Medida correcta do avanço??

P.M.

Member
É quase impossivel de responder a essa pergunta, pois depende do tamanho da bike, do teu tamanho (principalmente comprimento de braços), postura, tipo de bike...

O melhor será deixares mais informações.

P.M.
 

prodriv3r

New Member
Richard isso que é mesmo impossivel!! :(

Varia principalmente com o tamanho da bicicleta geometria e com teu tamanho...

Diz aí qual é o teu tamanho... :tungas:
 

David Raquel

Active Member
E que postura preferes em cima da bike? mais deitada (racing :mrgreen:) ou mais relaxada?

Quando maior for a amplitude do angulo mais relaxada vai ser a posição (isto usando o angulo do avanço positivamente)

Agora a medida correcta não existe...mas penso eu (se for mentira digam :roll:) que a média anda por volta dos 100 a 120mm!
 
N

NunoMorrison

Guest
Opinião - Avanço em Epic

Viva malta
Ando com uma dificuldade que espero que me possam ajudar.
Tenho uma Epic em tamanho M (meço 173cm), com espigo de selim recto que fui montando com o material que tinha de outras vidas.

Gostava de trocar o meu avanço (do allmountain e Dh com 50mm) mas não encontro nem tenho nenhuma referencia.
Qual seria a medida correcta, 90mm, 100mm?

Todas as opiniões são bem vindas.
Obrigado

Nuno


edit: Epic modelo 2009, marathon
edit 2: Reparo que o site da Specialized indica 90mm como medida standard nos tamanho M
 
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ignite

Member
depende de mais factores! e o teu comprimento de braços?

eu tenho dois quadros 18" em casa, um mais antigo em q uma suspensão 80mm assenta q nem uma luva e uso guiador recto com avanço de 100mm e tenho outro quadro 18", 100mm suspensão e uso avanço de 90mm...


outro factor (com piada): estive algum tempo sem andar e tinha 83kg o ano passado, entretanto emagreci e tenho 73. a minha bicla com 83km era desconfortável (tamanho da barriga) e agora assenta q nem uma luva :p
 

Pedro MM

Member
Boas.
Eu tenho 1,75cm, a bike á uma specialized s-works ht carbon e o meu avanço é de 90mm, ritchey wcs invertido.
Já usei um avanço da ritchey wcs invertido de 100mm e dava-me dores brutais no pescoço, resolvi trocar por um de 90mm e nunca mais me doeu!
 

sete7

Member
Boas,
e em relação à estabilidade da condução? É diferente ter um avanço de 100mm comparando com um de 60mm?
 

landsix6

Member
boas...

é um pouco complicado responder a essa questão pk por vezes só testando várias medidas é que vemos com qual é que nos sentimos melhor em cima da bicicleta. se mais deitado na frente (condução racing) se mais direito (condução soft). tbm depende do tamanho da bike e do tamanho dos braços.

na minha opinião qto menor for o avanço menor é a estabilidade se bem que a mesma tbm relacionada com o tamanho do guiador. qto mais curto menor estabilidade.

cumps
 

lparede

New Member
Boas, pessoal.

Estou a pensar adquirir um avanço Pro FRS para a minha bicicleta para complementar o conjunto com o guiador da mesma gama Pro FRS.

A questão é que o comprimento máximo disponível é de 70mm, e o avanço que tenho de momento tem 90mm.

Serão os 70mm adequados para a minha altura (1,80m)? Será que uma diferença de 20mm no avanço implica um aumento considerável na instabilidade da bicicleta?

Obrigado.
 

ignite

Member
Sim, 1cm é uma diferença brutal no avanço, quanto mais 2...

se estás bem assim, porque mudar sob o risco de não te sentires confortável na bina? ;)

ou arranjas um "pro frs" igual ao q tens actualmente (angulo e comprimento) ou então recomendo-te a deixares como está! :p

A medida de avanço ideal não tem a ver com a tua altura ou com a bike, mas com o conjunto completo.
Cada caso é um caso, uns têm os braços maiores, outros as pernas, outros a barriga...
Para dois quadros 18" diferentes e mantendo o resto do equipamento igual (angulos e medidas), pode haver alguma diferença num ou outro angulo entre eles e podes precisar de um avanço maior para um dos quadros.
Se trocares de guiador (ex: reto para elevado), podes tb precisar de um avanço diferente.

Cada caso é um caso e deves sentir-te confortável em cima da bicla dependendo do uso a q s destine a bicla.

Às vezes, 3mm é muita coisa, num avanço, na altura do espigão do selim ou na posição do selim. És tu quem tem q avaliar a medida certa ou dirigires-te a um entendido na matéria q t possa tirar as medidas e afinar os periféricos à medida do teu corpo (Ex: lojas specialized com "body geometry fit" ou lá como se chama essa coisa).
 

