mochila hidratação vs. bidon's hidratação

sickflick

New Member
Sempre a minha Mochila Berg 1.5 L e no inverno ( vá quando faz mais chuvinha e principalmente a nossa "amiga" lama) levo um bidonzito para limpar a corrente e esticador (porreiro pah para maratonas) :cool:
 

edumad

Member
Eu acho que é boa ideia ter as duas coisas.
1 ou 2 bidon deixam levar água e o peso naquela posição só deve ajudar à estabilidade pois baixa o centro de massa (em mt pouco).
Se é preciso capacidade de hidratação ou transporte então uma mochila com capacidade de bolsa de água é conveniente.

O Camelbak não acrescenta muito à capacidade de transporte, mas será possível levar até 3L acho, por isso permite sempre mais capacidade de hidratação. Eu vejo ainda outras 3 vantagens: é mais rápido aceder à água, é mais sanitário do que a maioria dos bidons e permite ter sempre um pouco de padding sobre a coluna.

A ideia de usar apenas bidons e jerseys com bolsos vem das competições, particularmente de estrada. Não estás a funcionar em autonomia por isso só interessa minorar o peso.
 

guerras

New Member
A meu ver a mochila tem outra desvantagem, em competição frequentemente bebemos àgua quando estamos "ofegados" e com mochila temos de sugar a àgua enquanto num bidon é preciso menos esforço q ela vem por gravidade, o q faz com q fiquemos ainda mais ofegados. De resto não sou muito adepto da mochila pq fico com as costas todas suadas, prefiro 1 ou 2 bidons e a ferramenta no jersey.
cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu desde sempre usei mochila (mesmo nas voltas mais curtas). Tal como referem atrás diversos camaradas, é pratico beber. As minhas bikes são ambas FS, e com bidão é mesmo difícil de os tirar/por em movimento. Confesso que até não me importo de usar mochila. Mas.... principalmente no pino do verão é chato, muito quente mesmo. Mas é certo que quando pedalo sem ela (uso bolsa de cintura) é diferente, (para "melhor"). Estas bolsas de cintura até são porreirinhas, mas com o peso, começam a escorregar (descem). :D

Recentemente tive conhecimento das grades com entrada lateral, e parecem-me bem. Para já comprei uma para fazer o verdadeiro teste (ver se não deixam caír o bidão em andamento). Se gostar compro outra para a 29er.

Dp mesmo usando a mochila (tenho duas, uma delas é mesmo pequenina, "jeitosinha"), posso levar tudo que levo agora, menos 1kg (1L de água) que é o mais pesado (camara de ar, e um mini alicáte levo-os na mini bolsa de selim). Para encher água, no bidão é também muito mais rápido/prático. Resuminto, sem mochila a liverdade de movimentos é outra, sem dúvida. :)
 
Last edited:
Mochila... como vem agarrado ao corpo não piora a maneabilidade da bike.
Ou seja, com bidon temos de puxar a bike e o bidon, com uma mochila ela vai para onde o corpo vai.
 

commendatore

New Member
Mochila. No meu caso, Camelbak Lobo. Dá para 3 litros mas nunca meto mais que 1.5litros mais gelo...
Assim cabe muito material às costas.
Está bem concebido e de inverno não causa qualquer calor nas costas.
De verão já se sabe, mas para mim e para levar o material que costumo levar, não passo sem a mochila.
 

Diogo112

Member
Bem aqui vai a minha posta de pescada, quanto ao uso de bidos vs. mochila.

Ora então vamos por partes:

Em provas ou passeios, sou adepto de autonomia total, e uso os 2 sistemas, um bidon montado no quadro, fixo a uma boa grade de bidon onde transporto o isotónico, de mencionar que o bidon tem 1L de capacidade, e na mochila levo desde alimentação, ferramentas, componentes de substituição e mais alguma coisa que ache conveniente transportar, obviamente que não sempre assim, é apenas para passeios/provas.

Em volta de lazer depende da kilometragem, mas levo 1 ou 2 bidons (1L e 0,75L, o de 1L leva normalmente o isotónico o outro a água), para voltas que durem mais de 3H30, 3m voltas mais curtas apenas um bidon, tudo o resto (bomba, ferramentas e uma câmara de ar e alimentação vai nos bolsos do jersey).

