maratonas versus meias maratonas

INTERCEPTOR

New Member
Boas :!:

Não vou questionar as opiniões de cada um porque são pessoais e cada um sabe de si. Cada indivíduo sabe em que estado físico quer chegar ao fim. Nem todos gostamos de Amarelo.
No dia 15 de Fevereiro vou participar na Maratona de Évora, será a minha primeira participação num evento deste género e inscrevi-me para os 80km. Gosto muito de andar de bike e sempre que possivel durante mais de 3 horas. Vou á Maratona para conhecer o ambiente,
coisa que desejava há muito tempo. Vou fazer o percurso ao meu ritmo sem olhar ao factor competitivo. Uma das intenções será fazer os 80km seguidos, sem as habituais paragens de fim de semana. Nas voltas de fim de semana quantos mais somos mais paragens fazemos.
Assim terei uma melhor noção das minhas capacidades físicas na vertente BTT. Na Estrada já não se passa o mesmo, só paramos uma vez em cada volta para encher os bidôns com água.
É claro que tudo isto é muito bonito mas, há sempre aqueles índividuos que gostam de demonstrar o que pensam (erradamente) sobre os que fazem só as Meias Maratonas. Nós temos de nos respeitar mútuamente, eu por exemplo respeito quem faz as Maratonas e demora uma eternidade para chegar ao fim. Foi a sua vontade e temos de respeitar assim como gostamos de ser respeitados.

Um abraço e bos pedaladas. :mrgreen:
 

Scalabitano

New Member
Não posso dizer grande coisa, pois a competição sempre esteve dentro de mim, uma vez que começei a fazer desporto federado aos 8 anitos, depáro comigo nos treinos a competir com o relógio e com a média que estou a fazer.

Já fiz algumas maratonas e algumas meias também, e sem duvida que prefiro as meias pois é aí que tiro mais gozo do momento, além de que o material estragado é muito menos e em época de crise, temos de ser solidários com os estado eheheheheheheheh....

Todos nós que temos esse bichinho do desporto(btt), concerteza já nos deparamos em situações de irmos com 60 ou 70km feitos, e começarmos a pensar ..."mas qquando é que eu deixo de ser parvo e ganho juizo...." ..."ainda faltam 20 ou 30 km e esta porcaria nunca mais acaba, já não tenho água, nem barras e a transmissão só dá estalos a dizer que precisa de óleo..." É AQUI QUE O BTT DEIXA DE SER UM DIVERTIMENTO E PASSA Á PARTE DO SACRIFICIO.
 

mister f

New Member
pois é depende do gosto e das aptidões.
será que o francis alguam vez penssou em fazer maratona!?
depois á os trepadores,sprinters e até aguadeiros....
e por fim os malucos que gostam de sufrer como um colega meu que tendo uma btt resolveu levar uma pasteleira para fazer 110km.
para mim o ideal é 40km apesar de já ter feito mais e tambem menos a ritmo elevado.
neste momento estamos a fazer 9-11 am 35km.
 

Patitos

Active Member
Sofrer a treinar até sofro, mas 80km a ritmos elevados doh doh doh até ficava :doente: :doente:
Desde os 6 anos de idade que faço desporto federado, começei pelo futebol no União de tomar, até aos seniores, depois atletismo e badminton e hoquei onde joguei no sporting de tomar no tempo do campelo e honorio . Depois continuei o futebol, futsal (ainda hoje) e btt alguns anos. Não tenho problema, e até gosto de treinar entre as 12h30 e as 16h00 em julho ou agosto , ou então de madrugada, mas gostos não se discutem, prefiro fazer 40km num bom ritmo do que fazer só por fazer 80km. Actualmente faço as 1/2 maratonas e o campeonato de Oribtt (ultima prova fiquei em segundo), não esta mau para 40 anos de idade, a minha sorte é que aparento muito menos....é do BOTOX :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

tiago cunha

New Member
boas

Eu como não tenho possibilidades de treinar durante a semana, nem me passa pela cabeça fazer uma maratona, não é que não goste de andar de bike, porque gosto bastante, mas as pernas e as costas não me permite. Como vejo muitos herois a fazer maratonas e a demorar 8 a 10h, quando sairem da bike mal se consegue endireitar.Alguns ate consegue mas vão na classe turismo. E mesmo assim á 1/2 que deixam bastantes moças :lol: :lol:

cumps
 

PRODIGY

New Member
gosto de me por á prova normalmente faço as maratonas mas claro qe acho que é preciso treinar durante a semana por se não é um calvario devido as´horas que se passa em cima da bicla.. no primeiro ano que fiz portalege 100 demorei 9 horas jurei que a partir dessa data ia treinar bastante e assim fiz hoje faço as maratonas em mt menos tempo e não custa tanto.
em relação as meias fica sempre o sabor que consegui fazer mais...
 