Bikulas

New Member
Boas amigos;

Uma forma que me ensinaram de medir o tamanho do avanço ideal é, o guiador ficar alinhado com o eixo da roda dianteira. Deu para perceber? Claro que para isso terás que experimentar vários e coloca-lo logo com a afinação de anilhas correta.

Sempre usei esta "fórmula" e gosto da posição de condução que me proporciona. Na minha antiga bike (Hardrock) estava mesmo alinhado, na minha bike atual (Stumpjumper FSR) um de 100mm era o que ficava mesmo alinhado mas optei por um de 90mm, dá-me melhor maneabilidade nas descidas técnicas que um avanço de 100mm. Nas subidas o de 100mm colocar-me-ia numa melhor posição, mas até 25% de inclinação o de 90mm cumpre.

Espero ter ajudado.
 

ignite

Member
Viva,

Sem querer invalidar o teu contributo, porque não sou nenhum expert na matéria, há outras coisas a considerar além "das medidas ideais" em que até o quadro é à medida do ciclista.

exemplo:
Duas pessoas A (1,73m) e B (1,78m) com diferentes comprimentos de braços (proporcionais à altura) e optando por um quadro 18".
Possivelmente, o avanço 90mm assenta que nem uma luva ao A e o B já vai precisar de um 110mm.
 

Jocas22

Active Member
do que fui aprendendo isso é bem mais dificil de calcular. Se o espigao tem ou nao recuo. O tamanho do quadro. O selim pode estar mais recuado ou mais avançado. As medidas do ciclista. Guiador recto ou elevado. Avanço invertido ou não. Tudo isto pode fazer diferença. Não há como experimentar, e se mudares algo tens de ter em conta que pode estragar tudo.
 

Bikulas

New Member
Viva,

Sem querer invalidar o teu contributo, porque não sou nenhum expert na matéria, há outras coisas a considerar além "das medidas ideais" em que até o quadro é à medida do ciclista.

exemplo:
Duas pessoas A (1,73m) e B (1,78m) com diferentes comprimentos de braços (proporcionais à altura) e optando por um quadro 18".
Possivelmente, o avanço 90mm assenta que nem uma luva ao A e o B já vai precisar de um 110mm.
Sim ignite, tens razão e não invalidas em nada o meu contributo, apenas o estás a reforçar.

Claro que dois ciclistas com alturas diferentes usando o mesmo tamanho de quadro poderão precisar de medidas diferentes de avanço para ter o tal alinhamento, assim como tambem influencia o número de anilhas no tubo de direção e o espigão de selim com ou sem offset entre outros factores mencionados no post anterior.
Até mesmo tem que se ter em conta o que o ciclista gosta mais de fazer. Se gosta de descer o alinhamento deve ser sempre recuado, se gosta de subir é o inverso. Quando digo gostar quero dizer: tirar o maximo partido.

Não há nada como experimentar 2 ou 3 medidas de avanço para perceber o que é melhor.
 
Last edited:

dand25

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Pessoal na minha situação que fico com bastantes dores nas palmas das maos porque penso eu seja devido a andar demasiado tempo com os braços esticados seria aconselhavel mudar de um avanço de 90 para um de 80?
 

commendatore

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sim, geralmente esse é um sintoma... se sentes que tens os braços demasiado esticados a pedalar a direito e ficas com as palmas das mãos muito "DORIDAS", podes tentar contornar isso, jogando com as anilhas do tubo da suspensão (entre o avanço e a caixa de direcção) ou com a posição do selim nos carris (mais para a frente ou mais para trás, no teu caso talvez possas chegar um pouco à frente).

Eu acho isto tudo tão subjectivo, porque o simples facto de cololcar uma anilha espaçadora notei uma diferença brutal em termos de cansaço.
Acho que isso só lá vai mesmo com a experiência, ou seja, com a tua experiência, por mais que te aconselhem isto ou aquilo. É tentativa erro, até cehgares ao "ponto" perfeito em que consegues fazer mts kms sem que sejam as mãos ou os ombros a doer.
 

dand25

Active Member
Antes tinha o avanço invertido e uma anilha em baixo e outra em cima, mas era as dores nas palmas, de vez em quando no pescoço e algumas nas costas, esteticamente estava como queria mas estava a ser um massacre, neste momento ja nao esta invertido e as anilhas passaram todas para baixo do avanço, esteticamente nao gosto mas so ficaram as dores nas maos o que ja nao é nada mau.

Antes de investir seja em que for vou ver se da para por o banco um pouco mais para a frente, a seguir vou tentar experimentar um avanço de 80 emprestado.

Ja agora para se medir o avanço é desde o parafuso da aranha ao cento do guiador certo? é que estou a achar estranho a bike trazer um de 90 de origem quando o normal é 100, acho eu.
 

commendatore

New Member
sim, e do centro virtual do furo onde entra o guiador ao centro virtual do eixo do tubo da suspensão ou seja. como disseste, do parafuso da aranha
 
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