Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs
Ivo,
Eu também não compreendo a malta que anda a competir anda uma temporada toda a rapar fome para ficar levezinho, fazem treinos de força em subida para aumentar os watts de potência que produzem para depois se montarem em máquinas que pesam cerca de 10 quilos... Dá que pensar não dá?! Uma vez ouvi dizer o campeonissimo Lance Armstrong dizer: (e foi ao vivo quando veio aqui à Volta ao Algarve, à uns anos) "there are only three things that will make you faster. The weight of your body, the power of you legs and the weight of your bike."
Esta frase para mim diz tudo... Ora estando eu com cerca de 5 -7% de massa gorda, 72kgs de peso, 600 watts de potência máxima (pico), 400 watts potência média no limiar anaeróbio resta-me treinar para ser mais eficiente no consumo de O2 e ao mesmo tempo reduzir o peso da bike para melhorar a minha relação peso-potência não achas?
Um exemplo bastante grosseiro: 2 carros exactamente iguais, motores com a mesma potência, tudo igual... Apenas um deles tem um lastro de 200 quilos a mais que o outro. Qual deles é acelera mais rápido, e gasta menos combustivel? A resposta é óbvia... O mais leve. :wink:
Por isso é que procuro ter a bike mais leve possivel. Utilizar pneus de 310 gramas??? Porque não?! O "nosso" vice-campeão do mundo ganhou o campeonato nacional numa pista com um pneu que deve rondar os 300 gramas, o Furious Fred.
A mim correu-me mal a experiencia. E desde logo assumi isso. Mas foi um risco que corri. E só quem arrisca é que poderá beber o champanhe no final. Por outro lado andei com pneus em kevlar de 460grs a época toda e nunca furei... Bem longe dos 500 ou 600grs dos bons pneus. E acredita que com os pneus de 460grs passei por muito boa gente que estava furada e tinha pneus bem mais pesados. Os tais que se calhar não deviam furar.
A questão da braçadeira foi erro meu. Penso ter escrito isso quando meti a foto dela partida. No dia antes tive a lavar a bike e retirei o espigão de selim. Quando voltei a meter e apertei com a chave de torque meti apenas 4nm. No dia da prova durante o aquecimento o espigão baixou. Tentei resolver o assunto com uma sextavada normal (não tinha a chave de torque comigo) e apertei demais. Erro meu, demasiado aperto logo partiu. Escusado será dizer que o material tem sempre razão.
A outra tunei porque simplesmente dá-me gozo modificar as peças. Ficas com algo único que só tu tens e que foi criado com as tuas mãos. E naquele tipo de peças dá para ver até onde podemos ir sem pôr em causa a fiabilidade da mesma. Basta ter um pouco de bom senso. E sim em corrida nem devo notar a diferença de peso mas grão a grão...
Para mim a fiabilidade também está em primeiro lugar. Se não estivesse provavelmente a minha bike rondaria os 7 quilos de peso total.
Fazendo o balanço desta época: em 17 corridas acabei "apenas" quinze. A primeira desistencia ocorreu na 1ª Maratona da Taça do Algarve porque me enganei. A segunda ocorreu no C.N. de XCO em Rio de Mouro que depois de ter caído nunca mais me "encontrei" optando pela desistência.
Nunca desisti por problemas técnicos... Quem diria hein?! 8)
Abraço,
Rui Marreiros