Merida Matts TFS 900-D by emsfc

emsfc

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Sim, são os travões. Estava indeciso entre SLX e XT e acabei por me decidir pelos XT.
Não sei se o que paguei a mais pelos XT se vai justificar em termos de performance, mas confesso que neste caso acabei por escolher mais por uma questão de manter a gama dos upgrades que tenho feito à bike.
Já entraram as rodas e a transmissão XT e por isso acabei por manter a escolha também nos travões.
Mas só o fiz porque o orçamento que tinha dava para isso porque sei que os SLX chegam e sobram...
Aproveitei também para mandar vir um aperto de espigão. Queria branco, escolhi este:




Resta-me agora esperar...
 

Tiagobart

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Excelente upgrade, era mesmo a unica coisa que estava a "destoar" da tua montada... Os slx acho que já são excelentes, mas no teu caso e se podes fica sempre mais homogéneo.
Ficam a faltar fotos.
Boas pedaladas
 

emsfc

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Antes das fotos ainda falta chegar o material... já só na próxima semana!
Vamos lá ver se depois consigo cortar as mangueiras dos travões sem ter que os sangrar...
 

emsfc

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Cá estão os novos upgrades prontos para serem instalados:

. Aperto de espigão PROCRAFT SPK1
. Travões Shimano XT BR-M785-B

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Vamos ver se durante o fim-de-semana consigo arranjar um tempo para instalar os travões.
Já tirei as medidas às mangueiras, falta apenas cortar e instalar. Espero conseguir encurtar as mangueiras sem ter que sangrar os travões.
À partida parece-me uma tarefa simples de fazer. Vamos ver como corre!
 

emsfc

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Os novos upgrades estão finalmente montados, fica a faltar o teste no terreno e a foto de corpo inteiro.

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A nível estético as últimas alterações vieram substituir uma grande parte do branco que a bike tinha, tornando-a um pouco mais discreta e sóbria, o que me agrada bastante.
Quanto ao peso, substituí o aperto do espigão original de 45g pelo Procraft SPK1, que acusou 9g na balança. Quanto aos travões, não os cheguei a pesar. No entanto os M446 que tinha acusaram 580g na balança e por isso creio que aqui os pesos serão muito idênticos. Os XT têm um peso anunciado de 590g, descontando os cm de mangueira que cortei em cada um, o peso andará também à volta de 580g.
Falta agora uma volta de teste e uma sessão fotográfica!
 

Tkarma

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Fantástica, parabéns ! ;)

Tenho uma MERIDA Matts TFS 300-D, que também estou, a pouco e pouco, a converter tudo para XT. O que me dizes das rodas XT ?

Esta semana, a minha, vai levar um cockpit quase a 100% novo (guiador FSA preto/verde de carbono, ESIgrips verdes e ainda travões XT silver).
 

emsfc

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Obrigado Tkarma!
Quanto às rodas XT, só tinha bem a dizer até ao dia em que, do nada, o cepo da roda de trás partiu. Estou há dois meses com a roda na garantia e a passar-mo com a BD!
Não considero que a utilização que dou às rodas seja muito agressiva e até sou bastante leve, por isso acho que deveriam ser um pouco mais resistentes.
Mas pelos vistos é o ponto fraco destas rodas e é um problema até bastante comum. Quanto ao resto, nada a apontar!
Tens que criar um tópico para mostrares a tua Merida. Esse periféricos da FSA em verde ficam muito bem nestas bikes. Também gosto bastante dos Procraft nas mesmas cores.
Ainda ponderei meter a versão silver, mas eram mais caros e esteticamente não sei se casariam bem nesta montagem.
 

emsfc

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Actualizando a lista de componentes...