quete

New Member
boas :mrgreen: :mrgreen:

a minha opinião coincide com muitas das anteriores, cada um é que sabe o gozo e o prazer que tem em fazer maratonas independentemente do tempo que demora... ja fiz maratonas e 1/2 maratonas, mas a verdade é que tenho muito mais prazer em terminar uma maratona, e, já foi referido mas na generalidade depois da separação de percursos é quando as maratonas se tornam mais interessantes... além da forma fisica nas maratonas é muito importante controlar bem o esforço e não tentar andar o que não se consegue pois esse erro bai custar muito caro com o passar dos kms...

cumprimentos
 

jmenau

Member
Tal como o PRODIGY, em Portalegre (2004) fiz a minha primeira maratona de 100km. Levei tal empeno (9H30min, Foto1, Foto2 ) que a partir daí dá-me imenso gozo fazer maratonas idênticas mas em menos tempo. E também com mais "cabecinha" no dosear do esforço.
No final, a alegria compensa os treinos feitos a pensar nesta maratona acabadinha de completar enquanto imensos "bravos" do pedal já estão limpinhos e de saída depois de se banquetearem no almoço, vão de "barriga cheia" com 30km duramente conquistados... e alguns ainda dizem no gozo: - "Ena... ainda há gajos a chegar..." 

Para mim o "espírito da coisa" está nas distâncias grandes, que fazem o topo de cartaz dos eventos. As meias são simples "fun races".
Tal como na Meia-Maratona de Lisboa, a "mini" é só para a" cow-boiada", faço-a muitas vezes e não me sinto herói, é só mais uma corridinha.
Em 1991, 1992 e 1993 completei os 21km da Meia de Lisboa em menos de 2 horas e aí sim, foram grandes vitórias pessoais.
 

jmserra

New Member
Boas pessoal!
Realmente as coisas mudam... para dar um exemplo, que me é mais próximo, PTG 100 teve desde as suas primeiras edições mais participantes no percurso dos 100 do que na meia. Anos houve em que éramos o dobro nos 100! No ano anterior e no corrente a coisa inverteu-se passando agora a haver mais inscritos na meia. Terá que ver com muita coisa, as opções de cada um são legítimas e irrefútaveis. A verdade é que com o enorme crescimento do BTT têm proliferado eventos de menor duração cujo espírito é proporcionar um bom passeio e convívio, e para isso nada melhor que as meias (40 a 60 KMS). Para muitos, conscientes da sua preparação (ou falta dela) são sem dúvida a melhor opção. Faz-se bem e não dá um grande empeno, chega-se á hora de almoço bem disposto e com vontade de beber uns tintos.
Contudo o espírito das maratonas é o desafio. É o testar os limites, é o sofrer por gozo, é em resumo a superação... e é isto que move aqules que continuam a "sofrer" nas longas distâncias! Quer seja para tentar acabar, para ganhar, ou para fazer em menos tempo possível, melhor que no ano passado... O que nos move é o "epic-ride", precisamente quando já estamos todos "rotos" com a bicicleta a dar queixas também, é que começa o desafio! Manter a cabeça fria, continuar a hidratar, comer, ignorar a dôr, continuar a pedalar, sempre... e passar na linha de chegada com cara de "mais morto que vivo" mas com alma renovada e um sentimento de conquista muito pessoal e único!
A coisa está totalmente democratizada, há opções para todos os gostos... e gostos não se discutem!
jmenau, também já ouvi piadas desse género do pessoal que faz a meia e pergunta se gosto de sofrer e que já almoçaram á duas horas, e tal... acho é que há muita gente que não gosta de sofrer... eu sou da opinião que os empenos são o sal do BTT!... mas também passo por muitos que vão na meia, atrasados e desgastados muitas vezes já a pé, e as minhas palavras para esses são sempre de incentivo" 'bora lá! tá quase! Força!" Porque esses também estão á sua maneira a superar-se e isso é que tem valor, esse é o espírito!

Abraço a todos!
 

INTERCEPTOR

New Member
:bompost:

Muito bom, sim senhor!!!
Se visse-mos todos por esta prespectiva (eu sou um deles), não havía tantas "bacoradas".

Virei expressar a minha opinião sobre este tema depois da Maratona de Évora.
Vamos ver se a minha escolha (80km) foi a mais acertada.
 

Pedro_xpto

New Member
Acho que esta questão das meia maratonas e maratonas completas é uma questão meramente pessoal, cada um treinar consoante as suas capacidades, quem não tem tempo para treinar 3 ou 4h treina uma ou duas e só faz meias maratonas, todos têm o seu mérito, para mim tem tanto mérito o quem ganhar a prova de atletismo dos 5000m como o que ganha a dos 100m, cada atleta treina-se para o que mais gosta!!!
 
Top