Por norma a quantidade de alimentação é calculada por horas, ou seja como de hora à hora.
 

tinric

Super Moderador
Eu se não levar a mochila nas costas é como se não levar capacete...

Só a ideia de pensar que posso precisar de algo que tenha na mochila (e que felizmente nunca ou quase nunca preciso) sinto logo que me falta algo.

Camel, com água, material de substituição, ferramentas, comida, chaves, tlm e afins nos bolsos
 

abelha2

Active Member
tinric, sou um bocado como tu. Não até pela falta das coisas, mas da a sensação de andar de carro sem cinto de segurança. Parece que falta sempre algo.

Uso mochila porque assim anda sempre tudo la dentro (posso dizer que so costumo levar luzes no inverno para se algo correr mal e chegar a casa de noite, mas elas andaram lá esquecidas desde o inverno passado até este).

A meu ver os inconvenientes são os cuidados que temos de ter na lavagem da bolsa e a transpiração. por estranho que pareça incomoda-me mais de inverno que de verão, por ficar humifo)

Os inconvenientes do bidão é no caso do que tenho não ser muito higiénico (nao tem nenhuma protecção do local onde ponho a boca, e anda mais perto do chao\lama que a mochila), menos capacidade, mais exposto ao sol (calor) e tinha de arranjar outro sistemas para colocar as ferramentas/bomba/camara de ar/telemovel/carteira....
 

viriatodasilva

New Member
Boa noite. Isto é como perguntar quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha. Vou mandar tambei o meu bitaite.

menos de 30km, outono/inverno, 1 bidon chega perfeitamente. Mais de 40 km, desde que não exista conhecimento de pontos de água, camelback com água e bidon com bebida isotónica. Verão e dias de mais calor, para mim o camelback torna-se mt incomodo, pelo que opto por dois bidons. No entanto, a utilidade do camelback não se limita à àgua, pelo que em voltas mais longas ou em autonomia total é essencial. Em relação ao bidon se sujar mais que o camel back, é verdade, mas tambem este não é dos desportos mais limpos. Também por vezes o bocal do camelback não fica bem fechado e vai perdendo água...

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 

Miguel79

New Member
De hà uns tempos para cá,sempre mochila,além de levar o que preciso lá dentro (comida,ferramentas,tlm...) não fico sujeito a acontecer-me o que me aconteceu uma vez,queria dar uma volta maior mas como só levei o bidon tive que voltar para trás porque já estava quase sem água.
 

jamb

New Member
Eu uso sempre a minha mochila com tudo lá dentro, a minha menina é de 11 litros de capacidade (é da CUBE) e lá coloco 2 a 3 lt de água além de ferramentas, bomba e algo para comer... cabe lá tudo e não a dispenso...
 

alupo

New Member
Tenho um camel e usei por uns tempos, mas os bidons são a minha eleição. Uso dois, um com agua e o outro com iso "power" das azuis, faço sempre 40km e com uma boa gestão de consumo eles dão ate chegar a casa. Não dispenso e quando participava nas provas e passeios usava sempre o bidon pelos motivos obvios e aqui relatados.
Abraços aos amigos.
 

JRSB

Member
Eu ando á pouco tempo nisto e tenho usado sempre bidon mas com a lama fica todo sujo e difícil de beber sem comer terra, tenho agora uma camelback que vou começar a usar... vou ver se me acostumo.
 

RitxPT

New Member
Por acaso comecei a usar uma mochila, daquelas da decatlhon que leva 2l de agua acho. A unica vez que a usei foi a duas semanas em Pegões, e o que vos quero perguntar é o seguinte.

Já na altura andei com umas dores ao fundo das costas mas do lado direito, e na prova tive imensas do lado esquerdo, mas em alguns momentos tinha que parar e endireitar. Depois acabou por passar e la segui viagem sem mais dores.

Acham que isto pode ter alguma coisa a ver com a mochila? Ou seja por levar mais peso nas costas?

Cumprimentos
 

Sarrafo

Member
A postura na bike é a indicada (medidas,alturas certas)?

Eu não consigo adaptar-me á mochila,fico desconfortável com ela e não gosto de andar com o peso ás costas.

Boas pedaladas
 
Top