COMPONENTES

Quadro: Matts TFS Pro-D Single 16”
Forqueta: Manitou Minute TS 100 Remote (1935g) -> Fox F32 RL 100 (1543g)
Desviador frente: Shimano SLX
Desviador trás: Shimano Deore XT-10
Shifters: Shimano SLX Rapidfire
Travões: Shimano M446 180/160 (580g) -> Shimano XT BR-M785-B (580g apróx.)
Discos: Shimano RT53 (180/160) (357g) -> Shimano XT SM-RT81 Ice-Tech (160/160) (260g)
Pedaleiro: Shimano M552-10 42-32-24 (946g c/ BB) -> Shimano XT FM785 40-28 (816g c/ BB)
Corrente: KMC X10 10s (255g) -> Shimano XT HG95 (253g)
Cassete: Shimano CS-HG62-10 11-36 (460g) -> Shimano XT 11-36 (335g)
Rodas: Aros Merida Pro D (Alexrims) + cubos Shimano M435 (2020g) -> Shimano XT WH-M785 (1720g)
Pneus: Schwalbe Rocket Ron / Racing Ralph 2.10 -> Schwalbe Nobby Nic 2.25 / Schwalbe Nobby Nic 2.10
Guiador: Merida Pro OS 640 R25 (255g) -> Ritchey Pro Flat 620mm (218g)
Punhos: Merida (111g) -> ESI Grips Chunky (56g)
Avanço: Merida Pro OS (116g)
Caixa de direcção: BB-410 Neck
Espigão de selim: Merida Pro 2 31.6 (302g)
Aperto de espigão: Merida 34.8 (45g) -> Procraft SPK1 34.8 (9g)
Selim: Merida Pro (Velo) (335g) -> Specialized Avatar Gel (306g)
Pedais: XC Alloy (372g) -> Shimano M540 (349g)
 

emsfc

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Hoje foi dia de teste aos novos travões... Primeira impressão: esta ***** não trava nada!!!!
As pastilhas têm que acamar e ainda por cima estas são metálicas, precisam de mais algum tempo.
No final da volta já estavam bem melhores mais ainda precisam de mais uns bons quilómetros até estarem no ponto. Mas já se nota que temos travões!

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j_Fe

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Muitas parabens pela bike, e pela excelente review.
Só agora a encontrei e li o tópico de início ao fim.

Muito bom!
Parabéns pela bike e descrições ao longo do tempo!

PS: Ainda me lembro de quando comprei os meus XT e os testei...
Fomos fazer uma volta de sobe e desce.
Sem que ao fim do dia, depois de tantas travagens agressivas, ficaram quase no ponto.
Acho que ao fim de 100km já estavam na perfeição.


Cumps
 

emsfc

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Obrigado j_Fe!
Então ainda preciso de mais uma volta como a de hoje para que fiquem no ponto.
Até acaba por ser melhor assim porque a adaptação acaba por ser progressiva.
Cpts.
 

j_Fe

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Acho bastante piada a essas pastilhas ice tech.
Não sei se funcionam também no modelo dos meus XT. Se der, tenho de experimentar. Embora as normais dos meus as arranje por 5 ou 6 € ....
 

emsfc

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O problema é mesmo o custo. As metálicas rondam os 20€ o par e as orgânicas 15€ (loja online)...
Em termos de poder de travagem não acredito que sejam melhores que as "normais", acredito que tenham vantagens em utilização prolongada, quando o aquecimento de todo o sistema começa a comprometer a travagem. Aí os dissipadores devem fazer alguma diferença.
 

j_Fe

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Sim, acho que a diferença é mesmo essa.
Mas nessa altura, em que os travões já não fazem o seu trabalho, eu já vou de olhos fechados e a gritar como um menino, sendo a única coisa coisa a travar-me: o chão ou uma árvore.

Eheh,

Cumps
 

emsfc

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Esqueci-me de colocar aqui mais uma alteração que fiz por estes dias:

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Cortei a coluna da suspensão e retirei 1.5cm de espaçadores.
Tinha algumas reservas relativamente a esta alteração. Há uns tempos atrás já tinha experimentado esta posição e as sensações que tive não foram boas.
Ao ultrapassar obstáculos mais complicados, principalmente buracos mais fundos em que a frente afunda mais, sentia a roda da frente a travar e a sensação de que ia voar por cima do guiador.
Ontem voltei a testar e essas sensações desapareceram. Cheguei à conclusão que o problema estava na suspensão. A Manitou era uma suspensão bem mais dura que a Fox e não lidava tão bem com estes obstáculos. A Fox faz bem melhor este trabalho, não sendo tão brusca, o que dá outra segurança.
 

Tkarma

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Os travões XT que meti à pouco tempo, são fantásticos ! Se bem que os meus antigos eram muito muito inferiores...
Mas estes convencem-me, a cada volta, que foram uma excelente aposta :D
 

emsfc

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Depois de 3 meses e meio de espera para resolver o problema do cepo, acabei de montar um novo par de rodas na Merida.
As rodas são as Shimano XT WH-M785, exactamente iguais às que tinha.
Pelo menos as chatices que tive com a BD e o longo tempo de espera acabaram por me valer um novo par de rodas.
Amanhã é dia de estreia!
 
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