como devem compreender.. qualquer desvio, manda a chapinha ao lixo e há que repetir o processo... (requer calma e paciência, ou mão firme e precisa :) )

Abraço e espero ter ajudado.
 

nunod

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:bompost:
Neste momento tenho o problema resolvido, mas assim como está descrito (e está muito bem descrito :yeah: ) fica uma solução bem melhor e muito mais profissional.
Quando voltar a meter pneu, ou mexer na roda, vou equacionar fazer isso!
Obrigado pela partilha!
 

C.Orelhas

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Pois bem, passado algum tempo por andar com vontade de trocar de quadro, surgiu a oportunidade de ficar com um Cube Elite SCR.

Cube Peso: 1280gr
Mondraker Peso: 2200gr

Aqui fica o resultado semi-final que falta a montagem das minhas rodas com o cubo novo que o de trás pifou e vou montar um novo lá nas rodas.
O resto está como deve ficar.

Mais pesos da máquina. O resultado como está ai é 8.9kg, acredito que acabada deve rondar os 8.7, 8.8.

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C.Orelhas

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Por agora quero ver como isto se porta em prova e se é superior à M ou não ehehe

Depois, já tenho certo material ai pensado para sair :D
 
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